Contente
O mini trator é uma máquina multifuncional. Além de cultivar a terra e transportar mercadorias, o equipamento dá conta do preparo do feno de inverno para os animais, e também auxilia no cuidado dos gramados. Para a execução de todas essas obras, é utilizada uma segadeira giratória para um minitrator, que é um equipamento adicional da unidade.
Variedades e finalidade dos cortadores rotativos
Só em termos gerais, acredita-se que o cortador é necessário para cortar a grama e está simplesmente acoplado a um minitrator. Na verdade, existem variedades desse tipo de equipamento. Por design, um cortador rotativo é:
- O modelo de vegetação é usado como cortador de grama. Este equipamento é usado para cobrir a grama.
- Os modelos para cortar grama e colocá-la em poços são chamados de segadores. O equipamento é usado para preparar o feno dos animais para o inverno.
Essas não são todas as diferenças. O equipamento é subdividido de acordo com o método de fixação ao mini-trator:
- Os modelos que são fixados na parte traseira ou dianteira do trator usando a TDF são chamados de arrastados. Eles geralmente são projetados para cobertura morta da vegetação.
- Os modelos de montagem lateral são chamados de semi-montados.
- Existem segadeiras que são conectadas frontalmente a um minitrator. O hidráulico traseiro mais comumente usado. Eles são chamados de articulados.
Existem também equipamentos de rotor único e duplo. O primeiro tipo de cortador dobra a grama cortada para um lado. Modelos de dois rotores fazem uma faixa da grama entre dois rotores.
E a última diferença é a forma como ele é conectado ao trator para a transmissão do torque. Existem duas opções aqui: das rodas de tração ou de viagem.
Para um minitrator, são produzidos cortadores rotativos com características técnicas diferentes, o que, obviamente, afeta seu custo. Para uso doméstico, o proprietário deseja adquirir equipamentos mais baratos e, ao mesmo tempo, de alta qualidade. Nesse caso, você precisa examinar mais de perto os modelos nacionais e bielorrussos. Os cortadores são projetados para trabalhar em terrenos contaminados e irregulares.
Como funciona um cortador rotativo
Dentre as segadoras, esse equipamento é o mais procurado do mercado. Os artesãos aprenderam a coletar para mini trator caseiro segadeiras rotativas devido à simplicidade de seu design. A popularidade desse tipo de equipamento se deve ao seu alto desempenho e confiabilidade de uso.
No diagrama, você pode ver a estrutura do nó de trabalho. Em termos gerais, o equipamento consiste em uma estrutura de aço na qual os discos são fixados. Seu número depende do modelo. As facas são fixadas em cada disco por meio de dobradiças. Existem de dois a oito deles. Durante a operação do equipamento, os discos começam a girar em alta velocidade. Nesse caso, saem as facas que cortam a grama. Um design tão simples do cortador permite que você execute reparos rapidamente em caso de avaria.
Visão geral das variedades de segadeiras rotativas
O que é um cortador giratório para um minitrator já está claro. Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em vários modelos que diferem no tipo de acessório de um minitrator.
Modelos de montagem semi-montada
O equipamento semi-montado consiste em uma estrutura na qual os discos são montados. O impulso principal do mecanismo está na roda, graças ao qual os discos giram na mesma altura do solo e as facas cortam a grama por igual. Todo o peso do cortador recai sobre a mesma roda e viga longitudinal. Parte da carga é suportada pela barra de tração. Ele aciona a segadeira da tomada de força do minitrator. Durante o transporte, o equipamento é levantado hidraulicamente.
Para obter um exemplo ilustrativo, vamos dar uma olhada no AgroService SB-1200, que é projetado para cortar grama alta e outras plantas de caule macio. A largura dos discos é de 1,2 m, e a altura mínima de corte da grama é de 40 cm. O custo do cortador pode chegar a 200 mil rublos.
Modelos de montagem articulada
Os cortadores de grama montados são os mais populares entre os agricultores. Eles simplesmente se conectam ao minitrator e são fáceis de manter. O mercado moderno oferece ao consumidor mais de uma centena de modelos projetados para acoplamento com unidades de diferentes potências. Os modelos montados são caracterizados pela presença de 1–5 unidades de trabalho. Durante a rotação, os discos movem-se suavemente um em direção ao outro. Isso permite que as facas cortem grama de qualquer densidade de maneira uniforme e fácil.
Entre os modelos populares estão o DM 135. O cortador do fabricante americano foi originalmente projetado para funcionar com o trator Dong Feng. Porém, a versatilidade do equipamento permite que seja utilizado com "Uralts" ou "Scout". O modelo é muito procurado para a preparação do feno pelos proprietários de pequenas fazendas de gado. Facas de aço especial são capazes de lidar com caules de plantas de até 1 cm de espessura, largura de trabalho de 1,5 m e custo de equipamentos novos a partir de 70 mil rublos.
O vídeo fornece uma visão geral do DM 135:
Modelos de montagem traseira
Os cortadores de grama são seguros para uso e podem funcionar com minitratores de baixa potência. O mecanismo é acionado pela tração das rodas. O equipamento é caracterizado pelo corte de vegetação rasteira e cobertura morta. Os cortadores de grama são usados para cuidar de gramados, gramados e outras áreas grandes com grama. O mecanismo de corte não tem medo de bater em pequenas pedras e a capa protetora impede que objetos sólidos escapem de debaixo das facas.
Da variedade deste tipo de equipamento, distingue-se o modelo J 23 HST. O cortador tem uma largura de trabalho de 1,2 M. Existem 3 discos na estrutura, cada um dos quais com 4 facas. O custo do equipamento começa em 110 mil rublos.
Cortador giratório de fabricação própria
Devido ao alto custo dos acessórios, os artesãos estão acostumados a fazer eles mesmos a maior parte. O mais fácil de fabricar é um cortador giratório feito em casa para um minitrator, que pode ser montado sem a necessidade de desenhar diagramas e desenhos complexos.
Para o trabalho, você precisará de uma chapa metálica, um perfil, rolamentos e uma máquina de solda. Primeiro, a estrutura é soldada. Um perfil é adequado para isso, e na sua ausência, você pode tomar um canto, haste ou cano. A estrutura será fixada a um mini-trator, de forma que o comprimento das laterais do chassi será de cerca de 40 cm.
A principal unidade de trabalho - os discos são cortados em chapa de aço. Fundos de aço velho, mas não podres, não são ruins para esses fins. Os discos são fixados à estrutura em eixos rotativos. Eles são feitos de seções de tubo ou haste pressionando rolamentos nas extremidades. Neste caso, na própria carcaça e nos discos, é necessário soldar as sedes dos mancais.
As facas também são fixadas aos discos por meio de um eixo. Os elementos de corte são feitos de aço temperado ou podem ser removidos já prontos de equipamentos agrícolas. O torque aos discos será transmitido por uma correia, então você precisa colocar uma polia no eixo. O engate ao minitrator é feito por meio de engate de três pontos.Além disso, a unidade deve possuir sistema hidráulico para levantamento da segadeira durante o transporte.
Esta estrutura rotativa tão simples, montada para um minitrator com as próprias mãos, terá uma largura de trabalho de até 1,1 m. Para segurança e aumentar a vida útil, todas as unidades de trabalho são revestidas por uma caixa metálica.