Contente
A variedade Duchess é uma das mais difundidas no mundo. Na Europa, essa pêra é conhecida pelo nome de Williams, no CEI a variedade se chama Duquesa. A pêra ganhou grande popularidade e fama mundial por sua massa de qualidades positivas: é despretensiosa para o solo e o clima, dá rendimentos consistentemente elevados, as frutas da Duchesse sempre recebem altas classificações de degustação, são bem armazenadas e são adequadas para transporte, processamento. É recomendado cultivar Duchesse tanto em residências privadas quanto em escala industrial - a variedade é universal. Diversas variedades são conhecidas peras, o mais persistente deles é cultivado com sucesso na Rússia.
Uma descrição da pêra Duquesa, recomendações para o plantio e cultivo, fotos e comentários de jardineiros sobre esta variedade podem ser encontrados neste artigo. Aqui, falaremos sobre os dois tipos mais populares de duquesa e daremos uma breve instrução sobre como cultivar uma pereira.
Descrição da variedade
Pear Duchess tem uma história muito antiga. Ele apareceu pela primeira vez em meados do século XVIII. Criado por um criador do condado inglês de Berkshire. O nome original da variedade é Williams, em homenagem ao agricultor que apresentou a pêra pela primeira vez na exposição internacional.
A variedade tem muitas variedades, entre elas as mais cultivadas são a Duchesse de Bordeaux, Rouge Delrabou, Angoulême, pêra de inverno e verão. Vale a pena falar sobre as duas últimas espécies com mais detalhes, já que são mais frequentemente cultivadas nos jardins do país.
Variedade de verão
A variedade de pêra Duchess Summer é caracterizada principalmente por sua despretensão quanto à composição e tipo de solo. Claro, os maiores rendimentos só podem ser obtidos em terras férteis e bem umedecidas, mas a duquesa pode se desenvolver e dar frutos normalmente em qualquer canto do país.
Summer Duchess floresce relativamente tarde, as inflorescências desta espécie são grandes e muito bonitas. É imprescindível levar em consideração o fato de que essa variedade não é autofértil, ou seja, para formar pêras, a árvore precisa de polinizadores. É recomendado plantar variedades com aproximadamente a mesma época de floração perto da Summer Duchess. Para a pêra Duquesa, os seguintes polinizadores são adequados:
- Forest Beauty;
- Bere Bosk;
- Kappa favorito;
- Williams Bon-Chretien.
As flores da Duquesa são resistentes a baixas temperaturas, raramente congelam mesmo em fortes geadas de retorno. Os primeiros frutos começam a definir, em algum lugar, 5-6 anos após o plantio da árvore.
Os frutos de uma pêra de verão são de tamanho médio, seu peso é de cerca de 170 gramas. Cada árvore adulta pode produzir até 250 kg de frutos, o que nos permite declarar o alto rendimento da duquesa de verão.
O formato do fruto é alongado, a superfície é acidentada, a casca é fina, amarelada, com pequenas manchas pretas. As peras têm um aroma muito forte e agradável. A polpa da Summer Duchess é tenra, muito doce e saborosa, tem um delicado aroma a noz-moscada. Nas degustações, as frutas merecem no mínimo 4,8 pontos.
A colheita começa na segunda quinzena de agosto. Os frutos podem ser armazenados por 1-1,5 meses (a uma temperatura de + 1- + 5 graus), toleram bem o transporte. As peras são adequadas para consumo in natura, de onde se obtêm frutos secos muito úteis e nutritivos, conservas aromáticas, doces e compotas.
A descrição da variedade Duchess Summer ficará mais completa se falarmos de todas as suas vantagens, tais como:
- despretensão para o clima e solo;
- resistência a certas doenças, incluindo sarna;
- frutos grandes e muito bonitos;
- ótimo sabor de peras;
- possibilidade de armazenamento, o que é raro para variedades de verão;
- propósito universal;
- alta produtividade.
A variedade também apresenta desvantagens, por exemplo:
- frutas doces como pulgões e carnaval, então as árvores precisam ser processadas;
- a árvore precisa de polinizadores;
- A Duchesse começa a dar frutos relativamente tarde (5-6 anos após o plantio).
As avaliações dos jardineiros sobre a variedade de verão são em sua maioria positivas. Esta pêra é apreciada, em primeiro lugar, por sua despretensão: em quase todas as condições de cultivo, a Duquesa agrada com safras estáveis e frutas saborosas.
Descrição da variedade de inverno
As características da Duquesa de Inverno são muito diferentes da variedade de verão, mas as duas espécies têm qualidades comuns. O que une as duas duquesas é a aparência e o sabor dos frutos: as peras de inverno são as mesmas alongadas e amarelas, são grandes e muito saborosas.
A diferença mais importante entre as variedades é o tempo de maturação. A duquesa de inverno amadurece em meados de outubro. Mais precisamente, dir-se-á mesmo que a colheita desta pêra é feita durante a queda das folhas no outono, mas o amadurecimento completo dos frutos ocorre apenas após algumas semanas.
