Contente
A amoreira é uma bela árvore muito popular entre os residentes de verão na Rússia. Existem várias variedades desta árvore. A amora chorosa difere no tamanho e no formato da copa. Externamente, os galhos pendentes lembram um salgueiro-chorão ou um salgueiro-bichano.
Descrição da amora chorona
Árvore de folha caduca da família da amoreira. A altura não ultrapassa os 3 m. Estão oficialmente descritas 17 espécies de amoreira, embora existam mais de 200 variedades de amoreira.
Não é apenas uma planta ornamental, mas também uma árvore frutífera com deliciosas e aromáticas frutas silvestres. O tamanho compacto permite que você cresça uma amora chorona, mesmo em uma área pequena. A copa atinge 2 m de largura e os ramos da amoreira-chorona são longos e podem crescer até ao solo.
A planta tem vida longa, pode decorar o local por 200-500 anos. Os frutos são representados por uma drupa, escondida por um perianto carnudo. Comprimento do fruto - 2-5 cm Cor - rosa, roxo escuro, branco. Os frutos são comestíveis, agridoces e com aroma agradável.
A amora chorosa na foto atrai com frutas. São frutos suculentos com aroma e sabor adocicado inesquecíveis. Os frutos da amoreira-chorona são muito saudáveis, contêm vitaminas e minerais. Além disso, a árvore é adequada para funções decorativas.
A amoreira amadurece em meados do verão. No inverno, depois que a árvore perde a folhagem, a dobra dos galhos delicia os olhos e dá à planta uma graça especial.
Variedades de amoreira decorativa
A amoreira-chorona é um tipo de amora comum que apresenta diversas variedades. Eles diferem na cor do fruto, tamanho, tempo de maturação.
A variedade mais popular é a amoreira-preta Baronesa chorona. É uma variedade de amoreira-preta com frutos grandes até 4 cm, tolera facilmente geadas até -30 ° C. Produtividade - até 100 kg por árvore. Weeping mulberry Black Baroness tem as críticas mais positivas por seu sabor insuperável.
A amoreira-branca-chorona é outra espécie. Possui folhas em forma de coração. O período de floração é de maio a junho. As frutas são brancas, doces, não toleram bem o transporte.
Para a maior parte, a amoreira-chorona tem um rendimento menor do que outras variedades de amora. É usado principalmente para decorar o local, é plantado com mais freqüência perto de gazebos, cercas e também como plantações individuais no jardim.
Plantando e cuidando da amoreira chorona
Chorar amora em um tronco não exige cuidados. Mas há pontos a serem considerados ao plantar e cultivar uma safra. Amoreira que chora amora para plantar e cuidar não pertence a plantas caprichosas.
Seleção e preparação do local de pouso
Para o plantio de amora silvestre, os solos argilosos e arenosos são ideais. O local é escolhido o mais iluminado possível, com muita luz solar. Não deve haver árvores altas ou edifícios próximos que projetem sombras.
É melhor plantar uma amoreira decorativa na encosta sul das colinas.
A amoreira cresce mal em solos salinos, bem como em áreas pantanosas. A muda não deve ser exposta a ventos frios.
Preparação de material de plantio
A amoreira-chorona propaga-se por meio de estacas. Eles são cortados no início do verão do incremento deste ano. Com o plantio adequado e aderência às regras da tecnologia agrícola, até o outono, essas mudas se enraízam. É importante plantá-los em um ângulo de 45 °.
Se uma muda com sistema radicular pré-fabricado for comprada para o plantio, então, ao comprar, deve-se prestar atenção ao estado das raízes. As raízes de uma amoreira jovem são fracas. É importante que não haja espécimes doentes e apodrecidos entre eles. É ideal se as raízes não estiverem secas e embaladas em solo fértil. Então a amora chorona criará raízes rapidamente, e partir não será difícil.
Plantando amoras choronas
Plantar uma árvore é recomendado na primavera. Mas é aconselhável preparar uma cova para o plantio no outono. O aprofundamento em largura e altura é de 50 cm. Ao cavar, em vez de uma camada infértil, você deve encher alguns baldes de composto ou húmus.
Coloque 50 g de ureia, 100 g de superfosfato e 50 g de potássio na cova. Mexa em solo fértil.
Ao plantar, as raízes são suavemente esticadas. Se o plantio for realizado nas regiões do sul, a muda é enterrada até o colo da raiz. Nas regiões Norte, recomenda-se aprofundar o pescoço 5 cm abaixo do nível do solo. A distância entre as mudas deve ser de 3 m.
Após o plantio, as árvores são regadas imediatamente. Cada muda tem direito a 2 baldes de água. Então, para preservar a umidade, a zona da raiz é coberta com cobertura morta. Isso pode ser feito com palha, turfa, serragem ou folhagem.
Regar e alimentar
A amoreira-chorona é uma planta que adora hidratar. As plantas jovens precisam especialmente de muita água. Imediatamente após o plantio, 2-3 baldes de água são derramados sobre a muda.
As árvores jovens são regadas a cada 2 semanas. Em um verão muito quente, a rega se torna mais frequente até 1 vez por semana. A taxa de rega para uma amoreira jovem é de 20 litros. Em época de chuva, regar a amoreira não vale a pena.
No final de setembro, é necessária a irrigação com carregamento de água. Para fazer isso, 3 baldes de água são despejados sob uma árvore jovem de uma vez.
Uma planta adulta requer menos umidade. A amora chorosa também pode tolerar a seca. Portanto, em climas quentes, as amoreiras podem ser regadas uma vez a cada 2 semanas ou até com menos frequência.
Uma jovem amoreira chorando não precisa de alimentação. O solo nutritivo é suficiente para os primeiros 2 anos de vida.
Conforme você envelhece, você precisa fertilizar 2 vezes por temporada:
- A primeira alimentação é realizada na primavera, ainda na neve. A uréia é espalhada na camada de neve a uma taxa de 50 g por metro quadrado. Alguns jardineiros usam nitrato de amônio em vez de uréia.
- Potássio e fósforo são adicionados em meados de agosto. Isso ajudará a hibernar a amoreira e a aumentar sua resistência ao gelo.
Com esse sistema de alimentação, a amoreira ficará espetacular e dará uma colheita decente.
Proteção contra doenças e pragas
A resistência a doenças não é observada na amoreira. Portanto, é imprescindível a realização de um tratamento preventivo. É melhor fazer isso em abril, antes de os botões florescerem.
Para o processamento, são usados inseticidas e fungicidas profissionais. Em outubro, uma solução de 3% de Bordeaux líquido é usada.
É imperativo realizar podas higiênicas regularmente para livrar a planta de brotos doentes. São eles que se tornam a fonte de infecção de toda a amoreira.
Preparação de amora chorona para o inverno
A preparação para o inverno começa em meados do outono. Em uma amoreira jovem, é necessário pressionar os galhos no chão. Se as amoras são cultivadas em uma região com invernos rigorosos, nos primeiros anos você precisa embrulhar o tronco com um material quente. Também é melhor cobrir o sistema radicular e cobrir com cobertura morta no topo.
Nas regiões do sul, o treinamento especial não é necessário, uma vez que a amoreira suporta facilmente os invernos do sul.
Produtividade da amoreira-seca de uma árvore
A primeira colheita da amora chorona, como na foto, só pode ser obtida após 3 anos. No primeiro ano de colheita, os frutos serão pequenos. Não há necessidade de subir em uma árvore para colher os frutos. Basta esperar o amadurecimento, então todos os bagos vão cair no chão.É simplesmente aconselhável colocar qualquer material com antecedência, de preferência polietileno.
De uma árvore, dependendo da variedade, você pode colher até 100 kg de amoreira.
Como formar uma amora chorona
A poda da amoreira é realizada para formar a copa, remover os brotos doentes e também para rejuvenescer toda a árvore.
Para aparar, você precisa preparar ferramentas, incluindo um podador e uma serra. Todas as ferramentas devem ser afiadas e de alta qualidade.
Para a formação, é necessário deixar um fuste com altura de um metro e cortar todos os brotos a essa distância. Esta poda é feita no início da primavera, antes que os botões desabrochem. A temperatura não deve cair abaixo de - 10 ° С.
A amoreira-chorona é caracterizada pela mesma altura e comprimento dos brotos. O ramo central não é isolado durante a formação da copa. É necessário cortar os ramos das gemas inferiores e laterais. Isso cria a dobra desejada, que é considerada característica da forma fornecida.
Reprodução de amoreira-chorona
A amoreira-chorona é uma planta dióica, cujas flores masculinas e femininas estão presentes na mesma árvore. A propagação da amoreira é possível de várias maneiras:
- sementes - um processo longo e trabalhoso;
- estacas verdes são o método mais comum;
- estratificação e brotos maternos;
- vacinação.
Cada um dos métodos tem suas próprias nuances. Enxertando em uma árvore, você pode obter uma colheita de frutas de diferentes cores. Isso torna a árvore ainda mais decorativa.
Como plantar uma amora chorona
A maneira mais fácil de inocular uma amoreira é copular. São os mesmos cortes oblíquos na copa e no porta-enxerto. Com a enxertia correta, consegue-se uma nítida fixação mecânica dos tecidos entre as estacas.
Os cortes devem ser feitos entre os rins. O local de fixação é ferido com uma bandagem de polietileno macio.
Críticas de amora chorosa
Conclusão
A amora chorosa é apenas uma das variedades de amora. Freqüentemente usado para fins decorativos. Mas também dá frutos saborosos o suficiente. A poda da amoreira que chora na primavera vai dar-lhe a forma desejada, e o comprimento dos brotos enfeita a árvore até o solo. A árvore não é exigente em cuidados, tolera perfeitamente até invernos rigorosos.
A amoreira é uma baga realmente deliciosa. Mas, para fins decorativos, é melhor escolher uma variedade que não dê frutos ou colher os frutos antes que caiam. Caso contrário, manchas escuras de bagas sob as árvores vão arruinar toda a beleza.