Contente
Uma das plantas preferidas dos jardineiros é a cereja doce de frutos grandes, que é um verdadeiro recordista entre as árvores desta espécie em termos de tamanho e peso dos frutos. Cereja de frutos grandes pode ser cultivada em quase qualquer área, mas primeiro você precisa estudar todas as suas características e características.
História de criação da variedade
Pela primeira vez, esta variedade foi cultivada no território da Ucrânia - seus criadores são os criadores M.T. Oratovsky e N.I. Turovtsev. No trabalho de melhoramento, utilizou-se a variedade de cereja doce Napoleon Belaya, e as variedades Elton, Valery Chkalov e Zhabule foram utilizadas como polinizadores. Em 1973, a nova variedade foi submetida a testes e, em 1983, foi incluída no Registro Estadual.
Descrição da variedade cereja de frutos grandes
A cereja preta é uma árvore de grande porte que pode atingir os 5 metros de altura. Os principais ramos do esqueleto da árvore são poucos, mas são muito duráveis e são cobertos por uma casca áspera.
A forma natural da coroa é geralmente esférica, a menos que seja formada artificialmente, e de densidade média. As folhas de cerejeira são comuns - oblongas, ligeiramente pontiagudas nas pontas, verde suculento. A maneira mais fácil de reconhecer uma árvore é por suas flores brancas, que florescem densamente em abril e envolvem toda a coroa da cereja com um leve véu.
Uma característica única, graças à qual a variedade recebeu seu nome expressivo, são os frutos de cereja invulgarmente massivos. Uma baga pode pesar de 10,4 a 12 g, por vezes encontram-se até frutas com 18 G. As bagas são de formato redondo, revestidas por uma casca fina mas densa, cuja cor pode variar do vermelho intenso ao quase preto. A polpa tem a mesma cor. Na época de maturação, esta variedade pertence à categoria de cerejas de maturação intermediária - os frutos aparecem em meados do final de junho.
As áreas ideais para o cultivo de cerejas de frutos grandes são as regiões do sul, Crimeia e Território Krasnodar. No entanto, a variedade é cultivada com sucesso na faixa do meio - tudo depende da qualidade do cuidado com o Largo-frutífero, da rega adequada e do processamento pré-inverno da planta.
Características de variedade
Para entender como as cerejas de frutos grandes são adequadas para o cultivo em uma área específica, você precisa ler cuidadosamente as características da variedade. A árvore tolera bem a falta de umidade, geadas e pragas?
Tolerância à seca
Esta variedade tolera muito bem a falta de umidade. Nos dias mais quentes de verão, as cerejas precisam de regas suplementares, mas basta proceder uma vez por semana, 50 litros de água. No resto do tempo, você pode regar a árvore uma vez por mês em uma quantidade de 20 a 40 litros de água sob o tronco - para o crescimento saudável das cerejas, esse volume de umidade é suficiente.
Resistência à geada em cereja doce de frutos grandes
A variedade não foi criada para temperaturas negativas, mas as tolera bem. O frio do inverno na faixa do meio, quando a temperatura cai para -25 graus, não agride uma árvore adulta, principalmente se houver cuidado. Mas as mudas jovens da variedade são sensíveis a baixas temperaturas - por isso é recomendável plantar cerejas de frutos grandes na primavera, e não no outono.
Polinizadores de cereja doce de frutos grandes
As cerejas pretas grandes são variedades autoférteis. Isso significa que outras variedades precisarão ser plantadas ao lado dela, que irão atuar como polinizadores - só assim será possível tirar uma colheita farta da árvore. Para frutos grandes, os polinizadores podem ser:
- Cereja doce francis - a floração da variedade é precoce, no início de maio, e o amadurecimento ocorre no final de junho, aproximadamente na mesma época do amadurecimento da cereja de frutos grandes.
- Cereja surpresa - a floração da variedade começa em maio, números 5-10. Mas os frutos dessa variedade só podem ser colhidos em meados de julho.
- Cherry Dayber Black - a variedade floresce a médio prazo e a maturação é tardia. As frutas são geralmente colhidas no final de junho - início de julho.
Todas as variedades listadas, plantadas junto à cereja de frutos grandes, poderão garantir uma colheita abundante e de qualidade desta última.
Produtividade e frutificação
A descrição da variedade cereja preta de frutos grandes sugere que os frutos da planta amadurecem a médio prazo e a colheita ocorre na segunda quinzena de junho. A árvore não começa a dar frutos imediatamente, mas apenas 3 anos depois que a muda está enraizada no jardim.
Quanto ao rendimento, a variedade é simplesmente incrível - uma árvore pode produzir até 56 kg de frutos por ano.
Escopo de frutas vermelhas
Frutos grandes, carnudos, doces e ácidos de cerejas de frutos grandes têm uma pontuação de degustação alta de 4,6 e podem ser usados em uma ampla variedade de aplicações culinárias. As bagas são consumidas frescas, sucos saudáveis são espremidos delas, compotas e sucos de frutas são cozidos e geléia é feita para o inverno. As cerejas doces podem ser usadas como ingrediente de panificação.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é considerada altamente resistente a doenças e danos causados por insetos. No entanto, com cuidado insuficiente e clima desfavorável, as cerejas de frutos grandes podem sofrer algumas doenças. Das doenças, as cerejas são mais frequentemente afetadas por:
- sarna - expressa no aparecimento de manchas amarelas nas folhas verdes;
- moniliose - secar ramos jovens e ovários;
- clotterosporia - aparecem manchas vermelhas brilhantes nas folhas, o crescimento dos frutos pára;
- fluxo de goma - a casca da árvore começa a exalar resina, na qual se instalam bactérias patogênicas.
O procedimento para essas lesões é aproximadamente o mesmo. As partes doentes da árvore são removidas e as saudáveis são tratadas com anti-sépticos.
Dentre as pragas das árvores, os pulgões, os gorgulhos e as moscas cereja são especialmente perigosos. Se os insetos forem avistados nas folhas ou nos frutos do Frutífero Grande, deve-se tratar com urgência com soluções adequadas.
Vantagens e desvantagens da variedade
As cerejas de frutos grandes têm muito mais qualidades positivas do que desvantagens. As vantagens incluem:
- o maior rendimento;
- sabor suculento e doce da fruta;
- resistência à falta de umidade e baixas temperaturas;
- a resistência a pragas e doenças que afetam a árvore é muito rara;
- baixa demanda por atendimento.
A desvantagem da variedade é sua esterilidade - para uma frutificação abundante, variedades de polinização são necessárias. Além disso, a desvantagem da árvore é a intolerância à alta umidade do solo - nas estações chuvosas, os problemas podem começar com as cerejas.
Plantando e cuidando de cerejas de frutos grandes
A cereja doce vermelha de frutos grandes é uma variedade pouco exigente para as condições externas. Mas você ainda precisa saber as regras básicas de plantio e saída.
Tempo recomendado
Como as mudas jovens são muito sensíveis ao frio, é recomendável plantar cerejas de frutos grandes não no outono, mas na primavera - caso contrário, os brotos das árvores simplesmente congelarão. O plantio na primavera deve ser feito na hora certa - após a última geada, mas antes do início da estação de crescimento nas árvores polinizadoras vizinhas.
Escolhendo o lugar certo
Esta variedade adora o sol e o ar quente, por isso é necessário plantar uma árvore num local bem iluminado. A distância até as árvores mais próximas deve ser de cerca de 3 metros.
A variedade não tolera umidade estagnada, então solo pantanoso ou argiloso não é adequado para ela. A árvore percebe favoravelmente solo franco e arenoso com boa capacidade de ventilação.
Quais safras podem e não podem ser plantadas nas proximidades
Não é recomendável plantar peras, macieiras e groselhas perto da árvore. Mas cerejas de outras variedades e cerejas podem ser liquidadas na vizinhança.
Seleção e preparação de material de plantio
O sistema radicular do material de plantio deve estar desenvolvido e intacto, e um traço de enxerto deve ser visível no tronco da árvore.
Algoritmo de aterrissagem
O plantio de uma árvore no solo é realizado da seguinte forma:
- Um caroço é preparado - 2 vezes mais em volume do que o tamanho das raízes da muda.
- Uma camada de composto misturado com solo comum é colocada no fundo da cova.
- De cima, o fertilizante é coberto com terra, uma cavilha de liga é inserida.
- Uma muda é colocada na cova, espalhando as raízes sobre a camada de solo.
- O solo é derramado de cima até a metade da cova, então um balde de água é derramado e a terra é derramada novamente - já até o fim. Depois disso, o solo ao redor da árvore é compactado, regado novamente e polvilhado com cobertura morta.
Cuidados de acompanhamento de cereja
Cuidar de cerejas de frutos grandes não exige muito esforço do jardineiro.
- Você precisa podar brotos secos e danificados, bem como galhos comuns que começam a competir com os principais. Remova os ramos que crescem abaixo dos ramos do esqueleto. Os rebentos são reduzidos anualmente em um quarto ou metade.
- No tempo seco, as árvores jovens são regadas com 20 a 40 litros de água por mês, uma cereja doce adulta requer 40 a 60 litros de água. Em caso de seca, a rega é realizada semanalmente e, com chuvas fortes, param por completo.
- Nos primeiros 3 anos, a árvore não precisa de fertilização. Por 3 anos, recomenda-se espalhar amônio e salitre sob o tronco - não mais do que 25 g por metro quadrado de solo. Também é recomendável espalhar estrume podre no tronco a cada três anos.
- A variedade é resistente a doenças e insetos nocivos, a árvore precisa de proteção mínima. Será útil caiar o tronco com cal apagada.
- Antes do início do inverno, recomenda-se cavar um pouco o solo, fazer a última rega e, em seguida, cobrir o tronco com feno ou ramos de abeto. Além disso, após a queda das folhas, as cerejas precisam ser pulverizadas com uma solução de superfosfato.
Doenças e pragas, medidas de controle e prevenção
As cerejas de frutos grandes não devem ser tratadas desnecessariamente com produtos químicos, uma vez que pragas e doenças raramente as afetam. Como medida preventiva, basta envolver o tronco com material de cobertura para protegê-lo de roedores, e no inverno - para formar um monte de neve ao redor do tronco.
Drogas tóxicas são utilizadas apenas se a árvore estiver realmente doente. Para se livrar dos insetos, são utilizadas soluções Inta-Vir, Actellik e Decis, e cortes e ferimentos no tronco e galhos são tratados com solução de sulfato de cobre.
Conclusão
Cereja de frutos grandes é uma árvore frutífera bastante despretensiosa. Se você seguir as regras básicas de polinização e cuidado, a variedade irá deliciá-lo com colheitas abundantes.