Contente
Cultivar mirtilos a partir de sementes é uma tarefa trabalhosa. Porém, caso não seja possível adquirir mudas para plantio, então esta opção será a mais adequada. No processo de crescimento, o material de plantio terá que dedicar muito tempo até que as mudas estejam totalmente fortalecidas. É por este motivo que se recomenda que se familiarize com as regras de cultivo de sementes de mirtilo em casa e com mais cuidados.
É possível cultivar mirtilos a partir de sementes
Cultivar mirtilos a partir de sementes em casa é possível, no entanto, você pode enfrentar uma série de problemas significativos. Como a cultura pertence à família Heather, é recomendável levar em consideração o fato de que os mirtilos crescem principalmente em áreas úmidas.
Como resultado da completa ausência de pêlos no sistema radicular, os mirtilos exibem um alto nível de sensibilidade às flutuações na umidade do solo. Os fungos micorrízicos, com os quais os carboidratos são trocados, podem ser considerados vizinhos. Tudo isso contribui para que os mirtilos recebam os elementos minerais necessários ao seu crescimento e desenvolvimento, passando a absorver muito melhor a água.
Você pode escolher entre uma grande variedade de espécies de mirtilo para plantar. As variedades existentes diferem entre si não só na frutificação e sabor, mas também na altura, que pode variar de 1,5 a 2 m.
Como são as sementes de mirtilo
O material de plantio é uma pequena semente acastanhada. Dependendo da variedade de mirtilo escolhida, a forma das sementes pode variar. Eles podem ser ovais ou redondos. O material de plantio é extraído de frutos maduros, embora seja recomendado escolher os maiores frutos. Mirtilos maduros são amassados em um pequeno recipiente até o estado de mingau, após o qual as sementes são bem lavadas e deixadas secar. Depois de preparadas, as sementes podem ser plantadas imediatamente ou enviadas para posterior armazenamento em saco de papel. As sementes de mirtilo colhidas podem ser armazenadas por 10 anos.
Quais variedades de mirtilos podem ser cultivadas a partir de sementes
Muitas variedades podem ser usadas para cultivar mirtilos a partir de sementes caseiras. Se considerarmos as variedades mais populares, existem 7 opções.
O néctar canadense é uma variedade alta, você pode começar a colheita no início de agosto, a frutificação dura até a segunda quinzena de setembro.
A dispersão azul é uma variedade de mirtilos do pântano, que se distingue por frutos muito grandes, sabor doce e azedo.
Tesouro da floresta - A característica distintiva do mirtilo é o longo período de frutificação.
Bluecrop - a cultura desta variedade pode crescer até 2 m de altura, tem um alto nível de resistência a muitos tipos de doenças características dela, é capaz de suportar condições de baixa temperatura, de modo que o cultivo é possível em todas as regiões da Rússia.
Earley Blue - o amadurecimento dos primeiros frutos começa no início de junho.
Patriota - o mirtilo tem alto rendimento, excelente sabor, resiste a baixas temperaturas, o amadurecimento ocorre na segunda quinzena de julho.
Elizabeth é uma variedade com frutificação tardia, os frutos maduros têm excelente sabor, o que atrai muitos jardineiros.
Todas essas variedades podem ser semeadas com sementes obtidas de mirtilos maduros.
Como plantar sementes de mirtilo
Antes de plantar sementes de mirtilo, é recomendável saber com antecedência a hora de fazê-lo. Também vale a pena levar em conta as normas agrotécnicas, preparar o solo, recipientes, material de plantio e só depois começar a trabalhar.
Tempo recomendado
Semear sementes de mirtilo, se frescas, é recomendado no final do verão. Caso o material de plantio seja estratificado, é melhor plantá-lo na primavera. Às vezes, as sementes de mirtilo são plantadas do lado de fora imediatamente. Neste caso, o trabalho é executado imediatamente após o derretimento da neve e o solo está totalmente pronto para o desenvolvimento de novas plantas. A profundidade de plantio é de cerca de 1-1,5 cm.
Seleção de recipientes e preparação do solo
Antes de começar a cultivar mirtilos em casa, você precisa preparar adequadamente o solo. No caso de no terreno selecionado o solo ser quase pantanoso, então as raízes horizontais da cultura irão rapidamente capturar todo o espaço disponível. Muitos jardineiros experientes recomendam o uso de uma mistura de areia e turfa para o plantio.
Para cobertura do solo, você pode usar:
- serragem podre;
- húmus;
- agulhas.
Para o cultivo doméstico, copos descartáveis ou de turfa são perfeitos. No processo de cultivo em um terreno, você precisará preparar buracos, no fundo dos quais deve haver aparas de madeira, se necessário, pode-se adicionar uma pequena quantidade de húmus. Se houver uma ocorrência próxima de água subterrânea, uma camada de drenagem deve ser fornecida.
