Contente
O fungo Tinder ou gleophyllum é conhecido nos livros de referência micológica como Gloeophyllum sepiarium. O cogumelo tem vários nomes latinos:
- Daedalea sepiaria;
- Agaricus sepiarius;
- Lenzitina sepiaria;
- Merulius sepiarius.
Qual é a aparência da cerca gleophyllum?
Mais frequentemente, a ingestão gleophyllum com um ciclo biológico de um ano, com menos frequência a estação de crescimento dura dois anos. Existem espécimes únicos ou partes laterais de acréscimo, se os corpos frutíferos estiverem bem localizados no mesmo nível do plano comum. A forma é meia forma em forma de roseta ou um leque com um rolo ondulado ao longo da borda. Os corpos de fruto são convexos no início do crescimento, depois planos e prostrados, com uma disposição de azulejos na superfície do substrato.
Característica externa:
- O tamanho do corpo do fruto chega a 8 cm de largura, transversal - até 15 cm.
- A parte superior é aveludada nos espécimes jovens, já com a maturidade recoberta por um pelo curto, espesso e duro. A superfície é irregular com sulcos de diferentes profundidades.
- A cor no início do crescimento é castanho claro brilhante com uma tonalidade laranja, com a idade escurece para castanho e depois preto. A cor é desigual, com áreas concêntricas pronunciadas: quanto mais próximos do centro, mais escuros.
- Himenóforo em uma espécie de tipo misto. No início do crescimento, é formado por pequenos tubos dispostos em labirinto. Com a idade, a camada portadora de esporos torna-se lamelar. Pratos de várias formas e tamanhos irregulares, arranjo denso.
- A parte inferior do cogumelo é marrom, depois marrom escuro.
A estrutura do corpo do fruto é densa, a polpa é castanha ou amarela escura.
Onde e como cresce
A ingestão de gleophyllum não está ligada a uma zona climática específica, cosmopolita cresce em madeira morta, tocos, seca. Encontrado em florestas mistas dominadas por coníferas. A saprófita parasita pinheiros, abetos e cedros. Raramente encontrado em árvores decíduas em decomposição. Prefere áreas abertas e secas, bordas de floresta ou clareiras. Gleophyllum é comum nas florestas da parte norte da Rússia, na zona média e no sul.
O Gleophyllum pode ser encontrado em ambientes internos, onde se localiza em madeiras moles processadas, causando podridão parda. Em um ambiente não natural para si mesmo, os corpos frutíferos são subdesenvolvidos, menores, estéreis. Os políporos podem ter a forma de coral. Também cresce em áreas abertas de dependências de madeira, uma cerca. Em climas temperados, a estação de crescimento vai da primavera ao início da geada, no sul - durante todo o ano.
O cogumelo é comestível ou não
Os cogumelos não contêm compostos tóxicos na composição química. Devido à sua estrutura dura e seca, a espécie não apresenta valor nutricional.
Duplas e suas diferenças
Espécies semelhantes incluem gleophyllum odorífero. Assim como o fungo tinder, não é comestível.A espécie é perene, de maior tamanho e com polpa espessa. O formato é redondo, amarelo claro na parte inferior, com áreas marrom-escuras na superfície. Cresce isoladamente, espalhado, parasita em madeira de coníferas em decomposição. Uma característica distintiva é um aroma agradável e bem definido de erva-doce.
Os duplos incluem log gleophyllum, o cogumelo cosmopolita cresce em árvores decíduas, mais frequentemente em madeira processada de edifícios. A espécie tem um ano, mas o ciclo biológico pode durar até dois anos. Ele está localizado isoladamente ou em pequenos grupos com as partes laterais fundidas. A camada portadora de esporos é mista: tubular e lamelar. A cor é cinza escuro, a superfície é protuberante, áspera, a polpa é fina. Os cogumelos não são comestíveis.
Conclusão
Consumo de gleophyllum - saprotroph, parasita de espécies de coníferas mortas, pode se estabelecer na madeira tratada, causando podridão parda. Os cogumelos, devido à estrutura rígida do corpo frutífero, não representam valor nutricional. A principal acumulação encontra-se em regiões de clima temperado, menos frequente no sul.