Contente
A casa dos cogumelos é um representante nocivo da família Serpulov. Esta espécie se instala na madeira e leva à sua rápida destruição. Geralmente aparece em áreas úmidas e escuras de edifícios residenciais. O fungo cresce rapidamente, transformando a madeira em pó, por isso, quando aparecem os primeiros sintomas de infecção, é necessário iniciar um combate.
Descrição da casa de cogumelos
O cogumelo da casa branco em tenra idade é representado por numerosos pontos esbranquiçados ou cinza claro, que crescem juntos com o tempo, formando uma forma oval larga. A superfície é coberta com muco ou adquire uma camada lanosa.
Na fase inicial de desenvolvimento, o corpo do fruto é pintado de branco como a neve, à medida que cresce, a cor muda para vermelho-amarelo ou marrom-enferrujado. A polpa dura tem uma estrutura em camadas de borracha.
Para reconhecer a casa do cogumelo em tempo hábil, você precisa ver fotos e vídeos.
Características de reprodução
Com iluminação suficiente, a casa do cogumelo forma o corpo de frutificação principal, pronto para a reprodução. Esporos alongados são formados na superfície dobrada superior do fungo, na forma de um pó enferrujado. Disputas podem se espalhar para prédios vizinhos pelo vento, animais, insetos, roupas e sapatos.
Outro método de infecção está associado ao micélio, quando madeira sã e infectada entram em contato uma com a outra.
Influência da casa do cogumelo na madeira
A casa do cogumelo é considerada um parasita, instala-se em madeira de coníferas e decíduas. Ele é capaz de crescer e se desenvolver nas condições mais desfavoráveis:
- em baixas temperaturas;
- alta umidade do ar;
- com má ventilação;
- na ausência de luz natural.
Esse ambiente permite que o corpo da fruta se desenvolva rapidamente, liberando enzimas que levam à rápida destruição da madeira. Com o tempo, o fungo torna-se frondoso e a madeira infectada torna-se quebradiça e solta. A árvore destruída fica marrom, fica coberta com uma flor esbranquiçada e facilmente se esfarela sob os dedos. Além disso, com a ajuda de processos filamentosos, o fungo penetra nos poros da madeira, aumentando assim a área da lesão.
O parasita doméstico não afeta todas as espécies de árvores. Desenvolve-se bem no pinheiro e é extremamente raro no larício e no abeto. A acácia, o carvalho e o castanheiro são resistentes a danos, por isso são óptimos para trabalhos de construção.
Por que uma casa de cogumelo aparece na casa e nos edifícios
Cep freqüentemente aparece em locais úmidos, em salas com pouca ventilação. Além disso, a multiplicação rápida ocorre quando o solo entra em contato com o piso e quando a madeira nova é usada junto com o material de construção contaminado.
Causas e sinais de infecção
A casa de cogumelos começa a dar frutos em condições favoráveis. Quando aparecem os primeiros sinais, é necessário iniciar o tratamento, pois o fungo cresce rapidamente, transformando a madeira em pó. Condições para reprodução rápida:
- umidade 80% ou mais;
- temperatura do ar + 24 ° C e acima;
- falta de luz solar.
Na maioria das vezes, o cogumelo pode ser encontrado em porões, caves e saunas. A infecção pode ocorrer por meio de ferramentas ou roupas de trabalho contaminadas com esporos.
Fatores positivos para o desenvolvimento do fungo:
- Um lugar abafado e sem ventilação - janelas fechadas e ventilação estragada ajudam o cogumelo doméstico a crescer e se desenvolver rapidamente. Isso é especialmente verdadeiro para locais onde a condensação se acumula: cozinha, banheiro.
- O vazamento de tubos leva ao aumento da umidade e ao desenvolvimento de mofo.
- Congelamento de paredes, goteiras no telhado, falta de aquecimento.
- A localização próxima das águas subterrâneas leva ao apodrecimento dos postes e fundações de madeira.
Por que o aparecimento de um cogumelo porcini é perigoso?
A casa dos cogumelos é muito fácil de detectar, por isso, quando os sintomas iniciais aparecem, medidas de controle precisam ser iniciadas. Quais são os sinais de que um parasita pode ser detectado:
- Um pedaço de fios brancos aparece na madeira, uma reminiscência de algodão leve.
- À medida que cresce, o corpo frutífero cresce e torna-se amarelo-acastanhado com uma tonalidade prateada.
- A madeira racha, fica escura e perde resistência.
- Uma casa de cogumelos transforma 4 cm de madeira em pó em 30 dias e destrói completamente uma construção em 12 meses.
Danos domésticos de cogumelos aos humanos
Além da rápida destruição da madeira, a casa do cogumelo é prejudicial ao corpo humano. Na maioria das vezes, afeta crianças e idosos com imunidade reduzida. Os primeiros sinais de envenenamento são:
- dor de cabeça, tontura;
- conjuntivite;
- rinite, laringite;
- náusea;
- exacerbação da asma;
- tosse alérgica;
- doenças pulmonares.
Como lidar com cogumelo porcini
Você pode se livrar do fungo doméstico apenas nos estágios iniciais da infecção. Agentes de controle de parasitas domésticos:
- Anti-sépticos. Fungicidas de amplo espectro são agentes eficazes para a destruição de fungos domésticos. Mas é preciso lembrar que têm efeito tóxico em humanos e animais, portanto, o tratamento é feito com roupa de trabalho, respirador e luvas de borracha. Após a realização das manipulações, a sala é ventilada durante o dia. Freqüentemente usado: uma mistura de madeira e alcatrão de carvão, carbolineum e petróleo.
- Método mecânico. Este método permite destruir o micélio do fungo doméstico em diferentes estágios de desenvolvimento. No estágio inicial da infecção, a camada superior da árvore é removida e queimada, a árvore sobrevivente é desinfetada com um anti-séptico. Com a penetração profunda do fungo, só ajuda a remoção de todos os elementos infectados com posterior processamento das bordas.
- Desinfecção. A irradiação ultravioleta é um método simples e seguro de controlar o fungo. Não agride o meio ambiente, os animais e os humanos. O quarteamento da sala deve ser feito regularmente, uma vez que uma dose forte mata instantaneamente o fungo e seus esporos.
Existem também métodos populares para lidar com o parasita doméstico. Esses incluem:
- uma solução aquosa de cobre ou sulfato de ferro;
- solução de fluoreto de sódio;
- solução de trabalho preparada com vinagre e sulfato de cobre;
- drug Pentabos.
Medidas de prevenção
Os antigos construtores usaram sempre madeira resinosa, oleada e salgada, pois esta mantém por muito tempo a sua estrutura lenhosa. Na China antiga, antes de construir uma casa, uma árvore era embebida em uma solução aquosa de cloreto de sódio.É muito eficaz revestir o material de construção com creosoto, mas a droga tem uma desvantagem - um odor pungente persistente.
Para salvar os prédios da casa do cogumelo, é necessário tomar medidas preventivas em tempo hábil. Esses incluem:
- Se os prédios foram tratados para parasita de casa, é necessário processar cuidadosamente as ferramentas e roupas de trabalho após o término da obra.
- Durante a construção, não use madeira contaminada, pois o fungo pode se mover rapidamente para um material de construção saudável.
- Os pisos não devem estar em contato com o solo. Portanto, antes do revestimento, uma almofada de construção é feita de areia, tijolo quebrado ou argila expandida grande. Não se pode usar material rico em húmus: flocos de coco, cinzas.
- Para a construção, utiliza-se apenas madeira seca, processada a partir do fungo da casa com anti-sépticos especiais.
- A casa de madeira construída deve secar bem, após o que a madeira pode ser pintada com tinta a óleo.
- A adega e o porão devem ser bem ventilados.
- Não é recomendado cobrir o chão firmemente contra as paredes.
- Durante a construção de uma casa de madeira, é necessário organizar a corrente de ar sob o piso.
- Para reduzir a umidade no ambiente, vários blocos de choupo podem ser dispostos nos cantos, pois o choupo absorve perfeitamente a umidade.
- A decoração interior da casa de banho, adega e cave é melhor feita com tábuas pré-tratadas com uma solução quente de cobre e sulfato de ferro.
Conclusão
A casa do cogumelo é um parasita perigoso, destruidor de madeira, que destrói edifícios de madeira em pouco tempo. Quando surgem os primeiros sinais de infecção, é necessário iniciar imediatamente as medidas de controle, escolhendo o método mais adequado e, a partir daí, realizar regularmente as medidas preventivas.