Contente
- 1 A composição química do capim-limão chinês
- 2 Propriedades de schisandra chinensis
- 3 Por que a erva-cidreira chinesa é útil?
- 4 Que doenças isso ajuda
- 5 Como usar o capim-limão chinês
- 6 O que pode ser feito com as frutas da erva-cidreira chinesa
- 7 Capim-limão chinês durante a gravidez
- 8 Contra-indicações
- 9 Avaliações sobre as propriedades medicinais de schisandra chinensis
- 10 Conclusão
As propriedades curativas e contra-indicações de Schisandra chinensis são conhecidas no Extremo Oriente e no Sudeste Asiático desde os tempos antigos. Às vezes você pode encontrar outro nome para liana - esquizandra chinesa. Na China, essa planta substituiu o café, bebida estimulante dos povos do Oriente Médio. Desde os tempos antigos até os dias atuais, as pessoas na China estão convencidas de que a erva-cidreira chinesa para os homens é um remédio milagroso. E há alguma verdade nisso. Esta parte está oculta na composição química da planta.
A composição química do capim-limão chinês
De acordo com as tradições da medicina chinesa, todas as partes da videira são utilizadas na videira de magnólia chinesa. Bagas contêm:
- ácidos: tartárico, cítrico, málico;
- vitaminas: C, B +, B +;
- açúcar até 1,5%.
O suco de frutas silvestres fortalece a imunidade no inverno e fornece vitaminas essenciais ao corpo.
As sementes contêm análogos da cafeína: esquizandrina e esquizandrol, que têm efeito tônico no corpo. Além dessas substâncias, as sementes contêm até 34% de óleo graxo e tocoferol.
O óleo graxo contém ácidos:
- oleico;
- α-linoléico;
- β-linoléico;
- limitante.
O óleo essencial contido em todas as partes da videira é valorizado na perfumaria pelo seu aroma delicado. A maior parte desse óleo é encontrada na casca da videira.
O óleo é um líquido amarelo dourado com aroma de limão. Inclui:
- aldeídos;
- cetonas;
- hidrocarbonetos sesquiterpênicos.
As substâncias contidas na esquizandra chinesa são antagonistas de medicamentos que causam sonolência e deprimem o sistema nervoso central. Eles aumentam o efeito dos estimulantes.
Dependendo do uso competente ou analfabeto, a videira de magnólia chinesa pode trazer benefícios e danos ao corpo.
Propriedades de schisandra chinensis
As propriedades benéficas da videira de magnólia chinesa, de acordo com a medicina chinesa, quase podem ressuscitar os mortos. Junto com o ginseng. As expectativas são frustradas com a dura realidade, mas um conjunto de vitaminas melhora muito o bem-estar em caso de resfriado. Schizandrol e Schizandrin estimulam e renovam o corpo durante o trabalho mental árduo. A planta é freqüentemente usada como estimulante do SNC em suplementos dietéticos. Ao mesmo tempo, os estimulantes das sementes das plantas não são menos inofensivos do que a cafeína. Mas se o corpo já está acostumado com café e parou de responder, você pode mudar para uma bebida feita com sementes de esquizandra.
Por que a erva-cidreira chinesa é útil?
A esquizandra chinesa é usada como auxiliar para uma série de problemas de saúde:
- doenças do trato respiratório;
- mau funcionamento do sistema cardiovascular;
- doenças hepáticas;
- com glândulas supra-renais pobres;
- em caso de mau funcionamento do aparelho digestivo;
- aumento da fadiga;
- com estresse e depressão;
- leve perturbação do equilíbrio hormonal;
- com dor durante a menstruação;
- para estabilizar o corpo de uma mulher durante a menopausa.
Como qualquer planta com propriedades medicinais, a videira de magnólia chinesa não deve ser ingerida de maneira descontrolada. Em alguns casos, as preparações da esquizandra chinesa só podem prejudicar, apesar das qualidades benéficas.
Propriedades medicinais de sementes de Schisandra chinensis
O principal objetivo das sementes na área médica é estimular o sistema nervoso e normalizar a hipertensão. Na China, as sementes são consideradas benéficas e incluídas na dieta diária para manter a alta produtividade. As sementes moídas podem ser usadas para fazer uma bebida que substitua o café. Principalmente se, por algum motivo, beber café for contra-indicado.
Propriedades medicinais das bagas de Schisandra chinensis
O uso de Schisandra chinensis fresco geralmente não é praticado. Eles têm muito pouco açúcar e gosto ruim. Frutos secos são usados como remédio e tônico. Frutas secas retêm até 0,6% de vitamina C e schizardrin. Depois de retirar a água deles, a porcentagem de açúcar sobe. Os frutos secos têm um sabor agridoce. Aplicado como decocção nos seguintes casos:
- estimulação do coração;
- estimulação do sistema respiratório;
- tônica geral;
- adaptogênica;
- psicoestimulante.
Traduzido para uma linguagem simples: com aumento da fadiga e queda da imunidade.
Propriedades medicinais das folhas de Schisandra chinensis
As folhas da esquizandra chinesa são usadas como parte de preparações à base de ervas com outras ervas:
- hibisco;
- Rosa Mosqueta;
- jasmim;
- amigo.
Como frutas e sementes, as folhas também contêm substâncias estimulantes. O chá com folhas pode ser bebido de manhã em vez do café habitual.
O chá com esquizandra chinesa fornece ao corpo vários micro e macroelementos benéficos contidos nas folhas da videira. O efeito benéfico das folhas é igual ao do fruto, mas mais macio que o dos bagos devido ao menor teor de substâncias estimulantes.
Propriedades medicinais da casca de schisandra chinensis
Não se pratica a colheita da casca em escala industrial para fins médicos, mas na China ela é usada para fazer incenso. O óleo essencial feito da casca tem um efeito benéfico no sistema nervoso. No mínimo, repele os mosquitos.
Que doenças isso ajuda
As preparações da esquizandra chinesa são tônicas gerais e fortalecedoras. Mas também podem ser úteis para algumas doenças:
- hipotensão;
- violação do fornecimento de sangue ao cérebro;
- síndrome da fadiga crônica;
- distonia vegetativa;
- excesso de trabalho.
É prescrito durante a recuperação de doenças persistentes. Pode ser tomado em situações em que é necessário muito estresse mental. Como um componente auxiliar é usado para impotência devido à neurastenia.
Schisandra chinesa por pressão
Frutos de videira são remédios potentes. Eles são usados para hipotensão. Uma vez que Schizandra Chinese aumenta fortemente a pressão arterial, é proibido usá-lo para hipertensão. Isso pode levar a uma crise hipertensiva.
Com hipotensão, a esquizandra chinesa é usada na forma de decocção de frutas vermelhas, tintura ou chá. O álcool também aumenta a pressão arterial, embora em uma dosagem terapêutica não tenha muito efeito.
Schisandra chinesa para diabetes
Os frutos da schisandra chinensis têm sido usados para aliviar a doença em pacientes com diabetes mellitus. A esquizandra chinesa é usada em cursos de 1 mês. Use suco, tintura ou decocção. As frutas ajudam a reduzir o açúcar no sangue, mas são eficazes apenas para doenças leves. No diabetes grave, eles só podem ser usados como adjuvantes.
A esquizandra chinesa é usada de diferentes formas:
- tintura;
- caldo;
- Suco fresco;
- bolo.
A tintura para diabetes é usada 20-40 gotas 2 vezes ao dia: de manhã e à tarde com água. O caldo é tomado em 1 colher de sopa. colher de manhã e na hora do almoço.O suco é tomado 2-3 vezes ao dia por 1 colher de sopa. colher. O bolo seco que sobra após espremer o suco das frutas vermelhas é consumido no máximo 3 colheres de sopa. eu. Em um dia. Na utilização do bolo, sua quantidade é regulada, com foco no estado de saúde.
Você também pode fazer suas próprias pílulas medicinais de capim-limão:
- 150 g de pó de raiz de espargos leves;
- 30 g de pó de visco branco;
- 30 g de pó de bagas de schisandra;
- um pouco de mel para obter uma massa pegajosa.
Misture bem todos os ingredientes e molde-os em bolas. Pegue de 3 a 5 unidades. 2-3 vezes ao dia. O remédio também ajuda com fadiga e anemia.
Com síndrome astênica
A síndrome astênica é popularmente conhecida como síndrome da fadiga crônica. Lemongrass alivia a fadiga e revigora. Algum tempo depois de tomar a esquizandra chinesa, a pessoa sente uma onda de força e vigor. É verdade que, com a síndrome astênica, essa condição não dura muito e você não pode usar medicamentos para erva-limão constantemente.
Com distonia vegetativa
Esse termo não existe na classificação moderna de doenças. Sua vitalidade se deve ao fato de ser mais fácil fazer esse diagnóstico sindrômico do que buscar as verdadeiras causas da enfermidade. Normalmente, as doenças para as quais esse diagnóstico é feito estão associadas a doenças psicossomáticas. Eles também podem ser um dos sinais de hipertensão ou distúrbios endócrinos. É também um dos sintomas da isquemia crônica.
Se nas doenças psicossomáticas é improvável que o capim-limão doa fisicamente (mas ninguém sabe o que acontecerá com o sistema nervoso superexcitado), então, com a hipertensão, haverá danos graves, até mesmo a morte.
Este é o caso quando geralmente não é necessário tomar nenhum medicamento afrodisíaco sem pesquisas sérias.
Como usar o capim-limão chinês
A dosagem da esquizandra chinesa é determinada por como você se sente. Princípios gerais:
- 1-4 colheres de sopa. colheres 2-3 vezes ao dia;
- 3 g de pó de semente por dia;
- 20-40 gotas de tintura 2-3 vezes ao dia.
E ao tomá-lo é necessário consultar um médico. Você não deve contar com os recursos úteis da esquizandra. A automedicação pode ser prejudicial.
Como preparar erva-cidreira chinesa
Se estamos falando de chá comum com adição de capim-limão, não há regras especiais aqui. Não há tanta esquizandra chinesa neste chá que possa mostrar suas qualidades medicinais. Portanto, o chá é preparado da maneira usual: 1 colher de chá. 200-250 ml de água mais 1 colher de chá. no bule.
Ao fazer o caldo, pegue 10 g (a mesma colher de chá) de frutas secas de capim-limão e despeje um copo de água quente. Ferva por 15 minutos, filtre e adicione água ao volume original.
Receita de tintura de capim-limão na vodka
Uma tintura alcoólica é preparada em casa com Schisandra chinensis. Bagas de schisandra secas são despejadas com álcool 70% e deixadas sob pressão por 10 dias. Proporção de ingredientes: 1 parte de bagas para 5 partes de álcool. Tome 20-30 gotas 2 vezes ao dia.
Quando consumida à noite, a tintura de capim-limão chinesa manifesta plenamente suas propriedades medicinais. Especialmente aqueles, graças aos quais o sistema nervoso é estimulado e a insônia será fornecida.
Na ausência de álcool, ele é substituído por vodka. A receita é a mesma.
Óleo de Schisandra chinensis
O óleo essencial é usado em aromaterapia e como agente oral. No segundo método, o óleo está contido em cápsulas especiais. Eles são usados nos mesmos casos que outras preparações medicinais de capim-limão. As cápsulas são suplementos dietéticos. Tome 1 cápsula 3 vezes ao dia. Dosagem para adultos.
Chá de folhas e casca
Ao preparar chá "puro" de capim-limão com folhas e casca, tome 15 g de liana seca por 1 litro de água fervente. O chá é infundido por 5 minutos sem tocar no recipiente. As características benéficas do chá não estão apenas no efeito revigorante.Ele também é usado como um agente antiescorbútico.
A casca seca é boa para o inverno. Retém melhor o aroma devido à grande quantidade de óleo essencial que contém.
