Contente
A indústria agroquímica oferece uma ampla gama de preparações para proteger as safras de frutas silvestres de pragas; a prevenção desempenha um papel importante na luta contra os insetos parasitas. O tratamento das groselhas na primavera com água fervente ajudará a destruir as larvas que hibernam e a acelerar o período de crescimento.
Por que despejar água fervente sobre passas
O processamento de arbustos de groselha na primavera com água fervente é um procedimento multifuncional. Isso ajudará a eliminar insetos nocivos e a acelerar o fluxo de seiva. A safra de bagas é cultivada em toda a Rússia, o arbusto não exige cuidados e é altamente resistente à geada. Muitas variedades têm forte imunidade a infecções, mas todas as pragas são afetadas, independentemente da cor dos frutos.
A lista de insetos que parasitam a cultura do fruto em cada zona climática é diferente, mas há espécies para as quais invernos rigorosos ou quentes não se tornam um obstáculo à reprodução. Isso inclui as espécies de ácaros. As larvas dos insetos hibernam sob a casca, nos botões, nas folhas secas perto de arbustos de bagas ou nas camadas superiores do solo. O tratamento térmico é realizado para os seguintes fins:
- para a destruição de larvas de ácaros e esporos do fungo do oídio;
- para melhorar a resistência das groselhas às doenças;
- para acelerar o fluxo de seiva;
- o processamento na primavera tem um efeito positivo no nível de frutificação;
- após o procedimento o tamanho dos bagos aumenta e o sabor melhora
A irrigação na primavera com água fervente é especialmente relevante para a groselha preta. Todas as variedades têm um cheiro característico apenas de groselha preta, é ela quem atrai as pragas.
O tratamento térmico causa estresse, a planta sai da dormência, o mecanismo dos processos biológicos é acionado. Os botões começarão a florescer, o arbusto começará a ganhar força para mais vegetação. E também regar passas com água fervente no início da primavera protegerá a planta de possíveis geadas de retorno.
Quando processar passas de Corinto com água fervente
Em cada zona climática, a época do início da primavera é diferente. O processamento de groselhas na parte europeia ocorre aproximadamente em abril. Na faixa do meio, no meio ou no final do primeiro mês da primavera. Na região Sul, o processamento é possível ainda em fevereiro.
O principal requisito para o tratamento térmico é que a planta esteja em repouso antes do início do fluxo de seiva. A condição é determinada pelos rins, se eles aumentaram de tamanho e se tornaram mais claros, logo florescerão. Desta vez não é adequado para regar arbustos de groselha com água a ferver, o tratamento só trará danos, os botões danificados podem desmoronar, o arbusto não dará uma colheita.
É melhor derramar groselhas com água fervente em um dia ensolarado. O tratamento térmico irá destruir as pragas e o clima quente irá acelerar o início do fluxo de seiva.
Não faz sentido regar os arbustos de groselha com água a ferver no final da estação de crescimento. O tratamento no final do outono será eficaz apenas contra pulgões, não prejudicará os ácaros renais. Nem todos os ácaros estão na planta, as larvas penetram profundamente na casca do arbusto e nos botões, a superfície dos botões é coberta por uma casca dura, talvez até mesmo uma camada de gelo e água quente não possa prejudicar os insetos.
Como derramar groselhas corretamente com água fervente
O processamento da groselha na primavera é realizado após o derretimento da neve e alguns trabalhos preparatórios:
- Todos os arbustos de bagas são inspecionados e higienizados.
- Galhos velhos tortos são removidos.
- Corte as hastes danificadas por geadas e áreas secas.
- Rins anormalmente grandes são removidos e o principal acúmulo de ácaros estará neles.
- Após a poda, os ramos são puxados em feixe e fixados com uma corda.
Uma bucha compacta é muito mais fácil de manusear. É necessário proteger a raiz de queimaduras, ela é recoberta com qualquer material disponível.
Recomenda-se pulverizar as groselhas com água fervente na primavera com um regador com cubetas.
Se não houver regador, o processamento pode ser feito com uma concha, a água deve ser vertida em pequenas porções, mas rapidamente para que a temperatura não desça. Mas isso não significa que na primavera as groselhas precisem ser escaldadas com água fervente. A temperatura da água deve estar entre 60-80 0C.
Este ponto é importante, se a temperatura for mais baixa não haverá resultado positivo nem em termos de controle de pragas nem para acelerar o período vegetativo. Temperatura muito alta mata insetos, mas queima botões e caules. A planta levará muito tempo para se recuperar e não dará uma safra.
Recomenda-se medir a água com termômetro, se os arbustos estiverem muito distantes do prédio, é necessário que haja água quente sobressalente com o auxílio dele, pode-se corrigir a temperatura. Sequência de processamento na primavera:
- A água é despejada em um regador, a temperatura é medida, se o frio for adicionado acima do normal, o quente abaixo dele.
- A água deve ser despejada apenas sobre o arbusto, o tratamento deve cobrir completamente a copa para que não fiquem lugares secos.
- O tempo de rega para cada local não é superior a 4-5 segundos.
- A distância dos ramos ao regador ou balde é de 10 cm.
O consumo de água quente é de 1 balde por 2 arbustos. A norma é média, a quantidade depende do diâmetro da groselha. A principal tarefa é garantir que o tratamento cubra todas as áreas e não prejudique a planta.
Dicas de jardinagem experientes
O método preventivo de despejar água fervente sobre as groselhas na primavera não é inovador. Ele tem sido usado por mais de uma geração de jardineiros por muitos anos. O método de controle de pragas é ecologicamente correto, financeiramente barato e dá bons resultados. Se o procedimento for realizado corretamente na primavera, acaba se livrando de carrapatos e esporos de fungos, para aumentar a quantidade e a qualidade dos frutos.
Algumas dicas de jardineiros com muitos anos de experiência no cultivo de plantações ajudarão a alcançar o melhor resultado no tratamento de arbustos na primavera com água quente:
- A poda sanitária da groselha é realizada preliminarmente.
- Para a eficácia do tratamento térmico, o manganês pode ser adicionado à água para que a solução fique rosa claro, sulfato de cobre ou bicarbonato de sódio.
- Certifique-se de observar um determinado indicador de temperatura, a água está abaixo de 600 não é útil, acima de 800 fere a groselha.
- O processamento deve ser rápido.
- Não se pode derramar água pela raiz, ao mesmo tempo é recomendável lançar terra perto do arbusto.
- É melhor usar um regador de metal em vez de plástico.
Os botões inchados são removidos do arbusto, certamente haverá um acúmulo de ácaros neles. É necessário realizar o processamento no início da primavera.
Conclusão
O processamento de groselhas na primavera com água fervente é um método eficaz contra carrapatos, larvas que hibernam e esporos de fungos. A planta reage rapidamente a uma mudança brusca de temperatura, sai da dormência e retoma o fluxo de seiva. O procedimento fortalece a resistência dos arbustos de frutos silvestres à infecção, aumenta a produtividade, dispensa o jardineiro da necessidade de usar produtos químicos no combate a pragas.