Contente
- 1 Descrição geral da astilba japonesa
- 2 As melhores variedades de astilba japonesa
- 2.1 Vesúvio
- 2.2 Washington
- 2.3 Montgomery
- 2.4 Sentinela Vermelha
- 2.5 Ellie
- 2.6 Elizabeth Van Veen
- 2.7 Deutschland
- 2.8 Düsseldorf
- 2.9 Rheinland
- 2.10 Bonn
- 2.11 Europa (Europa)
- 2.12 Rock and roll
- 2.13 Bronzelaub
- 2.14 Pais e ocidental
- 2.15 Shogun de Chocolate
- 2.16 Colônia (Colônia)
- 2.17 Koblenz
- 2.18 Avalanche
- 2.19 Bremen
- 3 O uso da astilba japonesa no design
- 4 Plantando e cuidando da astilba japonesa
- 5 Conclusão
A Astilba japonesa é uma cultura ornamental despretensiosa, resistente à geada, muito popular entre os jardineiros e residentes de verão. A planta tolera facilmente alta umidade, por isso prefere áreas com pouca sombra, localizadas perto de lagos, rios e reservatórios artificiais. A cultura é usada para decorar canteiros de flores, canteiros pessoais, para criar sebes e dividir o território.
Descrição geral da astilba japonesa
São conhecidas mais de trezentas variedades de astilba, divididas em 12 grupos (subdimensionado, franjado, híbrido Lemoine, folha simples, rosa e outros). A Astilba japonesa é uma cultura herbácea perene pertencente à família Stonefragment. Difere em tamanho compacto, inflorescências densas e brilhantes e folhas brilhantes e brilhantes que aumentam as qualidades decorativas da planta. Os híbridos de astilba japoneses têm inflorescências predominantemente densas de várias cores. Existem panículas indefinidas em tons pastel, vermelho carmim, lilás, creme e rosa.
As melhores variedades de astilba japonesa
Os botânicos têm mais de 300 variedades de astilba, e esse número está aumentando. Existem chinês, coreano, japonês, folha inteira, astilbe pelada e encaracolada. Existem 4 grupos, dependendo da altura (de anão a grande) e 4 variedades, diferindo na forma das inflorescências (de piramidal a paniculada e rômbica). Pertencer à variedade afeta as qualidades decorativas, indicadores de resistência ao estresse e outros fatores.
Vesúvio
Astilba Vesúvio japonês cresce até 60 cm de altura e até 40 cm de largura. Distingue-se por caules fortes, finos e ramificados com folhas verdes escuras e flores ricas de vermelho carmim com um aroma agradável memorável. A floração começa em junho e dura quase até o final do verão. Para esta variedade, solos nutritivos, ligeiramente ácidos, úmidos e soltos, são os mais adequados.
Washington
O arbusto principal atinge 45 cm de altura, pedúnculos de até 65 cm e acima. As folhas são de cor verde claro com contornos abertos. É uma cultura em demanda entre os designers devido à sua despretensão e inflorescências soltas brancas de beleza estonteante.
Montgomery
Astilba Japanese Montgomery se distingue por exuberantes inflorescências vermelho-sangue. As folhas nos caules marrons mudam de cor dependendo da estação: de marrom-bordô na primavera a verde escuro no verão. A altura dos pedúnculos eretos chega a 68 cm.
Sentinela Vermelha
Astilba Japanese Red Sentinel foi criado por criadores holandeses. Arbustos grossos atingem 0,5 metros de altura.As folhas são castanho-avermelhadas. Com o início do verão, a cor muda para um verde fosco.
Eles são caracterizados por sépalas rosa-esbranquiçadas e anteras azuladas.
Ellie
Astilba Japanese Ellie tem o maior número de inflorescências brancas em comparação com todas as outras variedades. Um arbusto adulto atinge 60 cm de altura. A floração começa em meados do verão. Após murchar, as panículas não mudam de cor para marrom, permanecendo verdes.
Elizabeth Van Veen
Astilba A japonesa Elizabeth Van Veen prefere áreas sombreadas onde pode crescer até 60 cm de altura.
Na primavera, as folhas com franjas adquirem uma rica tonalidade marrom-avermelhada. No verão, eles ficam verdes. Os pedúnculos são castanhos, violeta-lilás ou violeta-carmesim.
