Contente
Blueberry Blurey foi criado nos EUA em 1955. A base para a dedução foi lançada pelas obras de Frederick Kovylev, George Darrow, Arlen Draper. A variedade não consta no Registro Estadual.
Descrição da variedade de mirtilo Blue Ray
Variedade de mirtilo Blurei (foto) - meia temporada, alta. Os arbustos atingem uma altura de 1,8 m, espalhando-se. As folhas são verde-escuras, arredondadas. As flores são rosa claro.
Características da frutificação
Os bagos são grandes, de cor azul profundo, pesando cerca de 2,2 g. Os frutos começam a amadurecer a partir de meados de julho, o período de frutificação é de até 2 semanas.
Não há necessidade de plantar várias variedades de polinização, uma vez que Blurey é uma variedade autopolinizada. Os mirtilos são usados para fazer compotas, congeladas e secas. Pode ser usado para fazer sucos, fazer geléias.
Vantagens e desvantagens
Como todas as culturas hortícolas, blueberries Blurey têm prós e contras. Vantagens:
- resistência à geada, o arbusto é capaz de sobreviver a geadas até -34 ° C;
- uma rica colheita, mais de 5 kg de bagas são retirados de cada arbusto;
- decoratividade, manifestada pela abundante floração primaveril.
As desvantagens incluem:
- frutificação excessiva. Apesar da rica colheita, a abundância de bagas é considerada uma desvantagem relativa, pois esgota o mato;
- espalhar - é impossível plantar vários arbustos firmemente;
- exatidão à acidez do solo.
Se os mirtilos forem cultivados no pátio para fins pessoais, plantar mais de 1-2 arbustos no local é impraticável. A frutificação abundante leva a dificuldades no processamento das bagas.
Características de reprodução
A forma mais comum de plantar um mirtilo da variedade Blurei na dacha é comprando uma muda. É possível criar a planta sozinho. Qualquer tipo de mirtilo é propagado por três métodos:
- camadas;
- estacas;
- sementes.
O primeiro método envolve a necessidade de colocar os ramos individuais inferiores no solo, fixá-los e cobrir com serragem. Após 2 anos, as primeiras raízes aparecerão. O galho é separado do mato, plantado para crescer.
O método de corte de mirtilos da variedade Blurey envolve a colheita de mudas no outono. Em seguida, cada um é colocado em um recipiente com um substrato ácido, umedecido, colocado em uma estufa com aquecimento. Até a primavera, eles verificam e regam regularmente as futuras mudas. Quando as plantas têm cerca de dois anos, podem ser plantadas ao ar livre. Até então, eles são mantidos apenas em uma estufa.
A propagação de sementes é permitida a partir de material obtido pela própria pessoa. As sementes são extraídas de frutos maduros saudáveis, lavados e secos. No inverno, o material deve ser estratificado - basta ficar no porão ou na geladeira. Na primavera, os mirtilos são semeados em campo aberto, aprofundando-se em 1 cm. De cima, eles são cobertos com serragem, turfa (camada de 3 cm). O solo deve estar quente, a partir de + 23 ° C. É necessário afrouxar regularmente, regar, remover ervas daninhas do solo, até que apareçam brotos inteiros. A frutificação começa após 8 anos.
Plantar e sair
O plantio correto de uma muda é garantia de saúde futura e boa frutificação.Blueberry Blurey não é exceção. Tendo pousado a tempo, em solo adequado, o jardineiro proporcionará melhor sobrevivência ao mato.
Tempo recomendado
Mirtilos de jardim da variedade Blurey são plantados no solo no início do outono ou no final da primavera. O momento do plantio de mudas em um recipiente é mais flexível, no entanto, julho não é um mês adequado.
É aconselhável cobrir as plantações de outono para o inverno com ramos de abeto.
Seleção do local e preparação do solo
O lugar certo para a planta é importante. Deve ser uma área muito ensolarada, protegida do vento. É permitido delimitar o lado norte da plantação da variedade de arbusto Blurei com uma sebe.
As características do solo também são importantes. A terra deve passar bem o ar e a água. Misturas com turfa e areia são adequadas, mas solo completamente turfoso não é recomendado. O solo deve ser úmido, mas o alagamento pode danificar as mudas e levá-las à morte. Um local desfavorável para o plantio leva a uma diminuição do rendimento do mato, leva ao esmagamento dos frutos.
Algoritmo de aterrissagem
Existem 2 métodos comuns de plantio de arbustos de baga Blurey - em poços e em cristas. O pouso da primeira maneira é o seguinte:
- cavar buracos com 40 cm de profundidade e até 1,5 m de largura;
- adormecer com um substrato de uma mistura de húmus de coníferas, serragem de pinheiro (é permitido substituir as agulhas), turfa;
- o recipiente com a muda é embebido por 30 minutos;
- a planta é retirada, plantada em um buraco, aprofundando o colo da raiz em 7 cm e regada.