Para que os frutos amadureçam totalmente, eles devem ser armazenados de forma adequada, controlando o nível de temperatura e umidade, protegendo a cultura da luz solar. A propósito, os frutos da Duquesa de Inverno podem ser armazenados por muito tempo - até março ou abril.
Ao contrário do verão, Winter Duchess é caprichosa em relação à composição do solo e ao seu valor nutricional: a árvore adora solos bem fertilizados, soltos e que consomem umidade. O rendimento da variedade é alto - no nível de cem quilos por árvore.
Uma pêra de inverno também precisa de polinizadores, adequados:
- Bere Ardanpon;
- Williams;
- Olivier de Sar.
Os frutos da variedade Winter se distinguem pela presença de um sutil acidez no paladar. Por outro lado, essas peras apresentam um leve "rubor". Sua massa também é várias vezes maior - em média, cerca de 600 gramas.
A variedade Winter tem suas vantagens:
- frutos grandes de excelente qualidade comercial;
- armazenamento de longo prazo da safra;
- alta produtividade;
- resistência às geadas das árvores.
As desvantagens da Duquesa de Inverno são as mesmas do verão - autoinfertilidade e instabilidade para sarna. Não se esqueça dos requisitos da variedade para a composição do solo: o jardineiro terá que dedicar tempo para fertilizar e regar as árvores frutíferas.
Regras de pouso
O plantio de uma pera Duchess começa com a escolha de um local adequado: deve-se dar preferência a um local elevado, bem iluminado e aquecido pelo sol. O solo deve ser nutritivo e bem umedecido, a cova da muda deve ser preparada com antecedência.
Como as mudas da Duquesa brotam já em meados de abril, esta pêra deve ser plantada bem cedo - no início da primavera. Um buraco, com cerca de um metro de profundidade e 70 cm de diâmetro, foi cavado desde o outono. Ao mesmo tempo, a camada fértil superior é misturada com três baldes de húmus e colocada na cova de plantio. Também deve ser adicionado um copo de superfosfato e um litro de cinza de madeira. Todos os fertilizantes são misturados. O solo deve assentar bem para que o colo da raiz da muda não termine posteriormente no subsolo (isto inibe significativamente o desenvolvimento da pereira).
Uma muda de pêra Duquesa é colocada no centro do poço e suas raízes são espalhadas.Agora a árvore é cuidadosamente polvilhada com terra, regada.
Como cuidar de uma árvore
Como todas as árvores do jardim, a pera Duquesa precisa da atenção do proprietário. Para obter uma boa colheita de frutas saborosas, é necessário cuidar da árvore a seguir:
- As pereiras são obrigatórias para água na véspera da floração. Ressalta-se que este período não coincide para as variantes verão e inverno. Poucas semanas após a primeira rega, quando os frutos começam a se fixar, a árvore é regada novamente. Pela terceira vez, a pêra Duquesa deve ser regada após a colheita, ou seja, no outono. Se o verão na região acabou sendo seco e quente, a quantidade de regas deve ser aumentada. O cálculo da quantidade necessária de água é simples: a cada ano de vida, a pêra “recebe” dois baldes d'água.
- Cobertura orgânica preserva a umidade do solo ao redor da pêra, evita que as raízes se exponham e sequem, além disso nutre a árvore e protege da geada.
- Árvores de pera são recomendadas aparar na primavera... Até os cinco anos, as mudas passam por podas formativas, tentando dar à copa a aparência desejada. Nas peras mais velhas, os rebentos secos ou doentes são simplesmente cortados (poda higiénica), se necessário realiza-se uma poda rejuvenescedora.
- Na primavera, as peras Duquesa precisam processar uma preparação contendo cobre (cobre ou vitríolo de ferro, líquido bordalês). Para salvar a árvore da crosta, ela é borrifada com uma solução de ureia. No outono, é aconselhável tratar Duchess com um agente antifúngico.
- Não há necessidade de cobrir árvores para o inverno - a variedade Duquesa tolera bem os invernos da Rússia central. Para proteger a casca das mudas jovens dos roedores, você pode embrulhar com estopa ou tecido não tecido no outono.
- Árvore anual alimentação fertilizantes complexos minerais. Com frequência de uma vez a cada três anos, é necessário introduzir matéria orgânica (esterco de vaca ou excremento de pássaro), espalhando-a pela pera.
Não é difícil cultivar uma pera Duchess - plantar e cuidar dessa árvore frutífera é completamente comum.
Comentários
Conclusão
Pear Duchesse é uma ótima opção para um simples residente de verão, dono de uma área suburbana ou dono de uma grande fazenda. Esta variedade é universal, assim como a finalidade da fruta: as peras são muito saborosas, frescas, podem ser secas ou desidratadas, adicionadas a compotas e compotas, e utilizadas como recheio de tartes perfumadas.
Não é difícil cultivar Duchesse em seu próprio jardim: as regras da tecnologia agrícola para esta variedade são muito simples.
Por que os frutos ainda são verdes, ásperos e duros?