Contente
- 1 Descrição da nêspera alemã com uma foto
- 2 Propriedades úteis da nêspera alemã
- 3 Como usar nêspera alemã
- 4 Contra-indicações e danos da nespereira alemã
- 5 Como fazer crescer uma nêspera alemã
- 6 Características do cultivo de nêspera alemã na região de Moscou
- 7 Métodos de reprodução
- 8 Proteção contra doenças e pragas
- 9 Variedades germânicas de nêspera para cultivo no país
- 10 Coleta e armazenamento
- 11 Conclusão
A nêspera alemã é uma árvore frutífera termofílica adaptada às condições climáticas da Turquia, Irã, Iraque e Cáucaso. Diversas variedades foram cultivadas em cultura, incluindo aquelas com alta resistência ao inverno (até -30 graus). Essas variedades podem ser cultivadas mesmo nas condições climáticas da região de Moscou e outras regiões da faixa do meio.
Descrição da nêspera alemã com uma foto
A nêspera alemã (Mespilus germanica) é uma árvore frutífera que pertence à família Pink. Vários nomes de plantas são comuns:
- pêra de inverno (os frutos amadurecem na segunda metade do outono);
- abratse (na Abkházia);
- cones (no norte do Cáucaso);
- zykir (na Armênia);
- ezgil (no Azerbaijão).
É uma árvore caducifólia de altura média. Em um clima quente (inverno sem geadas), a nêspera alemã atinge 7–8 m, mas na zona temperada cresce até 3–4 m. A copa está se espalhando, o tronco é reto, até 20 cm de diâmetro. pequenos espinhos. A planta não difere na diversidade de espécies. Existem apenas 2 variedades de nêspera alemã: de frutos grandes e poliespermosa.
As folhas da nêspera são de forma oval germânica, a cor é verde claro. De tamanho bastante grande: até 15 cm de comprimento, até 4 cm de largura.A superfície é lisa, mas nota-se uma leve pubescência na parte inferior. No outono, as folhas adquirem uma cor vermelha brilhante e caem.
As flores da nêspera germânica são brancas e rosa claro, até 3 cm de diâmetro e na aparência lembram inflorescências de marmelo. Aparecem de maio a junho.
Eles são pequenos em tamanho (3 cm de diâmetro), na cor marrom-avermelhada e têm sépalas expandidas.
Apesar do nome, a nêspera germânica cresce naturalmente no norte do Irã, Iraque e Turquia. Além disso, a cultura é difundida no Cáucaso, na Bulgária e na Grécia. Na Rússia, ele é encontrado apenas nas regiões do sul - da Crimeia e Território Krasnodar ao norte do Cáucaso. Sujeito a cuidados cuidadosos e abrigo durante o inverno, o cultivo na região de Moscou e em outras regiões da faixa do meio é possível. O cultivo em outras áreas é problemático devido à termofilicidade da nêspera alemã.
Propriedades úteis da nêspera alemã
A composição química da fruta contém muitos minerais e outros compostos benéficos:
- ácidos orgânicos;
- vitaminas A, C, grupo B (B1, NO2, NO3, NO6, NO9);
- ferro, iodo, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, sódio, selênio;
- taninos;
- fitoncidas.
Os frutos da nêspera alemã são prescritos para o tratamento e prevenção de certas doenças. O uso regular tem um efeito positivo no corpo humano:
- melhora o funcionamento do sistema digestivo;
- reduz a dor em pedras nos rins;
- fortalece o sistema imunológico;
- normaliza a pressão arterial;
- aumenta a coagulação do sangue;
- restaura o tecido;
- previne o aparecimento de coágulos sanguíneos;
- previne o envelhecimento prematuro;
- fortalece unhas, cabelos e ossos;
- reduz o risco de desenvolver câncer, derrames e ataques cardíacos.
Como usar nêspera alemã
Os frutos da nêspera alemã têm consistência firme e sabor azedo devido ao seu alto teor de ácido. Portanto, não são consumidos imediatamente após a coleta. Pré-congele a fruta de maneira conveniente:
- deixe o inverno nos galhos e arranque no início da primavera;
- recolher antes da geada e enviar ao congelador por vários dias;
- coloque para armazenamento de longo prazo em uma câmara de geladeira ou em uma adega.
Devido ao tratamento frio, os frutos da nêspera alemã amolecem e tornam-se visivelmente doces. Ao mesmo tempo, secam um pouco - ficam cobertos de rugas e perdem volume. A fruta pronta para comer tem gosto de maçã assada.
A colheita pode ser usada fresca, mas é mais frequentemente usada para preparar alimentos e bebidas:
- geléia;
- bolo de mousse;
- vinho e licor;
- Molhos para pratos de carne;
- salada doce com outras frutas;
- sorvete.
Contra-indicações e danos da nespereira alemã
A nêspera alemã é segura para consumo. Mas, em alguns casos, dá reações alérgicas, provoca diarreia, azia e outros fenômenos desagradáveis. As frutas não devem ser consumidas:
- sofredores de alergia;
- pessoas com gastrite, úlceras, pancreatite;
- pacientes com diabetes;
- crianças menores de três anos inclusive.
Como fazer crescer uma nêspera alemã
É possível cultivar nêspera alemã tanto nas regiões do sul quanto no centro da Rússia. A planta não é muito caprichosa, mas precisa de alguns cuidados (regar, alimentar, proteção para o inverno), principalmente nos primeiros anos de vida.
Plantando nêspera alemã
O plantio de sementes de nêspera alemã está planejado para o início de março. As instruções de cultivo são as seguintes:
- Várias sementes são selecionadas e colocadas durante a noite em uma solução estimulante de crescimento (Kornevin, Epin).
- Prepare uma mistura de solo com antecedência de terra sod, húmus, turfa preta e areia em quantidades iguais.
- É tratado com uma solução fraca de permanganato de potássio. Pode ser enviado ao freezer por vários dias.
- Os recipientes de plantio também são lavados com permanganato de potássio. O solo é colocado neles.
- As sementes são plantadas a uma profundidade de 1 cm com uma distância de 5–7 cm uma da outra.
- Umedeça com água decantada (você pode com um spray).
- São colocadas no parapeito de uma janela, cobertas com uma película com orifícios e cultivadas em condições ambientais, arejando e regando periodicamente.
- Após 1,5 meses (ou seja, mais perto de maio), as mudas aparecerão.
- Após o aparecimento de dois pares de folhas, as mudas de nêspera alemã mergulham.
Eles são transplantados para um campo aberto no início do outono ou no final da primavera, deixando-os para o inverno em casa. O local de plantio deve ser totalmente aberto e seco (não nas terras baixas). O plantio em sombra parcial é permitido: a planta não gosta de luz solar direta durante o período quente. O tipo de solo ideal é fértil, franco-leve. 1–2 meses antes do plantio, composto ou húmus é introduzido no solo (um balde para 1–2 m2), e se o solo for argiloso, adicione 1 kg de serragem ou areia à mesma área.
As plantas são regadas imediatamente e as estacas e caules são amarrados.
Como cuidar
Ao cultivar nêspera alemã, é recomendável seguir estas regras:
- A planta precisa de rega regular, portanto, a água deve ser fornecida semanalmente e duas vezes mais em caso de seca. É aconselhável defendê-lo por 10-12 horas. A água para irrigação não deve ser fria.
- Os fertilizantes são aplicados a partir da segunda safra. Em abril, dê uréia (20 g por árvore) ou nitrato de amônio (15 g por poço). No verão, a matéria orgânica é adicionada 3-4 vezes. Use verbasco, infusão de grama verde ou curativo cítrico, diluído 2 vezes.
- O solo é afrouxado periodicamente, as ervas daninhas são removidas regularmente.
- Para o inverno, o círculo do tronco é coberto com folhas caídas, agulhas, serragem, palha e turfa. É aconselhável fechar as mudas jovens com agrofibra.
Características do cultivo de nêspera alemã na região de Moscou
As variedades cultivadas são caracterizadas por uma maior robustez no inverno: podem suportar geadas até -30 ° C, o que torna possível o cultivo de uma árvore nas condições climáticas da região de Moscou. Mas vale a pena considerar alguns recursos:
- Ao crescer as mudas, elas são mantidas em casa por pelo menos um ano, ou seja, até a próxima primavera.
- O transplante para o solo é feito apenas no final de maio, quando não há risco de geadas recorrentes.
- É preferível cultivar mudas de nêspera alemã em estufas ou sob margens e, no inverno, transplantá-las para um vaso e transferi-las para uma sala fria.
- A cada primavera e outono, a poda é realizada: ramos velhos e doentes são removidos, os rebentos esqueléticos são encurtados pela metade, e nos próximos dois anos - por um quarto. A coroa é periodicamente desbastada.
- Para o inverno, as mudas jovens são cuidadosamente cobertas com cobertura morta, você também pode embrulhar com agrofibra densa ou outro material.
Métodos de reprodução
A nêspera alemã pode ser propagada de várias maneiras:
- sementes;
- estacas;
- camadas;
- vacinação.
As sementes apresentam boa germinação, por isso esse método é considerado o mais confiável. Eles são plantados em março e cultivados em mudas por pelo menos seis meses (até o outono) ou um ano (antes do replantio na próxima primavera).
Por meio de estacas, você pode propagar árvores adultas da nêspera alemã. Para isso, cortam-se brotos saudáveis em maio e deles se obtêm estacas de 15 a 20 cm de comprimento, cujas folhas são reduzidas à metade. Eles são plantados em solo úmido e fértil até uma profundidade de 5 cm (estritamente verticalmente). Eles o cobrem com uma garrafa, transferem-no para uma sala fria durante o inverno e o devolvem ao campo aberto no ano seguinte.
É ainda mais fácil diluir a nêspera alemã com camadas. Para isso, em setembro, é necessário dobrar vários ramos mais baixos, colocá-los nas ranhuras previamente escavadas e fixá-los com grampos. Anteriormente, vários cortes são feitos nos galhos. Os sulcos são cobertos com terra e regados com Kornevin. As camadas são cultivadas por dois anos, após os quais todas as partes enraizadas são cortadas e transplantadas para um local permanente. É melhor fazer isso também no outono.
Eles plantam a nêspera alemã em espinheiro, marmelo, ameixa, maçã ou pêra. Para isso, são utilizados dois métodos - na clivagem e atrás da casca. A nêspera alemã e ela própria às vezes são usadas como porta-enxerto. As peras são enxertadas nele.
Proteção contra doenças e pragas
A nêspera alemã distingue-se pela boa imunidade a doenças e pragas comuns. Mas às vezes ele é afetado por alguns tipos de podridão, que são especialmente freqüentemente observados no contexto de umidade excessiva. Portanto, a rega deve ser ajustada, atentando-se para a previsão do tempo e possíveis precipitações.
Para a profilaxia na primavera e no outono, é recomendado tratar a nêspera alemã com qualquer fungicida:
- Líquido bordalês;
- "HOM";
- "Maksim";
- "Horus"
- Fundazol.
Os insetos podem ser combatidos com remédios populares: infusão de pó de tabaco, cinza de madeira com sabão, cascas de cebola, decocção de copas de batata. Em caso de invasão de pragas, os inseticidas serão mais eficazes:
- Biotlin;
- Aktara;
- "Fufanon";
- "Vertimek";
- "Jogo".
Variedades germânicas de nêspera para cultivo no país
Várias variedades comuns são adequadas para cultivo em uma casa de verão:
- Sweet Dracheva;
- Sochinskaya;
- Goytkhovskaya;
- Khvamli;
- Senteshi Roja;
- Karadag.
Todas essas variedades têm frutos grandes: os frutos atingem 5 cm de diâmetro.Entre as variedades sem sementes, Apirena e Gromadnaya Evreinova são populares. Este último se distingue por frutos muito grandes, cujo diâmetro atinge 7 a 8 cm.
Existem outras variedades interessantes de nêspera alemã, por exemplo, holandesa, que é um grande arbusto com troncos retos. Os residentes de verão cultivam tanto Royal quanto Nottingham. Estas variedades dão frutos pequenos, mas têm um sabor excelente e um aroma frutado pronunciado.
Coleta e armazenamento
No outono, os frutos ficam vermelhos com tonalidades acastanhadas. Eles podem ser deixados para o inverno nos galhos ou removidos imediatamente e enviados para a adega, geladeira para armazenamento de longo prazo (temperatura de 2 a 6 graus Celsius, umidade não superior a 70%). Se você quiser usar imediatamente, deve colocá-lo no freezer por alguns dias. As frutas só podem ser consumidas depois de congeladas.
Conclusão
A nêspera alemã é uma planta ornamental com frutas deliciosas. A colheita é usada na medicina popular. Cuidar da nêspera alemã é simples. A principal condição é a escolha correta de uma variedade que corresponda às características climáticas de uma determinada região.