Preparação de sementes
Antes de começar a cultivar mirtilos a partir das sementes, é recomendável primeiro certificar-se de que estão germinando ou germiná-los primeiro, o que irá acelerar ainda mais o processo de crescimento. Para fazer isso, é preciso pegar um pano limpo, umedecer com água e embrulhar delicadamente as sementes de mirtilo. Deixe até que o material de plantio comece a germinar. Este método permite que as sementes germinem muito rapidamente. Isso é especialmente verdadeiro se as datas de desembarque recomendadas foram perdidas.
Na primavera, quando as datas de plantio são corretas, as sementes de mirtilo são colocadas na superfície do solo. Freqüentemente, eles nem mesmo são borrifados com areia. Os primeiros brotos podem ser vistos após 30 dias. Alguns jardineiros usam raízes especiais, com base nas quais preparam soluções e colocam sementes nelas por um determinado período de tempo para melhorar a germinação.
Algoritmo de aterrissagem
É necessário plantar sementes de mirtilo em recipientes preparados com solo nutritivo. O material de plantio é cuidadosamente colocado na superfície do solo em um recipiente, fazendo uma pequena distância entre as sementes, e então coberto com uma pequena quantidade de areia. No início, a rega deve ser moderada, mas frequente. Recomenda-se garantir que as sementes não flutuem durante o processo de irrigação.
Como cultivar mirtilos a partir de sementes
Os recipientes com sementes devem estar em um local quente com boa iluminação e devem ser cobertos com vidro. Depois de algumas semanas, os primeiros brotos podem ser vistos.
Criação de um microclima ideal
Depois de ter conseguido germinar as sementes de mirtilo, deve-se cuidar das condições ideais de desenvolvimento. Para cobertura morta, você precisará de:
- serragem;
- latido;
- folhas secas;
- turfa azeda.
É importante entender que para o crescimento normal de uma cultura, o nível de acidez deve ser cerca de 3,7-4,8. Para atingir o indicador necessário, você pode usar ácido acético ou cítrico.
Além disso, para o plantio de mudas, deve-se escolher uma área ensolarada, protegida de fortes rajadas de vento. Se você plantar sementes de mirtilo em sombra parcial, não deve contar com uma boa colheita e sabor intenso no futuro.
Jardineiros experientes dizem que é melhor plantar várias variedades de mirtilos na terra ao mesmo tempo. Isso se deve principalmente ao fato de que você não só pode obter uma boa colheita, mas também fornecer imediatamente à safra uma excelente polinização.
Programa de rega e alimentação
Ao cultivar mirtilos a partir de sementes em casa, vale a pena não só escolher o local de plantio certo e preparar as sementes, mas também aplicar fertilizantes durante o processo de crescimento e fornecer um sistema de irrigação de alta qualidade. Isso afetará diretamente não apenas a taxa de crescimento dos mirtilos, mas também o sabor dos frutos maduros, o nível de produção.
Independentemente de onde exatamente as sementes foram plantadas - em uma estufa ou em campo aberto, a rega deve ser regular e abundante. Para que a umidade permaneça no solo o maior tempo possível, é recomendável cobrir o solo com cobertura morta. Para esses fins, turfa ou serragem são perfeitos. A camada de cobertura morta deve ter cerca de 5 cm.
Como cobertura, recomenda-se a aplicação de fertilizantes minerais. Para isso, você precisará comprar o tempero "Kemira Universal" e dissolver 1 colher de sopa. eu. preparação em 10 litros de água. Por 1 sq. m, você precisa gastar cerca de 1 litro de alimentação preparada. Após o procedimento, se a solução entrar em contato com a folhagem, deve ser lavada imediatamente com água limpa.
Quando transplantar mirtilos cultivados com sementes
Assim que surgirem os primeiros brotos das sementes plantadas da cultura, recomenda-se retirar imediatamente o vidro que cobria as plantações. Via de regra, isso ocorre de 2 a 4 semanas após a semeadura do material de plantio. Eles estão envolvidos no transplante depois que 3 a 4 folhas verdadeiras aparecem nas mudas. Para o cultivo de mudas, se possível, elas são colocadas em uma estufa, onde continuam a cuidar delas - para regar, aplicar fertilizantes, soltar o solo, remover ervas daninhas e prevenir a ocorrência de doenças. Eles são transplantados para um local de crescimento permanente depois que as mudas completam 2 anos.
Conclusão
É perfeitamente possível cultivar mirtilos a partir de sementes, um grande número de variedades pode ser usado para esses fins. No entanto, não se esqueça que também pode enfrentar uma série de problemas, pelo que se recomenda que se familiarize primeiro com as normas agrotécnicas e as nuances de cuidados disponíveis. Podemos cultivar mudas em casa ou plantá-las diretamente em campo aberto após a germinação preliminar.