Estrela do mar coroada: foto e descrição

Nome:Starfire coroado
Nome latino:Geastrum coronatum
Um tipo: Não comestível
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Phallomycetidae (Veselkovye)
  • Pedido: Geastrales
  • Família: Geastraceae
  • Gênero: Geastrum (Geastrum ou Zvezdovik)
  • Espécie: Geastrum coronatum

A estrela do mar coroada é um cogumelo com uma aparência fantástica e caprichosa. Assemelha-se a uma flor de azevinho com um grande fruto no centro.

Qual é a aparência de uma estrela do mar coroada?

Possui chapéu com diâmetro de até 7 cm, que se divide em 7 a 8 setores. As lâminas da tampa são dobradas para baixo. O corpo frutífero sobe acima da superfície da terra e do micélio. Um saco de esporos esbranquiçado, oval, surge em um pequeno talo. Os esporos também são de cor acastanhada e têm pequenas verrugas de formato oval na superfície, com cerca de 3-5 mm de tamanho. A cor da estrela coroada varia do creme ao marrom claro. A superfície é áspera, de aparência seca.

Estrela do mar coroada - aparência

Onde e como cresce

A principal área de distribuição é a parte norte do território das montanhas do Cáucaso, florestas da Rússia central com solo argiloso.

Frutificando do início do outono a meados do outono, portanto, setembro e outubro são os períodos de crescimento ativo.

O crescimento desta espécie é caracterizado pela proximidade de árvores caducifólias.

Os cogumelos crescem individualmente ou em grupos em arbustos densos em parques e jardins.

O cogumelo é comestível ou não

A estrela do mar coroada pertence à categoria dos cogumelos comestíveis condicionalmente, portanto, para poder ser utilizada na alimentação, é necessário seguir algumas regras. Quase não há menção de comer nas fontes. Pode ser. Que esta cópia contém substâncias tóxicas que podem causar envenenamento. Em casos raros, podem ocorrer consequências perigosas na forma de efeitos no sistema nervoso e no trato digestivo.

Importante! Ao decidir usar cogumelos comestíveis condicionalmente para a comida, é necessário executar uma lista inteira de medidas preparatórias: fervura repetida e salga.

Além disso, a impossibilidade de consumir uma estrela do mar é caracterizada por suas propriedades gastronômicas. As qualidades gustativas são específicas - amargor pronunciado e sabor manchado tornam-no impróprio para consumo.

Duplas e suas diferenças

Apesar da aparência específica, a estrela do mar não é a única representante do reino dos cogumelos com esse formato de corpo de fruto.

O gêmeo principal é o geastrum triplo. Este cogumelo vem do mesmo gênero e não é comestível. Na aparência, também se assemelha a uma flor com uma grande bola no meio. No entanto, ela difere na cor da estrela coroada - o núcleo é quase preto e as lâminas têm um meio-tom marrom. Territorialmente, o geastro triplo também possui um habitat diferente - seu crescimento é caracterizado pela presença de árvores coníferas. Muitas vezes cresce profundamente em agulhas.

Este espécime tem uma forma bastante incomum.

Conclusão

A estrela do mar coroada tem uma aparência incomum. Colecionar é um exercício pouco prático, uma vez que comer é impossível. É um representante condicionalmente comestível do reino dos cogumelos. Mas admirar o aparecimento de um cogumelo, que mais se parece com uma flor de conto de fadas, é uma atividade interessante que pode cativar não só as crianças, mas também os adultos. Você pode encontrar este espécime em florestas decíduas, perto de árvores e arbustos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção