Quanto tempo os furões vivem em casa?

Os furões não vivem em casa tanto quanto outros animais de estimação (gatos, cães). Isso se deve ao fato de seus hábitos e doenças não serem bem estudados. Para saber mais sobre como prolongar a vida útil do seu animal de estimação, as informações do artigo abaixo ajudarão.

Quanto tempo vivem os furões domésticos?

A vida média de um furão em casa é de 7 a 9 anos. Este período pode oscilar tanto para cima quanto para baixo. Nas condições certas, os furões vivem até 12 anos e, se os requisitos não forem cumpridos, os animais morrem bem jovens (até 5 anos).

O que afeta a vida útil dos furões

Existem vários fatores que afetam a vida útil dos furões domésticos:

  • hereditariedade. Genes ruins são transmitidos pelos pais. Se os pais do furão morreram de morte natural em uma idade jovem, então a prole provavelmente terá a mesma expectativa de vida. Criadores experientes usam indivíduos geneticamente saudáveis ​​para o acasalamento, de modo que a expectativa de vida dos trorets adquiridos em viveiros especiais é muito maior do que a dos animais de estimação comprados de vendedores desconhecidos;
  • a esterilização (castração) permite prolongar a vida do furão e protegê-lo do câncer. A condição física dos furões é altamente dependente da presença de um parceiro e da satisfação dos instintos sexuais. Sem acasalamento, os furões não esterilizados morrem em tenra idade. Além disso, seu comportamento após a puberdade muda significativamente. Se a fêmea não estiver presente durante o cio, o macho pode até fugir dos donos em busca de uma alma gêmea;
  • dieta pouco saudável encurta a expectativa de vida. Muitos proprietários não fecham a cozinha e permitem que seu animal de estimação se delicie com as iguarias da mesa do mestre. Isso faz com que o furão desenvolva problemas de estômago. A exacerbação da doença contribui para a redução da vida do furão em casa;
  • a vacinação contra a raiva e a peste carnívora estenderá a vida de um furão em casa. Não deve ser ingênuo acreditar que, se um animal de estimação não sai para a rua, essas doenças perigosas o passarão. Segundo as estatísticas, 60% dos casos de peste são detectados em animais de estimação não vacinados, em 10% dos casos de raiva os animais de estimação não tiveram contato com animais de rua.

Como saber a idade de um furão de estimação

Na hora de comprar um furão, muitos querem saber a idade exata, e os vendedores às vezes são astutos e, em vez de jovens, vendem animais já adultos, o que significa que a expectativa de vida de um furão doméstico será muito menor do que se fosse comprado um bebê.

Existem várias opções para determinar a idade de um furão de estimação:

  • pela cor e estrutura da pelagem. Em jovens de até 1,5 mês, o cabelo ainda é cinza de bebê. Na idade de 2-3 meses, a cor aparece. A pelagem dos animais jovens é muito macia e agradável ao toque, enquanto nos animais adultos é resistente. Em animais mais velhos, o pelo torna-se fino e fino, manchas calvas aparecem com mais frequência na cauda;
  • de acordo com a condição dos dentes. Os molares irrompem com 1,5 mês de idade, até o momento o bebê tem dentes de leite. Com a idade de três meses, o furão desenvolve caninos pontiagudos. Até a idade de um ano, os caninos distinguem-se pela sua brancura e agudeza. Na idade de 1,5 a 2,5 anos, a ponta dos caninos torna-se opaca, amarelada e aparece alguma transparência.Entre os 3-4 anos, a transparência afeta a maioria dos caninos, e por volta dos 5-6 anos os dentes ficam muito amarelos, pode-se notar a ausência de alguns pequenos dentes localizados na mandíbula inferior. O aperto das presas indica que o furão não é mais jovem, mesmo que o vendedor afirme o contrário;
  • o comportamento também pode trair animais velhos. Os animais de estimação jovens são ativos, curiosos, brincalhões e os adultos raramente brincam, se comportam com mais serenidade, dormem mais.
Importante! Em adultos (4-6 anos), podem ocorrer doenças graves do coração e das glândulas supra-renais, portanto, um furão adquirido nesta idade não viverá muito.

Como aumentar a vida útil do seu furão

Os furões vivem em casa cerca de 10 anos, mas tudo depende das condições que os proprietários criam para eles. Não só o conforto e aconchego podem aumentar a expectativa de vida de um animal de estimação, mas vários fatores contribuem para o prolongamento da vida de um furão em cativeiro.

