Contente
A floccularia amarelo-palha pertence à categoria dos cogumelos pouco conhecidos da família Champignon e leva o nome oficial - Floccularia straminea. A espécie está à beira da extinção devido a incêndios, pastagens e desmatamento. Portanto, em muitos países eles estão tentando cultivá-lo em condições artificiais.
Como é o amarelo palha da floccularia?
A floccularia amarelo-palha é caracterizada por uma tonalidade incomum, que a distingue visivelmente do fundo de outros cogumelos. Tem um tamanho pequeno, um cheiro agradável a cogumelos e uma polpa adocicada.
Descrição do chapéu
Em espécimes jovens, a tampa tem uma forma arredondada convexa. Mas, à medida que amadurece, torna-se em forma de sino, alongado e às vezes plano. Seu diâmetro varia de 4-18 cm. Na superfície, grandes escamas franjadas bem ajustadas são claramente visíveis. Inicialmente, a cor é amarelo brilhante, mas aos poucos vai desbotando e se transformando em palha.
O corpo do fruto é de consistência carnuda e densa. A concha superior é seca, fosca. Na parte de trás da tampa, há placas que se encaixam perfeitamente. Inicialmente, eles são claros e depois tornam-se amarelos.
Descrição da perna
Na quebra, a polpa é densa, de tonalidade branca uniforme. O comprimento da perna varia de 8 a 12 cm, e a espessura é de 2,5 cm.A cima, sob o gorro, a superfície é lisa e leve. No fundo, na base, encontram-se zonas desgrenhadas, nas quais se vêem claramente mantas amarelas de consistência macia. Alguns exemplos têm um anel frágil.
O cogumelo é comestível ou não
Este cogumelo é comestível, mas seu valor nutricional é muito baixo devido ao seu pequeno tamanho.
Onde e como cresce
Floccularia amarelo-palha prefere crescer em florestas de coníferas e mistas, sob aspens e em florestas de abetos. Também pode ser encontrado nas estepes. Cresce individualmente e em grupos.
Zonas de distribuição no território da Rússia:
- República de Altai.
- Região da Sibéria Ocidental.
- Extremo Oriente.
- Parte europeia.
Além disso, este cogumelo é cultivado em países da Europa Central e Meridional.
Duplas e suas diferenças
Um dos gêmeos da floccularia amarelo-palha é a comestível Riken floccularia, que também pertence à família Champignon. Ela cresce principalmente no território da região de Rostov. A principal diferença entre as espécies é a cor externa. O duplo é de cor creme. O resto dos cogumelos são muito semelhantes.
A floccularia amarelo-palha também tem uma aparência semelhante à psatirela de algodão, que não deve ser ingerida. É caracterizada por uma tampa marrom-escamosa e um corpo de frutificação delgado. As placas no verso são de cor marrom. O local de crescimento é a madeira das árvores caducifólias.
Conclusão
A floccularia amarelo-palha é um espécime raro e de grande interesse para os especialistas.Seu acervo tem pouco valor. E a curiosidade ociosa neste caso pode levar à sua perda total. Portanto, é melhor dar preferência às variedades mais famosas e saborosas.