Contente
Cherry Big Star é popular entre os jardineiros devido à sua cultura despretensiosa e fértil. Apesar do calor, as cerejas se adaptaram perfeitamente ao clima mais frio, característico das regiões da região de Moscou e Sibéria.
História de criação
A ninhada de cereja Big Star foi criada pelos criadores do Departamento Italiano de Culturas Arborícolas (DCA-Bologna). A pesquisa foi realizada no Centro de Pesquisa em Produção Agrícola (CRPV), também localizado na Itália.
O objetivo da seleção era desenvolver variedades de cereja doce de grande frutificação e alto rendimento, que, além disso, teriam aumentado a resistência aos caprichos climáticos. Paralelamente, estavam em andamento os trabalhos de teste do Keep in Touch System, um modelo de abrigos que protegia as árvores dos efeitos negativos dos fatores atmosféricos.
As mudas criadas, obtidas pelo cruzamento das variedades californiana, espanhola e italiana de cerejas doces, foram submetidas à moldagem do tronco e da copa durante o processo de crescimento. O experimento envolveu 3 formas: fuso fino, sistema em V, fuso fino. As 2 primeiras opções provaram ser as melhores.
Descrição da cultura
A árvore desenvolve-se intensamente, formando uma copa densa e compacta por volta do terceiro ano de vida. As bagas são grandes em tamanho, o peso de uma chega a 9-12 gramas. A forma da cereja é arredondada e ligeiramente achatada nas laterais. Sob a pele vermelha escura esconde-se uma polpa suculenta escarlate de consistência densa. A superfície da fruta é lisa com um brilho característico. Traços vermelho-violeta são claramente visíveis nele. Você pode aprender mais sobre cerejas assistindo ao seguinte vídeo:
As cerejas podem ser cultivadas nos países do sul do território europeu, incluindo Bielo-Rússia, Ucrânia e parte sudoeste da Rússia. Avaliações de cerejas Big Star indicam que a cultura está bem estabelecida na região de Moscou e até mesmo na região de Irkutsk.
Características
Você pode avaliar as vantagens e características das cerejas doces, familiarizando-se com as principais características da planta.
Resistência à seca, robustez do inverno
As características da variedade indicam a alta resistência da cultura à seca. Na ausência de chuva, a árvore não dará frutos piores se for irrigada periodicamente.
A cereja Big Star também se adapta bem a temperaturas extremas e geadas. Para evitar o congelamento, é recomendável preparar bem o jardim no outono, criando uma camada de musgo e folhas secas na zona das raízes. A resistência máxima da cultura corresponde ao indicador menos 35 °.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
De acordo com a descrição, a cereja doce Big Star pertence às variedades de maturação médio-tardia. A primeira estação de frutificação começa 4-6 anos após o plantio da muda. Em maio, a árvore é densamente coberta por pequenas flores, e a maturação técnica é observada na segunda quinzena de junho.
Os primeiros frutos maduros na árvore aparecem no dia 20 de junho (nas regiões do sul, a data é alterada 7 a 10 dias antes). Na foto da cereja Big Star, você pode ver como os frutos maduros se ajustam aos galhos.
Produtividade, frutificação
A época da colheita da cereja cai na segunda quinzena de junho - julho.Em média, 45 kg de frutos são colhidos de uma árvore com os devidos cuidados. O período de frutificação dura 3-4 semanas. A peculiaridade da variedade é um rendimento estável a cada nova safra.
Resistência a doenças e pragas
A cereja é resistente às doenças típicas das culturas de frutas com caroço. Devido à sua forte imunidade, a cultura é utilizada para cultivo em talhões particulares e para criação industrial.
Graças à sua boa imunidade, a árvore tolera a invasão de insetos nocivos, mas isso não significa que a cereja doce sobreviverá sem tratamentos especiais. A cultura necessita de medidas preventivas planejadas com o objetivo de evitar danos às folhas, cascas e frutos por pragas.
Vantagens e desvantagens
A popularidade da variedade se deve às seguintes vantagens da planta:
- tamanho compacto da copa de uma árvore de porte médio;
- longo período de frutificação (de junho a julho);
- cuidados simples que dispensam plantio de parente ou vacinação, o que se explica pela capacidade de autopolinização;
- resistência à geada;
- excelentes características de sabor;
- alta produtividade;
- boa transportabilidade;
- versatilidade do fruto (adequado para conservar, fazer compotas, sumos, vinhos de fruta).
Praticamente não há desvantagens na cultura devido à imunidade persistente. Na época das chuvas, que coincide com o período de frutificação, observa-se a quebra dos bagos.
Conclusão
Cherry Big Star é adequado para cultivo em climas temperados, que são encontrados na maior parte da zona média. A cultura não requer cuidados especiais, mas generosamente é dotada de alto rendimento. A variedade é adequada para o plantio em áreas com solos difíceis.