Contente
O pêssego é uma árvore conhecida, sobretudo, pelos seus deliciosos frutos: são muito utilizados na culinária, no preparo de uma grande variedade de deliciosos pratos. A cultura é caracterizada pelo cuidado despretensioso, mas não tolera baixas temperaturas. Sobre quais são as características de um pêssego, a foto de uma árvore e suas variedades, sobre as condições de cultivo, bem como conselhos sobre a coleta e uso de frutos verdes - descritos em detalhes no artigo.
Qual é a aparência de um pêssego
A China é considerada o berço da planta. É uma árvore perene pertencente ao gênero Plum, a família Pink. Nas áreas suburbanas, cultivam-se principalmente variedades de jardim, originárias do pêssego comum (Persica vulgaris).
Que pessegueiro
O pêssego é uma árvore frutífera decídua, vertical, de copa densa e exuberante com cerca de 6 m de diâmetro, cuja altura depende diretamente da variedade. Como regra, é de 3-4 m. Alguns exemplares podem crescer até 9 m.
A planta pertence ao subgênero Amendoeira e, como pode ser visto na foto, o pessegueiro é realmente muito parecido com a amêndoa.
O tronco da árvore é coberto por uma casca escamosa vermelho-acastanhada. Os ramos velhos são grossos, poderosos, ásperos ao toque, os jovens são lisos e finos. As raízes encontram-se próximas da superfície da terra, a uma profundidade de cerca de 30-50 cm, as folhas são verdes brilhantes, lanceoladas, com pequenos dentes. Não há pubescência na lâmina foliar.
Os frutos podem ter vários formatos: redondos, arredondados alongados, achatados ou ovóides. Um lado é dividido por uma ranhura. A casca é fina, de branco-esverdeado a amarelo profundo, com tons laranja-avermelhados. A polpa de tons brancos e vermelhos, suculenta, com um aroma pronunciado, sabor agridoce. Dentro, há uma semente densa, com nervuras e marrom com uma semente.
Diâmetro do fruto - 6 - 12 cm. O peso, dependendo da variedade, varia de 60 a 200 g.
De acordo com as características biológicas, dois tipos de frutas são distinguidos:
- pêssegos, caracterizados por descamação suave;
- nectarinas, cuja casca, como uma ameixa, está nua.
Como os pêssegos crescem
O pêssego é considerado uma cultura do sul. A árvore adora luz forte e absolutamente não tolera o frio. Quando a temperatura cai para -17 oC, alguns ramos e raízes congelam e morrem. As fortes geadas podem provocar a morte completa da planta.
Você pode plantar uma safra em qualquer solo, mas não tolera bem solos salinos e encharcados. Na ausência de ar suficiente, o sistema radicular começa a morrer.
Uma área elevada e bem iluminada no lado sul, que também deve ser protegida do vento, é perfeita para o pouso.
Você não deve plantar a árvore muito perto de outras plantas e edifícios altos, pois eles a bloquearão do sol. A distância ideal é de pelo menos 3 m.
Como o pêssego floresce
As flores de pêssego têm forma actinomórfica, cálice. O diâmetro não ultrapassa 5 mm; principalmente solteiros, mas às vezes também podem ser encontrados pares; consistem em 5 pétalas.
Como as flores do pêssego podem ser vistas na foto.
Flores em tons de rosa, vermelho e branco, sésseis ou reunidas em pequenos buquês, desabrocham antes das folhas. Existem variedades decorativas com flores listradas e duplas.
A duração da floração do pêssego é de 2 semanas, no entanto, em caso de seca e calor severos, este tempo é reduzido para 2 a 3 dias.
Rendimento de pêssego
Os pêssegos são caracterizados por altos rendimentos. Dependendo da variedade, 30 a 60 kg de frutos são colhidos de uma árvore em condições ideais de cultivo.
Variedade | Rendimento (kg) |
Amado | 50 — 60 |
Embaixador da paz | 30 — 40 |
Presente de Kiev | 30 — 50 |
Slavutich | 30 — 50 |
Redhaven | 30 — 40 |
Nectarina Kievsky | 20 — 30 |
Generoso 53M | 30 — 50 |
Oksamytovy | 30 — 50 |
Estepe Florestal | 30 — 50 |
Donetsk Yellow | 50 — 60 |
Por quantos anos um pêssego dá frutos
Os pêssegos jovens começam a dar frutos no 2º - 3º ano após o plantio. O tempo de frutificação depende do solo, cuidado e clima. Em condições favoráveis, a safra está ativamente formada há 20 anos. Posteriormente, a árvore, via de regra, começa a envelhecer, mas há casos em que o aparecimento dos frutos não termina nem aos trinta anos.
Onde os pêssegos crescem na Rússia
Os pessegueiros são cultivados ativamente no sul, em regiões com invernos quentes: no território de Krasnodar, no Daguestão, na Crimeia e no Cáucaso.
Para o cultivo desta cultura, são adequadas as regiões em que de junho a setembro a temperatura do ar não desça abaixo de +24 oC. E no período de inverno - abaixo de -10 oC. A uma temperatura de -25 oC a árvore morre.
No entanto, os jardineiros também cultivam pêssegos na região de Moscou. Nesse caso, o início da primavera é a época ideal para o plantio. A poda da planta para o formato de um arbusto permite um maior rendimento.
Os pêssegos que crescem na Rússia central devem ser cobertos durante o inverno com espuma ou estruturas de ar de poliestireno expandido.
Para o cultivo de pêssegos na região de Moscou, Moscou e Rússia Central, variedades com alta resistência de inverno são adequadas:
- Kiev Early;
- Bochechas vermelhas;
- Cardeal;
- Redhaven;
- Collins;
- Kremlin.
Quais são os pêssegos mais deliciosos
Ao escolher uma variedade para plantar, também é importante aproveitar o sabor desejado. Abaixo estão as 5 variedades mais deliciosas, de acordo com os jardineiros profissionais.
Collins
É uma casta de maturação precoce com grandes frutos amarelos avermelhados. Seu peso médio chega a 150 G. A polpa tem sabor doce, com leve acidez.
Collins é conhecido por seu rendimento. Portanto, para que os ramos não se partam com o peso de frutos maciços, é importante retirar os frutos maduros a tempo.
A cultura tolera geadas com calma, é imune ao oídio e ao crespo. Necessita alimentação regular, rega abundante e poda da copa.
Kiev cedo
Uma variedade precoce, geralmente cultivada por residentes de verão na Crimeia e em outras regiões com clima quente de primavera. Rende frutos amarelos-rosados muito suculentos e saborosos, com peso entre 80 e 100 g.
As plantas têm alto rendimento, são resistentes à clasterosporose e ao oídio. Eles não toleram umidade excessiva ou secura do solo.
Redhaven
Redhaven é outra variedade de maturação precoce que se adapta às mudanças nas condições climáticas. Perfeito para criação privada e industrial.
Os frutos são grandes, pesando 150 - 170 g, de cor mais próxima do laranja-dourado, com manchas vermelhas na casca. A polpa é amarela, de sabor delicado, com odor pronunciado.
A variedade é resistente a geadas e ondulações, mas com cuidado inadequado é suscetível ao ataque de fungos. Para evitar tais problemas, é importante realizar a alimentação e a prevenção de doenças na hora certa.
Cardeal
Pêssegos cardeais de tamanho médio, pesando 100 - 150 g, ligeiramente achatados nas faces. A pele é amarela com um blush carmim. Polpa perfumada.As frutas são de alto sabor e com pontuação de 5 pontos na escala principal de degustação.
Esta variedade não tolera bem as geadas e necessita de cuidados especiais. É resistente ao oídio.
Kremlin
Uma variedade popular que se adapta bem a qualquer condição. Os próprios frutos são amarelo-alaranjado com manchas vermelhas avermelhadas, pesando até 200 g, têm um sabor adocicado único, aroma delicado.
Os pêssegos do Kremlin são imunes à maioria das doenças, são caracterizados pela alta robustez no inverno, o que permite que sejam cultivados em regiões de clima frio. A árvore não gosta de alagamento do solo, por isso é importante controlar cuidadosamente a rega. Recomenda-se pousar em áreas elevadas.
Quando começa a temporada do pêssego na Rússia?
A estação de amadurecimento das primeiras variedades de pêssegos na Crimeia começa em meados de junho. Na faixa do meio, a temporada do pêssego começa em agosto ou setembro.
Pêssegos podem ser removidos verdes
Os frutos podem ser retirados dos ramos e verdes, desta forma são mais rígidos. Isso é especialmente verdadeiro se, no futuro, eles precisarem ser transportados: frutas macias e maduras podem ser danificadas durante o transporte. Se danificado, o produto se deteriorará em 2 - 3 dias.
Se o transporte for planejado em refrigeração, recomenda-se retirar os frutos no máximo 5 dias antes do amadurecimento completo.
A desvantagem da colheita precoce é o enrugamento da casca da fruta.
Como fazer pêssegos amadurecer em casa
Os frutos verdes podem amadurecer facilmente em casa. Existem várias maneiras de fazer isso:
- Pêssegos verdes devem ser colocados em pratos planos ou bandejas e deixados por 3 a 5 dias em temperatura ambiente.
- Coloque-os em um saco de papel junto com uma maçã ou banana. Deixe amadurecer em temperatura ambiente por um dia. Verifique e prolongue o tempo, se necessário.
- Para frutas mais suculentas, você precisa embrulhar os pêssegos em um guardanapo de linho. Amadurecer dessa maneira levará vários dias.
O que pode ser feito de pêssegos verdes
Frutas verdes podem ser usadas imediatamente. Deles são preparados geleias de pêssego muito saborosas para o inverno. Eles também são usados para fazer compotas e compotas.
Os pêssegos verdes também são usados na preparação de segundos pratos. Junto com eles, você pode assar frango, pato, porco, fazer pizza, sopa de peixe ou pilaf. Na panificação, são utilizados como recheio de diversas sobremesas e tortas.
Como armazenar pêssegos
Apenas frutas firmes e intactas podem ser armazenadas por muito tempo. Temperatura ideal - 0 oC. Corresponde à temperatura da geladeira no compartimento de vegetais. Uma adega ou porão também funcionam. Nessas condições, os pêssegos podem ser armazenados por um mês inteiro.
Quanto mais alta a temperatura, menos tempo a fruta permanecerá fresca. As frutas podem ser mantidas em temperatura ambiente por até 5 dias.
Conclusão
Uma árvore incrível é o pêssego, uma foto de sua floração e frutos só confirma isso mais uma vez. Existem poucas plantas que podem se igualar em beleza e sabor de fruta. Não é à toa que, desde os tempos antigos, a comparação com um pêssego era considerada o maior elogio para as meninas.