Contente
Variedade de maçã Um presente para jardineiros é um dos mais populares, pois tem um rendimento estável em regiões com agricultura de risco. Frutos deste tipo são caracterizados por alta palatabilidade e estão sujeitos a armazenamento de longo prazo sob certas condições. O nome da casta vai ao encontro das expectativas dos jardineiros, já que para se conseguir uma boa colheita de maçãs, basta seguir as regras gerais de cuidado.
História de criação
O “Presente para Jardineiros” foi recebido em 1959. Funcionários do Siberian Institute of Horticulture com o nome de V.I. M.A. Lisavenko. O objetivo do trabalho de criação foi criar uma variedade estável que produza frutos estáveis em temperaturas extremas, em condições curtas de verão. E a variedade resultante atendeu plenamente todas as expectativas.
A macieira “Presente para jardineiros” baseia-se em espécies como “Melba” e “Laletino”. O padrão de variedade foi oficialmente reconhecido em 1998 e inscrito no Registro Estadual. É recomendado para cultivo em toda a região da Sibéria Ocidental.
Descrição do presente de macieira para jardineiros
Esta espécie possui uma série de características que a distinguem das demais. Portanto, ao escolher uma variedade, deve-se prestar atenção a ela, o que lhe permitirá obter uma imagem completa da macieira "Presente para jardineiros".
Fruta e aparência de árvore
A variedade pertence à categoria de médio porte. A altura da árvore não ultrapassa os 3 m, e o diâmetro é de 3,5 m. A copa do "Dom dos Jardineiros" é redonda, de espessamento médio. Ramos de espessura moderada. Os rebentos maduros têm casca castanho-avermelhada, enquanto os jovens são verdes. Há pubescência na superfície dos ramos.
As folhas desta variedade são grandes, oblongo-ovais. Os pecíolos são de comprimento médio. As placas apresentam coloração cinza-esverdeada, com pubescência no verso. Existem pequenos entalhes ao longo da borda das folhas.
As maçãs são unidimensionais, pequenas, o peso médio é de 70-80 g, o formato do fruto é redondo, ligeiramente achatado para o centro. A cor principal é o amarelo esverdeado, a tegumentar é vermelha, apresentada na forma de pequenos traços que atingem metade do fruto.
A polpa do "Presente para Jardineiros" é branca, com ligeiro tom esverdeado, densa, levemente granulada.
Vida útil
A macieira "Presente para jardineiros" dá frutos de maneira estável até os quinze anos de idade e deve ser substituída. Sujeito a todas as regras de plantio e tecnologia agrícola, o tempo de vida pode ser estendido por mais 5 anos, e se as recomendações forem ignoradas, pode ser reduzido significativamente.
Gosto
As maçãs "presente para jardineiros" têm um sabor adocicado agradável com um ligeiro azedume. A pontuação da nota de degustação é de 4,5-4,8 pontos em 5 possíveis. As frutas contêm taninos, ácido ascórbico e componentes P-ativos. Mas, ao mesmo tempo, eles têm uma concentração insignificante de pectinas e ácidos tituláveis.
As maçãs desta variedade são ideais para secar e preparar compotas, marmeladas e conservas.
Regiões em crescimento
A macieira "Presente para jardineiros" é amplamente cultivada no Território de Altai e na Sibéria. Mas a variedade também apresenta alta produtividade nas regiões centrais. E nas regiões do sul não é recomendável cultivá-la, pois a macieira não tolera o ar seco e a falta de umidade. Nessas condições, é quase impossível atingir até mesmo um nível médio de rendimento.
Produção
A primeira frutificação da macieira "Presente para jardineiros" ocorre 3-4 anos após o plantio e ocorre no futuro a cada estação. O rendimento médio de uma árvore de dez anos é 20,5 kg, e por 15 anos - 30 kg.
Resistente à geada
A resistência ao gelo da variedade "Presente para jardineiros" é média. Quando a temperatura cai para -40 graus, o congelamento da casca é possível com o aparecimento de rachaduras. Mas a peculiaridade dessa macieira é que ela tem a capacidade de se regenerar rapidamente.
Resistência a doenças e pragas
A macieira "Presente para jardineiros" é imune à sarna. Mas mostra resistência moderada a outras doenças comuns. Em caso de condições de cultivo inadequadas, esta variedade pode sofrer de pulgões e vermes da folha. Portanto, para evitar danos, é necessário tratar a coroa e o tronco com fungicidas e inseticidas a cada primavera.
Período de floração e período de amadurecimento
A macieira "Presente para jardineiros" é uma das espécies outonais. Ela floresce no início de junho e dura de 6 a 10 dias, dependendo da temperatura do ar. A maturação removível dos frutos ocorre na segunda quinzena de setembro. Portanto, a colheita pode ser realizada durante este período e pelas próximas 2 semanas.
Polinizadores
A variedade "Presente para jardineiros" é autofértil. Portanto, para o conjunto de maçãs, ele não precisa de outras árvores polinizadoras.
Transporte e manutenção da qualidade
Os frutos têm uma casca fina mas densa, pelo que podem ser facilmente transportados mesmo em longas distâncias. Além disso, as maçãs desta variedade são bem armazenadas por um longo tempo sem perda de comercialização.
Vantagens e desvantagens
Essa variedade apresenta vantagens e desvantagens. Portanto, ao escolhê-lo, você deve prestar atenção a eles.
As principais vantagens da variedade:
- rendimento estável;
- apresentação de maçãs;
- Sabor fantástico;
- versatilidade de aplicação;
- frutas podem ser armazenadas e transportadas por muito tempo;
- recupera rapidamente ao congelar;
- imune a sarna, condições meteorológicas;
- não precisa de polinizadores.
Desvantagens:
- maçãs pequenas;
- a árvore não tolera nem mesmo uma seca de curta duração;
- resistência média ao gelo.
Pousar
Para o plantio, você deve escolher mudas de 2 anos. As plantas podem ser plantadas em local permanente no final de abril ou na primeira década de setembro.
Algoritmo do procedimento:
- Prepare uma cova com 80 cm de profundidade e 70 cm de largura.
- Coloque uma camada de entulho com 5 cm de espessura no fundo.
- Preencha 2/3 do volume do fosso com uma mistura de nutrientes de turfa, húmus, solo folhoso na proporção de 2: 1: 1.
- Além disso, adicione 30 g de superfosfato e 15 g de sulfeto de potássio, misture tudo bem.
- Faça uma pequena elevação no centro do poço.
- Coloque uma muda, espalhe as raízes.
- Instale um suporte próximo.
- O colo da raiz da macieira não pode ser enterrado no momento do plantio, deve estar ao nível do solo.
- Polvilhe as raízes com terra, compacte a superfície na base.
- Regue a muda abundantemente.
Crescendo e cuidando
É necessário regar a macieira regularmente, na ausência de chuvas sazonais - 2 vezes por semana. A cobertura também é importante para esta variedade. Eles fortalecem a imunidade da planta e aumentam sua resistência à geada.Na primavera, a macieira precisa ser fertilizada com ureia ou nitrato de amônio e, durante a brotação e a formação do ovário, usar superfosfato e sulfato de potássio.
A poda também deve ser realizada anualmente, o que ajuda a dar à copa a forma correta e a livrar-se de brotos espessos. Além disso, no início da primavera, a macieira "Presente para Jardineiros" deve ser borrifada com a mistura Bordeaux, além de tratada com o inseticida "Inta-Vir".
O que fazer se não der frutos
Às vezes você pode ouvir reclamações de jardineiros de que a macieira desta variedade não dá frutos. Isso pode acontecer por vários motivos:
- O colo da raiz da muda é enterrado no solo.
- Excesso de nitrogênio no solo.
- Falta de corte oportuno.
Para corrigir a situação, basta corrigir os cuidados e retirar o excesso de solo da base da árvore.
Coleta e armazenamento
Maçãs "Presente para jardineiros" são adequadas para armazenamento a longo prazo por 4 meses. e mais. Para isso, é necessário colocar a colheita em caixas de madeira e deslocá-la com palha para que os frutos não entrem em contato uns com os outros. Em seguida, coloque-os em um local fresco e bem ventilado.
Conclusão
Variedade de maçã Um presente para jardineiros é uma opção de cultivo ideal, capaz de mostrar uma produtividade estável ao mesmo tempo em que observa as regras de cuidado padrão. Portanto, esse tipo não perde relevância com o passar dos anos. A variedade ainda resiste à competição com dignidade devido à sua maior viabilidade em condições climáticas difíceis.