Contente
Desmamar um furão da mordida pode ser difícil. Os furões são brincalhões e curiosos, muitas vezes experimentando coisas ou mordendo para começar. Alguns animais começam a morder na infância e continuam na idade adulta. Para desmamar um animal, é necessário determinar por que o furão morde e o que fazer para impedir esse comportamento.
Por que o furão morde
Criar um animal da família Weasel é um processo que requer paciência e responsabilidade. É preciso entender o motivo que leva o animal a morder e já agir, com base na análise de uma situação específica. Os furões são inteligentes e bem treinados.
Descobrir as razões do mau comportamento do animal exigirá que o dono mude seu próprio estilo de comunicação com o animal. Para picadas de medo, uma resposta com uma abordagem suave e gradual é necessária, excluindo qualquer forma de punição. Mordidas como um convite para brincar são corrigidas redirecionando a atenção. Um animal de estimação que nunca mordeu, mas de repente se torna violento e agressivo, pode ter problemas de saúde.
Comportamento dos furões ao mudar de ambiente
Pequenos predadores exploram o ambiente com suas bocas, pois têm uma visão bastante pobre. É possível que um furão morda ao mesmo tempo por vários motivos. O único método de controle escolhido pode não funcionar neste caso. Os furões costumam morder para chamar a atenção, para se acalmar, por medo ou para começar um jogo. Eles não entendem que seus dentinhos afiados dão pouco prazer aos humanos.
O medo morde
Furões não treinados na adolescência, animais mal socializados, podem morder por medo. O mesmo pode acontecer com furões maltratados. Alguns animais não têm confiança e tendem a ter maior probabilidade de morder O comportamento geralmente piora se for suprimido. Quando os furões são punidos com estalar o nariz ou sacudir a nuca, isso prejudica o comportamento, assusta os animais e os faz morder ainda mais.
Eles começam treinando manualmente o pequeno predador com uma guloseima. O proprietário usa qualquer alimento que o animal adore. Para furões agitados, óleo de peixe ou ovos batidos na mão funcionam maravilhosamente bem. O dono incentiva o comportamento calmo e aos poucos ganha a confiança do animal. Em vez de tentar agarrar um animal, você só precisa levar a mão até ele e tratá-lo com uma comida deliciosa.
Exercícios como este devem ser curtos. Eventualmente, o proprietário poderá tocar no furão e, em seguida, levantá-lo com cuidado.
Mordidas para começar o jogo
O animal deve entender que as mãos e os pés do dono não são brinquedos, e se ele morder, o jogo será interrompido. Se o animal corre na direção do dono para iniciar o jogo, a pessoa retira as mãos e se vira ou vai embora. Se o furão estiver perseguindo o dono, você não deve se mover e responder ao jogo. Recompensar a comida e a atenção segue um comportamento calmo e brincalhão. Assim que as mordidas recomeçam, o jogo para. O dono deve se comportar assim até que seu amiguinho entenda que morder é ruim.
Mordida para se comunicar
O furão morde tanto para chamar a atenção quanto para ser pego. No início, ele pode mostrar que deseja atenção de outras maneiras:
- Segue o dono nos calcanhares.
- Ele espera e teimosamente não tira os olhos da pessoa.
- Fareja o proprietário.
Se o dono ignorar o primeiro pedido, o pequeno predador tentará morder e assim atrair a atenção da pessoa. Gradualmente, esse comportamento pode se estabelecer.
O furão de estimação também pode morder para dizer aos donos que não gosta de alguma coisa, por isso é melhor captar os sinais que o animal dá antes de recorrer à mordida. Recomenda-se manter as sessões de brincadeira frequentes e curtas e evitar "brincadeiras difíceis" ao ensinar o furão a brincar de outras maneiras.
Alguns animais não gostam de ser encurralados. Tal jogo provoca um animal de estimação a atacar uma pessoa. É necessário analisar o comportamento do animal para identificar certas situações nas quais ele se precipita para a batalha. E no futuro, evite esses jogos.
Furões surdos e cegos
Se um furão previamente bem criado de repente começar a picar, você deve visitar seu veterinário para um check-up. Esse comportamento pode ser um sinal de doença. O animal recém-adquirido pode ser surdo ou cego. Um animal de estimação cego ou surdo em repouso, surpreso ou assustado, pode acidentalmente morder o dono. O animal se sente vulnerável e seu dono precisa desenvolver um sinal para que o furão conheça e sinta a aparência de uma pessoa.
Hormônios em furões
Os furões começam a morder de forma mais ativa e frequente:
- Com alterações hormonais durante o estro nas fêmeas.
- Com alterações hormonais nos homens durante a puberdade.
- Com doenças das glândulas supra-renais.
Se o animal está bem desde a infância, e depois de crescer os problemas com mordidas começaram, é necessário ir ao veterinário.
Um animal que está com dor também pode começar a morder: esse comportamento é a única maneira de o furão comunicar seu desconforto.
Cheiros ou ruídos
O furão pode morder quando o dono cheira de determinada maneira. Por exemplo, a comunicação com um animal ocorre após o cozimento. E é possível que o furão não goste do cheiro, então ele mostra uma agressão redirecionada. Pode ser que uma pessoa cheire a guloseimas para um furão e o animal não consiga distinguir entre comida e dono.
Certos sons podem irritar um bebê fofo e você deve tentar evitá-los. Você pode dar ao pequeno predador um brinquedo para suportar mordidas como uma expressão de sua condição sobre ela.
Comportamento dos furões ao mudar de ambiente
Os furões ficam irritados quando exploram o mundo. Freqüentemente, seu comportamento se deteriora involuntariamente quando algo novo aparece na vida. Quando o animal tem um novo dono, um novo membro da família, chegaram convidados, mudou-se para outro apartamento, pode começar a morder. É preciso tempo e paciência para desmamar o animal de tal comportamento. O jovem pode ser treinado por várias semanas, mas a geração mais velha geralmente leva meses para se recuperar.
Métodos de treinamento em casa
O proprietário pode treinar o furão com guloseimas, tratando-o com delicadeza.
Você também pode acalmar seu animal de estimação pressionando-o levemente contra uma superfície, por exemplo, no chão: é assim que os furões adultos criam os animais jovens.
Você pode usar um borrifador com água: este é um método simples para o animal soltar a mão imediatamente.
Se o furão mordeu e não consegue abrir os dentes, é necessário esfregar suas costas e cuidadosamente colocar um dedo na boca para que o animal solte seu dono.
Se o seu animal adora lutar, sempre que morde, o melhor é redirecionar sua atenção para o brinquedo e retirar suas mãos. O furão precisa saber a diferença entre mãos e brinquedos. É aconselhável usar brinquedos durante atividades vigorosas. Usar itens em um jogo enérgico ajudará a proteger o proprietário de mordidas de animais.
Algumas dicas sobre como impedir que um furão morda
Se um animal morde e se torna perigoso para os humanos, a maneira mais fácil de trocá-lo é mandá-lo para uma gaiola por alguns minutos. Para a transferência, o animal é levado pela nuca (dobras de pele na nuca). É assim que a doninha mãe move seus filhos. Tanto o animal quanto as mãos do dono não sofrerão. Este método de limitar a liberdade ao levantar pela cernelha não é recomendado como punição.
O animal de estimação pode "parar" em qualquer lugar. O principal é que seja um local enfadonho e isolado, por exemplo, uma gaiola de transporte. Idealmente, é melhor que esta não seja uma gaiola permanente, pois o animal pode transferir essa restrição para outras situações. Você pode ter uma gaiola especial com bebedouro e bandeja. Nos animais da família das martas, a atenção se dissipa rapidamente, portanto a duração do castigo é de 3 a 5 minutos: é o momento em que o animal vai lembrar por que foi isolado. Quando o furão é solto, ele pode morder o dono como vingança. Deve ser devolvido imediatamente por mais alguns minutos.
Punir com estalidos no nariz, espirrar água no furão, bater ou arremessar o animal não ensinará ao furão comportamentos alternativos adequados e agravará a mordida. O castigo físico tende a exacerbar o comportamento inadequado a longo prazo e mostra ao animal que a agressão é apropriada.
Vídeo de treinamento, que apresenta claramente a psique dos predadores.
Com que idade começar
Hori começou a treinar literalmente desde a infância. É melhor adotar imediatamente o comportamento correto do que desmamar um animal adulto por muito tempo. Quanto mais flexível for a psique do furão, mais maleável ela será para o treinador. A criança vai se lembrar rapidamente dos comandos, se acostumar com a bandeja.
O treinamento do furão requer paciência, tempo e técnica consistente. A punição deve ser evitada usando recompensas por comportamento calmo. Um furão levará cerca de 3 semanas (mais em alguns casos) para aprender a parar de morder seu dono.
O que fazer se o animal morder as pernas
O mais importante em tal situação é não machucar o animal, saltando involuntariamente ou balançando uma perna. Se o seu furão tem tendência a morder os pés, use meias grossas ou chinelos. Após cada mordida, o animal é cuidadosamente desenganchado e colocado em isolamento por 3 a 5 minutos.
O que fazer se um furão for picado até sangrar
Com uma mordida forte, o furão é colocado em isolamento até sangrar, e então o ferimento deve ser cuidado. A picada de furão na foto é semelhante a furos com furador - profundo e fino. É necessário retirar o sangue, desinfetar o local da picada. Se as punções forem profundas, você pode colocar uma compressa de gaze e fixá-la com um esparadrapo ou curativo. Normalmente as punções sangram bastante, o que é bom, pois o risco de supuração e inflamação é reduzido. Se isso acontecer, você deve consultar um médico.
É importante lembrar que o furão na maioria das vezes não entende o que fez, e é fisicamente insensato e cruel puni-lo. Não grite com seu animal de estimação ou clique no nariz (para furões, isso é doloroso e perigoso). Uma pausa para isolar por alguns minutos é melhor, permitindo que o amigo peludo e o dono se acalmem.
Conclusão
Qualquer proprietário atencioso pode evitar que um furão morda. O proprietário deve prestar muita atenção ao seu animal de estimação, perceber sinais de comportamento agressivo e compreender as razões das picadas: se é medo ou necessidade de atenção, medo, desconforto, etc. É necessário reagir rapidamente aos primeiros sinais que sinalizam as necessidades da besta. A expressão vívida da reação à mordida deve ser controlada: basta se livrar do animal, trocá-lo. A chave é encorajar uma comunicação calma e atenciosa.