Vinho caseiro de capim-limão chinês
A receita é indicada para jardineiros cujos cipós crescem no sítio, pois são necessárias muitas matérias-primas. Depois de espremer o suco, fica o bolo de frutas vermelhas / bagaço. Ele pode ser seco e consumido no inverno desta forma, ou você pode fazer vinho com ele:
- 1 kg de bolo;
- 2 litros de água filtrada;
- 350 g de açúcar.
Existem 2 maneiras de fazer vinho.
Primeiro
O bolo de óleo e a água são tomados em partes iguais. Despeje a polpa com água e insista em temperatura ambiente por 2-3 dias. Em seguida, o mosto é drenado, acrescenta-se água, pois o ácido dos bagos pode interromper o processo de fermentação. O açúcar é adicionado ao líquido na proporção de 1 parte de açúcar para 3 partes de mosto.
O recipiente é fechado para que o dióxido de carbono formado durante a fermentação possa escapar com segurança, mas o oxigênio não entraria no recipiente. Geralmente é uma "fechadura de água" padrão. O mosto é mantido à temperatura ambiente até o fim da fermentação. Será perceptível porque bolhas de dióxido de carbono não aparecerão mais no recipiente com água. O vinho acabado pode ser fortificado pela adição de álcool na proporção de 1 parte de álcool para 3 partes de vinho.
Segundo
⅔ os potes de vidro são recheados com bolo, o espaço restante é coberto com açúcar. O frasco é fechado com algodão ou várias camadas de gaze e colocado em local aquecido por 2 a 3 semanas. Ao final do período, o líquido resultante é drenado. O bolo é novamente coberto com açúcar. Esta fermentação é repetida 2-3 vezes. Na última etapa, todo o mosto obtido é filtrado e despejado em um prato limpo.
É impossível chamar esses produtos de úteis, por causa do teor simultâneo de álcool e substâncias que estimulam o sistema nervoso neles.
O que pode ser feito com as frutas da erva-cidreira chinesa
Todos os mesmos produtos podem ser preparados a partir de frutas ou bagas de outras culturas comestíveis:
- geléia;
- geléia;
- geléia;
- suco de fruta;
- drinque suave;
- recheio para bolos.
O suco de frutas vermelhas é adicionado aos vinhos para dar a estes um aroma agradável. Mas o rendimento do capim-limão é relativamente baixo e colheitas abundantes ocorrem apenas uma vez a cada poucos anos. Rendimento médio: bagas - até 30 kg por 1 ha, sementes - até 3 kg por 1 ha.
Capim-limão chinês durante a gravidez
Em grandes quantidades, as preparações de plantas são prejudiciais para mulheres grávidas e lactantes. A superexcitação do sistema nervoso com o uso de esquizandra chinesa pode levar ao aborto espontâneo. Durante a gravidez e a amamentação, os médicos recomendam recusar o uso de capim-limão.
Contra-indicações
Schizandra tem alguns efeitos colaterais:
- taquicardia;
- alergia;
- insônia;
- aumento da pressão arterial;
- dor de cabeça.
Por si só, esses fenômenos não pertencem a doenças, mas são sintomas de outras doenças. Por causa disso, o capim-limão não pode ser usado para doenças:
- epilepsia;
- hipertensão;
- insônia e distúrbios no ritmo circadiano;
- Problemas cardíacos;
- sistema nervoso central muito excitável;
- doença hepática;
- doenças infecciosas;
- alergias a qualquer componente da planta.
Gravidez e lactação não são doenças, mas o uso de capim-limão nessas condições não é recomendado. Não dê a crianças menores de 12 anos de idade.
Avaliações sobre as propriedades medicinais de schisandra chinensis
Conclusão
As propriedades medicinais e contra-indicações de Schisandra chinensis são conhecidas hoje não apenas pela medicina oficial e chinesa, mas também pelos jardineiros comuns. Muitas pessoas cultivam este cipó oriental em sua casa de campo. Resiste bem à geada e não apresenta dificuldades particulares para o crescimento. Os produtos caseiros feitos de frutas vermelhas são um bom auxiliar de vitaminas no inverno, quando você quer hibernar.