Como cortar e modelar Kalina buldenezh na primavera, outono

A poda de viburnum buldenezh é uma operação importante que permite formar um arbusto saudável, de crescimento rápido e com floração abundante. O procedimento é realizado de acordo com uma determinada técnica, dependendo da época e da finalidade do corte.

O arbusto ornamental é despretensioso, com poda e formação adequadas, floresce abundantemente

O Kalina Buldenezh está cortado?

Kalina Buldenezh (Viburnum Boulle-de-neig) está crescendo muito rapidamente. O crescimento anual é de no mínimo 40 cm. Se não se empenhar na formação de sua copa, os galhos ficarão localizados de forma caótica, com isso, se formam matagais que não têm aparência estética. A poda intempestiva e incorreta leva ao espessamento do arbusto, falta de ventilação adequada, iluminação insuficiente em seu centro. Como resultado, o viburnum buldenezh começa a doer, é afetado por pragas, os ramos secam e morrem.

Com os devidos cuidados, o arbusto floresce em profusão, decorando a paisagem do local há pelo menos 20 anos. A poda é necessária para o rejuvenescimento da planta, formação de folhagens maiores e inflorescências. Para fins sanitários, remova os brotos velhos, secos, doentes ou danificados.

Importante! Ao formar um arbusto de viburno, deve-se lembrar que os botões de flores são formados nos brotos do último ano.

Se deve cortar o viburnum buldenezh após a floração

O florescimento do viburnum Buldenezh começa no início do verão e dura cerca de cinco semanas. As inflorescências brancas como a neve impressionam muito, o diâmetro chega a 15 cm. Sob seu peso, os ramos inclinam-se para baixo, formando uma cascata de bolas brancas. A folhagem entalhada do arbusto também parece decorativa, cuja bela vista permanece durante toda a temporada.

No verão, a poda do viburnum buldenezh pode ser feita duas vezes. Pela primeira vez, os rebentos que saem da forma geral são cuidadosamente cortados para revelar as inflorescências escondidas na folhagem verde.

A segunda poda principal começa em meados de julho, após o término da floração. Durante este período, você pode começar a modelar o arbusto, dando-lhe qualquer forma para se encaixar com sucesso no projeto do jardim.

Ao podar viburnum buldenezh no verão, em primeiro lugar, removem inflorescências murchas e rebentos mais baixos e fortemente curvados. Em seguida, preste atenção aos galhos dentro do arbusto. Corte aqueles cujo crescimento é direcionado para o seu centro.

Se houver uma lacuna impressionante por dentro devido à falta de galhos, escolhe-se um broto próximo a ela, é feito um corte em um ângulo de 45º acima do rim direcionado para o buraco.

O corte do viburnum buldenezh após a floração deve ser combinado com o tratamento da copa de pragas e alimentação da planta.

Algumas cultivares podem atingir alturas de 4 m sem poda e modelagem.

Quando você pode cortar viburnum buldenezh

A poda é uma operação traumática, por isso é melhor realizada durante um período de descanso, quando o fluxo de seiva para. A época mais favorável começa após a queda das folhas e termina com a abertura dos botões. No inverno, não vale a pena modelar o viburnum buldenezh, pois seus galhos são frágeis e danificam facilmente a planta.

Regras e esquemas para podar viburnum buldenezh

O procedimento de poda não é considerado difícil, mas antes de começar a formar a copa de um arbusto, você deve ler as regras gerais:

  1. O instrumento é desinfetado com antecedência.
  2. Os ramos com diâmetro inferior a 5 mm são cortados com podador, para os restantes utiliza-se um podador.
  3. O corte é feito em ângulo, 5 mm acima do rim.
  4. A ferida é tratada com verniz de jardim.
  5. A formação da coroa começa após o primeiro ano de vida.
  6. Ao criar formas originais, não se deve desviar muito do natural, para não atrapalhar o desenvolvimento natural da planta.
  7. Rebentos doentes e congelados são retirados sem dó, pois no futuro podem se tornar uma fonte de infecção e provocar um surto de doenças.
  8. Após a poda, os galhos danificados devem ser queimados fora do local.
  9. O processo de formação é realizado pelo menos duas vezes por ano.

As ferramentas de jardim utilizadas (lima, delimitadora, poda, faca) devem ser de metal de alta qualidade, afiadas.

Existem três tipos de poda de arbustos ornamentais:

  1. Formativo.
  2. Anti-envelhecimento.
  3. Sanitário.

Dependendo da idade da planta e de sua condição, o tipo de corte de cabelo é escolhido.

Após a poda do arbusto, pelo menos oito ramos esqueléticos devem permanecer

Formativo

Determinado com a futura forma e altura do arbusto. Em seguida, eles agem de acordo com o esquema:

  1. Após o plantio, todos os brotos são encurtados para três botões.
  2. As novas que cresceram no início da estação são pinçadas assim que o seu comprimento ultrapassa os 30 cm.
  3. Na primavera, os ramos mais fortes são selecionados e seu crescimento lateral é estimulado pela poda de um terço.
  4. Os brotos são cortados.
  5. A altura dos brotos principais é limitada após atingirem o comprimento desejado.

Rejuvenescedor

A poda do velho viburnum buldenezh é realizada no máximo seis anos após o plantio. Se a floração enfraqueceu, as folhas são pequenas e os frutos não estão amarrados, então é hora de rejuvenescer o arbusto. Para isso, cortam-se os ramos mais antigos (três a quatro por ano). A planta irá se renovar gradualmente.

Importante! Se o viburno for muito antigo, é cortado inteiramente e, após o aparecimento dos brotos, eles se engajam na formação de um arbusto.

Sanitário

Esse tipo de poda e modelagem é essencial para a saúde da planta. Para isso, removem ramos quebrados ou serram suas partes, cortam ramos doentes e secos, cortam cachos de bagas.

Para distinguir os ramos secos dos vivos e saudáveis ​​após a queda das folhas, é necessário prestar atenção à casca. Nos mortos, é opaco, coberto de rugas ou pontos salientes e, ao raspar por baixo, não se vê verde, mas madeira seca.

Como formar uma Kalina Buldenezh em um tronco

A forma de viburno, que tem um tronco, parece muito original. O desafio é obter uma copa larga em um caule alto ou baixo. Para transformar um viburnum buldenezh em uma árvore, você precisa seguir o algoritmo de poda:

  1. Depois que a muda está enraizada, você não pode se envolver em sua formação por dois anos.
  2. No terceiro ano, escolha o broto mais forte e remova o resto.
  3. Faça crescer por dois a três anos, removendo os ramos laterais até uma altura de 40 cm.
  4. Depois que o tronco atinge 1,5 m, o ponto de crescimento é encurtado em 30 cm.
  5. No ano seguinte, o garfo resultante é pinçado.
  6. Ramos laterais são usados ​​para formar a coroa.
Importante! É necessário podar os brotos na hora certa.

Para melhorar a "cicatrização" das fatias, elas são tratadas com uma solução de sulfato de cobre, e posteriormente com verniz de jardim.

A árvore parece impressionante, mas seu tronco costuma ser torto, não é forte o suficiente e confiável. Uma rajada de vento pode quebrá-lo. Para o fortalecimento, são usados ​​adereços - estacas, canos, postes. Os jardineiros observam que o rendimento do viburnum cultivado em uma haste é ligeiramente menor do que o de um arbusto.

Como cortar e modelar Kalina buldenezh na primavera

A poda primaveril do viburnum visa vários objetivos ao mesmo tempo - é realizada para a limpeza sanitária, formação e desbaste do arbusto. Além das amostras doentes, os ramos congelados devem ser removidos durante este período. Sua aparência é exatamente igual à dos secos, são cortados acima do rim.

Para cortar o viburnum buldenezh na primavera para fins de desbaste, eles agem de acordo com o plano:

  1. Os topos são removidos - brotos de segunda ordem, crescendo verticalmente para cima.
  2. Todos os nós são cortados, cuja direção de crescimento é para baixo ou para dentro do arbusto.
  3. Se os brotos roçarem uns nos outros, apenas os mais fortes e saudáveis ​​sobrarão.
  4. Corte os guarda-chuvas que sobraram após as bagas.

A formação e a poda são necessárias para o jovem viburnum. Com a ajuda deles, eles dão qualquer tipo de arbusto, inclusive uma árvore. A primavera é a melhor época para isso. Se você não cortar o viburnum buldenezh de acordo com todas as regras, logo sua altura atingirá 2-3 m. Para formar um belo arbusto que seja conveniente para manutenção e se encaixe harmoniosamente na paisagem, até sete dos brotos mais poderosos são esquerda, após o qual seu crescimento é limitado na altura de um braço estendido para cima ... Uma planta ornamental pode ser cortada em forma de bola, cubo e hemisfério.

Após uma poda espetacular, o viburnum pode solo em plantações avulsas, em composições ou servir de sebe

Como cortar corretamente e formar um viburnum buldenezh após a floração, no outono

Quando você começar a podar no outono, lembre-se de que você não pode prever como será o inverno que se aproxima. Com uma grande quantidade de neve, os galhos podem quebrar sob sua espessura. Se os brotos forem muito encurtados durante a formação do outono, as geadas podem completar o processo e todo o arbusto viburno morrerá. Evite desbastar a poda no outono. Um arbusto exuberante tem uma chance muito maior de hibernar. Durante o frio do inverno, os galhos se protegem do vento e da geada. Se a copa for densa, a neve permanece sobre ela e serve como um abrigo adicional para a planta.

No outono, apenas galhos secos, doentes e quebrados devem ser removidos. Eles são cortados na parte saudável acima do rim. Deve ser direcionado não para dentro, mas para fora da sarça. Rebentos quebrados são retirados em um toco, o corte é feito paralelo ao tronco com um recuo de 5 mm dele.

Dependendo da idade da planta, a poda de outono e a formação diferem:

  1. Arbustos jovens - no primeiro ano, eles apenas beliscam os brotos.
  2. Antigo - remove ramos de segunda ordem que aumentam ou diminuem.

Conclusão

A poda de viburnum buldenezh requer conhecimentos, habilidades e habilidades especiais do jardineiro. Não é difícil adquiri-los, basta seguir as recomendações. Se o procedimento for realizado de acordo com os termos e regras, os arbustos de viburnum após a formação ficarão lindos, deliciar-se-ão com uma floração luxuosa e uma rica colheita de frutos silvestres.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção