Como aparar framboesas

Às vezes acontece que várias framboesas crescem no jardim e a colheita é escassa. E os próprios bagos não são tão saborosos, menores do que o indicado nas características da casta. Jardineiros novatos começam a pensar que foram enganados ao vender material de plantio. Na verdade, o motivo reside no cuidado impróprio com as plantas, em particular, na realização guarnições de framboesa.

A framboesa é uma planta ramificada, os brotos vivem dois anos. Se você não podar na primavera, a planta gastará energia alimentando a massa verde, e não no florescimento. E poucas cores são formadas. Jardineiros experientes sabem como podar framboesas na primavera, mas os iniciantes têm muitos problemas. Vamos dar uma olhada nas nuances da poda da primavera nas framboesas.

Características da cultura

Além de brotos moídos, as framboesas têm rizomas e raízes. É nos rizomas que se formam os botões, dando os brotos de reposição. Depois de um tempo, após a formação de suas próprias raízes, eles deixam de depender da planta-mãe. Promove natural framboesas reprodutoras... Os frutos são formados nos brotos do segundo ano.

Se você não podar as framboesas na primavera, os arbustos engrossam fortemente, eles não só terão comida suficiente, mas também luz. Os rebentos de substituição das framboesas tornam-se frágeis, fortemente alongados. E as bagas vão começar a encolher a cada ano.

Atenção! A poda da primavera é obrigatória.

O que os jardineiros iniciantes precisam saber

Os novatos que começaram a cultivar framboesas muitas vezes pensam se é necessário cortar framboesas, se não será uma perda de tempo e esforço. Vamos tentar convencê-los da necessidade de tais procedimentos para cultivar framboesas e obter uma colheita rica.

A poda primaveril de framboesas é de grande importância em termos de cuidados com as plantas:

  1. Ajuda no controle de pragas e doença da framboesa, uma vez que os brotos danificados e infectados são cortados primeiro.
  2. Os demais brotos têm espaço suficiente para desenvolvimento. As fábricas ventilam-se, as folhas em framboesas e as bagas praticamente não adoecem.
  3. Na hora da colheita, não há dificuldades - todos os frutos estão à vista.

Podar framboesas na primavera é difícil para jardineiros novatos, por isso queremos apresentá-los às regras básicas:

  1. A poda da planta começa no final de março, quando os botões estão inchando.
  2. Os rebentos que não passaram bem o inverno, que ficaram pretos ou que foram danificados ao se curvar, são removidos sem dó. É por isso que jardineiros experientes aconselham deixar mais brotos de reposição no inverno.
  3. Corte brotos desnecessários da planta bem na superfície da terra para que os tocos não fiquem visíveis.
  4. Para a poda, utilizam-se um podador, não uma faca, para não esmagar o restante do broto.
  5. A altura da parte cortada do broto deve ser de pelo menos 50 cm.
  6. O ideal é não deixar mais do que 30 ramos por metro quadrado. Nesse caso, cada planta receberá uma quantidade suficiente de calor, luz, ar.

Esquema de poda de framboesas na primavera para jardineiros novatos na foto abaixo.

Como podar arbustos para aumentar a produção

E agora vamos passar à questão de como cortar as framboesas adequadamente na primavera e por que estão fazendo isso.

Conselho! Os arbustos que acordam após a hibernação devem ser encurtados em pelo menos 10 centímetros.

Se você cortar os brotos em comprimentos diferentes, os frutos não amadurecerão ao mesmo tempo, portanto, o tempo de produção aumenta. O broto é sempre aparado com um botão forte.

Esta poda desigual da planta é dividida em 3 grupos:

  • o primeiro grupo - a redução executa-se em 10-15 cm;
  • o segundo - para o meio;
  • um toco de pelo menos 20 cm é deixado nos brotos restantes.

Assim, é possível formar um framboesa, no qual os arbustos dão a colheita aos poucos.

Corte duplo

Comente! Se você deseja obter uma rica colheita de framboesas, ajude Framboesas com poda dupla... Também é chamada de poda de Sobolev. O famoso jardineiro Alexander Georgievich Sobolev, residente em Kurgan, sempre gostou de cultivar framboesas. Mas a produtividade mesmo das variedades de arbustos nem sempre era agradável. Por meio de muitas tentativas e erros, ele conseguiu criar um novo método de tecnologia agrícola - cortar framboesas duas vezes.

Por que os jardineiros se dedicam ao cultivo da framboesa por um ano com tanta confiança, seguindo a experiência de Sobolev? Na prática, eles estavam convencidos de que tal operação com brotos aumenta várias vezes o rendimento geral, porque os ramos de frutificação laterais entram no "trabalho".

A poda dupla de framboesas começa no início de junho. Nos brotos anuais, é necessário beliscar o topo em 5 cm, basta um verão inteiro para despertar os botões laterais, nos quais se formarão ramos adicionais. O principal é cortar os topos a tempo, caso contrário os brotos não terão tempo de ganhar força antes da queda, suportam pior o inverno.

No ano seguinte, ao podar as framboesas, é necessário encurtar os rebentos laterais em 10 centímetros. A poda correcta das framboesas permite aumentar o rendimento, as plantas ficam menos doentes devido à boa circulação do ar.

Claro, partindo do princípio de que apara as framboesas duas vezes, você terá que dedicar mais tempo aos cuidados com a planta na primavera. Mas os custos trabalhistas são totalmente justificados: durante a estação de crescimento, muitos pedúnculos aparecem nas framboesas. Consequentemente, isso terá um efeito positivo no rendimento e aumentará o tempo de frutificação. Bagas deliciosas amadurecem na planta até a geada.

Se seguir todas as regras de poda, o resultado é uma verdadeira framboesa com muitos ramos.

Como aparar framboesas de acordo com o vídeo de Sobolev:

Recursos de cuidado

Após o corte de toda a framboesa, as plantas são alimentadas e desinfetadas. As framboesas devem ser fertilizadas com substâncias minerais e orgânicas: potássio, cálcio, fósforo e nitrogênio.

Conselho! Todos os curativos são aplicados após a rega das plantas para que os nutrientes possam penetrar imediatamente no sistema radicular.

Se você deseja obter uma rica colheita de framboesas, considere as peculiaridades de cultivar e cuidar, podar e alimentar as plantas.

O que pode ser alimentado:

  1. Composto ou húmus - um balde por metro quadrado, excrementos de pássaros - até 6 kg por quadrado.
  2. De fertilizantes minerais - superfosfato, sal de potássio e fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo. Os fertilizantes são geralmente adicionados de acordo com as taxas indicadas na embalagem.
  3. Cinza de madeira. Você pode simplesmente borrifá-lo sob cada arbusto ou despejá-lo com uma solução de cinzas. É necessário um copo por quadrado. Alguns jardineiros experientes gastam alimentação foliar: espalhe cinzas sobre toda a planta, de cima para baixo. Além de alimentar, as cinzas protegem as plantas de pragas e doenças.

Os arbustos de framboesa, após a poda, devem borrifar o solo com uma solução desinfetante, por exemplo, fungicida.

Conselho! Uma excelente ferramenta para desinfetar o solo e as bases dos arbustos pode ser feita com as próprias mãos: apagar a cal, adicionar sulfato de cobre (40 mg por litro de água). Dissolva em um balde de água.

Cuidado com framboesa na primavera, envolve irrigação, afrouxamento e remoção de ervas daninhas em tempo hábil ervas daninhas... Todos os tipos de trabalho devem ser concluídos em tempo hábil.

Qual é o resultado final

Cuidar de framboesas não é tão difícil. Os jardineiros precisam regar, alimentar e fertilizar as plantas. Não se esqueça de afrouxar o solo e capinar. Essas operações podem ser minimizadas com o uso de cobertura morta ou cobertura do solo com material não tecido preto.

Mas isso não é o mais importante, porque sem podar as framboesas na primavera, as plantações ficam mais espessas. A produtividade cai drasticamente. Além disso, as pragas e doenças são populares entre as plantas.De que colheita de framboesas podemos falar?

Esperamos ter conseguido convencer os jardineiros novatos da necessidade de podar as framboesas na primavera. A principal tarefa de tal procedimento é despertar o crescimento dos brotos jovens, aliviar o sistema radicular do estresse desnecessário e obter uma rica colheita de framboesas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção