Linha gigante (grande, gigantesca): foto e descrição

Nome:A linha é gigante
Nome latino:Gyromitra gigas
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:A linha é grande, A linha é gigantesca
Características:
  • Grupo: ascomicetes
  • Cor marrom
 
Sistemática:
  • Departamento: Ascomycota (Ascomycetes)
  • Subdivisão: Pezizomicotina
  • Classe: Pezizomicetes
  • Subclasse: Pezizomycetidae
  • Pedido: Pezizales
  • Família: Discinaceae
  • Gênero: Gyromitra (linha)
  • Visualização: Gyromitra gigas (linha gigante)

A linha é gigante (a linha é gigantesca, a linha é grande) - um cogumelo de primavera, cujas tampas dobradas se destacam em contraste com o fundo de grama de maio. Sua principal característica é que no processo de crescimento atinge um tamanho gigantesco, que pode ser entendido pelo seu nome. Ela cresce isoladamente, mas vários grupos também são encontrados.

Como é uma linha gigante

A linha gigante pertence à categoria dos cogumelos marsupiais da família Discinova, portanto seus esporos estão localizados no próprio corpo frutífero. Sua aparência é atraente e se assemelha a um caroço de noz. O nome oficial é Gyromitra gigas.

Descrição do chapéu

Como você pode ver na foto, a linha do gigante tem uma tampa dobrada disforme, que em alguns pontos cresce até a perna. Quando cortado, há uma cavidade em seu interior. Sua largura varia entre 7-12 cm, mas em alguns casos existem espécimes gigantes com uma extensão de até 30 cm.

No início do desenvolvimento, a cor principal da superfície superior é o castanho claro, mas à medida que amadurece escurece e adquire uma tonalidade ocre. No verso, há uma superfície estéril brilhante de tom branco ou creme.

Descrição da perna

A perna da linha gigante é curta, de tom claro. Seu comprimento varia de 3 a 6 cm, e sua largura frequentemente corresponde ao diâmetro da tampa. No exame externo, a perna maciça é quase invisível sob o cogumelo. Sua consistência é frágil, quebradiça. A polpa não tem cheiro característico de cogumelo.

O cogumelo é comestível ou não

Esta espécie pertence à categoria de comestíveis condicionalmente. Não há informações oficiais de que a linha gigante possa ser comida. Acredita-se que contenha a toxina giromitrina, que em pequenas doses não causa envenenamento rápido, mas, quando se acumula no organismo, provoca complicações graves. Ao mesmo tempo, a secagem e a fervura não são capazes de remover a toxina e seus derivados do cogumelo.

Importante! Morel gigante em forma crua fresca é venenoso.

Sintomas de envenenamento, primeiros socorros

Quando usado, sinais de intoxicação do corpo podem aparecer após 6 a 10 horas.Neste caso, o bem-estar da pessoa piora drasticamente, e os sintomas só se intensificam.

Sinais de aviso:

  • náusea transformando-se em vômito;
  • dor no abdômen;
  • dor de cabeça;
  • fezes chateadas.

Se aparecerem sintomas desagradáveis, você não pode hesitar, chame uma ambulância. Enquanto espera pelo médico, vale a pena provocar o vômito com uma solução de sal (1 colher de sopa. L por 1 colher de sopa. Água) ou permanganato de potássio (líquido rosa). Em seguida, beba carvão ativado na proporção de 1-2 comprimidos para cada 10 kg de peso, bebendo o medicamento com água em quantidade suficiente (pelo menos 250 ml).

O tratamento adicional deve ser realizado em um hospital.

Propriedades curativas de uma linha gigante

A linha gigante é muito utilizada na medicina popular, pois tem efeito analgésico que permite aliviar a dor. Ao mesmo tempo, é possível usar fundos baseados nele apenas externamente.

Propósito:

  • esporão de calcanhar;
  • reumatismo;
  • poliartrite;
  • osteocondrose;
  • radiculite.

Onde e como cresce

O crescimento ativo da linha gigante ocorre no final de abril e segue até o início de junho. É encontrado em florestas mistas sob a sombra de bétulas ou próximo a tocos e troncos caídos. Prefere solos arenosos e argilosos. Nas margens, bem aquecidas pelo sol, encontram-se plantações coletivas desta espécie.

Na Rússia, uma linha gigante pode ser encontrada na Calmúquia, bem como nas regiões de Rostov, Saratov e Volgogrado.

Duplas e suas diferenças

Externamente, esta espécie é semelhante ao lobo encaracolado. A diferença entre este último é que pode ser encontrado no período de outono - do final de agosto a meados de outubro. A cor da tampa vai do castanho claro ao ocre claro. O cogumelo é considerado comestível condicionalmente, mas requer tratamento térmico.

A linha gigante também tem semelhanças com outra espécie da família Discinova - a linha comum (Gyromitra esculenta). Uma característica do gêmeo é a cor marrom escura da tampa e o tamanho do corpo da frutificação é muito menor. Esta espécie pertence à categoria de venenosos mortais, pois contém giromitrina.

Importante! A concentração da toxina depende muito do local onde o fungo cresce. O maior foi registrado na Alemanha.

Conclusão

A linha gigante, segundo especialistas, não representa perigo mortal para a saúde humana em pequenas doses. Mas com o acúmulo de toxinas no corpo, pode provocar a morte. Em muitos países, é classificado como uma espécie venenosa, portanto, não subestime o grau de risco.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção