Contente
- 1 História de reprodução (primeiro nome X-2)
- 2 Características do colar de maçã colunar Moscou
- 2.1 Fruta e aparência de árvore
- 2.2 Vida útil
- 2.3 Gosto
- 2.4 Regiões em crescimento
- 2.5 Produção
- 2.6 Resistente à geada
- 2.7 Resistência a doenças e pragas
- 2.8 Período de floração
- 2.9 Quando a macieira colunar amadurece colar de Moscou
- 2.10 Polinizadores do colar de Moscou de maçã colunar
- 2.11 Transporte e manutenção da qualidade
- 3 Vantagens e desvantagens do colar de Moscou variedade de maçã
- 4 Plantando uma macieira colar de Moscou
- 5 Crescendo e cuidando
- 6 Coleta e armazenamento
- 7 Conclusão
- 8 Testemunhos
Macieira em forma de coluna O colar Moscow difere de outras árvores frutíferas na aparência. No entanto, a copa estreita, aliada à ausência de longos ramos laterais, não é um obstáculo para os bons rendimentos da variedade.
História de reprodução (primeiro nome X-2)
A macieira colunar Moscow Necklace (outro nome é X-2) foi criada pelo criador russo Mikhail Vitalievich Kachalkin com base em variedades americanas e canadenses, em particular, Macintosh. A princípio, o cientista chamou a nova variedade simplesmente de “X-2”, mas depois a substituiu por um mais bonito “colar Moscou”.
Características do colar de maçã colunar Moscou
O colar Moscou é uma fruta semianão que não requer muito espaço para crescer. No entanto, apesar de seu tamanho modesto, a árvore não só se torna um adorno da área suburbana, mas também dá uma boa colheita de maçãs doces e suculentas.
Fruta e aparência de árvore
Macieira O colar de Moscou parece uma coluna (daí o nome "colunar"), repleta de um grande número de maçãs. A altura de uma muda anual é de 80 cm, enquanto uma árvore adulta cresce até 2-3 m.
O tronco da árvore não é muito grosso, mas forte, o que lhe permite resistir a uma abundante colheita de frutos. A casca é marrom.
Coroa de macieira colunar Moscou colar estreita, reta, compacta.Os ramos esqueléticos são curtos, cobertos com casca castanha. Os rebentos jovens são verdes. As laterais estão localizadas na vertical, o que proporciona à fruta um bom acesso à luz solar.
As folhas são verdes escuras, assemelhando-se a uma elipse com topo pontiagudo.
As maçãs são grandes, esféricas. O peso médio de uma fruta é de 200 G. A casca é fina, brilhante, no estágio de plena maturação apresenta uma rica tonalidade vermelha. A polpa é de grão fino, densa, de cor amarela cremosa.
Vida útil
A árvore pode viver até 20-25 anos. No entanto, devido ao fim do período de frutificação após 15 anos, torna-se impraticável cultivar esta macieira na horta.
Gosto
O colar de Moscou é uma variedade de sobremesa. As maçãs são suculentas, doces e azedas, com um delicado aroma frutado.
Regiões em crescimento
A cultura é adequada para o cultivo em diferentes áreas climáticas. No entanto, esta variedade é mais popular nas regiões da Rússia central e no sul da Sibéria.
Produção
O colar colunar de macieiras de Moscou frutifica anualmente. O rendimento da variedade é avaliado como alto, seu pico cai aos 4-6 anos de vida. A colheita anual dessa árvore é de cerca de 10 kg de maçãs.
A frutificação estável geralmente dura até os doze anos, então o rendimento diminui. Após os 15 anos de vida, a árvore para de dar frutos quase por completo.
Resistente à geada
A macieira colunar Moscou Colar é caracterizada como uma variedade resistente à geada. Em áreas com invernos nevados, as árvores maduras normalmente podem tolerar temperaturas tão baixas quanto -45 ° C. Mas é melhor cobrir mudas jovens do inverno com papelão grosso, agrotêxtil ou ramos de abeto. Isso ajudará a protegê-los de ventos congelantes e ataques de lebre.
Resistência a doenças e pragas
Com os devidos cuidados, essa variedade é resistente a doenças fúngicas. No entanto, a umidade excessiva e o não cumprimento das recomendações de cultivo podem causar os seguintes problemas:
- Mancha marrom. A causa da doença é um fungo que vive nas camadas superiores do solo. A presença da doença pode ser determinada por manchas marrons e amarelas na superfície das folhas.No decorrer do tratamento, as folhas afetadas são removidas, após o que a copa é tratada com fungicidas.
- Podridão da fruta. O primeiro sinal da doença são manchas marrons na superfície da fruta. Depois de um tempo, as maçãs ficam deformadas e apodrecem completamente. No decorrer do tratamento, os frutos afetados são arrancados e a árvore é tratada com preparações fungicidas.
- Lagarta mariposa. Durante o período de floração, a borboleta mariposa lagarta deixa ovos nas folhas, de onde surgem pequenas larvas. As lagartas destroem os ovários e penetram nos frutos formados, tornando-os impróprios para consumo e armazenamento. Os inseticidas são usados para destruir a mariposa.
Período de floração
O florescimento da macieira colunar do colar de Moscou começa no final da primavera. As árvores jovens podem florescer na primeira primavera de suas vidas, cobertas por lindas flores rosa-brancas.
Quando a macieira colunar amadurece colar de Moscou
Os primeiros frutos amadurecem no segundo outono. É verdade que essa colheita nunca é grande. Apenas 6-7 maçãs amadurecem na árvore. Colhida em outubro.
Polinizadores do colar de Moscou de maçã colunar
O colar de macieira em forma de coluna Moscou é uma variedade autofértil. Portanto, para a polinização cruzada e a formação de um ovário, outras macieiras devem crescer nas imediações da árvore, cujo período de floração coincide com o do colar de Moscou. Vasyugan colunar ou presidente podem ser polinizadores adequados.
Transporte e manutenção da qualidade
As maçãs são notáveis pela boa qualidade de conservação e, dependendo das condições, mantêm as suas qualidades decorativas e gustativas durante 2 a 3 meses. Antes do transporte, recomenda-se colocar as frutas em caixas, polvilhadas com serragem ou papel cortado.
Vantagens e desvantagens do colar de Moscou variedade de maçã
O compacto colar colunar macieira Moscow X-2 chama a atenção pelo seu efeito decorativo. No entanto, esta não é a única qualidade positiva da variedade.
Vantagens:
- bela vista e compactação da cultura;
- bom gosto de fruta;
- despretensão e facilidade de atendimento;
- boa resistência à geada;
- resistência a doenças e pragas;
- manutenção normal da qualidade das maçãs e possibilidade do seu transporte.
Desvantagens:
- período de frutificação relativamente curto.
Plantando uma macieira colar de Moscou
O material de plantio para o colar de macieira colunar Moscou deve ser adquirido em um viveiro ou loja especializada. É melhor escolher brotos anuais, devem ter tronco liso, raízes viáveis e folhagem adulta.
A tendência de uma variedade de florescer no primeiro ano pode enfraquecer as mudas da primavera. Portanto, é melhor plantar o colar de Moscou no final de setembro ou início de novembro. Nesse caso, a muda terá tempo de criar raízes bem antes que chegue o frio, para agradar com os primeiros frutos no próximo outono.
O local escolhido para a macieira colunar deve ser bem iluminado pelo sol, mas ao mesmo tempo protegido de correntes de ar e ventos frios. A árvore não tolera o excesso de umidade, portanto, um local com ocorrência próxima de água subterrânea não é adequado para seu cultivo.
O solo deve ser respirável, fértil e com acidez neutra. O ideal é escolher áreas com solo preto, solo argiloso ou franco-arenoso.
Durante o plantio:
- cavar um buraco com cerca de 80 cm de profundidade e largura;
- uma mistura fértil é feita a partir da camada superior do solo, combinando-a com húmus, composto e fertilizantes minerais;
- a drenagem (seixos ou tijolos quebrados) é colocada no fundo da cova, após o que a mistura de solo preparada é vertida;
- coloque a muda no meio do buraco, abrindo suavemente as raízes;
- preencha o buraco com o solo restante;
- o solo na zona da raiz é ligeiramente compactado e um rolo de terra é formado para irrigação;
- amarre a muda a um suporte - uma estaca, que é cravada próximo ao tronco;
- a muda é regada com dois baldes de água, após o que o solo na zona da raiz é coberto com cobertura morta.
Se você pretende plantar várias árvores, elas são colocadas em fileiras, a distância entre as quais é de 1,5 m. As mudas são colocadas a uma distância de 50 cm.
Crescendo e cuidando
As regras para cuidar de um colar de Moscou de macieira colunar não são particularmente difíceis.
Mudas jovens requerem rega regular à medida que o solo seca. Durante a estação seca, recomenda-se regar as macieiras duas vezes por mês.
Para aumentar a produtividade, além de melhorar a qualidade dos frutos, a macieira colunar Colar Moscou é alimentada sistematicamente:
- na segunda primavera, no processo de soltura do solo, a uréia é introduzida na zona radicular;
- antes do início do período de floração, as mudas são alimentadas com esterco de vaca apodrecido diluído em água;
- após o final do período de floração, a cinza de madeira é introduzida na zona das raízes;
- antes do inverno, o solo na zona das raízes é fertilizado com húmus.
A variedade de colar de Moscou quase não precisa de poda. Apenas ramos deformados e secos são cortados.
Coleta e armazenamento
As maçãs atingem a maturação completa em outubro. Dada a tendência a rachar, as maçãs destinadas a armazenamento posterior ou transporte devem ser colhidas à mão e cuidadosamente colocadas em recipientes de madeira ou plástico. No mês frio e escuro, os frutos não perdem o sabor e as qualidades decorativas durante 2 meses.
Aviso! Antes de armazenar as maçãs, deve-se separá-las, removendo as danificadas e apodrecidas.
Conclusão
O colar de macieira colunar Moscou é uma variedade de maturação tardia que oferece um rendimento estável com manutenção mínima. E a forma compacta das árvores permite que sejam cultivadas em pequenas áreas.