Contente
As cerejeiras são algumas das mais populares entre os jardineiros. Rodina cereja doce é uma variedade conhecida por sua alta resistência à geada e frutas suculentas. É interessante saber mais sobre as peculiaridades desta árvore.
A história do cultivo de variedades
A variedade Rodina foi obtida em 1994 de uma forma bastante incomum - com a ajuda de radiação eletromagnética. A fonte foi a cereja Slava Zhukova, e os criadores do Instituto de Pesquisa I.V. Michurin. No momento, a variedade ainda está sendo testada pelo estado.
Descrição da variedade de cereja Rodina
Externamente, a variedade cereja doce é de altura média, não mais do que 3-4 m, uma árvore com uma copa piramidal densa. Os brotos da Pátria são longos, de espessura média, retos, cobertos por uma casca marrom-avermelhada lisa. As folhas da árvore frutífera são verdes, relativamente pequenas, com dentículos pontiagudos ao longo da borda da folha. Os pecíolos são curtos e as flores são brancas e grandes, aparecendo nos ramos em maio em abundância.
A cereja doce Rodina dá frutos bastante grandes, pesando cerca de 5 g, cobertos por uma casca escura, quase preta, cor de vinho. Em forma, os frutos da árvore são arredondados em forma de coração, com uma pequena depressão no meio. A cereja doce tem um sabor adocicado com um acidez perceptível, de acordo com a escala de degustação estima-se em 4,5 pontos do máximo possível 5. Os bagos são universais - são adequados tanto para uma utilização rápida como para transporte.
A melhor região para o plantio de cerejas doces A pátria é considerada a zona média da Rússia - a região central da Terra Negra. No entanto, esta variedade foi cultivada como resistente à geada, por isso recomenda-se plantá-la, inclusive nas regiões setentrionais. Tolera bem as baixas temperaturas e as mudanças climáticas, não é prejudicado pelas geadas repentinas da primavera.
Características da variedade
Para entender o quão bem uma variedade é adequada para o cultivo em condições específicas, é necessário estudar suas características. As características das cerejas Rodina parecem muito atraentes para os jardineiros.
Resistência à geada da cereja doce Rodina
A variedade tem maior resistência a temperaturas negativas. Entre as áreas recomendadas para o cultivo de árvores frutíferas estão a Sibéria e até mesmo os países da Escandinávia - a variedade tolera temperaturas abaixo de - 30 graus. Além disso, a Pátria está experimentando boas geadas de retorno na primavera, especialmente perigosas para árvores frutíferas. Quedas repentinas de temperatura não afetam o rendimento e a frutificação da planta.
Polinizadores de cereja Rodina
A variedade é autofértil e não pode suportar uma colheita abundante sozinha, sem polinizadores localizados nas redondezas. Para se obter frutos da cereja-mãe, é necessário plantar ao lado outras variedades de cereja com períodos de floração semelhantes. Essas variedades podem ser:
- História - árvore resistente ao inverno com floração no início de maio e colheita no final de maio - início de junho, com grandes frutos vermelho-bordô.
- Yaroslavna - as cerejeiras florescem ao mesmo tempo que a variedade Rodina e frutificam no início do verão.Entre as vantagens da variedade estão não apenas deliciosas frutas vermelho-escuras de até 7 g cada uma, mas também excelente resistência a geadas, secas e doenças.
- Valery Chkalov - cereja doce resistente à geada que floresce já no final de abril - início de maio e produz a colheita o mais tardar em meados de junho. Dá origem a frutos doces vermelho-escuros com peso até 8 g cada.
Produtividade e frutificação
A variedade Rodina pertence a árvores com amadurecimento precoce dos frutos. Com os devidos cuidados e o desenvolvimento normal da árvore, é possível colher frutos já no final de maio ou início de junho. O rendimento da variedade é considerado abundante - até 30 kg de bagas de uma árvore. Pela primeira vez, a planta frutifica em 4 ou 5 anos após o enraizamento na horta e depois agrada com grandes colheitas anuais.
Escopo de frutas vermelhas
Os frutos cereja desta variedade pertencem à categoria dos universais. Isto significa que podem ser consumidos in natura, em compotas e conservas, como ingrediente de pastelaria e sobremesas. Os bagos são bem transportados, pelo que podem ser enviados para venda se desejar.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem forte imunidade e quase não é suscetível a doenças comuns. Em particular, existe uma elevada resistência à coccomicose. Esta infecção fúngica freqüentemente infecta as folhas das árvores frutíferas, deixando manchas marrons feias nelas e levando ao enrugamento e ressecamento da folhagem.
Ao mesmo tempo, as pragas de jardim, como a mosca-cereja ou pulgões, ainda são perigosas para a pátria das cerejas doces. Portanto, o estado da árvore deve ser monitorado com muito cuidado e não se esqueça da prevenção de alta qualidade.
Vantagens e desvantagens da variedade
Entre as vantagens do Rodina Cereja pode-se destacar:
- alto rendimento e boa transportabilidade de frutas - isso permite que você os use não apenas para fins pessoais, mas também para fins comerciais;
- aumento da resistência a baixas temperaturas - a planta é ótima para criação em regiões frias;
- boa imunidade a doenças, principalmente afetando árvores frutíferas - basta cuidar das cerejas.
A única desvantagem é a auto-infertilidade da variedade e a necessidade de plantar polinizadores nas proximidades. No entanto, se houver outras cerejas com floração precoce no jardim, esse recurso não trará problemas.
Características de pouso
A cereja chamada Rodina é plantada da mesma forma que a maioria das outras variedades de cerejas. No entanto, será útil lembrar as regras básicas.
Tempo recomendado
Tanto a primavera quanto o outono são consideradas datas permitidas para o plantio de cerejas. Mas, na verdade, o plantio de outono é praticado nas regiões do sul com invernos amenos. Na faixa do meio e no norte, é melhor plantar cerejas na primavera, um pouco antes da estação de crescimento e depois das geadas - isso evitará que a muda do congelamento.
Escolhendo o lugar certo
Como qualquer cereja doce, a variedade Rodina prefere lugares abertos e ensolarados. É melhor escolher o solo leve, com boa ventilação. Loam e arenoso são ideais.
Quais safras podem e não podem ser plantadas nas proximidades
Os vizinhos ideais para as cerejas A pátria são as cerejeiras ou outras cerejas que podem assumir o papel de polinizadores. Mas macieiras e peras não devem ser plantadas nas imediações.
Seleção e preparação de material de plantio
O principal e praticamente único requisito para uma pátria de mudas de cereja doce é a presença de raízes densas, saudáveis e intactas. Imediatamente antes de plantar, você pode mantê-los na água por um tempo.
Algoritmo de aterrissagem
Plantar uma planta jovem é bastante normal.
- O buraco da muda deve ser grande o suficiente - cerca de duas vezes o volume das raízes.
- Os fertilizantes orgânicos misturados com o solo devem ser colocados no fundo do buraco - eles contribuirão para o rápido crescimento da árvore.
- A muda é baixada em um buraco, preenchido com terra até a metade e coberto com terra até o topo das raízes. Em seguida, 2 a 4 baldes de água são colocados imediatamente sob o tronco e, em seguida, a terra é coberta com cobertura morta em um círculo.
Cuidados de acompanhamento de cereja
É muito simples cuidar da doce cereja Mãe Pátria - requer um mínimo de atenção.
- Você precisa cortar a árvore ao mínimo - uma vez por ano, encurte os brotos em um quarto após a frutificação, remova os galhos secos, retorcidos e prejudiciais à saúde.
- A rega das cerejas é realizada de acordo com o clima. É imperativo fornecer umidade à árvore antes da floração, depois dela, antes da frutificação e pouco antes da chegada do inverno - a cada vez, 3-4 baldes de água sob o tronco. O resto da cereja terá precipitação natural suficiente. O principal é evitar o ressecamento total ou o encharcamento excessivo do solo.
- Durante os primeiros 3 anos de crescimento, a muda tem fertilizantes suficientes colocados na cova de plantio. Após 4 anos de vida, você pode entrar na alimentação anual - substâncias nitrogenadas na primavera, potássio no verão e flúor no outono.
No meio do outono, a árvore precisa ser regada pela última vez, aplique uma cobertura morta ao redor do tronco e trate as cerejas com uma solução contendo flúor. Para que a árvore não congele no inverno e não sofra de roedores, é recomendável pisar bem a neve em volta do tronco e cobrir o tronco com material isolante.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
A variedade Rodina é bastante resistente a doenças e pragas. Mas algumas doenças também podem afetá-lo, a saber:
- doença de clasterosporium;
- filostictose;
- câncer de cereja.
Em todos os casos, é necessário cortar com urgência todas as peças insalubres e processar as seções com sulfato de cobre. Como profilaxia de doenças na primavera, a coroa e o tronco são borrifados com uma solução de Bordeaux a 1%.
Além disso, os insetos das frutas, como o gorgulho, a mosca-cereja e os pulgões, prejudicam as cerejas. A melhor proteção contra eles será a remoção oportuna de todas as partes secas e apodrecidas, limpeza sanitária do solo próximo ao tronco. Se, no entanto, as pragas aparecem nas folhas ou nos frutos, é necessário tratá-las com agentes inseticidas.
Conclusão
Rodina cereja doce é uma variedade de frutas despretensiosa e fácil de cuidar. Com cuidado elementar, a árvore vai decorar o jardim e trará regularmente colheitas abundantes.
Resenhas de residentes de verão sobre cerejas Rodina