Contente
- 1 O que os furões comem na natureza
- 2 O que os furões comem em casa
- 3 O que você pode alimentar seu furão de estimação?
- 4 Que comida seca você pode dar ao seu furão?
- 5 Quantas vezes por dia você deve alimentar seu furão?
- 6 Quais vitaminas você deve dar ao seu furão
- 7 Características da alimentação durante a muda e gravidez
- 8 O que você não deve alimentar os furões
- 9 Conclusão
Com sua aparência fofa e natureza inquieta, os furões conquistaram os corações de muitos amantes dos animais em todo o mundo e estão entre os dez animais de estimação mais populares. Aqueles que estão pensando em comprar este maravilhoso animal estão naturalmente interessados em como alimentar o furão em casa.
O que os furões comem na natureza
Ao traçar um plano alimentar para um furão de estimação, é importante ter em mente que este animal é um predador por natureza e, portanto, uma parte significativa de sua dieta é a carne. Em condições naturais, os furões se alimentam de vários pequenos animais, principalmente ratos e coelhos. Eles não desdenham pássaros, sapos, vermes, insetos. Ovos de pássaros e peixes também são frequentemente consumidos. Mas os furões selvagens praticamente não comem alimentos vegetais, bagas e frutos: é mal processado em seus estômagos. No entanto, essa dieta parece desequilibrada apenas à primeira vista. É um alimento proteico vivo que contribui para o desenvolvimento mais completo desses animais.
Idealmente, a dieta de um furão em casa deve ser o mais próxima possível de sua dieta na natureza. No entanto, muitos proprietários recusam este método de alimentação dos animais por razões óbvias. Nem todos podem observar com calma como seu animal de estimação esmaga baratas com prazer ou mata um rato. Além disso, fornecer alimentos frescos diariamente é problemático e não é barato. Felizmente, existem métodos alternativos de alimentação disponíveis para manter seu furão saudável e feliz.
O que os furões comem em casa
A maioria dos donos de ferrets prefere alimentá-los com comida caseira preparada especialmente. Esse tipo de alimento é muito mais simples e barato do que o descrito acima, mas exige o cumprimento de algumas nuances.
Como já foi observado, o principal alimento dos furões selvagens é a proteína, que entra em seu corpo com a carne. Portanto, é lógico supor que os furões domésticos também comem carne. Mas se você alimentar o animal apenas com cordeiro ou frango, então sua dieta será inadequada, e isso, por sua vez, afetará negativamente o bem-estar do animal.
O fato é que, embora os furões na natureza ignorem os alimentos vegetais, eles os obtêm comendo pequenos animais. Junto com a carne, o estômago do furão recebe comida não digerida de suas vítimas, que o corpo decompõe em carboidratos, vitaminas e minerais.
A carne comprada não é capaz de fornecer ao animal todo o conjunto de nutrientes. Portanto, a dieta do animal deve ser complementada com outros alimentos e suplementos vitamínicos. Quando bem alimentado, o furão será brincalhão e terá uma vida longa. Graças à comida corretamente selecionada, a aparência do furão também mudará para melhor: a pelagem ficará mais fofa e brilhante, os dentes e as garras serão fortes e os olhos serão travessos e brilhantes.
O que você pode alimentar seu furão de estimação?
Tendo decidido alimentar o furão com comida natural, você deve ter muito cuidado com os alimentos que podem ser dados ao animal, pois uma dieta selecionada incorretamente pode prejudicar seriamente o animal.Além disso, é importante lembrar que alguns produtos da dieta diária são necessários e alguns devem ser fornecidos em períodos e em quantidades estritamente designadas.
Lista comum
Abaixo está uma lista do que você pode alimentar com segurança seu furão em casa:
- vários tipos de carne crua (carne de bovino, carne de cavalo, carne de vitela, carne de coelho);
- aves crus (frango, peru, pato, ganso);
- mingau de farinha de cereais (arroz, trigo sarraceno, aveia, painço);
- legumes cozidos, moídos em purê de batata (couve-flor, abobrinha, brócolis).
Alguns produtos devem ser racionados. Entre eles:
- miudezas da carne nomeada sem películas (fígado, rins, estômagos, coração, pulmões);
- peixes marinhos cozidos (truta, cavala, carapau, bacalhau, solha);
- peixe e óleo animal;
- queijo tipo cottage;
- ovos de galinha e codorna.
Embora os furões gostem de comer qualquer peixe, nem todos os tipos de peixe são adequados para comer. Assim, os peixes do rio podem provocar falta de vitamina B1 e vermes, e espécies como o juliana, a pescada e o verdinho podem causar anemia.
Ao contrário da carne, os furões devem cozinhar o peixe para a alimentação e triturá-lo na carne picada junto com a cabeça e os ossos, já que essas partes são ricas em vitaminas e minerais.
A base da dieta do furão
Uma vez que a carne constitui a maior parte da dieta de um furão, deve-se levar em consideração sua seleção e manuseio:
- O aparelho de mascar dos furões é projetado para abater a carne viva e, portanto, a carne que os furões comem em casa também deve ser crua.
- A carne pura deve representar pelo menos 50% do cardápio diário do animal.
- Não se recomenda ferver a carne, pois a fervura engrossa a estrutura da fibra e torna mais difícil a digestão do delicado estômago do furão. A alimentação com tal produto pode causar obstrução do trato gastrointestinal do animal.
- A carne comprada deve ser fresca. Em um produto obsoleto, os microrganismos prejudiciais se multiplicam muito rapidamente.
- Como os furões têm um metabolismo acelerado, é vital para eles terem uma proteína animal de digestão rápida em sua dieta. O melhor é alimentar o seu furão com frango, pato, peru, ganso, boi, carne de cavalo, vitela e coelho sem ossos ou películas.
- Não é altamente recomendável alimentar os animais com carne de porco, cordeiro e quaisquer produtos desta carne - pode causar obesidade e doenças cardíacas nos animais.
- Você não deve usar carne picada comprada para alimentar furões: ela pode conter impurezas de carne de porco. A carne picada pode ser feita independentemente dos tipos de carne acima, adicionando pele de aves descascadas, gordura limpa cortada e asas e pescoços de frango moídos.
- A gordura animal é obrigatória na dieta dos furões, portanto, não há necessidade de removê-la especificamente da carne.
- Os subprodutos da carne devem ser lavados e removidos do papel alumínio antes de alimentar o furão. Eles não devem representar mais do que 15% da dieta diária do animal.
- Não é aconselhável comprar carnes e filés em bandejas de comida para furões, pois podem conter conservantes que provocam alergia em animais. Também é melhor recusar carne congelada, exceto carne de coelho ou de peru.
Água limpa é a chave para a saúde do animal de estimação
Um aspecto importante de uma boa nutrição para um furão é o regime de bebida. Como esses animais têm metabolismo acelerado, bebem com muita frequência, 20 a 30 vezes ao dia. Assim, evitam o superaquecimento, pois não possuem glândulas sudoríparas cutâneas e não conseguem resfriar o corpo com o suor. A falta de umidade afeta instantaneamente a saúde do animal, causando desidratação e insolação, podendo levar à sua morte. A este respeito, deve-se ter o cuidado de garantir que o furão sempre tenha livre acesso a água fresca, não muito fria.
O que mais você pode dar aos furões
Como observado anteriormente, a dieta de um furão não deve consistir apenas de carne, pois não cobre a necessidade do animal de minerais e carboidratos. Para conseguir um equilíbrio na dieta do animal, vale diversificar a alimentação com outros produtos, mas isso deve ser feito com responsabilidade.
Portanto, o cardápio do furão deve conter vegetais, mas apenas aqueles que contenham uma pequena quantidade de fibras. Esses incluem:
- pepino;
- um tomate;
- abobrinha;
- rabanete;
- abóbora;
- brócolis;
- couve-flor;
- Pimentão.
Os vegetais devem ser cortados em pedaços pequenos ou amassados. A parcela de alimentos vegetais não deve ultrapassar 10% da quantidade total de alimentos.
Esta figura também inclui frutas. Os furões adoram se deliciar com amoras doces e frutas como:
- banana;
- manga;
- caqui;
- Maçã;
- pera;
- Melancia;
- Morango morango silvestre;
- groselha;
- cereja, cereja doce;
- groselha.
É preferível alimentar os furões crus com estes produtos em pequenos pedaços, retirando previamente as cascas dos mesmos para que os animais não tenham prisão de ventre. Frutas secas, cristalizadas e enlatadas, assim como frutas cítricas, uvas e passas, abacate, abacaxi e melão não são recomendadas por serem tóxicas ao organismo do animal.
Os produtos lácteos merecem destaque especial na alimentação dos furões. A estrutura do aparelho digestivo desses animais não permite o processamento da lactose, portanto, nunca se deve dar leite puro aos animais, pois poderá causar diarreia. No entanto, os laticínios são importantes para repor os estoques de cálcio e não devem ser completamente eliminados durante a alimentação. Em particular, alimentar furões é aceitável:
- queijo tipo cottage;
- kefir 0 - 1%;
- Leite cozido bio-fermentado.
Todos os produtos devem ser isentos de gordura, sem açúcar, aromatizantes e corantes. É necessário alimentar os laticínios dividindo o produto em pequenas porções e somente por indicação do veterinário.
Um furão pode ter um ovo
Você também pode enriquecer o cardápio do animal se alimentá-lo periodicamente com um ovo. Ele contém um rico suprimento de vitaminas B12, D e E, bem como gorduras que o furão não consegue obter o suficiente da carne.
No entanto, os furões só podem ser alimentados com ovos de codorna crus. Um ovo de galinha cru contém o composto avidina, que no corpo do animal reage com a substância biotina e a destrói. A deficiência de biotina, por sua vez, leva a graves distúrbios metabólicos no animal. Ao ferver um ovo, a avidina se decompõe e o produto torna-se seguro para o animal, mas antes ainda vale a pena retirar a proteína dele para não provocar uma reação alérgica.
Alimentar o furão com gema fervida deve ser feito no máximo 1-2 vezes por semana.
Que comida seca você pode dar ao seu furão?
Para quem, por algum motivo, não consegue cozinhar diariamente a comida natural para o furão, ou que não tem certeza de que a dieta do animal está correta, a alimentação com ração especializada é adequada. Na Rússia, há vários anos, o fornecimento de alimentos profissionais para furões foi estabelecido, entre os quais você pode encontrar produtos para todos os gostos e carteiras. No mercado, feeds semelhantes são apresentados por várias grandes empresas:
- Padovan;
- Eagle Pack;
- Bosch Totally Ferret;
- Evo Dry Ferret Food.
Como outros alimentos secos, as formulações de furões são divididas em 3 classes:
- Economia;
- Prêmio;
- Super Premium.
É melhor alimentar o furão com as duas últimas classes de comida - são de qualidade superior, embora sejam mais caras. Os alimentos da classe econômica costumam ser feitos de sobras de carne que não diferem em valor nutricional: daí o preço baixo.
A composição do feed não deve ser ignorada. Para alimentação completa, o furão precisa de 35-40% de proteína, 20-22% de gordura e não mais do que 5% de fibras vegetais no menu. Alimentos secos não devem conter carne de soja.
Encontrar o melhor alimento seco para furões não é fácil. Tudo depende do próprio animal, portanto, após se alimentar com novos alimentos, deve-se prestar atenção ao estado do animal. Alimentos para furões são adequados se:
- sua pelagem é brilhante e macia, os pelos não se partem nem quebram;
- pele sã sem vermelhidão;
- os olhos estão limpos e brilhantes;
- ele não tem coceira e inflamação;
- há um bom apetite;
- o ventre do animal é macio e redondo, e as costelas não se projetam;
- ele tem fezes regulares que não são muito fluidas ou muito duras;
- a cor das fezes não tem odor pungente ou tonalidade verde-amarelada.
Um furão pode ser alimentado com comida de gato?
Antes do advento das linhas de comida seca projetadas especificamente para furões, poucos proprietários desses animais alimentavam seus animais de estimação com comida de gato. Embora essa alimentação seja praticada hoje, ainda não vale a pena o uso excessivo, pois não atende às necessidades dos animais. A comida seca para gatos geralmente tem proteína suficiente para um furão se desenvolver, mas é muito pobre em gordura. Quem decidir alimentar seus furões dessa forma deve optar por Gatinhos Premium e Gatas Grávidas com Frango ou Peru, nos quais a proporção de nutrientes necessária para o animal é respeitada. Para evitar deficiências nutricionais com essa dieta, você deve alimentar o furão com ovo ou carne cozidos e dar suplementos vitamínicos. Não é recomendado comprar ração à base de peixes.
Quantas vezes por dia você deve alimentar seu furão?
Ao contrário de cães e gatos, os furões não precisam ser alimentados em uma programação, concentrando-se em 1 a 2 refeições. O metabolismo rápido do furão e um estilo de vida ativo levam ao fato de que o animal deve comer algo constantemente para se sentir bem. Portanto, deve haver sempre algum alimento na tigela.
Durante o dia, o furão pode comer de 7 a 10 vezes, além disso, não depende da hora do dia. Se a dieta for bem composta, você deve permitir que ele coma quando quiser, e ao mesmo tempo não ter medo de que o animal engorde.
Quais vitaminas você deve dar ao seu furão
Para que o cuidado com os furões em casa fosse completo, é necessário garantir não só a alimentação adequada dos animais, mas também selecionar corretamente os suplementos vitamínicos.
Tal como acontece com os alimentos secos, existem vitaminas formuladas especificamente para furões. O maior fabricante de tais aditivos é considerado a empresa "8 em 1". Esta marca oferece compostos de fortalecimento geral e preparações especiais para a beleza e saúde do pelo.
O corpo dos furões não é capaz de acumular de forma independente as vitaminas dos grupos B e C na quantidade necessária, portanto, a alimentação dos animais com vitaminas deve ser realizada diariamente durante 1 mês, repetindo o curso 2 a 3 vezes ao longo do ano. No entanto, isso deve ser feito se os animais comem produtos naturais. Os furões alimentados com comida seca recebem todas as vitaminas e minerais importantes e não precisam de alimentação adicional.
Uma ou duas vezes por ano, você pode alimentar os animais com vitaminas lipossolúveis A, D, E. As formulações que as contêm são geralmente produzidas na forma de soluções oleosas. É importante observar com precisão a dosagem, adicionando 1 gota da composição na ração do animal a cada 2 dias durante um mês. O excesso de vitaminas pode causar envenenamento.
Características da alimentação durante a muda e gravidez
Uma dose adicional de vitaminas é necessária para os furões durante a muda, bem como para as fêmeas durante a gravidez e criação.
Os furões mudam duas vezes por ano e geralmente duram de 1 a 2 semanas. Nesse momento, os animais costumam sentir desconforto e coçar muito, às vezes até interrompendo o sono por conta disso. A nutrição adequada pode tornar a muda menos invisível para o animal. Para fazer isso, ao se alimentar, junto com a comida usual, o furão deve receber preparações vitamínicas para lã com taurina. Também deve ser lembrado que quando um furão que se desprende é lambido, partículas de cabelo entram em seu corpo. Para evitar o entupimento do trato intestinal, será útil adicionar uma pasta especial à comida, que ajudará o animal a se livrar dos pelos do estômago.
A dieta de mulheres grávidas também requer vitaminas e nutrientes adicionais. Em primeiro lugar, deve-se aumentar a proporção de produtos lácteos no cardápio, que são uma fonte de cálcio, necessária para depositar o tecido ósseo dos futuros filhotes. Você pode aplicar uma solução de kefir e cloreto de cálcio, adicionando-o aos alimentos, 3 ml por dia.
A quantidade de gordura no cardápio de uma gestante também deve ser aumentada. Isso pode ser conseguido alimentando o animal com gema de ovo e óleo de peixe 2 a 3 vezes por semana.
Como as fêmeas começam a eliminar no 20º dia de gravidez, vitaminas que são úteis durante a eliminação também podem ser dadas à futura mãe. Além disso, há uma série de complexos vitamínicos que são benéficos para furões grávidas:
- Calcidee de "8 em 1";
- CA-37 (SA-37);
- Calcephit-7;
- Trivit;
- Tetravit.
O que você não deve alimentar os furões
Freqüentemente, os donos se esforçam para mimar seu animal de estimação com uma guloseima, no entanto, se você der algo ao animal, pode ser repleto de consequências. Para manter o furão saudável e ativo, os seguintes alimentos devem ser excluídos da dieta do animal:
- todos os produtos que contenham açúcar e sal;
- produtos de confeitaria
- produtos de soja e cogumelos;
- quaisquer refeições quentes;
- carne de porco e vísceras;
- cordeiro e vísceras;
- peixes de rio;
- carnes defumadas;
- sopas;
- comidas fritas;
- vegetais crus, batatas, cenouras, cebolas, alho;
- comida apimentada;
- ossos não moídos;
- cereais não moídos;
- leite, creme de leite, kefir e iogurtes;
- nozes e frutas secas;
- comida seca para cães;
- chips, pipoca, cereais aromatizados e croutons.
Mesmo em pequenas quantidades, esse alimento pode prejudicar seriamente o corpo do furão. Portanto, não importa o quanto o animal peça outras guloseimas, você deve evitar alimentá-lo com alimentos proibidos. Em vez disso, é melhor dar ao animal, por exemplo, gotas especiais para furões ou um pedaço de banana.
Conclusão
Embora possa parecer um incômodo alimentar um furão em casa, se você seguir as orientações e cuidar bem do animal, todos os esforços serão recompensados com a brincadeira e a aparência saudável do animal.