Contente
- 1 Existe uma cereja colunar
- 2 Descrição das cerejas colunares
- 3 Cereja colunar: descrição das variedades com fotos
- 4 Variedades colunares de cereja para regiões
- 5 Cereja colunar: plantio e cuidado
- 6 Poda de cerejas colunares
- 7 Como cultivar cereja colunar em um recipiente
- 8 Vantagens e desvantagens das cerejas colunares
- 9 Conclusão
- 10 Testemunhos
A cereja colunar é uma planta compacta que produzirá um número suficiente de frutos e ocupará muito menos espaço do que as cerejas comuns. Não será supérfluo plantá-los em seu site.
Existe uma cereja colunar
Os agricultores modernos usam a forma de pilar para várias árvores frutíferas. Não poupou essa tendência e as cerejas. Pela primeira vez no Canadá em 1964, uma macieira com uma mutação semelhante foi descoberta. Criadores europeus aceitaram isso e começaram a realizar experimentos com outras frutas.
Descrição das cerejas colunares
As cerejeiras colunares têm a forma de um cilindro. A copa cresce, os ramos laterais são cortados, formando uma coluna de um metro de diâmetro.
Qual é a aparência da cereja colunar?
A planta tem um pequeno volume. A circunferência da coroa é de um metro, a altura da cereja colunar é de 2-3 metros. A planta está repleta de bagas, pouco frondosas.
O sistema radicular de uma cereja doce colunar
As raízes têm profundidade suficiente, mas não crescem em largura além da coroa.
Produção
Cada planta fornece 15 kg de bagas, dependendo da espécie. Os pecíolos cobrem o tronco, fazendo com que pareça uma espiga de milho.
Resistência a doenças, pragas, geadas
A cultura adora climas quentes. Para ela, as regiões sul e centro da Rússia são adequadas. Nas latitudes do norte, você deve cuidar do abrigo de inverno.
Os criadores tornam as variedades imunes a doenças e pragas. Mesmo assim, há casos de danos por coccomicose e insetos.
Cereja colunar: descrição das variedades com fotos
Esta planta é menos reconhecida na Rússia do que a maçã e a pêra. Existem variedades que são cultivadas em diferentes regiões do país, dependendo de sua qualidade.
Variedades populares de cerejas colunares:
- Helena;
- Silvia;
- Sam;
- Queen Mary;
- Preto;
- Pequena Sylvia;
- Com ciumes;
- Sabrina.
Abaixo estão suas características.
Helena
Sobremesa, bagas vermelhas brilhantes, peso 2-14 g. A árvore é alta, até 3,5 metros, copa em um metro de diâmetro. Espécie de alto rendimento, frutifica de 15 a 20 de junho durante a semana. Ele continua a dar frutos por até 20 anos.
Silvia
Semelhante em características a Helena. A árvore e os tamanhos dos frutos, a produção e o sabor são os mesmos. Selênio de vencimento antecipado - de 12 a 18 de junho. Ela tem um período de frutificação mais curto - 15 anos.
Existe uma variedade Little Sylvia com uma altura não superior a 2 m.
Abaixo está a foto de uma cereja de Sylvia em coluna vermelha.
Sam
A variedade mais antiga. Amadurece antes de 12 de junho, peso da baga 12 g, período de frutificação 15 anos. Atua como polinizador de diferentes variedades desta cultura.
Rainha maria
Sobremesa não muito resistente ao frio. Crescido na faixa do meio. A colheita anual é de 15 kg.
Cereja preta
A cereja preta colunar é famosa pelo seu alto rendimento, frutos grandes e resistência à geada. Vista despretensiosa, compacta, não superior a 2 metros.
Com ciumes
Ela tem frutas doces e suculentas. Eles são bem armazenados e transportados. Variedade resistente à geada. Desvantagem - baga pequena - 8 g. Amadurece no início de julho.
Sabrina
É uma cereja colunar autopolinizada. Árvore de alta volumetria. Uma variedade produtiva, frutos silvestres doces. Baixa resistência ao frio. Boa imunidade a doenças e pragas.
Variedades colunares de cereja para regiões
Para aguardar a colheita dos frutos silvestres, é necessário escolher a variedade certa para o local de seu cultivo. O principal é a sua resistência ao gelo e o tempo de colheita dos frutos.
Cereja colunar para a região de Moscou
Variedades suficientemente resistentes à geada, com baixos requisitos para as condições de cultivo, são adequadas. Estes são Sam, Sylvia, Helena, Black, Revna.
Variedades colunares de cereja para a Sibéria
As variedades resistentes ao frio Revna e Black são plantadas na Sibéria. Eles são imunes a doenças e raramente são atacados por pragas. As cerejas colunares devem ser plantadas nesta região na primavera.
Cereja colunar para os Urais
O clima nos Urais e na Sibéria é bastante semelhante, então eles escolhem as mesmas variedades - Revna e Black.
Quais variedades de cerejas colunares são adequadas para a Rússia central
Aqui são cultivadas variedades que não são muito resistentes ao frio, mas ao mesmo tempo são bastante despretensiosas.
Esta é Sabrina, Queen Mary, Little Sylvia.
Cereja doce colunar amarela dá frutos em abundância.
Cereja colunar: plantio e cuidado
Pode ser plantada na primavera ou no outono.
Plantando cerejas colunares na primavera
Regras para o plantio de cerejas colunares na primavera:
- O melhor local seria uma área plana que não fosse sombreada por prédios ou plantas altas. Locais baixos e pantanosos com água subterrânea próxima não são adequados.
- O solo necessita de solo franco-arenoso, fertilizado com húmus, com baixa acidez do solo. Farinha de limão ou dolomita é adicionada ao solo ácido.
- As covas são feitas de 50 x 50 x 60 cm, com um monte de terra fértil no centro. Uma muda é colocada em um monte, espalhando as raízes.
- As raízes são cobertas com terra e regadas. A superfície é coberta com cobertura morta para evitar crostas. As cerejas colunares são plantadas a uma distância de um metro e meio. Linhas adjacentes são colocadas a cada três metros.
Cultivo de cerejas colunares
O cuidado da cereja colunar é comum nas árvores frutíferas. O curativo principal é feito duas vezes por temporada. A primeira é feita no final de março com fertilizantes secos na neve. É aplicado fertilizante complexo completo. Em agosto, a fertilização é feita com misturas que não contêm nitrogênio.
A rega é importante. Esta planta requer muita água para formar os frutos. É importante monitorar a condição do solo ao redor da árvore. Para reter a umidade, o solo ao redor da árvore é coberto com cobertura morta ou enlatado.
Poda de cerejas colunares
No primeiro ano de crescimento da planta, o topo da muda é cortado, deixando um acréscimo de 20 cm, os brotos laterais são cortados a uma distância de 12 cm do tronco. A mesma distância é deixada entre eles. A formação colunar de cerejas doces é realizada em julho.
No 2º ano os brotos são pinçados a 20 cm do tronco, dão um aumento de 30 cm.
No terceiro ano, os brotos laterais são pinçados novamente, partindo do tronco 35-40 cm, o ramo central pode crescer 25 cm e em julho o topo é cortado.
No 4º ano, na primavera, é necessário cortar a cereja colunar, diluindo os ramos laterais, corte fino e crescendo para dentro.
Por volta do 5º ano, a árvore deve atingir uma altura de 2-3 metros, o crescimento posterior é limitado. Em julho, aperte os brotos laterais verdes e desbaste-os.
A partir dos 6 anos de idade, a cada três anos fazem podas sanitárias de cerejas colunares na primavera.
Processamento de cerejas colunares de doenças e pragas
Para a profilaxia, em abril, os rins são borrifados com calda bordalesa (solução a 1%). Isso protegerá contra doenças fúngicas. O processamento é repetido após a floração em maio.
O tratamento de verão com sulfato de ferro protege contra pragas e doenças, alimentando-se com microelementos. É bom usar drogas "Horus", "Skor" para o tratamento da clasterosporiose. Pulverizar no início da floração, repetir após a floração.
No outono, antes da queda das folhas, a zona do tronco da árvore é tratada com uréia (0,6 kg / 10 l de água). As folhas são recolhidas e queimadas.
Como cultivar cereja colunar em um recipiente
As mudas são plantadas em vaso de 15 litros. O solo fica solto e leve, arrume a drenagem no vaso. A mistura de solo é enriquecida com fertilizantes minerais.
Uma árvore plantada na primavera começará a dar frutos no ano seguinte. Das primeiras flores, as maiores permanecem após 10 cm. As cerejas colunares autoférteis são utilizadas como recipientes.
As plantas de contêiner são podadas e formadas. As dimensões da árvore devem ser menores do que no solo. A altura máxima é de um metro e meio. Os rebentos laterais não têm mais de meio metro de comprimento.
Regue a planta à medida que o solo seca, alimente-a a cada 10 dias durante a estação de crescimento. No inverno, as árvores de contêiner são colocadas em uma sala fria e raramente regadas. Na primavera, eles o levam para a rua. Variedades de baixo crescimento são usadas para cultivo em recipientes. A pequena Sylvia seria uma boa escolha.
Vantagens e desvantagens das cerejas colunares
Os prós e os contras de uma cereja preta colunar, como qualquer planta, existem.
As vantagens são as seguintes:
- Compacidade. Uma boa colheita de frutos silvestres pode ser obtida em uma área menor.
- Decoratividade. Uma árvore parece muito incomum, com bagas vermelhas espalhadas ao longo do tronco.
- Estas são principalmente variedades de maturação precoce, frutas saborosas podem ser obtidas no início do verão.
- Comodidade na colheita de frutas silvestres.
As desvantagens incluem a complexidade dos cuidados, que consiste na necessidade de formação anual da copa da árvore nos primeiros anos de desenvolvimento, bem como um rendimento relativamente baixo em relação à área ocupada.
Conclusão
As cerejas colunares estão apenas começando a ganhar popularidade entre os jardineiros russos. Mas quem tentou fazer isso não vai mais desistir. Esta é uma boa solução para pequenas áreas ajardinadas.