Contente
O furão da estepe é o maior que vive na natureza. No total, três espécies desses animais predadores são conhecidas: floresta, estepe, pé preto. O animal, junto com doninhas, martas, arminhos, pertence à família das doninhas. O furão é um animal muito ágil e ágil, com seus próprios hábitos interessantes e traços de caráter. Conhecê-los ajuda a compreender melhor as causas do comportamento, as peculiaridades da vida das espécies na natureza.
Qual a aparência de um furão da estepe
De acordo com a descrição, o furão da estepe se parece com o preto, mas é maior do que ele. A cor da cabeça do animal é branca. O animal tem comprimento corporal de até 56 cm nos machos, até 52 cm nas fêmeas. A cauda atinge um terço do corpo (cerca de 18 cm). O pêlo protetor do casaco é longo, mas ralo. Através dele, um subpêlo espesso e de cor clara é visível. A cor da pelagem depende do local de residência, mas as características gerais da espécie são as mesmas:
- corpo - amarelo claro, tonalidade arenosa;
- o abdômen é amarelo escuro;
- peito, patas, virilha, cauda - preto;
- focinho - com máscara escura;
- queixo - marrom;
- o bigode é escuro;
- a base e o topo da cauda são fulvos;
- acima dos olhos - manchas brancas.
Ao contrário dos machos, as fêmeas têm pontos de luz quase brancos. A cabeça dos adultos é mais leve do que em uma idade jovem.
O crânio do furão da estepe é mais pesado do que o do preto, fortemente achatado atrás das órbitas dos olhos. As orelhas do animal são pequenas e arredondadas. Os olhos são brilhantes, brilhantes, quase pretos.
O animal tem 30 dentes. Entre eles estão 14 incisivos, 12 com raízes falsas.
O corpo de um representante da espécie é atarracado, magro, flexível, forte. Ajuda o predador a penetrar em qualquer buraco, fenda.
Patas - garras fortes e musculosas. As pernas são curtas e fortes. Apesar disso, os furões da estepe raramente cavam buracos. Para se proteger do ataque, o animal usa o segredo das glândulas anais com um cheiro nojento, que atira no inimigo em momentos de perigo.
Os hábitos e caráter dos furões da estepe
O furão da estepe leva um estilo de vida crepuscular. Raramente ativo durante o dia. Para o ninho ele escolhe uma colina, ocupa as tocas de hamsters, esquilos terrestres, marmotas. A entrada apertada se expande, e a câmara de descanso principal permanece a mesma. Só quando precisa com urgência, ele próprio cava um buraco A moradia está localizada perto de rochas, em relva alta, ocos de árvores, velhas ruínas, debaixo de raízes.
O furão nada bem, sabe mergulhar. Sobe em árvores muito raramente. Move-se no solo saltando (até 70 cm). Habilmente salta de grandes alturas, tem uma audição apurada.
O furão da estepe é um solitário. Ele leva esse estilo de vida até a época do acasalamento. O animal tem território próprio para viver e caçar. Embora seus limites não sejam claramente delineados, as lutas entre vizinhos individuais são raras. Com um grande número de animais em um território, uma certa hierarquia é estabelecida. Mas não é estável.
O furão da estepe foge de um inimigo sério. Se for impossível correr, o animal libera um líquido fétido das glândulas. O inimigo fica confuso, o animal sai da perseguição.
Onde vive na selva
O furão da estepe se instala em pequenas florestas, bosques com clareiras, prados, estepes, terrenos baldios, pastagens. Ele não gosta de grandes extensões de taiga. O local de caça do animal é a orla da floresta. Você pode encontrar um predador perto de corpos d'água, rios, lagos. Ele também mora no parque.
O modo de vida do furão da estepe é sedentário, está amarrado a um lugar, a um pequeno território.Para se proteger, ele usa montes de madeira morta, montes de feno, tocos velhos. É extremamente raro se acomodar ao lado de uma pessoa em galpões, sótãos, em um porão.
Seu habitat se estende por planícies, terras altas e terrenos montanhosos. O furão da estepe pode ser visto em prados alpinos a uma altitude de 3.000 m acima do nível do mar.
Uma grande população do predador habita o oeste, centro e leste da Europa: Bulgária, Romênia, Moldávia, Áustria, Ucrânia, Polônia, República Tcheca. O animal é encontrado no Cazaquistão, Mongólia, China. Nos Estados Unidos, o furão da estepe é encontrado nas pradarias, a leste das Montanhas Rochosas.
A ampla área de distribuição é explicada por várias características do predador:
- a capacidade de armazenar alimentos para uso futuro;
- a capacidade de mudar a dieta;
- a capacidade de repelir inimigos;
- a presença de pelos que protegem contra hipotermia e superaquecimento.
Onde o furão da estepe mora na Rússia
O furão da estepe no território da Rússia é comum nas estepes e na zona de estepe florestal. No território da região de Rostov, Crimeia, Stavropol, o tamanho da população diminuiu muito nos últimos anos. O animal vive no território de Transbaikalia ao Extremo Oriente. É capaz de viver nas montanhas a uma altitude de 2600 m. A área da cordilheira no Território de Altai é de 45.000 metros quadrados. km.
No Extremo Oriente, uma subespécie do furão da estepe é comum - o Amursky, cujo habitat são os rios Zeya, Selemzha e Bureya. A espécie está à beira da extinção. Desde 1996, ele está listado no Livro Vermelho.
O que o furão da estepe come?
O furão da estepe é um predador, sua base de nutrição é a alimentação animal. Ele é indiferente aos vegetais.
A dieta do animal é variada, dependendo do local de residência no momento. Nas estepes, gophers, jerboas, lagartos, ratos do campo e hamsters tornam-se suas presas.
O furão da estepe caça esquilos no chão, aproximando-se furtivamente deles, como um gato, ou cavando seus buracos. Em primeiro lugar, o animal come o cérebro do gopher. Ele não come gordura, pele, pernas e entranhas.
No verão, as cobras podem se tornar seu alimento. O furão da estepe não despreza os grandes gafanhotos.
O animal nada muito bem. Se o habitat estiver localizado próximo a corpos d'água, a caça de pássaros, ratos-do-mato, rãs e outros anfíbios não está excluída.
O furão da estepe gosta de enterrar comida na reserva, mas muitas vezes se esquece de esconderijos e eles permanecem não reclamados.
As acusações contra predadores de ataques a aves e pequenos animais são muito exageradas. O dano atribuído a esse predador é frequentemente infligido aos humanos por raposas, doninhas, martas.
O volume de comida ingerido por dia pelo furão da estepe é 1/3 do seu peso.
Características de reprodução
A época de acasalamento dos furões da estepe ocorre no final de fevereiro e início de março. Os animais atingem a puberdade com um ano de idade. Antes do acasalamento, a fêmea busca abrigo para si mesma. Os animais não desejam cavar um buraco por conta própria, mais frequentemente eles matam esquilos e ocupam sua casa. Tendo alargado a passagem para o buraco para 12 cm, deixam a câmara principal na sua forma original, aquecendo-a com folhas e erva antes de dar à luz.
Ao contrário dos furões da floresta, os furões da estepe criam pares persistentes. Seus jogos de acasalamento parecem agressivos. O macho morde, arrasta a fêmea pela cernelha, ferindo-a.
As mulheres são férteis. Após 40 dias de gestação, nascem de 7 a 18 filhotes cegos, surdos, nus e indefesos. Cada um pesa de 5 a 10 G. Os olhos dos filhotes abrem em um mês.
