Contente
Muitos jardineiros estão convencidos de que a propagação de pinheiros em casa só é possível por meio de sementes. No entanto, este não é absolutamente o caso, a árvore também pode ser propagada por estacas ou enxertia. O artigo fornece instruções detalhadas para a propagação desta incrível planta conífera de todas as maneiras possíveis.
Características da reprodução de diferentes tipos de pinheiro
Em primeiro lugar, tem de decidir que tipo de pinheiro pretende cultivar. Diferentes espécies têm suas próprias características de reprodução características. Assim, por exemplo, ao se propagar por ramos, o pinheiro europeu enraíza-se melhor. No entanto, no clima da Rússia central, o pinheiro silvestre e o pinheiro cedro siberiano são encontrados com mais frequência.
Na propagação por sementes, deve-se ter em mente que as sementes dos diferentes tipos de pinheiros têm uma aparência diferente. As sementes de pinheiro silvestre têm pequenas asas que permitem que se movam no ar. As sementes de pinheiro siberiano não têm asas. Eles consistem em um núcleo coberto por uma densa concha lenhosa.
É possível crescer um pinheiro de um galho
A reprodução de muitas coníferas é possível com um pequeno galho. O pinho também pode ser cultivado a partir de estacas caseiras. Este processo é lento e trabalhoso, mas o resultado final não pode deixar de agradar aos fãs de coníferas.
A reprodução do pinheiro desta forma é considerada assexuada. Isso significa que, no processo de reprodução, não se formam novas variações de genes. Como resultado, a planta cultivada é completamente idêntica em material genético à planta-mãe.
Como fazer um pinheiro crescer a partir de um galho
A época mais favorável para a reprodução dos ramos do pinheiro é o verão, de meados de junho a julho. A essa altura, os galhos já estão bastante formados, mas ainda estão em fase de crescimento ativo. Graças às longas horas de luz do dia durante o verão, as mudas terão tempo de criar raízes. Em regiões quentes, a propagação de pinheiros por estacas na primavera é possível.
A reprodução por ramos no outono ou inverno não é eficaz, porque em poucas horas de luz do dia as mudas simplesmente não têm tempo para obter luz do dia suficiente. Eles se enraizarão mais lentamente, mas a iluminação artificial ajudará a acelerar o processo.
Escolhendo o galho certo
O cultivo de pinheiros a partir de um galho é considerado um método excelente para jardineiros iniciantes. Para reproduzir uma árvore desta forma, é necessário encontrar um pinheiro bravo e cortar dele um ramo jovem, que surgiu no ano em curso. O caule do ramo selecionado deve ser coberto com casca lignificada ou semilignificada. Quanto mais jovem for o ramo cortado, mais rápido será o processo de formação das primeiras raízes.
O galho deve ser cortado cuidadosamente com poda de modo que seu tamanho não ultrapasse 10 cm, retirando-se os galhos localizados na parte inferior para liberar essa área para futuras raízes.
Preparando-se para pousar
Ao propagar pinheiros por estacas em casa, a taxa de enraizamento dos ramos depende muito da composição do solo. Quanto mais fértil for, mais rápido se formará o sistema radicular. O solo ideal é uma mistura de turfa e areia de rio, na proporção de 1: 1. Como drenagem, é adicionada ao solo casca de pinheiro semi-apodrecida ou turfa grossa.
Como a turfa contém um grande número de microorganismos, alguns dos quais podem ter um efeito prejudicial à saúde da árvore, a mistura de solo deve ser desinfetada. Isso pode ser feito regando-o com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Pouco antes do enraizamento, os ramos são tratados com um estimulante de formação de raízes. Além disso, quanto mais lignificado for o ramo, mais concentrada a solução estimulante é necessária.
Como recipiente para o plantio, você pode usar uma pequena moldura de madeira comum. Às vezes, as mudas também são plantadas em uma estufa. Tanto a moldura quanto a estufa, ao mesmo tempo, após o plantio, são cobertas por uma película.
Enraizando o corte
Ao cultivar pinheiros por meio de estacas durante o plantio, você não pode mergulhar o galho diretamente no solo, isso afeta negativamente a taxa de sobrevivência da planta e a formação da raiz.
Algoritmo para plantar uma muda de pinheiro:
- encher o recipiente com a mistura de solo preparada e umedecida;
- usando qualquer objeto sólido, faça uma pequena depressão no solo;
- coloque uma ramificação no recesso;
- pressione e compacte a camada de solo;
- para profilaxia, pulverize com uma solução fungicida;
- cubra as plantações com filme para agilizar o enraizamento.
A sombra parcial clara será confortável para ramos germinados, por isso é aconselhável cobri-los da luz solar direta. A rega deve ser moderada, conforme necessário. As estacas de pinheiro devem receber umidade suficiente, mas se for mais do que o necessário, o sistema radicular começará a apodrecer gradualmente.
Perto de agosto, os ramos de pinheiro plantados nas molduras formam raízes. O processo de enraizamento completo leva de 1,5 a 4 meses.
Como plantar um pinheiro a partir de um galho em terreno aberto
Ao crescer o pinheiro de um galho, um ano após o plantio, as mudas ficam prontas para serem transplantadas para o terreno aberto. Quanto mais poderosas e fortes forem as raízes, mais provável e mais rápido elas se enraizarão no novo solo e iniciarão um crescimento ativo. Para verificar se o sistema radicular de um ramo de pinheiro está pronto para o transplante, a camada superficial do solo é ligeiramente desenterrada.
O local para o plantio de mudas enraizadas deve ser sombreado pela metade. O trabalho de plantio é realizado na primavera em um dia nublado e fresco. Solo franco-arenoso com baixa acidez é ideal para pinheiros.
Algoritmo para transplantar um galho de pinheiro em terreno aberto:
- Prepare uma cova para o plantio com uma profundidade de 1m. A largura e o comprimento da cova devem ser vários centímetros maiores que o tamanho do coma de terra.
- Disponha o fundo do poço com uma camada de drenagem de cascalho ou argila expandida com cerca de 20 cm de espessura.
- Encha o buraco com uma mistura de solo de 1/3 de areia de rio e 2/3 de solo de relva.
- Coloque a muda no buraco, cubra com o substrato de solo restante, tampe e regue.
- É imperativo aplicar cobertura morta na área próxima ao caule imediatamente após o transplante.
Como você pode ver pela descrição, plantar mudas de pinheiro em casa não é difícil.
Reprodução de pinho por estratificação
A propagação de pinheiros por camadas não é executada. Este método é usado, via de regra, para a propagação de plantas arbustivas com vários caules. A reprodução por estratificação é adequada para coníferas da família do cipreste ou do teixo.
Reprodução de pinheiro por enxertia
A propagação de pinheiros por enxertia é preferida principalmente por jardineiros experientes, mas os iniciantes também podem tentar a sorte.
As plantas são enxertadas durante o fluxo de seiva da primavera ou no meio do verão. O enxerto de primavera é realizado nos brotos do ano passado, verão - em ramos jovens do ano em curso. A enxertia do pinheiro realiza-se de duas formas: com o núcleo e câmbio sobre o câmbio.
Algoritmo para a reprodução do pinheiro pelo método aplicado com núcleo ao câmbio:
- Corte todas as agulhas e botões laterais do estoque. O comprimento da parte descascada do ramo de pinheiro deve ser 2 - 3 cm mais longo que o comprimento da estaca enxertada.
- Um talo de 8 a 10 cm de comprimento também é liberado das agulhas, deixando apenas 8 a 12 cachos perto do rim superior.
- Depois que o caldo e o rebento estiverem preparados, você pode começar a enxertar o pinheiro. Para fazer isso, usando uma lâmina afiada no cabo, você precisa fazer uma incisão passando pelo meio do núcleo. Deve começar no topo, logo abaixo do feixe de agulhas, e terminar na parte inferior do galho do pinheiro.
- Além disso, utilizando uma lâmina, no lugar do porta-enxerto, é necessário separar uma tira de casca de formato longitudinal, igual em tamanho ao corte da estaca preparada. É importante que o corte passe sobre a camada cambial.
- Como etapa final, a estaca é conectada ao câmbio exposto do porta-enxerto e, em seguida, amarrado firmemente.
Ao multiplicar pelo método de câmbio de topo sobre câmbio, a taxa de sobrevivência das plantas chega a quase 100%. Algoritmo de reprodução:
- Liberte o caule axial anual do porta-enxerto, que atingiu a idade de 4 a 5 anos, das agulhas, em uma área de 5 a 10 cm de comprimento.
- Tentando não danificar o câmbio, corte a casca do porta-enxerto e da copa em tiras de 4 a 6 cm de comprimento, sendo importante que os cortes do porta-enxerto e da copa sejam do mesmo comprimento e largura.
- Conecte os locais dos cortes e, a seguir, amarre bem. O processo de fusão geralmente leva de 4 a 5 semanas.
- Depois que as estacas finalmente criam raízes e começam a crescer, a fita é removida.
- Com o auxílio de uma tesoura de poda, o ápice do caule axial do porta-enxerto, bem como a ponta dos brotos do primeiro verticilo, são aparados simultaneamente. Graças a isso, o crescimento do descendente é significativamente aprimorado.
- Nos próximos 2 a 3 anos, todos os verticilos devem ser removidos gradualmente do porta-enxerto.
Como cultivar pinheiro a partir de uma pinha
As pinhas abrem mais perto do segundo ano após seu aparecimento nos galhos. A esta altura, eles podem ser usados para propagação de sementes.
As sementes de pinheiro geralmente são colhidas no outono. Até o final do inverno, eles são armazenados em temperaturas de 0 a +5 oC. Com a chegada do início da primavera, as sementes estão prontas para serem plantadas em vasos de plantio em casa. Depois que a neve derreter na baioneta da pá, eles podem ser semeados diretamente em terreno aberto.
Conclusão
A propagação do pinheiro é um processo que todo jardineiro pode fazer. O principal é seguir exatamente as regras de um determinado método. Jardineiros novatos podem começar a praticar a propagação de sementes ou mudas. Jardineiros experientes são capazes de remover formas decorativas por enxerto.