Contente
Magnólia estrela é um arbusto espesso com flores grandes e luxuosas em forma de estrela. A pátria da planta é a ilha japonesa de Honshu. Devido ao formato original da copa e das folhas, a estrela de magnólia é considerada uma das espécies mais bonitas.
Descrição da estrela magnólia
Em condições naturais, a magnólia estrelada (Stellata) cresce na forma de um arbusto baixo com uma copa exuberante, cuja altura chega a 3 m. Esta é a menor espécie do gênero magnólia. É comum no clima úmido das florestas montanhosas. Graças à sua copa compacta, tamanho pequeno e floração precoce, a espécie rapidamente ganhou popularidade não só na Europa, mas também além de suas fronteiras.
As folhas do arbusto são grandes (10 - 12 mm), carnudas, têm uma forma oval-alongada com um ápice pontiagudo ou obtuso e uma base em forma de cunha. O comprimento dos pecíolos é de 3 a 10 cm e a lâmina da folha é brilhante.
O comprimento dos botões é de cerca de 1 cm, o diâmetro é de cerca de 0,3 cm. Uma característica da planta é a forte pubescência sedosa dos ramos e botões jovens, que gradualmente se tornam nus.
Como a estrela magnólia floresce
Uma semana antes do início da floração, a estrela de magnólia começa a adquirir um aspecto decorativo. Durante este período, o volume dos botões de flores aumenta, e eles próprios tornam-se rosados e perdem a sua concha protetora.
A planta floresce, via de regra, em abril, antes da formação das folhas. A floração dura aproximadamente três semanas. As flores são em forma de estrela e formadas por 15-40 pétalas grandes em forma de fita. Eles têm um aroma brilhante e adocicado. O diâmetro das flores chega a 12 cm.
Após a floração, o arbusto é coberto por folhas verde-escuras. Os frutos são folíolos cilíndricos pré-fabricados, com comprimento de 5 a 6 cm, cuja planta começa a frutificar em setembro. Os frutos pineais da magnólia estrelada, como pode ser visto na foto, lembram pepinos de cor vermelha em sua aparência.
As melhores variedades de magnólia estrela
Existem muitas variedades diferentes desta planta, diferindo na aparência, tempo de floração e resistência à geada. Abaixo estão as variedades mais populares de magnólia estelar que podem ser cultivadas na Rússia central.
Rosea
A estrela de magnólia Rosea é um pequeno arbusto decíduo, atingindo uma altura de até 2 m, cuja copa é densa, ramificada, de forma esférica ou oval. Ela floresce com grandes flores rosa pálido (até 10 cm de diâmetro), consistindo de 10 - 20 pétalas. A variedade é resistente ao inverno, altamente decorativa. Em regiões quentes, a floração pode começar um pouco mais cedo, em março.
Estrela real
Star Magnolia Royal Star é a variedade mais popular e resistente que pode suportar temperaturas de até 30 graus abaixo de zero. A altura do arbusto pode chegar a 3,5 m, suas flores são grandes, largas, de cor branca como a neve e têm de 18 a 25 pétalas. As pétalas estão dispostas em duas fileiras.A coroa é arredondada, espalhando-se densamente ramificada. As folhas são geralmente verdes claras, com uma lâmina de folha brilhante.
Nenúfar
A magnólia em forma de estrela Waterlili tem uma coroa arredondada compacta, cuja altura e largura são cerca de 2,5 - 3 m. As flores em forma de estrela são rosa pálido, quase de cor branca, com pétalas nelas30. Os botões são coloridos em um tom rosa mais intenso. O tamanho das flores é de 7 a 8 cm e a folhagem é verde escura. Resistência de inverno da magnólia estrela Waterlili é alta, a planta pode suportar temperaturas de até 29 graus abaixo de zero.
Dr. Masei
Dr. Massey é um arbusto de até 2,5 m de altura, cuja característica distintiva é a floração longa e abundante. Antes de abrir, os botões são pintados em um tom rosado, que eventualmente desaparece, e as flores semi-duplas tornam-se brancas como a neve. A variedade cria raízes bem em climas temperados. A estrela Magnolia (Stellata) Dr. Massey pode ser cultivada com segurança nos subúrbios.
Jane Platt
Jane Platt é outra magnólia charmosa e resistente. As flores perfumadas em forma de estrela são muito grandes e podem atingir 20 cm de diâmetro. Várias pétalas rosa pálido estão dispostas em 3-4 fileiras, o que dá aos botões um esplendor especial. A floração é abundante e, como a maioria das variedades, começa em abril e dura cerca de três semanas.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de criar uma magnólia estelar:
- semear sementes;
- estacas;
- camadas;
- vacinações.
A planta raramente é propagada por sementes, pois esse processo é muito demorado. Magnólia estelar cultivada com sementes só começará a florescer perto de seu décimo ano de vida.
Os métodos de propagação vegetativa, como estacas e estratificações, exigem menos mão-de-obra e produzem melhores resultados. A reprodução por enxerto é um método bastante complicado, que apenas jardineiros experientes podem realizar.
Plantando e cuidando da magnólia estrela
Magnólia estrela é uma planta caprichosa que requer o cumprimento de certas regras durante o plantio e crescimento. Este arbusto subtropical se sente confortável crescendo em um clima temperado, mas não tolera geadas severas e calor do verão. Sujeito à tecnologia agrícola, até mesmo um iniciante pode lidar com o plantio e cuidados com a magnólia estelar.
Jacintos, narcisos ou tulipas podem ser usados como companheiros para a planta. A magnólia em forma de estrela parece favorável contra o fundo de árvores perenes. Em plantações em grupo, o arbusto parece ainda mais impressionante.
Tempo recomendado
Recomenda-se plantar mudas de magnólia estrela com sistema radicular fechado em local permanente no final do outono. Se você fizer isso na primavera, durante o verão o arbusto dará muitos brotos que não terão tempo de lignificar antes do início das geadas de inverno. Isso pode resultar em seu congelamento, o que levará ao enfraquecimento do arbusto.
Ao plantar no final do outono, você pode escolher mudas já preparadas para o inverno. Isso irá garantir que os botões se desenvolvam bem na primavera. Além disso, as mudas de magnólia têm um preço bastante alto, mas no outono costumam ser vendidas com descontos.
Seleção do local e preparação do solo
O local para o plantio de uma estrela de magnólia deve ser protegido do vento, as correntes de ar são contra-indicadas na árvore. A iluminação é um fator importante que influencia o crescimento harmonioso e a floração.A melhor localização para a planta será no lado sul ou sudeste do local, onde faz bastante sol, mas há uma sombra parcial leve. A abundância de sol pode provocar o desenvolvimento precoce da folhagem e, conseqüentemente, a redução do tempo de floração.
Como os pântanos de esfagno são o habitat natural da magnólia estrelada, o solo para o plantio deve ser solto, meio pesado e ligeiramente ácido. Para acidificá-lo, você pode usar enxofre de jardim, ácido cítrico ou fosfórico. Para manter um nível constante de acidez do solo, a superfície ao redor do tronco é coberta com casca de pinheiro triturada. Um solo neutro também é adequado.
Como plantar corretamente
Algoritmo para plantar magnólia estrela:
- Cave uma cova para plantar, cujo volume exceda em cerca de 3 vezes o volume do coma de terra.
- Adicione composto, um pouco de areia e 1 copo de farinha de ossos ao solo retirado do buraco. Mexa usando garfos de escavação.
- Drene o fundo da cova de plantio com pedra triturada ou argila expandida.
- A muda, junto com um caroço de barro, deve ser colocada em uma cova na posição vertical.
- Encha o buraco com uma mistura de solo fértil, calcando-o com cuidado.
- Será útil formar uma muralha de barro e um círculo de irrigação.
Após o plantio, o solo deve ser regado em abundância, o que permitirá que o sistema radicular da muda se enraíze melhor. A seguir, o círculo do tronco deve ser coberto com uma camada de composto.
Regras de crescimento
Para a floração abundante da magnólia, é necessário prestar os devidos cuidados.
Rega
A umidade do ar ideal para a magnólia estrela é de 55 - 65%, porém, em clima temperado, cultivando uma planta em campo aberto, não é possível atingir tais indicadores. Devido às suas altas habilidades adaptativas, o arbusto pode sobreviver em climas mais secos, mas não responde bem à seca prolongada.
Durante um verão quente e abafado, é necessário regar abundantemente as magnólias à medida que o solo seca. Você não deve umedecer demais o solo: o arbusto é sensível ao excesso de umidade e água estagnada.
Top curativo
A magnólia estrela é alimentada com fertilizantes minerais universais. Durante a temporada, a fertilização é recomendada mensalmente ou uma vez a cada dois meses. Para fazer isso, uma solução fracamente concentrada, diluída de acordo com as instruções, é introduzida no solo durante a rega. De forma semelhante, a planta é alimentada durante os primeiros cinco anos de vida.
No caso de o solo ser alcalino, é importante controlar o nível de teor de ferro nele. Devido à sua falta, uma doença como a clorose pode se desenvolver. É por isso que os arbustos são alimentados periodicamente (uma vez por semana) com quelato de ferro.
Poda
A estrela de magnólia não requer poda, pois a copa do arbusto é compacta e tem um belo formato natural. No entanto, procedimentos preventivos para remoção de galhos secos, danificados e não viáveis da planta ainda são necessários.
Se preparando para o inverno
Apesar do fato de que a estrela magnólia é altamente resistente ao inverno, em regiões com invernos rigorosos, as partes subterrâneas da planta ainda podem congelar. Para evitar que isso aconteça, no final do outono, antes do início das primeiras geadas, a zona radicular deve ser coberta com uma camada de cobertura morta de cerca de 40 cm de espessura.Para os arbustos jovens, como regra, eles criam adicionalmente um abrigo feito de estopa, fibra de agrofibra ou tecido denso comum.
A magnólia estrela é ameaçada não apenas por geadas, mas também durante o degelo, quando, com o aquecimento precoce, os botões começam a florescer nos brotos, que podem morrer durante uma forte onda de frio.
Pragas e doenças
A magnólia em estrela raramente é afetada. Na Rússia central, não há infecções e pragas que representem uma ameaça séria para a planta. Na maioria das vezes, o arbusto pode ser exposto a doenças não infecciosas associadas, por exemplo, ao congelamento dos brotos.
Muito raramente, os ácaros-aranha crescem nas folhas de uma estrela de magnólia. Esses são pequenos insetos que perfuram a parte inferior das folhas e sugam os sucos celulares delas. Os ácaros se espalham ativamente em condições de seca, por isso é importante monitorar a manutenção da umidade ideal do solo.
Conclusão
Magnólia estrela é um dos arbustos de jardim mais bonitos e incomuns. Plantar e cuidar desta planta não é fácil, mas em condições favoráveis, grandes flores de magnólia brancas como a neve ou rosa pálido, exalando um aroma doce, podem transformar qualquer jardim com sua aparência.