Os furões são móveis e amantes da liberdade, portanto, eles percebem muito mal o confinamento em uma gaiola. A presença constante em um espaço confinado leva ao fato de que a vida do animal se torna triste e desinteressante. Esses furões murcham rapidamente e morrem em tenra idade.

Ao manter um furão, uma gaiola é necessária em vários casos:

  • durante o trabalho de reparo;
  • ao visitar uma clínica veterinária;
  • para isolamento temporário do animal.

Quanto melhor a gaiola, mais confortável o animal fica nela, portanto, a expectativa de vida aumenta. Equipamentos adicionais devem ser adquiridos na gaiola:

  • bebedor;
  • alimentador;
  • bandeja;
  • maca;
  • prateleiras para descanso;
  • escadas;
  • equipamento para jogos.

Esterilização

Os furões são sexualmente maduros em tenra idade. Já aos 6-8 meses, o caráter do animal muda, aparecem marcas nos tapetes e um cheiro desagradável no apartamento.

Durante o cio, o furão precisa urgentemente de vapor. No entanto, apenas o acasalamento não é suficiente. Para que o animal se acalme um pouco, ele precisará de pelo menos 4-5 relações sexuais. E se um par não for encontrado, a saúde do furão se deteriora. Os instintos sexuais insatisfeitos levam ao fato de que a expectativa de vida é drasticamente reduzida, o furão morre em uma idade jovem.

A castração é a melhor solução se o furão vive sozinho e é problemático encontrar uma noiva. Os animais esterilizados melhoram seu caráter, tornam-se bem-humorados, mais dóceis, brincalhões, param de marcar seu território e o cheiro desagradável desaparece.

Atenção! Um sulco prolongado em furões com um número insuficiente de parceiros sexuais leva ao desenvolvimento de adenoma de próstata e prostatite, e causa calvície.

Pessoas que têm furões em casa confirmam que a esterilização pode aumentar a vida de um animal de estimação e melhorar a convivência com ele no mesmo cômodo.

Vacinação

Doenças infecciosas em furões que requerem vacinação:

  • raiva;
  • leptospirose;
  • praga de carnívoros.

Os veterinários recomendam a vacinação de furões com qualquer método de manutenção. Mesmo um animal de estimação que não sai para passear pode ser infectado por doenças perigosas. O perigo é fornecido pelas roupas e calçados dos proprietários, bem como por uma visita a uma clínica veterinária ou um encontro acidental com um rato selvagem que se esgueirou para dentro da casa. Existem muitas maneiras de se infectar, por isso é aconselhável se vacinar para aumentar a expectativa de vida de um furão.

Animais de estimação totalmente saudáveis ​​são aceitos para vacinação. Um furão adquirido com a idade de dois meses é tratado para vermes, após o qual (após 10 dias) a vacinação pode ser realizada.

Para reduzir a probabilidade de contrair doenças perigosas, o contato com outros animais de estimação e com o mundo externo deve ser evitado antes e durante o período de vacinação.

A vacinação não é dada se o animal estiver doente. Além disso, você não pode vacinar grávidas e lactantes, bem como as fêmeas durante o estro.

Alimentando

Os furões são animais predadores que requerem uma dieta de carne.Alguns proprietários alimentam o furão incorretamente, acreditando que ele pertence a roedores. Alimentos vegetais não são adequados para alimentar predadores. Sem a presença de pratos à base de carne na dieta, o animal pode adoecer e morrer prematuramente.

Importante! Sem carne crua, a nutrição será inadequada.

A dieta pode ser enriquecida com todos os tipos de suplementos de ervas (até 15%), mas a maior parte dos alimentos deve consistir de ingredientes à base de carne.

Conclusão

Os furões vivem em casa com bastante conforto se o dono, antes de comprar o animal, estiver familiarizado com as regras de manutenção, cuidado e alimentação. Os machos jovens morrem muito rapidamente de doenças sem acasalamento, então a questão da esterilização deve ser resolvida imediatamente após o animal atingir a puberdade. Prolongar a vida de um animal de estimação em casa vai ajudar: alimentação adequada e vacinação, além de espaço pessoal no apartamento. A pequena gaiola impede a mobilidade do animal e encurta sua vida.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção