Kalina Roseum (Roseum): descrição da variedade e foto, plantio e cuidados

Os arbustos ornamentais são muito atraentes para os jardineiros, pois não só enfeitam o território, mas o tornam único e aconchegante. O viburnum Roseum comum não é exceção, seu verde brilhante e gorros de flores brancas ficam ótimos em um local decorado em qualquer estilo.

História de criação

É difícil imaginar qualquer casa privada sem o viburno crescendo nas proximidades com suas inflorescências brancas e bagas vermelhas que adornam o mato até o inverno. Na natureza, a planta é distribuída por todo o hemisfério norte. Foi usado na culinária e na medicina popular. Posteriormente, os criadores se interessaram, como resultado do seu trabalho, foram criadas novas variedades que diferiam da original no tamanho do arbusto, no formato da inflorescência e outras características. Viburnum opulus Roseum é um deles. Os cientistas criaram uma planta ornamental que agrada aos olhos com enormes gomos de flores, mas não forma frutos.

Descrição da variedade de viburnum Roseum comum e características

Viburnum vulgaris Roseum é uma árvore ou arbusto da família Adoskov com 3 m de altura e largura da copa de até 4 m. Os brotos da planta podem ser arredondados ou nervurados, de cor marrom-acinzentada, com núcleo branco ou amarelo. Os botões são vermelho-esverdeados, com ponta pontiaguda e duas escamas acretas.

A floração de Roseum viburnum é abundante - até cem botões podem florescer simultaneamente em uma planta adulta

As folhas do viburnum Roseum comum são opostas, pecioladas. Comprimento e largura - cerca de 6 cm. A forma é de três ou cinco lóbulos com uma base em forma de coração e veias divergentes. A cor é verde brilhante, a estrutura é enrugada na parte superior, pubescente e aveludada na parte inferior.

De acordo com a foto e a descrição, o viburnum Roseum comum forma flores brancas como a neve em forma de bolas. Aparecem no final de maio, a princípio apresentam tonalidades esverdeadas, posteriormente tornam-se brancas e ligeiramente rosadas. O diâmetro de cada uma é de até 15 cm. A copa da planta está se espalhando, o crescimento anual é de cerca de 30 cm. O arbusto atinge seu pico aos oito anos de idade.

O Viburnum Roseum comum é resistente à geada, tolera facilmente temperaturas abaixo de -30 ⁰С, mas em invernos rigorosos com pouca neve, requer abrigo na base do arbusto.

Métodos de reprodução

O Viburnum Roseum comum só pode ser propagado por métodos vegetativos. Eles usam o método de corte, estratificação ou divisão do arbusto.

Por estacas

Uma das maneiras mais eficazes. As estacas são cortadas do viburnum no inverno, quando ele está em hibernação. Pegue os brotos anuais de até 20 cm de comprimento, mergulhe-os em um recipiente com água e incube por 3 horas. Em seguida, o material de plantio é embalado em filme plástico e colocado em porão, porão ou geladeira até a primavera. Em abril, as mudas do viburnum Roseum são plantadas em ângulo no canteiro do jardim.

No outono, as mudas prontas são transferidas para um local permanente.

O material de plantio do viburnum Roseum comum pode ser preparado em julho, escolhendo as partes mais flexíveis das hastes de 12 cm de comprimento com dois botões. Após incubação de 16 horas em estimulador de enraizamento, é determinada em substrato de areia, turfa e turfa.

Importante! Quando propagado por mudas verdes, o material de plantio é coberto de forma confiável para o inverno.

Camadas

A maneira mais fácil de propagar o Roseum viburnum decorativo é em camadas verticais e horizontais.

No primeiro caso, os ramos inferiores do arbusto são encurtados para quatro botões, inclinados para o solo e polvilhados com solo. Na primavera, eles dão brotos jovens. Assim que atingem a altura de 10 cm, são novamente cobertos com terra. No outono, as mudas de Roseum vulgaris são separadas das plantas-mãe e transplantadas.

A estratificação horizontal é feita de ramos longos. Eles são curvados, colocados em uma pequena trincheira, fixados e cobertos com terra. Duas vezes por temporada, as camadas são cobertas com solo fértil. No outono, após o enraizamento e a formação do crescimento, são transplantadas mudas do viburnum Roseum comum.

Ao dividir o arbusto

O método é conveniente apenas se a planta não for muito volumosa e puder ser facilmente desenterrada. O arbusto-mãe é cuidadosamente cortado em várias partes, as seções são desinfetadas e as raízes são embebidas em um estimulador de crescimento por 2-3 horas. Em seguida, são plantados "delenki" do viburnum Roseum, obedecendo a todas as normas.

Plantando e cuidando de Roseum viburnum

Para que o viburno se enraíze o mais rápido possível e comece a se desenvolver, é necessário cumprir os termos e condições de plantio. É igualmente importante escolher o local certo, preparar o solo e cuidar da planta.

As mudas devem ser saudáveis ​​e ter um sistema radicular forte.

Datas de desembarque

Na maioria das vezes, o viburnum Roseum comum é plantado na primavera ou no outono. A melhor época para plantar nas regiões do sul é outubro ou início de novembro, pouco antes do início da geada. Em áreas mais ao norte, as mudas são determinadas para um lugar permanente no início da primavera, assim que o solo descongela e aquece.

Importante! Se o viburnum Roseum comum tiver um sistema radicular fechado, o plantio no verão, em clima frio e nublado, é permitido.

Requisitos do local e do solo

Na natureza, o viburnum geralmente se instala perto de rios e lagos, pois prefere solo úmido. As mesmas condições devem ser escolhidas para mudas do viburnum Roseum comum no local. A variedade se desenvolve em corpos d'água, em locais com lençol freático alto. É tolerante à sombra, vive debaixo de outras árvores mais altas ou perto de cercas e edifícios.

O solo para viburnum deve ser solto, cultivado. Solo preto, franco ou arenoso são adequados. Se a acidez estiver acima de 5,5 pH, é necessária uma calagem com farinha de dolomita (200 g por metro quadrado).

Como plantar corretamente

A aparência, o esplendor e o poder de floração do viburnum Roseum em um futuro próximo dependem de como o arbusto é plantado corretamente. O algoritmo deve ser seguido:

  1. Cave o solo completamente até a profundidade da baioneta da pá.
  2. Faça orifícios com 60 cm de largura e profundidade.
  3. Despeje bastante água no fundo se o solo estiver seco.
  4. Coloque uma camada de drenagem de até 25 cm de espessura de cascalho, argila expandida, tijolo quebrado ou casca de árvore.
  5. Prepare uma mistura de solo de turfa, turfa e areia, misturada na proporção de 2: 1: 1.
  6. Adicione 400 g de cinza de madeira e um balde de húmus ao substrato.
  7. Despeje a mistura preparada no caroço.
  8. Defina a muda no centro.
  9. Espalhe suas raízes.
  10. Preencha os vazios com mistura de solo.
  11. Aperte um pouco.
  12. Água em abundância.
  13. Cubra o círculo do tronco com serragem úmida, folhagem ou turfa em uma camada de 15 cm.

Após o plantio do viburnum Roseum comum, o colo da raiz deve ser localizado no nível do solo

Cuidados de acompanhamento

Viburnum Roseum comum não é exigente nas condições de cultivo. Cuidar dela não é difícil. Com rega regular, alimentação oportuna e poda adequada, a planta em breve irá deliciá-lo com um crescimento poderoso, uma floração bonita, abundante e longa.

Rega

O Viburnum Roseum comum adora água, então secar o solo é destrutivo para ele. O solo no círculo do tronco deve ser mantido constantemente úmido.Caso contrário, as flores serão pequenas, em número reduzido, e o arbusto parará de crescer, perderá a cor brilhante da folhagem e o esplendor.

