Contente
A pera é talvez a segunda árvore frutífera mais popular depois da macieira entre os jardineiros do nosso país. Graças às suas muitas variedades, é cultivada em uma grande variedade de regiões, mas esta árvore requer mais manutenção do que muitas outras culturas de pomóideas. Um dos cuidados necessários é a poda da pera - procedimento que permite não só aumentar a produtividade, mas também melhorar significativamente a saúde da árvore e estender o período de sua frutificação ativa.
Qual é a melhor época para podar uma pêra: no outono ou na primavera
A poda da pera pode ser feita não apenas na primavera e no outono, mas também no inverno e no verão. No entanto, isso nem sempre é aconselhável e nem todos os tipos de poda podem ser feitos neste momento. Por exemplo, no verão, você pode quebrar ou cortar brotos verdes não lignificados se eles não crescerem adequadamente. Isso poupará a força da planta, não terá que desperdiçar nutrientes no desenvolvimento de tais ramos desnecessários.
O bom da poda de inverno é que a árvore está em hibernação e suportará mais facilmente o procedimento cirúrgico. Em áreas onde os invernos são quentes e curtos, a poda de inverno é praticada com bastante sucesso. No entanto, na maioria das regiões, há uma alta probabilidade de geadas, então uma árvore enfraquecida pode morrer. A poda no inverno só é recomendada se a temperatura do ar for mantida em torno de - 10 ° C, e é garantido que não há possibilidade de baixar ainda mais.
A época tradicional para a poda das peras é a primavera e o outono. A maioria dos tipos de poda pode ser feita durante este período:
- sanitário;
- anti-envelhecimento;
- apoiando;
- formativo.
A poda da primavera e do outono tem seu próprio tempo. A não observação pode levar ao fato de que a árvore se recuperará por muito tempo e, em alguns casos, poderá até morrer.
Época de poda de pêra
A poda da pêra na primavera e no outono só deve ser realizada se a planta estiver dormente. Não é absolutamente necessário atrasar este procedimento. Se a poda for feita na primavera após o início do período vegetativo, o período de recuperação se arrastará por meses, a árvore doerá por muito tempo, tentando curar feridas que choram constantemente. A poda no outono tarde demais pode levar ao fato de que a árvore enfraquecida sairá no inverno com feridas não cicatrizadas e morrerá por causa da geada.
O momento exato da poda depende muito do clima da região de cultivo. Na primavera, você precisa se concentrar nas temperaturas médias diárias: assim que o termômetro começar a subir acima de zero (geralmente março ou início de abril), você precisa começar a trabalhar sem hesitação.
Ao mesmo tempo, não deve haver sinais do início da estação de crescimento na árvore, ou seja, botões inchados. O período de poda da primavera é muito curto. Se a primavera começar junto, há uma chance muito alta de que a árvore comece a movimentar os sucos, o que significa que a poda terá que ser adiada para o outono.
A poda de outono pode ocorrer em um ritmo mais tranquilo.Pode ser realizado em várias etapas sem medo de se atrasar. O mais importante é cumprir 2 condições:
- A árvore deve entrar em hibernação (fim da queda das folhas).
- Antes do início do tempo frio, pelo menos 1 mês deve permanecer.
A poda de outono é geralmente feita no início de outubro e nas regiões do sul em novembro.
Como podar corretamente uma pêra na primavera
Entre os jardineiros, a primavera é considerada a melhor época para podar as peras. Na verdade, se todas as condições necessárias forem satisfeitas, o período de recuperação após o procedimento levará um tempo mínimo e a árvore melhorará sua saúde e aumentará seu rendimento. Existem várias regras de poda de primavera que devem ser seguidas para o crescimento e desenvolvimento adequado das plantas:
- Todo o trabalho de corte deve ser realizado dentro de um período de tempo estritamente especificado.
- A base da saúde de uma árvore é um esqueleto forte, portanto, você precisa remover os brotos concorrentes dos galhos do esqueleto a tempo.
- Não deve haver bifurcações no tronco, caso contrário, há uma grande probabilidade de que a árvore simplesmente se parta em duas ao longo do tempo.
- O procedimento deve ser realizado levando-se em consideração a idade da árvore. A poda excessiva de plantas jovens pode levar a um atraso significativo no seu desenvolvimento.
- Durante a poda anti-envelhecimento, é melhor remover um ramo grande do que um grande número de ramos pequenos. Nesse caso, é necessário selecionar com antecedência uma fuga substituta, para a qual será transferida a direção do crescimento.
- A frutificação da pêra ocorre em ramos horizontais, portanto, ramos localizados perpendicularmente ao tronco são promissores. Todos os brotos que se ramificam em ângulos agudos devem ser removidos ou sua direção de crescimento deve ser corrigida por meio de cabos de sustentação ou pela transferência da direção de crescimento por poda para um forte broto lateral.
Poda primaveril para iniciantes
Como podar uma pêra jovem
Nos primeiros anos após o plantio, a copa de uma árvore jovem é formada de uma certa maneira. Isso é feito para que a frutificação seja uniforme, bem como para a comodidade de realizar trabalhos de manutenção. Na maioria das vezes, a coroa de uma pêra é formada em camadas esparsas. Consiste na formação de várias (geralmente 3) camadas de frutos na árvore, nas quais ocorre a frutificação principal.
A poda de uma pêra jovem para formar sua coroa em camadas esparsas é realizada por vários anos. Isto se faz do seguinte modo. No primeiro ano após o plantio, a muda é cortada a uma altura de 65-70 cm do solo (mudas em porta-enxerto anão - 50 cm). Isso dará um impulso ao desenvolvimento dos brotos laterais, que mais tarde se tornarão ramos esqueléticos da 1ª camada. Para o crescimento de ramos esqueléticos, vários botões fortes são deixados, todos localizados abaixo (na zona do tronco) devem ser cheirados.
Podando uma pêra de dois anos
A poda de uma muda de pêra no segundo ano continua a formação da primeira camada. Para isso, restam 3-4 brotos laterais potentes, estendendo-se uniformemente a partir do tronco e espaçados de 10 a 12 cm entre si, sendo encurtados em cerca de ¼. A poda é feita em uma gema externa de acordo com o princípio da subordinação (os ramos que crescem abaixo não devem ultrapassar os que crescem acima). O condutor central é encurtado de forma a ficar 20-25 cm mais alto que os laterais e todos os outros brotos (copas, competidores, padrão e raiz) são removidos “no ringue”.
Podando uma pêra de três anos
Podar uma pêra de três anos não é muito diferente de trabalhar com uma de dois. Dos brotos do 2º nível, a 1ª camada de frutos continua a se formar e a segunda começa a se formar. Para ele, são escolhidos 2 brotos fortes, direcionados em direções opostas. O resto é cortado “no ringue”.
O condutor central é cortado em cerca de ¼. Todos os rebentos jovens de uma pêra são cortados com um comprimento de 25 cm. Se os ângulos de descarga forem insuficientes, alguns rebentos são dobrados para trás e fixados com estrias.
Podando uma pêra de 4 anos
No quarto ano, a formação da pereira geralmente é concluída. Para a 3ª camada, 1 ramo forte é escolhido, o qual é localizado com mais sucesso em relação aos ramos esqueléticos da 2ª camada. O condutor central é cortado diretamente acima deste broto.
A poda de uma pereira de 5 anos e de árvores mais velhas consiste em manter as dimensões dadas, clareando a copa e o corte higiênico de ramos doentes e danificados.
Como podar uma pera velha
Freqüentemente, o jardineiro tem que lidar com árvores velhas e abandonadas. Na maioria das vezes, eles são cortados. No entanto, plantar e cultivar uma nova pereira frutífera levará muito tempo. Então você pode tentar rejuvenescer cortando. Desta forma, até mesmo uma velha árvore pode às vezes ser trazida de volta à vida e à frutificação ativa.
Trabalhar com árvores velhas tem características próprias. Todo trabalho deve ser feito na primavera, de acordo com as condições climáticas, observando 2 princípios básicos:
- A temperatura do ar foi ajustada acima de zero o tempo todo.
- Não há sinais de início da estação de crescimento na árvore.
O procedimento para rejuvenescer a poda de uma velha pereira é o seguinte:
- O condutor central é encurtado para que 2 camadas de soleira possam ser formadas a partir dos ramos restantes a uma distância de 1 m entre si. Às vezes, a árvore é simplesmente cortada ao meio.
- Em cada camada, 7 ramos fortes são deixados, o resto é cortado "em um anel"
- Em todos os ramos do esqueleto esquerdo, brotos de crescimento impróprio, cruzados, competitivos, doentes e quebrados, independentemente de sua espessura, são removidos, e também os topos são podados em uma pêra.
- Todo o crescimento jovem no tronco e na zona da raiz é removido.
Desta forma, o espaço interno da copa fica aberto, recebe mais sol, a troca de ar é normalizada dentro da árvore. Isso estimula o crescimento e o desenvolvimento dos rebentos jovens e restaura a frutificação.
Como podar uma pêra colunar
As árvores colunares estão se tornando cada vez mais populares hoje em dia. Eles se distinguem não só pela boa frutificação, mas também por uma bela aparência. Ao mesmo tempo, a copa compacta e o tamanho reduzido facilitam muito o cuidado da árvore. Recorte colunar pêra é a remoção oportuna de galhos doentes, quebrados e secos, bem como a manutenção da copa da árvore nas dimensões exigidas. Com a diminuição da produtividade, é feito o desbaste, retirando-se parte dos brotos que estão engrossando.
Podando peras anãs
As variedades de pêra anã são semelhantes, em princípio, à formação de uma árvore comum. Uma pêra anã é formada da seguinte forma:
- No primeiro ano, o condutor central é cortado a uma altura de 0,5 m.
- No segundo ano, todo o crescimento anual é encurtado para uma altura de 40-50 cm. Os ramos que crescem em um ângulo agudo com o tronco são cortados “em um anel”. O condutor central é cortado 40 cm acima do ramo lateral mais alto.
- No terceiro ano e nos anos subsequentes, ramos horizontais de até 30 cm de comprimento são deixados para a frutificação e os fortes são cortados em 2 a 4 botões.
- O condutor central é encurtado para uma altura de 0,4 m acima do galho mais alto, como nos anos anteriores.
Para aumentar o ângulo de descarga dos brotos laterais em uma idade mais madura, você pode usar estrias de fio.
Características da poda de peras no verão
A poda de verão de uma pêra adulta é a pinça de brotos jovens de crescimento impróprio - a garimpagem. É feito com unhas e dedos. Os brotos verdes não lignificados se prestam a garimpagem com muita facilidade.Esse tipo de poda de peras em junho-agosto pode reduzir significativamente a quantidade de trabalho no outono, e também estimula a árvore a enviar nutrientes não para forçar galhos extras, mas para amadurecer os frutos.
Além da garimpagem, no verão às vezes é necessário fazer uma poda sanitária forçada da pêra. A necessidade surge se a árvore foi danificada como resultado de vento forte, granizo ou outros fatores. A poda sanitária também pode ser necessária em caso de doença ou infestação de pragas.
Regras de poda de pêra
A pereira cresce intensamente apenas nos primeiros anos de vida, depois a taxa de crescimento diminui. Para evitar que a planta cause sérios danos à poda, certas regras devem ser seguidas:
- Para que a árvore cresça e dê frutos bem, a poda deve ser feita anualmente.
- Para não complicar o trabalho com a copa, após o plantio, a muda deve ser cortada a uma altura não superior a 1m e não inferior a 0,6m, caso contrário a camada inferior do fruto ficará muito alta ou muito baixa.
- A retirada dos brotos "no anel" é feita na base do cordão anular no local onde começa a crescer. Uma incisão muito profunda levará muito tempo para cicatrizar, mas se você deixar um coto grande, um escape começará a se desenvolver novamente.
- A poda da gema é feita acima da gema promissora. Nesse caso, a direção do corte deve coincidir com a direção de seu crescimento, e o topo do corte deve estar no mesmo nível do topo do rim.
- Os tops podem ser removidos durante a temporada.
- O crescimento dos ramos do esqueleto deve ser transferido da vertical para a horizontal por meio da poda em um botão lateral forte.
- Todos os crescimentos são transferidos para os rebentos laterais de acordo com o princípio da subordinação: fortes na parte inferior, fracos no topo.
- Os brotos competitivos crescendo paralelamente ao condutor central devem ser removidos.
O cumprimento dessas regras simples contribuirá para a frutificação ativa de longo prazo e manterá as pereiras saudáveis.
Como formar corretamente a coroa de uma pêra
A formação da coroa de uma pêra começa imediatamente após o plantio e termina no 4º ano na primavera. Durante este tempo, 2 ou 3 camadas de frutas são formadas na coroa. Diferentes variedades de pereiras têm diferentes graus de ramificação, portanto, o número de ramos esqueléticos é diferente. Em variedades de ramificação fraca, 7-8 são colocados, para altamente ramificação, 5-6 são suficientes.
Como podar uma pêra grande
Uma pereira totalmente formada tem uma altura de 4-4,2 m e deve ser mantida dentro desses limites. Portanto, é muito importante cortar os rebentos que crescem verticalmente a tempo ou transferir o seu crescimento para os laterais. Para trabalhar com a camada superior, você pode usar um podador especial com uma extensão ou uma escada. A transparência da copa é de grande importância, portanto, galhos cada vez mais espessos devem ser constantemente removidos das árvores maduras.
Se uma pêra tem dois troncos, qual deve ser cortado
Na maioria dos casos, a pereira possui um condutor central pronunciado, ou seja, um tronco. O segundo tronco é um tiro de competidor que não foi cortado a tempo. Via de regra, o tronco principal tem coroa ramificada, mas o competidor é reto e frutífero, via de regra, está ausente. É necessário examinar cuidadosamente os dois barris. Pode muito bem acontecer que o segundo seja um pião. Esses troncos definitivamente precisam ser cortados.
Se o tronco crescer a partir do tronco abaixo do local do enxerto, então este é um crescimento não varietal. Pode ser usado como porta-enxerto para enxertia de estacas da variedade desejada, se a árvore frutífera tiver idade suficiente e for planejada para corte.
É possível cortar a coroa de uma pêra
A coroa (a parte superior do condutor central) é aparada repetidamente durante o processo de formação da coroa. Na última vez, corta-se durante 4 anos, transferindo o crescimento para um rebento lateral e colocando assim a 3ª camada do fruto. A coroa nunca é cortada apenas nas variedades de pêra colunar.
Esquema de poda de pêra
Além das camadas esparsas, os seguintes esquemas podem ser usados para formar a coroa de uma pêra:
- Camadas aprimoradas.
- Em forma de taça.
- Fusiforme.
- Semi-plano.
De acordo com qual delas formará uma árvore frutífera, o próprio jardineiro decide. Se desejar, você pode formar uma pêra até mesmo com um arbusto. Cada um dos esquemas tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Por exemplo, um em forma de tigela pode reduzir significativamente a altura de uma árvore, o que é conveniente quando se trabalha com uma copa, mas aumenta muito seu tamanho e a carga de frutos nos ramos do esqueleto. O fusiforme é conveniente porque permite formar uma pequena árvore piramidal com um rendimento relativamente alto.
Conclusão
A poda das peras na primavera é essencial. No entanto, deve-se ter em mente que o jardineiro nem sempre tem a oportunidade de conciliar o seu tempo livre com as condições climáticas adequadas. Freqüentemente, a primeira visita ao jardim após o inverno ocorre quando as árvores já entraram na estação de crescimento. Nesse caso, você não deve tentar podar a qualquer custo. Se o prazo for perdido, é melhor adiá-lo para o período de outono.
Boa tarde querida Inga!
Um esquema passo a passo para a poda de uma pera anã é descrito acima, na seção correspondente do artigo.
Desejamos a você altos rendimentos!
Olá! Diga-me como cortar uma pêra anã e superanã.