Contente
Hydrangea Chameleon é um arbusto de jardim popular que tem uma rara capacidade de mudar a cor das inflorescências. Existem muitas razões pelas quais isso acontece. Os profissionais já estudam esse assunto há muito tempo. Os camaleões florescem em tons de azul, rosa e roxo. É muito difícil cultivar um arbusto, o motivo é o cuidado difícil. Para apreciar a beleza da hortênsia, você precisa considerar os conselhos de jardineiros experientes.
Descrição da variedade de hortênsia camaleão
"Camaleão" é um arbusto ornamental nativo do Extremo Oriente. A planta pode crescer em altura de 1 a 3 metros. Somente o cuidado competente é a chave para a atratividade de longo prazo do Camaleão.
A maioria das plantas floresce melhor em sombra parcial, mas algumas toleram pleno sol. A época de floração é no verão, algumas hortênsias mais cedo e outras mais tarde.
Para formar flores de uma certa tonalidade, você pode regá-las com alume. O resultado é uma hortênsia azul de uma hortênsia rosa e uma roxa de um arbusto vermelho. Você pode obter uma planta azul-azulada cavando pregos enferrujados no solo.
Hortênsia camaleão em paisagismo
Hydrangea é usado para:
- faixas de enquadramento;
- cerca;
- criando recantos brilhantes e coloridos à sombra do jardim;
- como vizinho do hospedeiro e da samambaia.
No inverno, o "Camaleão" é removido para adegas ou estufas. Você também pode continuar crescendo em uma sala em vasos de flores.
O camaleão é uma das principais plantas de um belo jardim. O cuidado adequado ajudará a preservar o arbusto por muito tempo.
Não plante hortênsias ao lado de flores amarelas e vermelhas.
As inflorescências azuis podem ser obtidas da seguinte forma:
- Crie um nível de acidez de 4 a 4,5.
- Adicione íons de alumínio ao solo.
Quando o pH atinge 6, a hortênsia ficará rosa. Uma leitura acima de 7 pode ser prejudicial para a planta.
Resistência de inverno de variedades de hortênsia camaleão
Hortênsia tolera bem o frio, mas em áreas com invernos rigorosos, é sempre possível plantar a planta em recipientes e recipientes decorativos.
Trabalhos preparatórios antes do frio do inverno:
- Reduza a rega no final do verão.
- Isolamento de raízes (com ramos de abeto, serradura, folhagem de árvores ou material especial).
- Cobertura morta (a camada é capaz de proteger as raízes de geadas severas).
- Dobrando as hastes no chão.
Medidas simples permitirão que você salve "Camaleão" durante geadas severas. O cultivo de hortênsias é um processo simples, mas muito responsável. Lindas flores só podem ser obtidas se todas as condições forem atendidas.
Plantando e cuidando de hortênsia camaleão
O "camaleão" pode crescer e florescer em uma área ligeiramente escurecida, fechada por rajadas de vento. O solo deve ser ligeiramente oxidado. Resíduos de turfa alta vermelha ou resíduos de abeto são misturados com húmus de folhas. Ao plantar mudas, a composição é adicionada à cova. As plantas precisarão de rega constante ao longo da temporada.
Seleção e preparação do local de pouso
A melhor localização para o Camaleão é em uma área ajardinada que recebe sol da manhã e sombra diurna. Na hora de escolher, é importante levar em consideração o tamanho da hortênsia - a planta precisa de muito espaço para crescer. Zona ajardinada bem adaptada e com excelente drenagem. Se necessário, o solo deve ser reabastecido com composto. Não plante hortênsias sob as árvores - a competição de raízes e a falta de luz solar irão impedi-las de prosperar.
Regras de pouso
O cultivo com sucesso começa com o processo de plantio. As hortênsias compradas em contêineres devem ser plantadas na primavera ou no outono.
Hortênsia é fotófila, portanto prefere lugares ensolarados, mas pode crescer em sombra parcial. A melhor época para o plantio na primavera é a primeira quinzena de maio, no outono - setembro.
As covas de plantio são cavadas com 50x50x60 cm de tamanho a uma distância de 1-1,5 m uma da outra.
A composição da mistura de envasamento:
- húmus;
- terra frondosa;
- turfa;
- areia;
- fertilizantes.
A proporção é 2: 2: 2: 1: 1.
O enraizamento do Camaleão de folhas grandes de hortênsia é apresentado no vídeo:
Regras de pouso:
- Você não pode plantar uma planta debaixo de árvores (as raízes absorvem os nutrientes do solo, a hortênsia terá falta de nutrientes).
- Sol muito agressivo não é adequado para "Camaleão", isso leva a uma rápida secagem do solo (também a floração começará muito mais tarde).
- É preciso aparar um pouco as raízes.Conselho! O colar da raiz não deve ser plantado profundamente.
- A distância entre os arbustos é de pelo menos 1 metro.
Algoritmo de aterrissagem:
- Prepare o fosso. Seu tamanho depende do número de raízes na muda. A profundidade necessária é de 50 cm, o comprimento e a largura são 75 cm.
- Coloque a pedra esmagada e a areia no fundo do poço. Solo preto é adicionado em cima, deve ser mais do que o resto dos componentes.
- Coloque o Camaleão no centro da cova. O pescoço só pode ser aprofundado em 3 cm.Importante! As raízes precisam ser endireitadas na parte inferior.
- Cubra a muda com terra.
- Regue bem a planta.
- Para encher a terra, é importante apertar com cuidado ao redor do arbusto.
O cumprimento das condições ajudará a crescer um arbusto adulto e extenso. Se o "Camaleão" não tiver solo adequado, pode morrer.
Regar e alimentar
A principal função da alimentação é fornecer nutrientes ao Camaleão. Isso é necessário para o desenvolvimento e crescimento normais.
O que o procedimento oferece:
- obtendo flores e botões;
- saturação do solo com micro e macroelementos;
- floração longa e intensa.
Alimentação universal: nitrogênio, potássio e fósforo.
Hortênsias adoram umidade moderada. Plantas de contêiner precisam de rega diária.
Regras de alimentação:
- Se for usado solo para vasos durante o plantio, a fertilização não é necessária nos primeiros 24 meses.
- Durante o período de brotação, adicionar 80 g de superfosfato e 50 g de sulfato de potássio.
No verão, o "Camaleão" é alimentado com solução de verbasco (1:10).
Uma forma de melhorar a aeração do solo é adicionar areia grossa. O "camaleão" não gosta de solo pesado e argiloso, o que leva ao alagamento.
Métodos de proteção para deficiência de oxigênio:
- afrouxamento periódico;
- cobertura morta (realizada na base do arbusto).
A permeabilidade do solo é a principal condição para o cultivo de uma bela planta. Você pode melhorar as propriedades do solo adicionando turfa ou areia. Isso permitirá que o fluido flua mais facilmente para o sistema radicular.
É melhor usar água da chuva para regar sua hortênsia. O encanamento é uma opção ruim. Uma boa hora para regar é de manhã ou à noite. A quantidade de líquido por arbusto é de 2 baldes.
Poda de hortênsia camaleão
Hortênsias não precisam de poda séria. Eles só precisam ser mantidos em ordem, removendo flores velhas e caules mortos, melhorando assim a estrutura e o formato do arbusto. O resultado é a penetração da luz solar e do ar.
A poda da hortênsia é necessária, pois dá um aspecto esplendoroso e luxuoso. A poda incorreta do Camaleão pode retardar o processo de floração. O primeiro passo é cortar os galhos tortos, depois os brotos da última temporada.
Como preparar hortênsia camaleão para o inverno
Acredita-se que a hortênsia seja uma flor caprichosa que precisa de abrigo durante o inverno para proteger os botões florais. Isso se aplica apenas a plantas de folhas grandes. Outros podem passar o inverno descobertos nas regiões centrais do país.
Não se deve cortar hortênsias desbotadas, é aconselhável realizar esta ação na primavera. Graças a isso, os rins localizados abaixo podem ser preservados. O peso da neve que se acumula nas flores pode causar a quebra dos caules.
No final do outono, é aconselhável cortar flores secas que definitivamente não sobreviverão ao inverno. As folhas caídas devem ser removidas e queimadas.
Reprodução
Hortênsia pode ser propagada por estacas, camadas e divisão do arbusto. O método de inoculação e com a ajuda de sementes também é possível, mas raramente é usado.
Reprodução de hortênsia:
- Camadas - os rebentos com menos de um ano são dobrados ao solo e enterrados de forma a que fiquem cerca de 20 cm na superfície; na época seguinte, o rebento enraizado é separado da planta-mãe e transplantado.
- Ao dividir - o arbusto é desenterrado e dividido em várias partes, sendo que cada uma deve ter um botão de renovação.
- Por estacas - realizado em abril-junho, são cortados brotos anuais de 10-12 cm de comprimento do arbusto, as folhas são retiradas na parte inferior e o próprio broto é tratado com estimulador de crescimento, a etapa final é o plantio da estaca em um estufa ou estufa, e um ano depois - em campo aberto.
Doenças e pragas
Hortênsias geralmente não são propensas a doenças graves ou problemas com insetos. Camaleão é suscetível a certas doenças renais, murcha bacteriana, manchas foliares ou bolor.
A clorose tem vários sintomas:
- clarificação de folhas;
- perda da cor usual.
O conteúdo excessivo de húmus é considerado a causa do desenvolvimento. A forma de eliminar o problema da hortênsia é regá-la com uma solução de sulfato de cobre (com adição de sabão).
O oídio aparece devido ao excesso de entrada de umidade. Pulgões podem ser removidos com infusão de alho. É preparado da seguinte forma: 200 g por balde de água. O Camaleão deve ser regado em 7 dias. Durante esse tempo, o pulgão desaparecerá completamente.
Conclusão
Hydrangea Chameleon é o líder entre as flores. A planta agrada os jardineiros por muito tempo, vários tons atraem a atenção de outros. Chameleon é freqüentemente usado em projetos paisagísticos. Cuidar da hortênsia é muito fácil, o principal é seguir as recomendações dos profissionais.