Contente
A groselha vermelha Tatiana, de T. V. Romanova e S. D. Elsakova, foi criada na Filial do Instituto de Indústria Vegetal de Toda a Rússia na Estação Experimental Polar, não muito longe da cidade de Kirovsk. Os ancestrais da variedade foram Victoria Red e Kandalaksha. No Registro do Estado Russo, foi registrado em 2007 como uma conquista de seleção destinada ao cultivo na região Norte.
Descrição da variedade de groselha Tatiana
O arbusto de groselha Tatiana forma rebentos retos, formando plantas ligeiramente espalhadas, mas vigorosas. Os ramos têm uma tonalidade azulada mate, devido à presença de pigmentos antocianínicos, distinguem-se por uma estrutura forte e pubescência fraca.
Os botões ovais de tamanho médio também se distinguem por uma penugem de gravidade média. As grandes folhas trilobadas têm uma cor verde fosca intensa no topo, na parte inferior são cobertas por uma flor branca devido à pubescência. A nervura central côncava da folha na base forma um entalhe. Dentes curtos e arredondados alternam com pequenos entalhes. O pecíolo rosa refinado é caracterizado por um comprimento considerável.
Durante o período de floração, a planta da variedade Tatiana é coberta por flores grandes e opacas, que então formam ovários não cortados com pubescência pronunciada. Sépalas e coluna são de tamanho médio.
As bagas de groselha Tatiana são caracterizadas pelo tamanho médio e pele grossa.
Descrição das bagas de groselha da variedade Tatiana:
Parâmetro | Característica |
Número de bagas por pincel | 10-12 |
Peso da baga, g | 0,5-0,8 |
A forma | arredondado |
Cor | vermelho |
Características do gosto | gentil, ligeiramente azedo |
Avaliação do gosto, em pontos | 4,5 |
Aroma | ausente |
Composição química e indicadores | açúcar - de 5 a 5,5%; acidez - de 3 a 4%; conteúdo de vitamina C - 70 mg / 100 g. |
Cultura resistente ao inverno Tatiana é recomendada para cultivo em áreas onde mudanças frequentes de temperatura são observadas:
- fortes ondas de frio na primavera;
- degelo durante a estação fria.
Características
Avaliações da groselha Tatiana confirmam a excelente resistência da variedade a chuvas prolongadas, carga de vento significativa. Esses fenômenos climáticos não afetam o processo de formação do ovário, o que permite obter rendimentos consistentemente elevados de bagas em qualquer ano.
Resistência à seca, resistência à geada
Tatiana não se destina ao cultivo em regiões áridas do sul, mas é altamente considerada por sua excelente resistência ao inverno em condições adversas. Observa-se que variedades de groselha russa especialmente adaptadas são capazes de resistir a geadas de até -50 ° C.
Rendimento de variedade
A groselha Tatiana apresenta excelente produtividade: em média, cada arbusto rende cerca de 5 kg de bagas (16,5 t / ha). Mesmo os frutos totalmente maduros não são propensos a derramamento.
De acordo com o momento de retorno da safra, a safra é meia, nas duras condições do norte dá frutos mais tarde. A floração em massa começa em 10-31 de maio, no final da primavera pode cobrir parte de junho. Os ovários formam-se após 14 dias, as bagas são colhidas do final de julho ao início de setembro.
Area de aplicação
A cultura da groselha vermelha Tatyana é adequada para o cultivo industrial e também se revelou uma variedade despretensiosa para uma residência de verão ou para um lote em uma casa de campo. Os seus frutos silvestres são bons para consumo in natura, confeccionando compotas, conservas, confitures, confeccionando sobremesas e congelando.
Prós e contras da variedade
A principal vantagem da variedade de groselha Tatiana é sua alta resistência ao mau tempo, à maioria das doenças e pragas. Outros benefícios incluem:
- fertilidade própria;
- nutrição pouco exigente;
- falta de tendência a derramamento e danos aos bagos, alta segurança da cultura;
- excelentes características gustativas de frutos silvestres;
- alto teor de açúcares, ácidos orgânicos, ferro, potássio, iodo e pectinas.
As desvantagens da cultura incluem a formação de bagos relativamente médios, bem como a impossibilidade de obter o máximo rendimento nas condições das regiões setentrionais. Em climas adversos, a groselha vermelha de Tatiana mostra um rendimento pequeno, embora estável.