No início, as fêmeas não saem do ninho, alimentando os filhotes com leite. O macho neste momento está engajado na caça e traz a presa para seu escolhido. A partir das cinco semanas, a mãe começa a alimentar os filhotes com carne. A ninhada parte para a primeira caça aos três meses de idade. Após a formação, os jovens se tornam adultos, independentes e deixam a família em busca de seu território.
Um casal pode ter até 3 crias por temporada. Às vezes, os filhotes morrem. Neste caso, a fêmea está pronta para acasalar em 1 a 3 semanas.
Sobrevivência na selva
Na natureza, os furões da estepe não têm muitos inimigos. Isso inclui raposas, lobos e cães selvagens.Grandes pássaros de rapina, falcões, falcões, corujas, águias, podem caçar animais.
O furão da estepe possui boas características físicas, o que lhe permite se esconder das garras dos inimigos. O animal é capaz de tirar a raposa e outros predadores do caminho se usar as secreções odoríferas das glândulas. O inimigo fica confuso com isso, o que dá tempo para escapar.
Na natureza, os furões costumam morrer na infância de doenças e predadores. A capacidade das fêmeas de produzir várias ninhadas por ano compensa as perdas.
A vida média de um furão da estepe na natureza é de 4 anos.
Aterros e edifícios artificiais representam um grande perigo para os animais. Ele não consegue se adaptar a tais condições e morre, caindo em tubos técnicos, sufocando neles.
Por que o furão da estepe está listado no Livro Vermelho?
Especialistas dizem que a população do furão da estepe está diminuindo constantemente, em algumas regiões a espécie está à beira da extinção.
Apesar de ser pequeno, até recentemente o animal era utilizado para fins industriais na confecção de diversos tipos de roupas. O desenvolvimento da estepe e da estepe florestal pelo homem faz com que o furão deixe seu habitat habitual e se mude para locais que lhe são incomuns. A área de residência está encolhendo como resultado do desmatamento, um aumento na área de terras cultiváveis.
Os animais morrem de doenças - raiva, peste, scriabingilose. O número de furões também está diminuindo devido à diminuição da população de esquilos terrestres, principal alimento do predador.
O furão da estepe traz grandes benefícios à agricultura, exterminando roedores nocivos. Em áreas onde o cultivo do campo é desenvolvido, a caça é proibida há muito tempo.
Como resultado da redução do número de indivíduos, o furão da estepe foi incluído no Livro Vermelho Internacional.
Para aumentar a população, áreas protegidas estão sendo criadas e proibições ao uso de armadilhas foram introduzidas para evitar até mesmo a morte acidental do furão da estepe. Os zoólogos estão envolvidos na criação de animais.
Fatos interessantes
Os hábitos do furão da estepe selvagem e daquele que vive na casa foram estudados pelas pessoas por muitos séculos. Alguns fatos de sua vida são interessantes:
- o animal faz suprimentos em grandes volumes: por exemplo, 30 esquilos terrestres mortos foram encontrados em uma toca e 50 na outra;
- no cativeiro, o instinto de caça do animal desaparece, o que permite que ele seja mantido como animal de estimação;
- Os furões da estepe, ao contrário dos furões da floresta, mantêm laços familiares;
- os animais não são agressivos para com seus parentes;
- dormir até 20 horas por dia;
- um filhote recém-nascido pode caber na palma da mão de uma criança de dois anos;
- o predador não tem medo inato das pessoas;
- o furão de pés pretos se dá bem;
- a visão deficiente do animal é compensada pelo olfato e audição;
- a freqüência cardíaca normal de um predador é de 250 batimentos por minuto;
- o furão serve de mascote para os marinheiros americanos.
Conclusão
O furão da estepe não é apenas um animal fofo engraçado. Ele vive ao lado de um homem há muito tempo. Na Europa medieval, ele substituiu os gatos, hoje o animal ajuda a proteger os campos das invasões de roedores nocivos. O tamanho de sua população está diminuindo em todos os lugares e, portanto, é necessário continuar a tomar medidas para restaurar a espécie em seus habitats naturais.