Contente
Breve descrição da variedade de pera Gera: planta de alto rendimento, despretensiosa e com alto sabor. Foi obtido como resultado das atividades dos criadores S. P. Yakovlev, M. Yu. Akimov e N. I. Savelyev. Filha de Dawn e Reale Turinskaya foram usados para sua criação. A variedade está em teste desde 2003.
Descrição da variedade de pêra Gera
A árvore tem uma copa piramidal estreita e cresce até 4 m de altura. Os frutos são formados tanto nos brotos anuais quanto nos ramos perenes. São lisos, de espessura média, de cor marrom, sem pilosidade.
Os botões são de tamanho médio e forma redonda, bem pressionados nos ramos. As placas das folhas são de cor verde escura, com uma superfície brilhante e lisa, de tamanho médio e forma oval.
As flores da pêra de Hera são brancas com pétalas brancas. O processo de brotação e abertura ocorre no final da primavera. Flores de até 3 cm de diâmetro, cobrem quase completamente o tronco.
Características da fruta
A Pêra Gera, conforme descrição e foto, dá frutos grandes por 4-5 anos a partir do momento do plantio, sua massa varia de 180 a 250 g A casca é verde, de densidade média, à medida que amadurece muda de cor amarelo. Um leve rubor rosado pode estar presente. O núcleo é arredondado, contendo sementes castanhas oblongas.
A polpa da pêra é de grão fino, cremosa e muito suculenta. Granulação (inclusões fossilizadas) pode ocorrer em frutas. De acordo com as características gustativas, as peras Gera são agridoces, estimadas em 4,3 pontos. As frutas têm um aroma delicado e discreto.
A violação das regras de plantio e cuidados são fatores que contribuem para a morte prematura da planta.
Vantagens e desvantagens da pêra Hera
De acordo com a descrição e comentários, a variedade de pera Gera é preferida para ser cultivada na Rússia central. A variedade é conhecida entre os jardineiros pelas seguintes qualidades:
- alto rendimento por muito tempo;
- resistência ao gelo (até - 38 ° С);
- altas taxas de conservação e possibilidade de transporte em longas distâncias;
- resistência à crosta, septoria.
Não foram identificadas deficiências evidentes da variedade, mas os frutos da pêra Hera perdem sua apresentação (escurecem) se as regras de transporte e armazenamento nas instalações forem violadas.
Condições ótimas de cultivo
A pêra cresce selvagem nos países da Europa e Ásia Central, onde é um matagal de folha caduca. Os frutos dessa planta são pequenos, com baixa palatabilidade.
Em uma forma cultivada, a pera Gera é cultivada em lotes familiares localizados nos Urais, Sibéria Ocidental, Ucrânia e Bielo-Rússia, Japão e China. Esta ampla distribuição é facilitada não apenas por altos rendimentos, mas também por cuidados despretensiosos e alta resistência à geada.
As condições ideais para o cultivo de peras são solos férteis e soltos com acidez neutra ou reduzida. Em solos ácidos ou encharcados, a muda cria raízes duras, dá uma colheita ruim ou não dá frutos.
Plantando e cuidando da pera Hera
No outono, é preferível transferir as mudas para o solo se a região tiver condições climáticas moderadas sem uma mudança brusca no clima. Com um plantio bem sucedido, a primeira safra é colhida em 4-5 anos, e a frutificação máxima é observada no 10º ano de cultivo da variedade.
Regras de pouso
No local, é necessário alocar um local com iluminação suficiente e ausência de correntes de ar. Antes do plantio, cave um buraco com 80 cm de diâmetro e 1 m de profundidade. Com predominância de solo arenoso, adiciona-se turfa ao húmus na proporção de 1: 2.
O local de plantio é preparado uma semana antes da transferência da muda para o local. Fertilizantes com húmus são adicionados à cova e despejados com um balde de água, adicione 3 colheres de sopa. colheres de sopa de sulfato de potássio. No dia seguinte, o húmus é mexido e mais 3 baldes de água são adicionados. Recomenda-se replantar a variedade uma semana após cavar um buraco.
Na véspera da transferência da planta para o solo, ela é deixada em um balde com água para iniciar os processos biológicos na muda.
A pêra de Gera é colocada em uma cova, coberta com terra. No final do procedimento, a terra é socada e um buraco é formado. A muda é regada abundantemente.
Para evitar danos à pêra, é recomendável construir um suporte de uma estaca de madeira, à qual é amarrado o caule da planta.
O cuidado com as mudas consiste em regar abundantemente nos primeiros 30 dias: 2 vezes por semana. Após o enraizamento das peras, a humidificação do solo é efectuada com menos frequência: antes e depois da floração e no outono. A planta não precisa de isolamento, então as plantações anuais ficam envoltas em neve. Este procedimento não é necessário nos anos seguintes.
Regar e alimentar
A pera Hera é resistente à seca, mas para obter o máximo de colheita, é necessário garantir a humidade do solo durante o período de floração e depois dela. A taxa de rega para a semente é calculada: por 1 m2 3 baldes de água são despejados no solo. O procedimento é realizado por aspersão e por canais de irrigação.
O procedimento é realizado à noite para evitar que o líquido entre nas chapas. Recomenda-se o uso de pulverizadores especiais para polvilhar.
Para a irrigação superficial em círculo ao redor do tronco, o solo é afrouxado e são formados sulcos com profundidade de 10 a 15 cm.
Para evitar que o solo resseque, ele é coberto com materiais improvisados (palha picada, serragem, folhagem).
Para manter a fertilidade do solo, é necessário fertilizá-lo regularmente: na primavera, no verão e no outono. Durante o período de floração, a pêra absorve ativamente o nitrogênio, portanto, os fertilizantes que o contêm são aplicados espalhando-se ao longo da borda do círculo do tronco.
No verão, recomenda-se o uso de suplementos complexos. No outono, ao final da frutificação, são introduzidos no solo preparações contendo fósforo e potássio.
Poda
O procedimento pode ser realizado independentemente da estação do ano. Para a formação de copas, recomenda-se dar preferência ao período de outono. Na primavera, é recomendável remover os brotos que congelaram durante o inverno.
Diretrizes gerais para poda de peras Gera:
- ramos fortemente espessados são desbastados para garantir acesso total à luz solar;
- aparar o caule evita o crescimento excessivo da variedade;
- o local do corte com serra é tratado com preparações especiais ou verniz de jardim;
- ramos com sinais da doença, ressecados ou crescendo em ângulo reto, são necessariamente removidos.
Se a poda for necessária no outono, a época ideal é o início de outubro, quando a folhagem cai completamente da pêra. Ao realizar o procedimento na primavera, esperam até o final de fevereiro ou início de março.
Cal
Para proteger a casca das árvores da luz solar, pragas e temperaturas extremas, é realizada cal.O procedimento é recomendado para ser realizado duas vezes: na primavera e no outono. A época preferida para a caiação é o final da frutificação (outubro-novembro).
Se não for possível no outono, é necessário fazê-lo em fevereiro para evitar o aparecimento de fissuras na casca por causa das geadas noturnas.
Para preparar a cal, 3 kg de cal apagada, giz ou sulfato de cobre são diluídos em 10 litros de água e, em seguida, são adicionadas 2-3 colheres de sopa de pasta de farinha (você pode substituir 100 g de cola de caseína). A mistura resultante é bem misturada e deixada em repouso.
Antes de realizar o procedimento, é necessário preparar a casca da pêra Hera: para limpar os troncos e ramos de líquenes e casca velha. É proibido o uso de facas e escovas de metal, pois há alto risco de danos à planta.
Tudo o que foi retirado dos troncos e galhos deve ser queimado e a casca limpa deve ser desinfetada. Para isso, em clima seco e calmo, é tratado com uma solução de sulfato de cobre a 5%. Se necessário, é substituído por medicamentos Pico Abiga ou Oxykhom. A pulverização é recomendada a partir de um pulverizador.
Preparando-se para o inverno
No final da frutificação, as peras caídas e a folhagem são coletadas e queimadas, o solo é desenterrado e fertilizado.
A pêra de Hera é resistente à geada, mas para evitar isso, o solo ao redor do tronco é coberto com serragem e húmus.
Para a profilaxia contra roedores, o tronco é envolvido por uma rede ou qualquer outro material de cobertura. Em preparação para o inverno da muda, seus galhos são amarrados.
Hera pera polinizadores
Esta variedade tem baixa autofertilidade, portanto, os polinizadores são necessários para aumentar a produtividade.
Para a pera Gera, as melhores opções são Lada, Pamyati Yakovleva ou a variedade Chizhovskaya.
A distância em que o polinizador é colocado depende do representante selecionado. Independentemente da variedade, recomenda-se colocar as peras a pelo menos 5 m de distância. A distância máxima entre as peras não deve exceder 10-15 m.
Produção
A pera Gera é caracterizada por um alto rendimento: até 40 kg por árvore. Para a colheita, são utilizadas luvas de pano, separando o fruto da árvore junto com o caule.
Para a máxima segurança da pêra, você deve seguir as seguintes regras:
- a fruta é colocada em local arejado e escuro, com umidade de 85% e temperatura de até + 1 ° C;
- coloque as peras de Gera em uma caixa de madeira com serragem, onde cada fruta é embrulhada em papel;
- frutas maduras ou estragadas não podem ser armazenadas;
- as peras precisam ser selecionadas periodicamente, os frutos com defeitos são descartados.
O congelamento das frutas é possível, na geladeira na forma cortada elas são armazenadas por 24 horas.
Doenças e pragas
A pera hera é resistente ao ataque de doenças como sarna e septória, mas existem pragas e doenças que podem levar à morte da planta.
O câncer negro afeta as placas das folhas, os brotos e os frutos. Para se livrar dele, a casca afetada deve ser removida, o tronco deve ser tratado com piche. Brotos inteiros são pulverizados com sulfato de cobre.
Para a moniliose, o apodrecimento dos frutos no galho é característico. Os frutos atingidos e caídos no solo são coletados e descartados, a árvore é tratada profilaticamente com uma solução de fitosporina.
O oídio é caracterizado pelo aparecimento de uma flor branca nas placas das folhas. Conforme a doença progride, eles dobram e caem. Para tratamento e prevenção, a pêra é tratada com solução de Fundazol.
Parasitas perigosos para peras que podem prejudicar a variedade:
- mariposa;
- pulgão verde;
- ácaro da pêra;
- moscas.
Para combater as pragas, é necessário remover e queimar todas as folhas em tempo hábil. É imprescindível realizar a escavação do solo, a cal e a inspeção regular da pera.
Críticas de jardineiros sobre pera Gera
Conclusão
A descrição da variedade de pera Gera e inúmeras críticas confirmam o alto rendimento e despretensão da cultura. A planta dá frutos bem em solo neutro, não é difícil de cuidar. A safra resultante tem boa leveza e boa transportabilidade, podendo ser utilizada para diversos fins.