Métodos de reprodução
A maneira mais fácil de propagar a groselha é enraizar camadas horizontais de um arbusto adulto. Para isso, rebentos bem desenvolvidos são colocados em sulcos pré-preparados com 10-15 cm de profundidade, sem se desprender da planta-mãe, bem fixados com ganchos e polvilhados com terra na parte central.
A extremidade superior do galho deve permanecer acima da superfície do substrato. Quando cresce até 10 cm, faz-se o amontoamento, que se repete após 2 semanas. No outono, os brotos enraizados são separados da planta-mãe e transplantados para um local permanente.
Plantar e sair
Para o plantio, é ideal usar mudas com sistema radicular bem desenvolvido: o rizoma deve ter pelo menos 15 cm de comprimento.O local ideal para o crescimento da groselha Tatiana é em colinas com solo solto bem iluminado pelo sol. Argila arenosa e argila são preferidas como substrato.
Antes do plantio, o rizoma da muda de groselha Tatyana é útil para mergulhar em uma caixa de barro. Este procedimento permite proteger as raízes em desenvolvimento do apodrecimento e ressecamento e também evita que microorganismos patogênicos entrem nas células da planta.
Os brotos danificados e secos devem ser removidos. A parte aérea da groselha é cortada a uma altura de 30-35 cm, o que garante a presença de pelo menos 2-3 botões em cada rebento.
Uma cova para uma cultura da variedade Tatiana deve ser preparada com antecedência, pelo menos 14-21 dias de antecedência. Seus parâmetros são 60 cm de largura e comprimento, 40 cm de profundidade. No fundo, é necessário trazer 1,5-2 baldes de húmus.
Imediatamente antes do plantio de uma muda de groselha, o composto é misturado ao solo, acrescentando-se fertilizantes minerais, dependendo das características do substrato. A planta é colocada em um buraco, evitando que as raízes se dobrem para cima, borrifada com terra e regada em abundância. Cada arbusto precisa de 20-30 litros de água.
Cuidados de acompanhamento
A variedade de groselha vermelha Tatyana é pouco exigente no tratamento, no entanto, precisa da implementação oportuna de procedimentos básicos:
- Para evitar que os ramos se partam com a colheita dos frutos, é erguida uma estrutura de suporte.
- A poda é realizada após a frutificação do arbusto, os brotos são encurtados para uma altura de 25-30 cm, e pelo menos 2-3 botões devem permanecer em cada haste (idealmente 5-6).
- A rega é feita conforme a necessidade, durante os períodos de chuvas prolongadas são interrompidas, no resto do tempo é importante manter o solo úmido.
- O afrouxamento é executado com cuidado para não danificar o sistema radicular em desenvolvimento. O evento é realizado após rega ou chuva.
- Os curativos de verão incluem pulverizar a zona radicular com uma solução de sulfato de zinco e ácido bórico (na proporção de 2 g de cada microelemento por 10 l de água) com adição de manganês (5 g por balde de líquido). Para cada planta, são consumidos de 0,5 a 0,7 litros de solução.
- Os curativos de outono incluem a introdução de 2-2,5 c / ha de fertilizantes contendo fósforo com pH ácido e 1-1,5 c / ha de potássio.
A fertilização com nitrogênio é realizada antes do início da segunda estação de crescimento. Permite acelerar o crescimento do arbusto e a formação de novos brotos. Para alimentar a groselha da variedade Tatiana, a introdução de nitrato de amônio na quantidade de 1,5-2 c / ha será suficiente.
Pragas e doenças
Na descrição da variedade de groselha vermelha Tatyana, é indicado que ela é extremamente resistente à maioria das pragas e patologias fúngicas. Para evitar infecções, a planta precisa de exames preventivos regulares. Se você suspeitar de uma doença, basta borrifar a cultura com uma solução de sabão em pó ou polvilhar as folhas com cinzas frescas.
Conclusão
Groselha Tatiana pertence a variedades de alto rendimento de meia temporada que se provaram nas regiões do norte. Tolera temperaturas extremas, chuvas prolongadas, geadas e degelos. O arbusto é adequado para o cultivo em quintas e em chalés de veraneio, no processo de cultivo é necessário prevenir as carências nutricionais para evitar a perda da colheita dos frutos.