Top curativo

Pela primeira vez, você precisa fertilizar o solo sob a planta dois anos após o plantio da muda. Até esse momento, ele terá o suficiente daqueles nutrientes que foram introduzidos na cova. A primeira alimentação é realizada na primavera, durante o período de folhagem. 50 g de nitrogênio, 20 g de potássio e 40 g de fósforo são adicionados em uma planta.

No início do outono, fertilizante de potássio-fósforo é usado para acelerar a maturação dos brotos de um arbusto ornamental. Para uma planta, 40 g de fósforo e 20 g de potássio são suficientes.

Poda

Para fins sanitários e para o rejuvenescimento do arbusto Roseum viburnum, ramos fracos, secos e danificados são regularmente removidos. Corte todos os rebentos que crescem dentro da copa e aqueles cujo comprimento acabou por ser superior a 30 cm. Como resultado da tosquia, deve ser criado um arbusto limpo e de formato bonito.

Para formar um tronco, resta um tronco, todos os ramos inferiores são removidos

Pragas e doenças

A praga mais importante do viburnum Roseum é o besouro das folhas. No final de maio - início de junho, o inseto devora todo o tecido foliar, deixando apenas as veias, põe ovos sob a casca. O besouro também não deixa chance para flores, comendo as pétalas e privando os arbustos de decoratividade. Para proteção contra pragas, remédios populares são usados ​​- borrifando com uma decocção de alho, erva-moura e absinto.

Com a disseminação massiva do besouro da folha, eles são tratados com preparações químicas - "Intavir" ou "Aktara"

Não espere que o Roseum Viburnum floresça se for atacado por outros insetos:

  • viburnum gall midge;
  • mariposa da flor;
  • mariposa falcão lilás;
  • bainha em forma de vírgula.

O repelente de insetos mais eficaz são os inseticidas.

Entre as doenças mais comuns do viburnum Roseum estão o oídio e manchas. Para combatê-los, são usados ​​medicamentos à base de sulfato de cobre.

Aplicação em paisagismo

Viburnum Roseum comum parece espetacular tanto em plantações individuais quanto em grupos. A densa copa do arbusto é usada para criar sebes em torno do perímetro do local ou para dividi-lo em zonas. A altura pode ser facilmente ajustada com um corte de cabelo.

As magníficas flores do viburno da variedade comum Roseum servem como um excelente fundo para flores anuais e perenes (flox, delfínio, calêndula, sálvia). As coníferas destacam perfeitamente as flores branco-rosadas do arbusto, se plantadas ao fundo em relação ao viburno.

No local, é fácil criar um recanto aconchegante para o relaxamento, se combinado com outros arbustos ornamentais (spirea, jasmim, hortênsia).

Rowan, bordo ou abeto são plantados como vizinhos do viburnum

Vantagens e desvantagens da variedade

O Viburnum Roseum comum tem uma série de vantagens, graças às quais se tornou muito popular.

A principal característica do Roseum viburnum é a sua floração luxuosa e a ausência de frutos silvestres.

Entre as vantagens da variedade:

  1. Alto efeito decorativo.
  2. Beleza, tamanho e abundância de flores.
  3. A capacidade de usar para criar uma cerca viva.
  4. Compatibilidade com outras plantas.
  5. Floração precoce e longa.
  6. Resistência ao gelo.
  7. Despretensão.
  8. Atitude leal ao corte de cabelo.

Existem algumas desvantagens para o viburnum Roseum comum:

  1. Falta de frutas vermelhas.
  2. Derrota frequente pelo besouro da folha.

Conclusão

O Viburnum Roseum comum não apenas se deleita com a beleza na época da floração, mas também tolera facilmente a forte poluição do gás e do ar. Por isso, o arbusto é utilizado na cidade para decorar praças, parques e áreas verdes. Quando as condições necessárias são criadas, ele cresce lindamente, se desenvolve e floresce.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção