Contente
O manjericão de Delavey (Thalictrum delavayi) é um membro da família Buttercup, originário da China. Na natureza, ocorre em áreas montanhosas, ao longo das margens de rios, em clareiras florestais. Prefere áreas sombreadas com solo úmido. As espécies silvestres formaram a base dos cultivares, amplamente utilizados na concepção de jardins, paisagens urbanas, quintais e chalés de verão.
Descrição do Basilist Delaway
A cultura perene de Delaway Basil cresce na forma de um arbusto herbáceo com uma copa densa, numerosos caules ramificados e um poderoso sistema de raízes. É o representante mais brilhante do género com um hábito decorativo, mas ao mesmo tempo o mais fraco em termos de resistência ao gelo. O cultivo na Faixa Central e do Meio requer medidas preparatórias para o inverno.
Descrição e características do basilista Delavey (foto):
- A espécie é classificada como alta. Uma planta adulta, sujeita aos requisitos de solo e cuidados, pode crescer até 2 M. Em quaisquer condições meteorológicas, mantém a sua forma, a copa não se inclina.
- Forma um arbusto compacto com numerosos rebentos eretos e finos, cujo diâmetro é de 1,5 mm. Os caules são castanho-escuros lisos na parte inferior em direção à copa, tornam-se mais claros e bege com uma tonalidade verde.
- Os topos dos caules são ramificados, todos terminam em inflorescências soltas.
- A decoratividade do manjericão Delavey é dada não só pelas flores, mas também pelas folhas, elas são formadas na base do arbusto. Placas de folha em forma de triângulo com três seções profundas e bordas onduladas e perfuradas.
- As folhas são lisas na parte superior, ligeiramente pubescentes na parte inferior. Inserido no lado oposto aos pecíolos curtos, verde-escuros. Não mude de cor até o final do outono.
- O sistema radicular é do tipo ramificado, poderoso, superficial e rasteiro. O arbusto cresce rapidamente, ocupando todo o espaço ao seu redor.
Esta característica varietal é levada em consideração ao colocar o manjericão Delaway no jardim.
Como flores de manjericão de Delaway
O ciclo de floração das espécies Delaway é de 2 meses. O início cai na segunda quinzena de junho. A floração é abundante, os botões florescem alternadamente, garantindo a duração do período:
- As flores do manjericão são pequenas, simples em variedades terry, arredondadas como pompons, sem corola com filamentos quase imperceptíveis.
- Basil Delaway forma flores bissexuais, refere-se à autopolinização.
- Nas extremidades dos brotos, formam-se paniculados largos, inflorescências soltas, em alguns exemplares o diâmetro pode chegar a 40 cm.
- Após a floração, são formadas caixas de frutas com sementes.
A cor das pétalas e a forma das flores dependem da variedade. A cultura é representada em duas cores: branco e todos os tons de lilás. Basil of Delaway Hewitts Double (Hewitts Double) com inflorescências de turco exuberantes lilases escuras.
A variedade Black Stockings é caracterizada por flores maiores de cor vinho claro, os botões florescem no início de setembro.
O Álbum Delavea Basil tem pétalas brancas. A variedade tem forma de flor simples de cinco pétalas, com estames longos e densamente espaçados.
Características de reprodução
Na natureza, o Basil Delaway rapidamente ocupa territórios vagos devido ao seu sistema de raízes rasas e capacidade de auto-semeadura. A cada temporada, a planta forma numerosos brotos e tubérculos. Por exemplo, o círculo da raiz de um arbusto adulto está dentro de 2,5 m. Portanto, o manjericão Delavey no campo ou no jardim é mais frequentemente propagado pela divisão de um arbusto adulto. Uma planta de três anos é usada para este propósito.
A cultura é adequada para propagação vegetativa. As estacas são cortadas a partir do meio dos caules antes da floração. Eles são imediatamente colocados em solo fértil em um local sombreado. Uma estrutura de arcos é instalada no topo e coberta com um filme. Ventile periodicamente e regue abundantemente. No outono, as mudas de manjericão vão criar raízes, podem ser deixadas em uma mini estufa, isoladas para o inverno, ou transplantadas para o local designado.
O manjericão Delaway fornece sementes completas para propagação generativa. O material é colhido após a maturação. Pode ser semeado ao ar livre na primavera ou mudas cultivadas.
No sul, você pode semear em uma área de estufa e cobri-las para o inverno. Outra forma igualmente popular de criar o manjericão Delaway é por meio de brotos de raiz. Se aparecerem brotos próximos ao arbusto, eles são cortados com uma pá junto com parte da raiz e transplantados.
Aplicação em paisagismo
Todas as variedades de manjericão Delaway mantêm o seu efeito decorativo ao longo do ciclo vegetativo. Na primavera e no outono, os designers colocam a ênfase principal em uma coroa densa com folhas esculpidas. Durante a floração, o arbusto é coberto por uma nuvem branca ou rosa. Após a remoção dos caules desbotados, as folhas não perdem seu aspecto estético até a geada. Algumas variedades de manjericão Delaway de floração tardia costumam deixar sob a neve com flores.
A planta é usada para ajardinar a área das cabanas de verão, mixborders e sebes são criadas na jardinagem decorativa. Eles são plantados perto de árvores de grande porte para serem socados. Incluído nas composições ao criar um jardim de rochas de estilo japonês. O manjericão é ideal para preencher áreas vagas, pode crescer à sombra em solos húmidos. Algumas fotos de como você pode usar o manjericão de Delavey no design:
- Criando um destaque de cor no jardim de pedras.
- Combine o manjericão Delaway com plantas de baixa floração para o paisagismo urbano.
- Registro do espaço vazio sob a densa copa das árvores perto do caminho do jardim.
- A planta está em perfeita harmonia com as coníferas.
- Mixborder com hospedeiros altos e arbustos ornamentais.
- Criação de sebe para separar áreas do jardim.
- Solo em um canteiro de flores combinado com plantas de cores vivas.
Plantando o manjericão Delaway
A tecnologia e a época de plantio do manjericão dependem do material com que é propagado. A planta retoma o fluxo de seiva precocemente, por isso é aconselhável colocá-la no local no início da safra o mais cedo possível.
Tempo
Para o plantio na primavera, use mudas ou divida um arbusto. O tempo de trabalho vai depender da região. As geadas recorrentes não representam uma ameaça para o basilista de Delaway. A temperatura do solo também não desempenha um grande papel. Assim que o solo tiver descongelado e for possível cavar um buraco para o plantio, coloque a planta no local designado para ela.
No outono, use mudas de estacas. Você também pode dividir o arbusto, mas somente depois que ele murchar. Portanto, este tempo não é adequado para variedades tardias. As mudas são determinadas no local cerca de um mês antes do início das principais geadas. O manjericão é suficiente para duas semanas antes do enraizamento normal.
Seleção do local e preparação do solo
A composição do solo para a cultura não é fundamental, podendo crescer em composição ácida, alcalina ou neutra. A principal condição é que o solo seja fértil. Quanto mais matéria orgânica e fertilizantes minerais, mais longa e abundante a floração.
Local ideal: próximo a corpos d'água, à sombra de árvores. Em uma área aberta, a planta perde o brilho da cor, as flores tornam-se claras e murcham. Para as variedades brancas, um excesso de radiação ultravioleta também é indesejável, podendo ocorrer queimaduras na copa.
Antes do plantio, o local é desenterrado, composto é colocado em cima, fertilizantes minerais complexos são espalhados.
Algoritmo de aterrissagem
O tamanho do buraco vai depender do material de plantio, é feito 10-15 cm mais largo e mais profundo do que o tamanho da raiz. O sistema radicular é raso, então nenhuma drenagem é necessária.
Pousar:
- Depois de dividir o arbusto, o solo é retirado da raiz, e eles também fazem com a muda e mudas.
- A raiz é tratada com um agente antifúngico e mergulhada em uma droga que promove o crescimento.
- O fundo é coberto com um substrato fértil.
- Eles colocam o manjericão no centro e cobrem com terra.
- Regado com água com adição de fertilizante de nitrogênio.
- Para preservar a umidade, aplique cobertura morta.
Cuidados de acompanhamento
Se o lugar for escolhido com sucesso e a planta tiver criado raízes, a subsequente agrotecnologia do basilista não é trabalhosa:
- Não há necessidade de afrouxar o solo próximo ao arbusto, o sistema radicular fica próximo à superfície e não é deficiente em oxigênio.
- A erva daninha perto do arbusto não tem chance de crescer, o manjericão desloca completamente a flora cultivada e selvagem.
- Se o solo estiver seco, o principal cuidado é regar constantemente.
- Adubar o arbusto com matéria orgânica sem restrição, se não for feito o período de cultivo não para, mas a floração não será abundante.
O manjericão Delavey pode hibernar sem abrigo a uma temperatura de -200C, se cair, a planta é isolada. Após a morte da parte acima do solo, ela é completamente cortada. Cubra o arbusto com adubo, cobertura morta.
Controle de doenças e pragas
Uma cultura que adora sombra e prefere solos úmidos não é afetada por infecções fúngicas. Esta qualidade é inerente ao manjericão Delaway selvagem e às suas cultivares.
A planta é tóxica, sem interesse para as principais pragas de jardim. Apenas os pulgões são parasitas, e então se o manjericão cresce ao sol. Livre-se de insetos com inseticidas e remova formigueiros do local.
Conclusão
O manjericão Delaway é uma erva perene com um hábito brilhante e um poderoso sistema de raízes. A cultura é representada por variedades com flores lilases e brancas de formato simples ou duplo. Flores, dependendo da cultivar, de julho a outubro, o ciclo dura cerca de dois meses. Eles são usados em jardinagem decorativa, design de casas de verão e áreas urbanas.