É proibido adicionar cinzas, composto, esterco, húmus, qualquer fertilizante alcalino. O pouso em cumes é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- o solo é retirado a uma profundidade de 10 cm, a largura da cova é de 1 m;
- encher o substrato, como para o plantio em poços;
- uma planta Blurey é plantada bem no topo, criando cristas.
Crescendo e cuidando
Para que a planta seja sã e frutifique bem, é necessário o cuidado adequado. O mais importante para os mirtilos da variedade Blurei é o tempero, a rega, a poda formadora.
Horário de rega
Para que os mirtilos da variedade Blurei frutifiquem bem, é necessário regar os arbustos a cada 3 dias. Cada arbusto deve levar pelo menos 10 litros. agua.
É permitido organizar a irrigação por gotejamento, no entanto, a irrigação comum ainda precisará ser usada para acidificar o solo.
Cronograma de alimentação
A fertilização da planta Blurei com fertilizantes minerais é realizada de acordo com um esquema fixo (conforme necessário).
Idade | Número de colheres de sopa |
2 anos | 1 |
3 anos | 2 |
4 anos | 4 |
5 anos | 8 |
6 e mais anos | 16 |
A falta de minerais é determinada pelo aparecimento da planta Blurei:
- nãodostfluxo de nitrogênio - o crescimento diminui, as folhas, os brotos ficam amarelos, as bagas ficam menores;
- deficiência de fósforo - as placas das folhas ficam roxas, aninham-se no caule;
- falta de potássio - as pontas das folhas morrem, as plantas ficam manchadas, os rebentos ficam pretos, morrem;
- falta de cálcio - as folhas são deformadas, as bordas ficam amarelas;
- falta de magnésio - vermelhidão das folhas nas bordas, o meio permanece verde;
- deficiência de boro - as folhas superiores ficam azuladas, os veios ficam amarelos, os rebentos param de crescer, morrem;
- falta de ferro - as folhas ficam amarelas, os veios permanecem verdes;
- falta de enxofre - a folha torna-se branco-amarelada, ocasionalmente embranquece completamente.
Os mirtilos da variedade Blurey precisam de solo com acidez de 3,5–5. Uma deficiência, um excesso de ácido se manifesta da mesma forma - o arbusto para de se desenvolver, por isso é importante verificar regularmente o indicador de acidez.
Os mirtilos não são alimentados com composto ou estrume. A partir de fertilizantes ácidos naturais, são usados musgo esfagno ou agulhas de pinheiro. Uma opção eficaz é acidificar a água para irrigação. Para isso, eles se preparam:
- solução de ácido oxálico (cítrico) na proporção de 1 colher de chá. para 3 litros de água;
- solução de ácido acético, proporção - 200 ml por 10 litros de água;
- uma solução fraca de ácido sulfúrico, a proporção é de 50 ml por 10 litros de água.
Isso manterá um nível regular de acidez do solo, que é necessário para a saúde da variedade Blurei de mirtilo.
Poda
Para formar o esqueleto do arbusto, a tosquia começa com dois mirtilos. Os ramos com botões de frutas são removidos.
Após atingir a idade de cinco anos, galhos velhos e doentes, galhos próximos à base, caídos no chão, são removidos.
Todas as operações são realizadas no início da primavera, antes da abertura do botão. É permitida a poda de outono, realizada após a queda de todas as folhas.
Preparando-se para o inverno
Apesar da alta resistência do inverno, é aconselhável cobrir os mirtilos Blurey para o inverno. Os galhos são dobrados no chão, evitando que se quebrem. Em seguida, eles cobrem com galhos de estopa ou abeto. No inverno, é aconselhável adicionar neve à planta. É proibido usar filme plástico para isolamento.
Pragas e doenças
A variedade Blurei de mirtilo é resistente a pragas, doenças, mas ocasionalmente, com erros de cuidado, pode adoecer. Doenças comuns:
- requeima;
- podridão cinzenta;
- câncer de tronco;
- queimadura monilial;
- murcha de phomopsis.
Para prevenção e tratamento, mirtilos da variedade Blurei são pulverizados com fungicidas, por exemplo, "Trichodermin", "PhytoDoctor".
Pragas em mirtilos da variedade Blurey são raras, o tratamento preventivo é inadequado. É permitido remover brotos e folhas danificados do arbusto.
Ocasionalmente, mirtilos da variedade Blurei podem ser infectados por um ácaro-aranha e serem atacados por lagartas. Para combater as pragas de insetos, são utilizados inseticidas: Apollo; Vermitek, Aktofit.
Conclusão
Blueberry Blurey é despretensioso, mas plantar e cuidar de mudas causará muitos problemas, que serão recompensados a longo prazo.