Hortênsia: como fazer azul, porque a cor depende

Hortênsias são plantas que podem mudar a cor das flores sob a influência de vários fatores externos. Esta propriedade é amplamente utilizada na floricultura decorativa e não há necessidade de grandes custos para alterar sua tonalidade. Para que a hortênsia seja azul ou rosa, basta a presença de certas substâncias no solo.

Existe uma hortênsia azul

Os criadores criaram muitas variedades de hortênsias, entre as quais existem aquelas que, sob certas condições, adquirem a cor azul ou azul. Aqui estão alguns deles:

  1. Aisha. Pertence a plantas de folhas grandes, mais frequentemente cultivadas como planta tubular devido à sua baixa resistência à geada. A floração começa em julho. As inflorescências são grandes, até 15 cm, colhidas de flores com cerca de 3 cm de tamanho.

    Dependendo da acidez do solo, pode mudar de cor de rosa para azul brilhante

  2. Onda azul. Esta variedade de hortênsia de folhas grandes é originária da Holanda. Floresce em julho-agosto.

    A cor de azul a rosa depende do nível de pH do solo e do teor de sais de alumínio nele

  3. Cheesecake de mirtilo. Variedade reparada, floresce de maio a setembro. A altura do arbusto pode ser de até 1,2 m.

    As inflorescências são semi-duplas, grandes, dependendo da acidez do solo, são pintadas nas cores do azul ao lilás

  4. Verena Blue. Distingue-se por inflorescências muito grandes, de cor azul celeste, cujo tamanho pode atingir os 20 cm.

    As inflorescências azuis de Verena Blue são muito usadas para buquês de casamento.

  5. Mini Penny. Uma variedade de hortênsias de folhas grandes, cresce até 0,9 m. As inflorescências são globulares, a cor pode variar do azul ao rosa.

    A resistência ao gelo desta variedade é baixa e, quando cultivada na faixa do meio, os arbustos devem ser cobertos para o inverno.

Importante! As inflorescências podem ser totalmente ou parcialmente azuis. Sua intensidade também pode ser diferente.

O que determina a cor da hortênsia

A cor das flores das hortênsias, sua saturação e sombra dependem em grande parte da acidez do solo em que a planta é cultivada. Com pH abaixo de 5,5, que corresponde a uma reação fracamente ácida, ocorre a dissolução dos sais de alumínio no solo. Na forma de íons, esse elemento, junto com outros nutrientes, entra no interior da flor, onde reage com outros compostos orgânicos, causando a coloração azulada da corola. Assim, a cor das pétalas é uma espécie de indicador da acidez do solo.

Torna-se azul quando cultivado em solos ácidos ricos em alumínio

É importante não apenas a presença de sais de alumínio na terra, mas também sua concentração. Se for pequeno, a cor azul será fraca, quase imperceptível. Outro fator que afeta diretamente a capacidade das hortênsias de absorver o alumínio do solo é o conteúdo de elementos como fósforo e potássio na terra. O primeiro liga o alumínio, coletando-o em compostos complexos e pouco solúveis, de modo que sua concentração deve ser mínima. O potássio tem propriedades opostas, por isso é desejável que haja uma quantidade suficiente dele no solo.

Como fazer uma hortênsia azul

É muito fácil obter a cor azul das pétalas das flores das hortênsias. Para isso, basta garantir uma acidez adequada do solo e a presença de uma quantidade suficiente de compostos de alumínio no mesmo.

Como regar hortênsias para o azul

Para que a planta absorva o alumínio do solo de forma mais rápida e completa, é melhor adicionar todas as substâncias necessárias para isso na forma dissolvida, junto com a rega. Para fazer isso, você pode usar os seguintes medicamentos:

  1. Alúmen de potássio-alumínio. Este composto é altamente solúvel em água e contém substâncias prontamente disponíveis. A taxa de consumo é de 5 g por 1 litro de água.
  2. Fertilizantes minerais complexos com alto teor de potássio e uma porcentagem mínima de fósforo.
  3. Sulfato de potássio. Este fertilizante não só enriquece o solo, mas também o acidifica. Requer 15 g de substância por 1 litro de água.
  4. Ácidos orgânicos. Para acidificar o solo, você pode usar soluções de ácidos oxálico, cítrico, acético e outros.

Ao ajustar a acidez do solo, você pode obter cores azuis e azuis de várias intensidades

Importante! Regar a hortênsia para que fique azul, é preciso estritamente debaixo da raiz, evita-se qualquer gota de gotas nas folhas.

Como pintar uma hortênsia de azul

Verificou-se que as flores das hortênsias ficam azuis em níveis de pH do solo de 4 a 5,5. Quanto mais próximo este indicador estiver do valor mínimo, mais saturada será a cor. Para que a hortênsia floresça azul, uma acidez da ordem de 5-5,5 é suficiente. Você pode verificar este indicador usando faixas indicadoras especiais disponíveis nas lojas para jardineiros. Você também pode medir o nível de acidez com um dispositivo eletrônico especial.

As inflorescências de hortênsias azuis parecem muito atraentes

Importante! O processo de colorir as inflorescências em azul ou azul não ocorre imediatamente após a introdução das substâncias necessárias. Às vezes, o resultado só pode ser visto no próximo ano.

Dicas úteis

Para "pintar" independentemente a hortênsia em azul ou azul, você pode usar alguns conselhos de floristas experientes:

  1. Um nível constante de acidez do solo pode ser mantido com ácido cítrico. Uma vez a cada 1,5-2 semanas, a zona radicular das hortênsias é umedecida com uma solução especial, para a preparação da qual 2 colheres de sopa são dissolvidas em 1 balde de água. eu. ácido cítrico seco. O ácido oxálico também pode ser usado, mas as proporções permanecem as mesmas.
  2. Você pode aumentar o teor de alumínio no solo adicionando composto, cama de pinho ou café moído.
  3. Em lojas especializadas, pode-se adquirir um utensílio especial para hortênsias autocolantes em azul ou azul. Seu principal componente é o sulfato de alumínio. A substância é trazida na forma dissolvida, é muito conveniente para o uso. É ele quem é usado pelos floricultores em grandes plantações de hortênsias para tingi-las de azul.

    Agente especial para colorir hortênsias - sulfato de alumínio

  4. Você não pode usar a água de poços ou de um abastecimento de água para irrigar hortênsias. Os sais de cálcio e magnésio dissolvidos nele contidos levarão rapidamente à alcalinização do solo. É melhor usar a água da chuva decantada para irrigação, depois de adicionar um pouco de suco de limão.
  5. É possível aumentar a assimilabilidade do alumínio, bem como prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas com a ajuda do permanganato de potássio - permanganato de potássio. Ao usar essa substância, é muito importante observar a dosagem, a solução deve ser rosa.
    Importante! A concentração excessiva é carregada de queimaduras para a planta.
  6. Para acidificar o solo, você pode usar vinagre de mesa comum a 9%. Para o cultivo do solo, 100 ml dessa substância são diluídos em 10 litros de água. O processamento começa na primavera, com o início da estação de cultivo das hortênsias, e termina no outono, após o final da floração.

    O vinagre acidifica bem o solo

  7. Você pode manter a acidez cobrindo a zona da raiz da hortênsia com serragem fresca, turfa alta ou casca de conífera.
  8. Ao trabalhar com ácidos, mesmo em baixas concentrações, é preciso ter cuidado e usar equipamentos de proteção individual.

Um breve vídeo sobre como ajustar independentemente a cor das hortênsias:

Conclusão

Para que a hortênsia seja azul ou azul, é necessário escolher uma variedade adequada para a coloração e fornecer para ela os parâmetros necessários de acidez do solo e teor de alumínio. Isso é relativamente fácil de fazer, dada a disponibilidade dos medicamentos necessários. E ajustando quantitativamente sua introdução, é possível cultivar hortênsias com o brilho e a saturação necessários, do azul claro ao azul escuro.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção