Contente
Hydrangea Confetti é uma das plantas ornamentais preferidas dos jardineiros. E isso não é surpreendente. Combina muitas qualidades positivas: inflorescências grandes, cores agradáveis, floração longa, cuidado despretensioso e resistência. A principal vantagem deste tipo de hortênsia sobre as outras é que tolera bem o frio.
Descrição do Hydrangea Confetti
Panícula hortênsia (latim Hydrangeapaniculata Confetti) é um arbusto ornamental de baixo crescimento. Sua altura é de 1 a 1,5 me seu diâmetro é de -75 cm As inflorescências são grandes, delicadas, de formato cônico, atingindo 30 cm de comprimento e estão localizadas verticalmente. As panículas contêm muitas flores perfumadas.
Flores de confete aparecem em julho. Eles são inicialmente brancos e verdes. Porém, a partir da segunda semana de floração, inicia-se uma mudança de cor. As camadas inferiores adquirem uma tonalidade rosa com vários graus de saturação. A floração continua até setembro.
As folhas são verde-escuras, ovais, pontiagudas, com nervuras pronunciadas. Os caules são fortes, combinando uma mistura de escarlate, castanho e laranja.
Hydrangea Confetti em paisagismo
De acordo com a descrição e a foto da hortênsia Confetti, fica claro que ela ficará harmoniosa tanto em canteiros quanto em gramados. Perfeito para composições de paisagens. Pode ser plantado como arbusto único ou em grupos. Combina com bérberis e coníferas. Adequado para cultivo ao ar livre, cultivo em contêiner.
Resistência de inverno de hortênsia Confetti
Hydrangea Confetti distingue-se pela sua despretensão e resistência. É capaz de resistir a geadas de até -30 ° C. Essa qualidade permite que ela seja cultivada não apenas em regiões de clima meridional.
Plantando e cuidando da hortênsia da panícula Confetti
A abundância da sua floração depende de quão corretos serão os cuidados com os Confetes de Hortênsia. Antes de plantar arbustos jovens (3-4 anos) em terreno aberto, você precisa decidir que efeito decorativo será obtido após o fortalecimento das plantas. Com base nisso, você precisa calcular a que distância fazer os furos.
Seleção e preparação do local de pouso
A hortênsia adora solos nutritivos, moderadamente úmidos e ligeiramente ácidos sem mistura de cal. O local de plantio deve ser escolhido de forma que na hora do almoço fique parcialmente sombreado. Sob o sol forte, a planta se sente desconfortável, floresce mais tarde e suas inflorescências nunca ficam exuberantes. Idealmente, a hortênsia Confetti só é acesa de manhã ou à noite.
Para que a planta se enraíze em um novo lugar, é feita uma mistura que inclui:
- 2 partes de solo enriquecido;
- 2 partes de turfa alta (para acidificação);
- 1 parte de húmus (10 kg por 1 m2);
- 1 parte de areia (para realizar uma função de drenagem, para que a água não estagnasse);
- 25 g de carbamida;
- 65 g de superfosfato;
- 25 g de sulfato de potássio;
- algumas agulhas (para acidificação).
Ao plantar, polvilhe o sistema radicular de um arbusto jovem com a mistura pronta.
Regras de pouso
Após o descongelamento do solo, são cavados poços com cerca de 60 cm de largura e 40 cm de profundidade, cujo fundo é borrifado com a mistura de terra. Uma pequena camada de pequenas pedras também é colocada lá. A distância mínima entre os poços é de 1,5 m. Se for menor, os confetes crescidos vão interferir uns nos outros e competir pelos raios de sol. Em seguida, as raízes doentes e secas serão removidas da muda. Seu caule deve ter pelo menos 3 botões de crescimento.
O confete é mergulhado em um buraco e borrifado com o resto da mistura de solo. Este último é levemente compactado. O jovem arbusto plantado é generosamente regado e coberto com cobertura morta. Agulhas ou cascas de árvore são usadas como cobertura morta para confetes. Sua camada deve ter 8-10 cm.
Regar e alimentar
O confete Hydrangea paniculata é uma planta que adora umidade. É regado duas vezes por semana. Ao mesmo tempo, são consumidos 3 baldes de água para cada arbusto adulto. Durante os períodos de ondas de frio e precipitação frequente, a frequência do procedimento é reduzida, e na seca, se necessário, aumenta. É desejável que a água não contenha cloro. A água da chuva é ideal para esses fins. Alguns residentes de verão coletam antecipadamente e armazenam em barris, banheiras. Eles tentam regar o Confete de Hortênsia com cuidado, para não molhar as folhas e flores.
Para deixar a coroa do Confetti exuberante, periodicamente é aplicado um curativo de cobertura. Isso geralmente é feito durante os seguintes períodos:
- no outono, faça preparações de fósforo e potássio;
- na primavera, 20 g de uréia são dissolvidos em um balde de água e regados com uma solução pronta da planta;
- durante a estação de crescimento, 8-10 litros de estrume são despejados sob cada planta.
Além disso, existe uma receita alimentar que estimula a floração abundante de uma jovem hortênsia. É feito assim: 30 g de sulfato de potássio são misturados com 30 g de uréia e 30 g de superfosfato. A mistura resultante é dissolvida em um balde de água. A dosagem máxima é de 3 baldes.
Confete de hortênsia de poda
A poda do arbusto Confetti é feita duas vezes:
- no outono, as inflorescências murchas são removidas;
- na primavera, ramos doentes e secos são cortados.
Nos meses de verão, se necessário, efetua-se o desbaste do arbusto e corrige-se a sua forma. Isso permite que você alcance a aparência mais estética. Ao remover os brotos, certifique-se de deixar pelo menos 4 botões de crescimento para o desenvolvimento posterior da planta.
Preparando-se para o inverno
Apesar de o Confetti tolerar facilmente o frio, após a poda, a hortênsia é preparada para o inverno. Eles fazem assim:
- A planta é envolta em isolamento.
- Acima dela, uma estrutura é criada a partir de uma base e um revestimento de malha, e o vazio interno é fechado com folhas secas caídas.
- De cima, a malha com a moldura é coberta por uma película densa à prova d'água.
Assim, é possível criar um microclima favorável em torno da hortênsia Confetti e salvá-la da formação de gelo em caso de queda brusca de temperatura.
Reprodução
As flores de hortênsia são estéreis e não participam da reprodução sexual da planta. Portanto, os jardineiros propagam os arbustos pelos seguintes métodos:
- Por estacas. O procedimento envolve a colheita de mudas de hortênsia antes que os tecidos comecem a endurecer (junho). As estacas são imersas em água, ficam nela até aparecerem as raízes. Após o término do período de adaptação, a muda é plantada em local permanente.
- Ao dividir o arbusto. Uma hortênsia adulta é dividida em vários arbustos jovens.
- Camadas. O tiro de confete é dobrado no chão e fixado. Este método é o menos eficaz.
Ao transplantar hortênsias, você precisa cavar arbustos jovens com um pedaço de solo. Isso evitará danos ao sistema raiz. A principal vantagem da reprodução assexuada de plantas é que permite preservar totalmente as qualidades da mãe. Isso significa que a mãe e o jovem arbusto ficarão um contra o outro.
As raízes devem ser colocadas em um saco plástico e vários punhados de turfa e serragem crua devem ser despejados nele. É necessário garantir que as raízes do arbusto jovem não sequem.
Doenças e pragas
Ao cultivar hortênsias, você pode enfrentar vários problemas, especialmente quando surgem com arbustos jovens.
Estes são, antes de tudo:
- Ataque do ácaro-aranha... A praga infecta a parte inferior da folha e a trança com teias de aranha marrons. Como resultado, ele fica amarelo e, em seguida, seca e cai. Com uma temperatura do ar de 30 ° C e uma umidade de 40-50%, seu ciclo de desenvolvimento leva uma semana. Com uma temperatura do ar de 10 ° C e uma umidade de 85%, sua atividade diminui. O problema é eliminado borrifando os arbustos com tiofos (7 g por balde de água).
- Ataque de afídeos. Em terreno fechado, ao forçar as plantas, é possível um ataque de pulgões de folhas verdes. Para combatê-lo, utiliza-se solução de sulfato de anabazina (15 g da substância são diluídos em um balde com água). Confete é borrifado com ele duas vezes.
- Míldio penugento. Sua principal característica são manchas oleosas nas folhas, que vão ficando amareladas e escurecidas, aumentando de tamanho. Uma flor amarela se forma na parte inferior das folhas. Muitas vezes está presente nas hastes. O processo patológico se desenvolve mais ativamente quando a temperatura do ar está em torno de 20 ° C e a umidade excessiva. Para eliminar o problema, as folhas são tratadas com 150 g de sabão verde, 15 g de sulfato de cobre e um balde de água.
- Clorose. O principal sintoma do processo patológico é a clarificação das folhas. Apenas as veias mantêm sua cor. A aplicação frequente de húmus pode causar problemas. Para curar uma hortênsia da clorose, ela deve ser vertida três vezes com uma solução de nitrato de potássio (40 g de fundos por balde de água) e três dias depois com uma solução de sulfato ferroso (também 40 g por balde de água).
Conclusão
Hydrangea Confetti é um representante vívido de uma cultura que pode não só encantar os olhos com lindas flores brilhantes, mas também surpreender com uma mudança na cor das pétalas durante a floração. A planta não é nem um pouco extravagante. Cuidar dele inclui irrigação e alimentação regular, poda de galhos doentes e velhos, aquecimento para o inverno. Até mesmo um iniciante pode lidar com essa tarefa.