Contente
- 1 Quando é melhor plantar viburnum
- 2 Regras de plantio e condições de cultivo para viburnum
- 3 Como plantar um arbusto de viburnum comum no outono, primavera
- 4 Como plantar e cultivar viburnum a partir de sementes
- 5 Como cuidar do viburno
- 6 Características de plantio e cuidados com o viburnum em diferentes regiões
- 7 Recomendações e erros comuns
- 8 Conclusão
Kalina é um arbusto frutífero cultivado na Rússia há muito tempo. A planta foi considerada um símbolo de juventude e beleza, lendas, poemas e canções foram compostas sobre ela. Mas, recentemente, essa cultura útil foi esquecida sem merecimento, de modo que a área de sua distribuição diminuiu significativamente. Mas agora a planta está gradualmente voltando à popularidade, e muitos jardineiros preferem cultivá-la em seu site. Plantar e cuidar do viburnum é fácil se você conhece os requisitos básicos dessa cultura. Portanto, você deve estudar as regras de plantio, colocação desse arbusto no local e mais cuidados.
Quando é melhor plantar viburnum
Viburnum pode ser plantado na primavera e no outono. Mas a segunda opção é preferível, pois permite que você obtenha uma muda bem enraizada para a nova safra. O plantio na primavera deve ser realizado antes do início da estação de crescimento, quando o solo descongela a uma profundidade de 25 cm, e a temperatura do ar se manterá com segurança em torno de +10 graus.
É impossível atrasar a cronometragem durante este período, caso contrário a planta se adaptará por muito tempo. Durante o plantio de primavera, as mudas de viburnum começam a aumentar a massa verde em detrimento do desenvolvimento das raízes. Portanto, é necessário realizar o procedimento durante este período do ano apenas como último recurso.
Quando plantar viburnum no outono
A época ideal para o plantio de viburnum no outono é considerada o final de setembro - início de outubro, mas é necessário focar adicionalmente nas condições climáticas de cada região. Você precisa plantar uma muda pelo menos três semanas antes do início de geadas estáveis. Isso permitirá que Kalina se adapte totalmente e se prepare para o inverno.
Regras de plantio e condições de cultivo para viburnum
Esta cultura pertence à categoria de despretensioso. Portanto, plantar e cuidar do viburnum em campo aberto não causará dificuldades, mesmo para um jardineiro novato. Para o pleno desenvolvimento e frutificação deste arbusto, basta escolher o local adequado, tendo em conta as exigências da cultura.
Onde é melhor plantar viburnum no local
Para arbustos, escolha áreas bem iluminadas e protegidas de rajadas de vento frio. Mas também é permitido cultivar uma planta de viburnum vermelho em locais ligeiramente sombreados no jardim; no entanto, a floração e a frutificação, neste caso, ocorrerão 10 dias depois.
É possível plantar viburnum no quintal, perto da casa
Há muito tempo é costume plantar viburnum vermelho perto da casa, já que esse arbusto era considerado um amuleto natural que protegia seus habitantes das adversidades.Além disso, esta planta foi creditada com a capacidade de dotar uma pessoa com vitalidade, trazer felicidade e prosperidade.
As superstições que existem agora de que o viburnum não deve ser plantado perto de casa não são sustentadas por quaisquer crenças e fatos confiáveis. Portanto, eles são completamente infundados. A única desvantagem desse tipo de plantio pode ser que essa cultura precise de uma boa rega, e isso pode prejudicar a fundação da casa. Portanto, é melhor plantar viburnum no quintal ou no jardim.
Requisitos do solo
Este arbusto cresce bem em solo franco-arenoso e argiloso com um nível de acidez neutro. Deve-se ter em mente que, apesar do viburno amante da umidade, o nível do lençol freático deve ser de pelo menos 1 m. Caso contrário, após vários anos de crescimento bem-sucedido, o arbusto pode morrer. Isso acontecerá como resultado da erosão do solo próximo às raízes.
O solo da área destinada a esta cultura deve ter boa umidade e permeabilidade ao ar.
Como plantar um arbusto de viburnum comum no outono, primavera
Com o plantio e os cuidados adequados, o viburno vermelho será capaz de produzir safras regularmente. Portanto, é necessário plantar uma muda levando em consideração os requisitos básicos da cultura.
Para isso, o local deve ser preparado pelo menos duas semanas antes do procedimento. Deve ser cavado até a profundidade de uma pá e remover cuidadosamente as ervas daninhas perenes. Uma cova de plantio para viburnum também deve ser preparada com antecedência. Deve ter 50 por 50 cm de tamanho. Coloque uma camada de drenagem na parte inferior e preencha o resto do espaço com uma mistura de nutrientes de turfa, húmus, turfa e areia na proporção de 2: 1: 1: 1 . Além disso, adicione 40 g de superfosfato e 25 g de sulfeto de potássio à cova de plantio e misture os fertilizantes com o solo para evitar queimaduras nas raízes. Para o plantio, é melhor escolher mudas de três anos com um sistema radicular bem desenvolvido.
Algoritmo de ações:
- No centro do buraco, faça uma ligeira elevação a partir do solo.
- Coloque viburnum nele, espalhe as raízes.
- Polvilhe-os com terra, sacudindo a muda periodicamente para preencher os vazios.
- Compacte a superfície do solo.
- Regue a muda abundantemente.
Como plantar e cultivar viburnum a partir de sementes
Se desejado, o viburnum pode ser cultivado a partir de um osso. Mas, para isso, é necessário primeiro realizar a estratificação do material de plantio.
Nesse caso, as sementes devem ser colocadas em uma meia de náilon imediatamente após a colheita no outono e colocadas em serragem úmida ou musgo. Eles precisam ser mantidos a uma temperatura de + 18-23 graus por dois meses. No futuro, leve as sementes de viburnum para um local fresco com uma temperatura de +4 graus, então uma geladeira ou porão pode ser a melhor opção. Neste modo, eles precisam ser mantidos por 1 mês.
Ao final da estratificação, é necessário plantar as sementes em substrato nutritivo sem enterrar o joelho hipocotal no solo. No final de fevereiro - início de março, os brotos são completamente liberados da cobertura superior e aparecem as mudas. Atingem uma altura de 5-8 cm e têm dois pares de folhas. Durante o ano, as mudas de viburnum precisam ser mantidas em casa, e o plantio de mudas em campo aberto só pode ser feito na próxima primavera, quando estiverem suficientemente fortes.
Como cuidar do viburno
O cultivo de viburnum no campo não causará muitos problemas ao jardineiro. Com os devidos cuidados, este arbusto poderá dar frutos já no segundo ano após o plantio. Portanto, é necessário estudar com antecedência todas as características da tecnologia agrícola.
O que e quando fertilizar
Esta planta precisa de rega regular, por isso é melhor usar fertilizantes secos para ela. Eles simplesmente precisam ser espalhados no círculo da raiz, seguidos de cravação no solo. Após cada alimentação, o viburno deve ser regado em abundância.
Na primavera, é necessário aplicar fertilizantes com alto teor de nitrogênio sob os arbustos. Para fazer isso, você pode usar nitrato de amônio ou ureia na proporção de 30-50 g por planta, dependendo da idade. Também durante este período, você pode usar matéria orgânica podre.
A segunda alimentação é necessária durante a formação das inflorescências. Durante este período, a cinza de madeira deve ser usada a uma taxa de 0,5 kg por arbusto. Também neste momento, você pode usar um nitroammophoska 40 g por planta.
A fertilização da terceira vez é necessária durante o período de formação dos frutos. Nesse momento, deve-se usar superfosfato (40 g) e sulfeto de potássio (25 g). Essa alimentação acelera o amadurecimento dos frutos e aumenta a robustez invernal do arbusto.
Doenças e pragas
O vermelho viburno pode ser afetado por várias doenças. Os mais comuns são o oídio, queimadura de gelo, manchas ascócitosas, cinza e podridão de frutas. Para evitar danos, é necessário realizar um tratamento preventivo do arbusto com fungicidas, como a mistura bordalesa, "Hom" e "Skor".
As pragas também podem causar danos ao viburno vermelho: besouro das folhas, pulgão preto, curuquerê, larva das galhas, mariposa. Para combatê-los, é necessário aplicar inseticidas quando surgem os primeiros sinais de alerta. Para o processamento, use "Inta-Vir", "Actellik" e "Confidor Extra".
Preparando-se para o inverno
Para uma invernada bem-sucedida do arbusto, é necessária a irrigação com água na primeira quinzena de outubro. Deve-se colocar também uma camada de húmus de 10 cm de espessura no círculo radicular A copa das mudas jovens deve ser envolvida com agrofibra em duas ou três camadas.
Os arbustos de viburnum precisam ser protegidos de roedores. Para isso, os brotos da base devem ser envolvidos com material de cobertura e fixados.
Características de plantio e cuidados com o viburnum em diferentes regiões
Dependendo da região de cultivo, o momento do plantio do viburnum pode variar. Portanto, isso deve ser levado em consideração, caso contrário a muda pode morrer.
Plantando e cuidando do viburnum nos subúrbios
Nas regiões centrais do país, a plantação de viburnum no outono é considerada preferível. Pode ser realizado a partir do final de setembro e nas próximas duas semanas. Mas vale a pena entender que é impossível atrasar o tempo, já que na região de Moscou podem ocorrer geadas prematuras e a planta deve ter tempo para criar raízes antes que ocorram.
Plantando e cuidando do viburnum na Sibéria
Ao cultivar arbustos em regiões com agricultura arriscada, a época ideal para plantar viburnum é a primavera. O procedimento deve ser realizado antes do início do período vegetativo, quando a temperatura do ar não descerá abaixo de +4 graus, independentemente da hora do dia.
Se o plantio for realizado antes desse período, a probabilidade de morte da muda permanece em caso de geadas recorrentes na primavera.
Recomendações e erros comuns
O plantio e o cuidado corretos com o arbusto de viburno vermelho permitirão contar com sua frutificação anualmente. Isso tornará possível não só ter uma bela planta no jardim ou quintal, mas também uma fonte constante de frutos úteis. No entanto, existem características que devem ser consideradas ao cultivar viburnum no jardim.
Recomendações principais:
- O arbusto deve ser colocado longe de outras árvores frutíferas, pois atrai muitas pragas e pássaros.
- A planta adora rega abundante durante os períodos de seca, mas não tolera a estagnação prolongada da umidade no solo. Portanto, é necessário umedecer a terra de forma medida.
- Para o plantio, deve-se escolher mudas cuja altura seja de pelo menos 20 cm, mas não superior a 1,2 m.
- A poda anti-envelhecimento deve ser feita a cada cinco a sete anos para arbustos velhos.
- Na hora do plantio não podem ser aplicados fertilizantes nitrogenados e esterco fresco, pois impedem o enraizamento.
Conclusão
Plantar e cuidar do viburnum é fácil, pois essa cultura pertence à categoria despretensiosa. Ao mesmo tempo, a planta será capaz de olhar organicamente no jardim e disfarçar qualquer área desagradável. Com o viburno crescente, você pode ter certeza que se tornará um talismã em casa, o que o protegerá de qualquer adversidade.