Cystolepiota Seminuda: descrição e foto

Nome:Cystolepiota Seminuda
Nome latino:Cystolepiota seminuda
Um tipo: Não comestível

Cystolepiota seminuda é um membro da família Agaricaceae, o gênero Cystolepiota. Pertence à espécie comum, é considerada pouco difundida e bastante rara. É por causa de seu pequeno tamanho que esses representantes raramente chamam a atenção dos catadores de cogumelos.

Qual é a aparência da cistolepiota Seminuda

Seminuda cystolepiota é um cogumelo muito pequeno. O diâmetro da calota não ultrapassa os 2 cm e, em espécime jovem, apresenta formato cônico-arredondado, coberto por baixo por uma manta densa levemente granular. À medida que cresce, o gorro endireita e assume uma forma larga-cônica ou convexa com um tubérculo pronunciado no centro. Um espécime maduro tem uma tampa espalhada com um tubérculo rombudo no meio, enquanto os restos da colcha desaparecem completamente. A cor é o branco, após o qual um tom rosa ou fulvo aparece no centro.

A placa na superfície da tampa também muda. Um espécime jovem tem uma estrutura escamosa, então é substituída por uma granular, e então desaparece completamente, deixando a superfície completamente lisa e nua.

Atenção! A placa da tampa pode ser lavada com chuva forte, portanto, alguns espécimes jovens também têm uma superfície nua.

Sob a tampa, podem-se ver placas livres, muitas vezes localizadas, finas, bastante estreitas. Sua cor é cremosa ou ligeiramente amarelada. As disputas em massa têm uma tonalidade branca.

A perna pode atingir até 4 cm, ao passo que é muito delgada, com diâmetro de apenas 0,2 cm, seu formato é cilíndrico, reto, raramente curvado. O interior da perna é oco, o exterior é liso com um revestimento granular delicado, que também desaparece com o tempo. Sua cor é mais escura do que a tampa e varia do amarelo-rosa ao fulvo. Na base, a perna é avermelhada ou ligeiramente cinzenta.

A polpa do corpo de frutificação é muito fina e frágil. No corte, os gorros são brancos, as pernas são rosadas. Tem pouco ou nenhum aroma ou exala um odor desagradável de batata.

Onde a Seminuda cystolepiota cresce?

O cogumelo cystolepiota Seminuda pertence a uma espécie rara, mas cresce em todos os lugares em quase todo o território da Rússia. Prefere florestas decíduas e mistas. Ela cresce em folhas caídas ou entre galhos, serapilheira.

O período de frutificação é entre julho e setembro. Cresce em grupos, os corpos frutíferos raramente crescem isoladamente.

É possível comer cistolepiota Seminuda

Não há informações confiáveis ​​sobre a comestibilidade da cistolepiota de Seminud. Casos alimentares também não foram confirmados. Portanto, esse tipo de cogumelo é classificado como não comestível.

Conclusão

Seminuda cystolepiota é um fungo muito notável, que pode ser distinguido dos cogumelos porcini de pequeno porte semelhantes pela presença de restos de uma colcha em forma de dentes triangulares ao longo da borda. Mas é precisamente o tamanho pequeno que torna essa espécie quase invisível ao olho humano.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção