Contente
- 1 É possível propagar uma hortênsia dividindo um arbusto
- 2 Prós e contras da propagação de hortênsias pela divisão do arbusto
- 3 Quando plantar uma hortênsia dividindo um arbusto
- 4 Como propagar uma hortênsia dividindo um arbusto
- 5 Cuidado com o arbusto de hortênsia após a divisão
- 6 Dicas de jardinagem experientes
- 7 Conclusão
O autocultivo de hortênsias, tanto por semente como por estacas, leva muito tempo. No entanto, existe uma maneira mais rápida de cultivar esta planta magnífica em seu jardim. Sob certas condições, você pode plantar uma hortênsia de jardim dividindo um arbusto rapidamente, sem gastar muito esforço.
É possível propagar uma hortênsia dividindo um arbusto
A hortênsia é um arbusto perene maravilhoso que pode decorar qualquer canteiro de jardim. É claro que muitos produtores gostariam de propagá-lo por conta própria, para não gastar dinheiro com mudas caras. Isso pode ser feito facilmente dividindo um arbusto adulto.
Este método é aplicável para um grande número de arbustos perenes, incluindo hortênsias que têm a forma de um arbusto. Ao contrário das estacas, este processo leva muito menos tempo, permitindo obter clones da planta-mãe em pouco tempo.
Prós e contras da propagação de hortênsias pela divisão do arbusto
O método de propagação vegetativa da hortênsia, dividindo o arbusto em partes separadas, é amplamente utilizado na jardinagem ornamental. Os aspectos positivos deste método são os seguintes fatores:
- A nova planta é completamente idêntica à planta-mãe, todas as espécies e características varietais são preservadas.
- Em muitos casos, as partes separadas da planta começam a florescer já no ano seguinte após o plantio.
- Alta porcentagem de divisões de enraizamento.
- A simplicidade do caminho.
- Você pode combinar dividir um arbusto com um transplante de planta ou substituir o solo em um recipiente.
O método de divisão também tem desvantagens. Aqui estão alguns deles:
- O número de divisões é limitado pelo número de botões de renovação no rizoma.
- O arbusto de hortênsia deve estar maduro e ter um grande número de brotos.
- Cavar e dividir o arbusto requer um esforço físico considerável.
- O trabalho só pode ser feito por um curto período de tempo por ano.
- As estacas resultantes devem ser plantadas imediatamente em novo local.
Apesar de todas as desvantagens, a reprodução de hortênsias pela divisão do arbusto é uma forma rápida e eficaz de criar a variedade desejada. É especialmente conveniente usá-lo ao plantar plantas em vasos que precisam de reposição periódica do solo. Neste caso, as obras podem ser combinadas.
Além disso, ao ajustar o microclima artificial, é possível aumentar significativamente os períodos do ano durante os quais a divisão pode ser realizada.
Quando plantar uma hortênsia dividindo um arbusto
Uma das condições necessárias para dividir o mato e transplantar suas partes para um novo local é o período de dormência. É um curto período de tempo em que a planta ainda não entrou na estação de crescimento ou já a terminou, enquanto a temperatura ambiente apresenta valores positivos. Essas condições são observadas na primavera e no outono.
Como dividir um arbusto de hortênsia na primavera
O trabalho de divisão do arbusto de hortênsia na primavera deve ser iniciado depois que o solo estiver completamente descongelado, os indicadores de temperatura começarão com segurança a ficar acima de zero, enquanto a própria planta ainda não dará sinais de início de estação de crescimento - inchaço de os botões.Em diferentes regiões, esse tempo pode variar significativamente devido às peculiaridades do clima: na Rússia Central é aproximadamente em meados ou final de abril.
Para dividir adequadamente o arbusto de hortênsia, ele é escavado por todos os lados e cuidadosamente removido do solo. Depois de realizadas todas as medidas preparatórias, é cuidadosamente cortado em várias partes independentes, cada uma das quais deve ter seu próprio sistema radicular e vários brotos de renovação. Em seguida, eles são colocados em covas de plantio separadas e pré-preparadas.
Como dividir um arbusto de hortênsia no outono
No outono, recomenda-se dividir os arbustos de uma árvore ou de qualquer outra hortênsia apenas em climas quentes. Se as condições climáticas não forem totalmente adequadas, então há uma grande probabilidade de que a planta não tenha tempo para se aclimatar em um novo local e morra com o início do frio. Se a região tiver um inverno quente, a divisão dos arbustos de hortênsias pode ser iniciada depois que o arbusto desbotou completamente. Ao mesmo tempo, antes do início do frio, deve haver tempo suficiente para que os delenki tenham tempo de se enraizar em novos lugares. O procedimento de divisão de um arbusto de hortênsia não difere do de primavera.
Ao mesmo tempo, pode realizar o procedimento com arbustos que crescem em jardins de inverno, estufas fechadas e outras divisões com climatização artificial.
Como propagar uma hortênsia dividindo um arbusto
Antes de dividir o mato, a zona do cavalo das hortênsias deve ser eliminada com água. Isso tornará mais fácil remover a planta tanto do campo aberto quanto do recipiente. Depois disso, o solo das raízes é retirado pela pressão da água da mangueira. Após a limpeza, é aconselhável enxaguar o sistema radicular com uma solução fraca de permanganato de potássio. Essa medida preventiva protegerá as plantas de infecções que podem ser introduzidas ao separar o rizoma.
Ordem de trabalho adicional:
- Do arbusto, gradativamente, com o auxílio de uma faca, separam-se as partes separadas contendo brotos com sistema radicular próprio.
- A parte central do arbusto, que se estende a partir de uma poderosa raiz semelhante a uma árvore, permanece intocada. Ela permanecerá uma divisão independente e será totalmente implantada.
- As raízes muito longas devem ser podadas.
- Após a separação, todos os cortes e lascas grandes devem ser cauterizados com verde brilhante ou polvilhados com pó de carvão triturado.
- Delenki são plantados em covas de plantação e cobertos com uma mistura de turfa e solo elevado, e então regados abundantemente.
- As plantas plantadas são cortadas, deixando 2-3 botões de crescimento nos rebentos.
Em mais detalhes, o processo de reprodução pela divisão de um arbusto de hortênsia de folhas grandes cultivadas em vasos pode ser visto no vídeo:
Cuidado com o arbusto de hortênsia após a divisão
A primeira vez após o plantio de mudas de hortênsia requer mais cuidado. A zona da raiz deve ser regularmente umedecida, mas não inundada. Você precisa se concentrar na quantidade de precipitação, se houver quantidade suficiente, a umidade excessiva só pode danificar as hortênsias. É melhor cobrir a camada superior do solo com a casca das árvores coníferas ou suas agulhas caídas, isso retém a umidade do solo e ajuda a manter sua acidez. A serragem de abeto fresco pode ser usada como cobertura morta. Nas primeiras semanas, antes de as mudas plantadas enraizarem, é melhor sombrear com telas especiais, não permitindo que a luz solar direta as atinja.
Isso é especialmente verdadeiro para hortênsias de folhas grandes, devido à sua termofilicidade, muitos cultivadores a cultivam exclusivamente como planta em vaso.
Dicas de jardinagem experientes
Para que a reprodução da hortênsia pela divisão do arbusto seja bem-sucedida, você pode usar as dicas de floricultores experientes. Aqui estão alguns deles:
- Ao dividir o arbusto, você pode propagar os arbustos de hortênsia paniculata ao criar sebes, já que todas as plantas futuras não só serão da mesma variedade, mas também aproximadamente do mesmo tamanho.
- Você pode dividir arbustos de hortênsias de pequeno porte com as mãos, se tiver força física suficiente. Nesse caso, você precisa ter cuidado para não se machucar ou ferir a planta.
- É conveniente usar um podador de jardim para separar a raiz. Antes do trabalho, suas arestas cortantes devem ser tratadas com qualquer líquido que contenha álcool para não infectar.
- Se você precisar de um pequeno número de divisões, o arbusto de hortênsia não precisa ser totalmente escavado. Basta cavar apenas uma parte do sistema radicular, fazendo uma escavação de um lado. Depois disso, separe cuidadosamente a quantidade necessária de crescimento excessivo, polvilhe os cortes com carvão e preencha novamente a zona da raiz do arbusto. Delenki deve ser deixado imediatamente.
- As covas de plantação para o plantio de parcelas de hortênsias devem ser cavadas com antecedência. Seu tamanho deve ultrapassar o tamanho do sistema radicular da muda em cerca de 3 vezes, normalmente elas cavam um buraco com diâmetro de 0,5 me mesma profundidade. No fundo, é necessário colocar uma camada de drenagem de brita ou tijolo partido. Hydrangea gosta muito de umidade, mas a estagnação de água nas raízes não deve ser permitida.
Uma camada de drenagem deve ser colocada nas covas de plantio. - O colo da raiz das mudas não é enterrado durante o plantio. Caso contrário, a hortênsia pode nunca florescer. Recomenda-se plantá-la no mesmo nível em que a planta-mãe cresceu antes de se dividir.
- O arbusto de hortênsia pode ser dividido no local sem removê-lo completamente do solo. Para fazer isso, a planta-mãe é gradualmente escavada, cortando ou arrancando as divisões das partes laterais.
- Dividir arbustos maduros é uma ótima maneira de rejuvenescê-los. Este procedimento estimula perfeitamente a planta a formar novos brotos.
- O solo com o qual o sistema radicular da hortênsia é derramado deve apresentar uma reação ácida fraca. Você pode verificar antes de plantar usando tiras indicadoras ou um dispositivo especial (medidor de PH). O valor ótimo do nível de acidez é 5. Se o valor do pH for maior do que este valor, a turfa deve ser adicionada à composição do solo.
- Na área destinada ao plantio de hortênsias, não deve ser utilizada farinha de dolomita ou cal, pois essas substâncias alcalinizam o solo.
- Regar as mudas de hortênsia plantadas deve ser regular e abundante. Ao mesmo tempo, é importante usar apenas água decantada, de preferência água da chuva, adicionando um pouco de suco de limão antes de regar. Não é recomendado o uso de água artesiana e de torneira. Os sais nele contidos desoxidam o solo, o que contribui para o aparecimento de várias doenças nas hortênsias.
- Muitas vezes, depois de dividir o mato e plantar, a hortênsia fica muito tempo sem dar sinais de vida. Esta situação acontece se o arbusto já tiver idade suficiente e, ao retirá-lo do solo e posterior transplante, foi necessário cortar fortemente as suas raízes. Essas hortênsias podem "adoecer" durante toda a estação, os brotos aparecem apenas na próxima primavera. Portanto, você não deve se apressar em tirar conclusões e tomar medidas drásticas.
Conclusão
É possível plantar uma hortênsia de jardim dividindo um arbusto de forma simples e rápida, este método tem-se comprovado perfeitamente, em primeiro lugar, porque a percentagem de enraizamento das divisões é muito elevada. Além disso, o método tem uma série de outras vantagens: simplicidade, resultados rápidos, identidade completa das novas plantas e da mata-mãe. É importante apenas cumprir os prazos exigidos e executar corretamente todos os trabalhos, neste caso o resultado é provável que seja positivo.