Contente
Um crescimento que apareceu na frente de uma vaca não é um bom presságio. Essas formações na aparência lembram couve-flor. Na verdade, a causa do aparecimento de tais verrugas é o papilomavírus bovino.
Causas de crescimentos e inchaços nos olhos do gado
Entre várias centenas de tipos de papilomavírus, 7 são específicos para vacas e apenas um deles afeta exclusivamente a pele. Outros tipos podem formar crescimentos no úbere e causar tumores benignos em tecidos animais. Três tipos de câncer provocam o trato gastrointestinal e o câncer de bexiga. Mas os crescimentos no couro cabeludo são principalmente "méritos" da cepa do vírus BPV-3.
A doença é transmitida com muita facilidade. Pequenos danos à pele são suficientes. Normalmente, a primeira protuberância cresce onde o vírus entra na pele. O bezerro pode ser infectado pela mãe ao sugar o leite.
Os crescimentos na região da cabeça e pescoço surgem devido ao pentear do couro pelas vacas na cerca dos currais. Também há uma opinião de que o gado costuma ser infectado com papilomatose durante um bebedouro em um lago coberto de juncos. Isso pode ocorrer devido a micro-cortes na pele fina dos lábios e esclera dos olhos pelas folhas das plantas. O agente causador da doença encontra-se bem preservado no meio externo. Como o período de incubação é de 2 meses, geralmente todo o rebanho tem tempo para se infectar com papilomatose.
O acúmulo não aparece necessariamente em todas as vacas. A forma como o vírus entra no corpo é conhecida, mas ainda não está claro por que e como aparecem os papilomas.
Principalmente os animais jovens de até 2 anos de idade sofrem de papilomatose. Portanto, o aparecimento de crescimentos pode estar associado à ainda frágil imunidade dos bezerros. Além disso, o gado mantido em condições insalubres tem maior probabilidade de adoecer.
Acredita-se que, com os crescimentos cutâneos, o vírus se concentra na própria verruga e não se espalha pelo sangue. Mas o aparecimento de saliências em diferentes locais do corpo da vaca indica a disseminação do agente causador da papilomatose com a corrente sanguínea. Ele pode se estabelecer nos tecidos "necessários" para ele, dando rapidamente novas formações.
A duração do crescimento das formações cutâneas é de cerca de um ano. Depois disso, o crescimento maduro desaparece, embora o vírus permaneça no corpo. Existe outra maneira de desenvolver papilomas. Eles aparecem um após o outro até que o corpo desenvolva resistência ao vírus. Por causa dessa diversidade e da relativa autocura do gado, há um debate contínuo sobre como tratar o vírus. E sobre se ele precisa ser tratado.
Aparência
Os tumores causados pelo papilomavírus existem em 2 tipos: um punhado de pequenos bastonetes presos a uma haste fina, formações semicirculares, cuja superfície se parece com uma cabeça de couve-flor. O crescimento da pele em uma vaca pertence ao segundo tipo.
A superfície desses botões é geralmente de cor cinza claro a escuro. Normalmente, eles devem estar secos. Se os papilomas sangrarem ou sangrarem, isso significa que uma vaca os danificou em algum lugar.
Tratamento de um acúmulo na frente de uma vaca
Na maioria dos casos, o tratamento das verrugas envolve a sua remoção.Os especialistas diferem apenas nos métodos e tempo para cortar os crescimentos.
Os veterinários da Universidade da Geórgia acreditam que os papilomas devem ser removidos assim que aparecem. E repita os procedimentos até que os botões parem de crescer. Ou seja, a vaca desenvolverá imunidade. É verdade que a remoção de crescimentos nos olhos pode ser difícil devido à localização dos papilomas nas pálpebras delicadas.
No livro de veterinária da editora "Merck and K" recomenda-se esperar até que os crescimentos atinjam seu tamanho máximo ou mesmo comecem a diminuir. De acordo com o autor deste livro, a verruga pode ser removida somente após a conclusão de seu ciclo de desenvolvimento. Essa teoria é bem fundamentada. A prática mostra que a remoção de um acúmulo imaturo pode causar o rápido crescimento do seguinte.
O mais perigoso nas vacas são os inchaços nos olhos, pois, se ficarem muito grandes, podem danificar a córnea. E os papilomas aparecerão novamente nesses lugares. Animais arranham os olhos, danificando a pele das verrugas e provocando o crescimento da educação.
Se a vaca já tiver se infectado com o papilomavírus, a estimulação do sistema imunológico causará o rápido crescimento de verrugas. É difícil explicar a que isso está relacionado, uma vez que os proprietários dos animais afetados estabeleceram esse fato empiricamente.
Vacinação terapêutica
Para o tratamento de tumores já existentes, é utilizada uma vacina baseada nas cepas BPV-4 E7 ou BPV-2 L2. Causa a regressão precoce das verrugas e sua rejeição pelo corpo.
Ações preventivas
Tradicionalmente, as medidas preventivas incluem o cumprimento das normas veterinárias e sanitárias na criação de vacas. A prática mostra que isso não funciona bem.
Um remédio mais eficaz é uma vacina preventiva. É usado apenas em vacas que ainda não apresentam crescimentos. O veterinário pode fazer o medicamento no local. A ferramenta é uma suspensão de tecidos de papiloma. O vírus é morto pela adição de formalina. Uma vacina é eficaz se for usada contra o mesmo tipo de vírus. Isso explica a necessidade de fabricá-lo em condições "artesanais". O crescimento deve ser retirado de uma vaca de um rebanho programado para vacinação.
Conclusão
Se o crescimento for pequeno na frente da vaca e não atrapalhar sua vida, é melhor não tocar na verruga. Remover ou tentar queimar com meios "populares" pode danificar o globo ocular. É necessário remover os papilomas apenas quando reduzem a qualidade de vida dos animais, afetam outros órgãos importantes e causam desconforto.