Deutschland
Astilba Japanese Deutschland atinge 60 cm de altura. Os arbustos estão se espalhando, mas ainda compactos.
Os botões abrem nos primeiros dias de junho e murcham após 19-20 dias. Antes da floração, sua cor adquire um tom rico e cremoso.
Düsseldorf
Astilba Japonesa Dusseldorf raramente atinge mais de 45-50 cm de altura.
Difere em inflorescências grandes com uma rica tonalidade rosa escuro e folhas verdes claras. A floração geralmente começa em julho e dura até o final do verão.
Rheinland
O astilbe japonês de tamanho médio atinge 70 cm de altura e se distingue por grandes inflorescências com panículas piramidais rosa carmim, folhagem verde-bronze brilhante com orla perfurada.
A planta começa a florescer em meados de julho. A floração dura aproximadamente três semanas.
Bonn
Astilba Japanese Bonn é uma cultura ornamental de rizoma herbáceo perene, que se distingue por uma coroa reta, tamanho compacto e inflorescências densas de tom carmim escuro.
Difere em alta resistência ao estresse e boa taxa de sobrevivência. A sensação é melhor na sombra das árvores ao lado de hosta, aquilegia e samambaias.
Europa (Europa)
A altura máxima dos pedúnculos desta variedade de espalhamento é de 0,5 metros. As folhas tripartidas são verdes escuras, as inflorescências apresentam uma tonalidade rosa claro. Espesso, exuberante, inodoro. Os botões começam a definir no final da primavera, o período de floração principal é julho. Se você cortar o arbusto no final de agosto, ele manterá sua forma até o início da geada.
A variedade Astilba da Europa japonesa tem uma forte semelhança com a flor de pessegueiro. Para distinguir uma da outra, é necessário olhar para as inflorescências - na Europa elas são rômbicas e na flor de pessegueiro são paniculadas.
Rock and roll
Astilba Japanese Rock and Roll se destaca com hastes retas avermelhadas e inflorescências, coletadas em panículas brancas como a neve. A cor das flores varia do branco-rosado ao vermelho-lilás. As folhas são de um verde profundo com tons azulados. Uma planta adulta atinge 62 cm de altura e prefere solo argiloso fertilizado com esterco.
Ela floresce em meados do verão por 30-40 dias.
Bronzelaub
A variedade foi criada por criadores holandeses. Uma planta adulta atinge 62 cm de altura.As folhas são roxas, verde-bronze e as inflorescências em forma de diamante são vermelho-rosadas.
As condições ideais para o cultivo desta variedade são uma área sombreada com solo úmido fértil e altos níveis de lençol freático. Em caso de clima muito quente e muita luz solar, o tempo de floração pode ser bastante reduzido.
Pais e ocidental
Country and Western é caracterizado por grandes inflorescências em forma de diamante, fofas e muito densas, com cores ricas em rosa brilhante, vermelho-roxo e lilás.
Graças às suas folhas brilhantes, verde-escuras e pinadas duplas, o arbusto tem um aspecto espectacular e apresentável durante e após a floração.
Shogun de Chocolate
Astilba Japanese Chocolate Shogun é muito popular.
As inflorescências são rosa cremosa. A floração começa em julho e vai até meados de agosto.
Colônia (Colônia)
As perenes herbáceas atingem uma altura de 55-62 cm. As inflorescências paniculadas rômbicas são compactas, exuberantes, com uma tonalidade rosa-carmesim As pétalas são roxo-violeta, as folhas são acastanhadas esverdeadas. A variedade Cologne é geralmente plantada no lado norte dos edifícios, em locais com sombra parcial, protegidos da luz solar escaldante.
Koblenz
Erva perene de tamanho médio, atingindo 55-60 cm de altura, folhas verdes escuras, com dentes pequenos. Pequenas flores vermelho-carmim são coletadas em inflorescências paniculadas fofas de densidade média. Usado para criar pousos individuais e em grupo.
Avalanche
Colheita ornamental perene de médio porte com folhas verde-escuras e inflorescências brancas. As flores não têm aroma pronunciado. A altura de uma planta adulta é de 55 cm.
O ar muito seco é prejudicial para a cultura e afeta adversamente o desenvolvimento e a duração da floração. Usado para paisagismo decorativo, meio-fio, mixborders e gramados.
Bremen
Arbustos muito espalhados com pequenas flores rosa-carmesim ou roxas atingem 45-55 cm de altura. As inflorescências são exuberantes, paniculadas, com 12 a 17 cm de comprimento e as folhas são de forma complexa, com bordas recortadas.
Astilba Japanese Bremen é considerado resistente à geada e resistente a doenças e pragas.
O uso da astilba japonesa no design
A Astilba japonesa coexiste perfeitamente com muitas culturas decorativas: íris siberianas, peônias, tulipas, lírios do vale, cabra montesa, badan e muitas outras.
Para determinar em qual plano (frontal ou distante) plantar uma variedade, primeiro você deve se familiarizar com os indicadores de arbusto e altura.
Com a ajuda da astilba japonesa, você pode transformar coníferas decorativas e plantações mistas.
Plantando e cuidando da astilba japonesa
Para terreno aberto, a Astilba japonesa é melhor do que muitas outras plantas herbáceas. A cultura prefere locais com sombra parcial, uma vez que a abundância de luz solar direta afeta negativamente as taxas de crescimento e floração.A planta é muito despretensiosa para o solo, no entanto, uma área com um alto nível de água subterrânea será ideal. Uma seca prolongada é prejudicial para a cultura. O momento ideal para o desembarque do japonês Astilba é considerado o início de maio. Com um transplante de outono, você precisa estar a tempo antes do início da geada. O pouso da astilba japonesa é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- As depressões são preparadas (até 26 cm). Fertilizantes, aditivos complexos e farinha de ossos são despejados nos orifícios.
- O rizoma da muda é limpo da terra. As raízes secas são removidas com um podador ou uma faca de lâmina afiada.
- Recomenda-se colocar a muda por várias horas em um recipiente cheio de água com a adição de um estimulador de crescimento.
A astilba japonesa precisa de alimentação periódica, composto, turfa, bem como fertilizantes de potássio e fósforo. Antes do plantio, adiciona-se húmus à cova e rega-se com água. Após o plantio de rizomas com botões, a cobertura morta deve ser realizada. O Astilba japonês não requer cuidados especiais. Ela só precisa de rega regular. Se o solo seca, as inflorescências tornam-se pequenas, a folhagem murcha, a planta adquire um aspecto desleixado, o que prejudica as suas propriedades decorativas.
O Astilba japonês se adaptou bem ao frio do inverno, no entanto, as flutuações de temperatura no início da primavera representam um sério perigo para ele. Portanto, as culturas perenes precisam fornecer abrigo contra galhos de abetos ou outros materiais naturais. O solo entre as plantas individuais é coberto com cobertura morta e algumas agulhas de pinheiro são adicionadas. Os arbustos de Astilba japoneses são transplantados a cada poucos anos. Não é necessário desenterrar todo o arbusto, basta renovar o solo à sua volta borrifando as cinzas nos cortes.
A Astilba japonesa é uma cultura perene altamente resistente à geada, bem como a várias doenças e pragas. Os nematóides da galha e do morango são perigosos para a planta. Os sinais de danos são manchas avermelhadas e marrom-amareladas delimitadas por veias. As folhas ficam enrugadas e duras. Devido aos danos causados pelos nematóides, a taxa de crescimento da astilbe é significativamente desacelerada e as qualidades decorativas se deterioram. Você pode lutar contra os nematóides mecanicamente (dividindo-se em várias partes com quarentena adicional para cada uma) e com a ajuda de medicamentos especiais (Bassamil, Nematorin ou Nematofagin BT).
O tratamento térmico é um método popular comprovado de combate a parasitas. As plantas afetadas são removidas do solo e imersas por vários minutos em um recipiente com água pré-aquecida a 50 graus. Depois que as raízes esfriam, elas são transplantadas para um novo substrato.
Conclusão
A Astilba japonesa é uma das culturas decorativas mais populares. É despretensioso, resistente ao estresse e pragas, pouco exigente para cuidar. Uma planta perene pode decorar qualquer área de jardim, gramado, meio-fio ou área mista.