Contente
A magnólia pode ser propagada de várias maneiras sem adquirir novas mudas para aumentar a população de arbustos. Mas para que um arbusto propagado em casa crie raízes com sucesso, é necessário entender claramente as regras de cultivo.
Como a magnólia se reproduz
Em geral, a árvore de magnólia se reproduz de 2 maneiras principais:
- propagação vegetativa, para ele, eles tiram cortes de um arbusto adulto ou estratificação;
- reprodução de sementes - Magnolia é cultivada diretamente de sementes.
Na prática, os métodos vegetativos são usados com mais frequência, uma vez que a reprodução é mais fácil e permite cultivar rapidamente um belo arbusto decorativo. Mas a reprodução a partir de sementes também tem suas vantagens, este método permite manter a pureza da variedade e obter uma planta com maior durabilidade.
Como propagar magnólia por meio de estacas
O corte é a maneira mais fácil e econômica de obter uma nova planta de um arbusto existente. Mesmo os jardineiros novatos podem lidar com a propagação da magnólia por meio de mudas em casa, já que não há nada complicado nesse processo.
Tempo recomendado
As estacas de magnólia são tradicionalmente realizadas na primavera. Durante este período, o arbusto desperta para um crescimento ativo, portanto, as estacas enraizarão e ficarão mais fortes muito mais rápido do que no outono. Independentemente de a muda ser plantada diretamente em campo aberto ou primeiro em recipiente fechado, durante o plantio na primavera, sua adaptação será mais bem-sucedida.
Colhendo mudas
A fim de propagar a magnólia por estacas na primavera, é recomendável levar jovens, mas já começando a brotos lenhosos de magnólia.
- Você precisa cortar os galhos diretamente sob o botão, deixando um recuo de 2-3 mm.
- Deve haver pelo menos 4 folhas no cabo, as 2 de baixo precisarão ser removidas e as 2 de cima deverão ser deixadas. O corte inferior não deve ser horizontal, mas oblíquo, aproximadamente em um ângulo de 45 °.
- As folhas muito grandes podem ser cortadas em mais da metade de seu comprimento.
- O corte superior da estaca deve estar 5-6 cm acima das folhas restantes.
O corte preparado para um dia é mergulhado na parte inferior em uma solução com um estimulante de crescimento adicionado. Um caule de magnólia pode criar raízes sem estimulação adicional, mas uma solução formadora de raízes irá acelerar o processo de enraizamento.
Onde plantar mudas
Após a estaca preparada ter estado em solução com estimulador de crescimento durante 24 horas, pode ser plantada no solo. Nesse estágio, a reprodução é feita de duas maneiras - a magnólia é colocada diretamente no solo a céu aberto ou primeiro plantada em um recipiente.
Ao pousar em terreno aberto, deve-se prestar atenção à escolha do local de pouso. Magnolia adora solos leves, soltos e bem drenados de tipo neutro ou ligeiramente ácido.O arbusto requer boa luz natural, por isso o corte é melhor colocado em uma área ensolarada e quente do jardim, protegida de ventos fortes. No vídeo da reprodução da magnólia por estacas, verifica-se que a reprodução de um arbusto em sombra parcial também é permitida, mas o sombreamento não deve ser muito espesso.
Se você planeja plantar magnólia em um recipiente em casa, antes de plantar, também deve cuidar da qualidade do solo. Para fazer um caule de magnólia parecer confortável, você pode preparar essa mistura - misture 2 partes de turfa com 1 parte de grama e adicione 1/2 parte de areia.
Como plantar mudas de magnólia
O plantio de mudas é feito da maneira padrão:
- Os rebentos tratados com uma solução formadora de raízes devem ser enterrados no solo cerca de 5-10 cm.
- As estacas são levemente pingadas com solo úmido e solto e, em seguida, regadas imediatamente.
- Antes mesmo de plantar as mudas, é aconselhável fertilizar o solo com curativos complexos, isso estimula o crescimento mais rápido do sistema radicular.
Independentemente de a muda ser plantada em um recipiente ou diretamente em terreno aberto, nos primeiros estágios ela precisa criar condições de estufa. Para isso, após a rega, a planta é recoberta com filme ou vidro por cima para proporcionar ao broto um aumento de umidade e uma temperatura adequada de pelo menos 20 ° C. No local, o melhor é plantar a estaca em casa de vegetação até o enraizamento e só depois ser transferida para local permanente.
Em casa, a enxertia de magnólia é mais rápida, já que os brotos ficam em condições confortáveis e estáveis, sem mudanças de temperatura e umidade. Se possível, recomenda-se enraizar a estaca em um recipiente e transplantá-la para o solo 2-3 meses após o corte, em junho ou julho.
Como fazer uma magnólia crescer a partir de uma muda
Cuidar de mudas de magnólia consiste em alguns procedimentos simples.
- Rega... Para que a reprodução da magnólia seja bem-sucedida, a estaca deve ser regada regularmente, cerca de uma vez a cada 3-4 dias. A camada superficial do solo deve permanecer constantemente úmida.
- Proteção contra correntes de ar e insetos... Um rebento jovem precisa de temperatura estável e alta umidade sem mudanças bruscas, por isso é melhor manter a muda em uma estufa fechada ou sob um abrigo de vidro ou polietileno.
- Apoio, suporte... Uma vez que a formação do arbusto começa já na fase de corte, é preferível instalar imediatamente uma estante de apoio junto ao corte, que não permita que a planta jovem se curve.
Recomenda-se adicionar cobertura ao solo para o corte ainda durante o plantio - esses fertilizantes de magnólia serão suficientes para toda a estação ou até o transplante para outra parte do jardim. Se todas as condições forem atendidas, o enraizamento da planta leva cerca de 2-3 meses.
Como cultivar magnólia a partir de sementes em casa
Plantar e cuidar das sementes de magnólia é um pouco mais complicado do que enxertar. No entanto, os jardineiros amadores usam-no para produzir árvores robustas e bonitas que mantêm todas as características varietais.
Tempo recomendado
É necessário semear as sementes de magnólia no final da primavera, no início ou meados de maio, após o início da estação de crescimento nas plantas e o descongelamento completo do solo. Embora as sementes de magnólia possam ser propagadas ao ar livre, é muito mais comum plantar sementes em recipientes domésticos. Isso aumenta a germinação e reduz o risco de que a maioria das sementes morra.
A escolha da capacidade e preparação do solo
Quando propagado por semente, o arbusto de magnólia desenvolve uma haste de raiz muito poderosa e longa. Portanto, o recipiente para a semeadura deve ser adequado - altura de 30 cm ou mais. Em um vaso ou caixa muito baixo, a muda vai atingir rapidamente o fundo da raiz, o que pode levar à morte da planta.
O solo ao multiplicar magnólia a partir de sementes deve ser solto e fértil. É melhor escolher solo ligeiramente ácido ou neutro contendo carbonatos para o plantio.Você também pode preparar solo nutriente para as sementes por conta própria. O solo do gramado deve ser misturado com turfa na proporção de 1 para 2 e, em seguida, adicionar mais 1/2 areia. Antes de plantar sementes, fertilizantes complexos minerais e orgânicos devem ser aplicados ao solo.
Preparando sementes de magnólia para o plantio
Em teoria, as sementes de magnólia podem ser plantadas no solo imediatamente após a compra. No entanto, jardineiros experientes recomendam fortemente a pré-estratificação, ou seja, para criar uma imitação artificial da influência das condições climáticas.
- O processo de estratificação é entendido como congelamento em temperaturas amenas. As sementes preparadas são colocadas em um pequeno recipiente no outono em esfagno, serragem, folhagem ou feno abundantemente umedecidos.
- Por 3 meses, as sementes são armazenadas na geladeira na prateleira inferior para vegetais. De vez em quando, o recipiente com eles precisa ser verificado, se necessário, o substrato deve ser umedecido novamente. A temperatura na geladeira deve ser de aproximadamente 5 graus acima de zero.
- Na foto das sementes de magnólia, você pode ver que se a estratificação for realizada corretamente, após 3 meses elas irão inchar levemente, e a casca externa irá estourar sobre elas. Depois disso, as sementes podem ser retiradas da geladeira e plantadas no solo.
Como plantar sementes de magnólia
As sementes estratificadas são semeadas com bastante abundância, visto que nem todas brotarão, mas apenas 70-75% das sementes. É necessário aprofundar as sementes no solo em 4-10 cm, a distância entre as sementes individuais deve ser de cerca de 1,5-2 cm.
Os primeiros brotos devem aparecer cerca de 2 meses após o plantio, as magnólias demoram a germinar. É necessário manter o pote ou caixa de sementes em local aquecido e com temperatura estável.
Cultivo de magnólia a partir de sementes em casa
Depois que a magnólia das sementes brotar em casa em um recipiente, você precisará cuidar dela com muito cuidado. Em primeiro lugar, o recipiente precisará ser reorganizado em um local bem iluminado - os brotos jovens precisam não apenas de calor, mas também de luz solar.
- As mudas devem ser protegidas de correntes de ar, mas as plantas devem ser ventiladas regularmente para que a magnólia receba ar fresco o suficiente.
- O solo no recipiente deve ser umedecido à medida que seca, a água não deve estagnar, mas o solo seco também afetará gravemente a condição das mudas.
- Do início ao meio do verão, as mudas podem ser alimentadas um pouco com fertilizantes complexos novamente. Visto que a magnólia jovem é altamente sensível durante a reprodução das sementes, a alimentação a beneficiará.
Recomenda-se desbastar os brotos de magnólia 1,5 a 2 semanas após o surgimento dos brotos. É melhor remover os brotos fracos e doloridos - eles ainda não podem se desenvolver em uma boa árvore e vão interferir com os brotos saudáveis vizinhos.
Com os devidos cuidados, a magnólia da semente é esticada até 15-30 cm durante a estação quente.
Como propagar a magnólia por camadas
Outra maneira fácil de propagar arbustos é aumentar a população usando estacas. O método é conveniente na medida em que envolve a reprodução imediatamente em campo aberto, sem o uso de estufas e recipientes.
- No início da primavera, os ramos inferiores de uma magnólia adulta são dobrados até o solo e uma pequena incisão é feita na casca do broto.
- O galho é fixado com um grampo ou arame para não endireitar.
- A área com corte deve ser levemente enterrada no solo e polvilhada com um monte de terra solta de até 20 cm de altura.
No final da safra, as mudas devem estar firmemente enraizadas, e os cuidados com elas se resumem a irrigação e alimentação regulares, que podem ser realizadas simultaneamente com a alimentação do arbusto principal.
Outro método de propagação por camadas é o enraizamento aéreo.Nesse caso, o broto não precisa ser dobrado ao solo, basta cortá-lo, tratar a área exposta com estimulador de crescimento, cobrir com musgo umedecido e embrulhar bem apertado com filme plástico. De vez em quando, o local do corte é reumedecido com uma seringa.
Se o enraizamento aéreo for realizado corretamente, em 2-3 meses o broto forma raízes jovens e, no outono, pode ser separado do arbusto principal.
Transplante de magnólia para um lugar permanente
Magnolia é uma planta com um sistema radicular delicado e sensível. A princípio ela não gosta de transplantes, portanto, ao transferir uma muda ou muda para um local permanente, o local deve ser escolhido com muito cuidado.
- Se você precisa que uma muda seja transplantada para um local permanente, deve-se esperar até que ela atinja cerca de 1 m de altura. O transplante é melhor feito no início do outono, para que o arbusto tenha tempo suficiente para se adaptar.
- Ao multiplicar magnólia a partir de sementes, o plantio é recomendado para ser realizado na primavera do próximo ano após a germinação. O ideal é esperar 2 anos, então as mudas finalmente ficarão mais fortes e criarão raízes rapidamente no campo aberto.
Um local de magnólia permanente deve ser ensolarado, protegido de ventos e correntes de ar fortes e com um solo nutritivo e neutro. Magnolia não deve ser plantada em calcário - é prejudicial para a planta. O algoritmo de transplante de magnólia é muito simples. No local, é necessário cavar uma cova de plantio com cerca de 50 cm de profundidade e largura, preenchê-la até a metade com terra, abaixar a muda e jogar a terra até o colo da raiz. Imediatamente após o plantio, a planta é regada e coberta com húmus.
É necessário regar a muda em um local permanente, pois o solo seca, uma alimentação complexa é aplicada no início da primavera, antes da floração. No meio do verão, a poda sanitária pode ser realizada para remover galhos doentes e quebrados.
Conclusão
Não é difícil propagar magnólia por conta própria se você seguir as regras simples de plantio e cuidados. Estacas, camadas e propagação de sementes trazem resultados igualmente bons, você precisa escolher um método de propagação baseado em sua própria experiência e conveniência.