Contente
A raça de coelho “gigante cinza” criada na União Soviética é parente muito próximo da maior raça - o rizen de Flandres. Ninguém sabe de onde veio o coelho Flanders na Bélgica. Mas este foi o primeiro coelho grande naquela época. Na verdade, hoje ninguém chamaria de grande o velho coelho da Flandres. O peso do gigante belga original mal chegava a 5 kg. Mas se você lembrar que o peso do ancestral de todas as raças - o coelho-bravo - é de cerca de um quilo e meio, descobre-se que o flandre era realmente gigantesco naquela época.
Na foto há um coelho vermelho selvagem, em uma gaiola abaixo dele está um coelho preto de tamanho médio pesando 2 - 2,5 kg.
Imediatamente após a guerra, um rizen belga foi trazido para a região de Poltava na fazenda de peles Petrovsky, provavelmente para criação de carne, já que a pele de flandra qualidade não muito boa. Mas o gigante belga é um coelho, pouco adaptado até mesmo às condições das geadas ucranianas. Além disso, o governo soviético precisava não apenas de carne, mas também de pele. O coelho Flanders foi cruzado com raças locais para obter animais mais resistentes à geada. Além disso, a criação da raça foi realizada pelo próprio método de criação de híbridos com a seleção de indivíduos desejáveis por tipo e características. O resultado da seleção foi registrado como raça em 1952.
O vídeo mostra uma análise comparativa explicativa das raças Flanders Risen e Grey Giants.
Descrição da raça
O coelho “gigante cinzento” acabou por ser menor do que o gigante de Flandres, tendo herdado dimensões bastante grandes da raça belga, excedendo o tamanho dos coelhos ucranianos locais. Além disso, o gigante cinza herdou um grande esqueleto e peso significativo de Flandre. Os coelhos locais acrescentaram à raça "gigante cinza" vitalidade, resistência às intempéries e fertilidade.
As cores do coelho "gigante cinza" podem ser:
- Branco;
- o preto;
- cinza escuro;
- agouti, dando a zona cinza ou zona vermelha - as chamadas cores de lebre.
Esta é uma opção que só tem um nome romântico. Na verdade, as cores desse ramo do gigante cinza podem ser do vermelho claro ao castanho avermelhado com um subpêlo amarelo claro.
Padrão para coelhos da raça "gigante cinza"
Aparência geral: um grande animal ossudo com um corpo enorme e longo. Cabeça grande, rústica, mais alongada na face do que em flandra. As orelhas são em forma de V, bastante grandes, carnudas. As pontas são um tanto arredondadas. Menos explosivo do que o gigante belga. A circunferência do peito não é inferior a 37 cm. O comprimento do corpo é de 55 cm. As costas são largas e retas. A garupa é larga e arredondada. Pés fortes, inseridos largos e retos.
Na fabricação de peles, as peles são esticadas, obtendo-se um formato mais liso e, no caso de peles caras, economia de material.
O peso médio de um coelho é de 5 kg, um coelho é de 6 kg. O peso dos coelhos desta raça pode variar de 4 a 7 kg.
Vícios da raça
Os defeitos externos do gigante cinza não são diferentes daqueles de outras raças de coelhos:
- sinais de raquitismo: varrendo nas patas dianteiras, costas estreitas e curvadas;
- jarretes fechados nas patas traseiras;
- pé torto;
- peito estreito e raso;
- abaixo do peso.
O peso do gigante reprodutor aos 2 meses deve ser 1,5 kg; em 3 - 2 kg; em 4 - 2,6 kg. Na engorda para abate com ração rica em proteínas, o peso dos filhotes deve ultrapassar os valores indicados.
Coelhos com defeitos conformacionais não devem ser permitidos para reprodução.
Mantendo coelhos "gigante cinza"
Os coelhos "gigantes cinzentos" são mantidos de acordo com as mesmas regras que seus parentes mais termofílicos. A única diferença é que os coelhos russos podem viver ao ar livre no inverno. Para os europeus, é necessária uma sala protegida pelo frio. O resto das regras são as mesmas.
Para coelhos grandes, é indesejável manter o piso de malha. Embora os gigantes também sejam freqüentemente mantidos em galpões, eles estão tentando equipá-los com um piso mais liso do que para raças leves de frangos de corte. Devido ao peso excessivo, o arame do piso de tela cava nas patas e danifica a pele. Como resultado do dano, ocorre a pododermatite, os chamados calos, que é uma porta aberta para a infecção entrar no corpo do coelho. É melhor tornar os pisos da gaiola lisos ou com ripas planas. Uma boa opção é manter os gigantes em gabinetes terrestres.
Um gigante precisa de uma gaiola maior do que coelhos normais. Se possível, os gigantes devem receber 1,5 vezes mais gaiolas do que coelhos normais. Isso é especialmente importante ao criar coelhos e manter o útero com os coelhos no aviário.
É melhor usar feno ou palha na cama em celas queen e gaiolas com piso liso. Dependendo do que é mais barato em regiões específicas. Mas devemos lembrar que as fibras são a base da dieta dos coelhos. Em outras palavras, os animais comerão o material da cama. Por esta razão, os resíduos de feno podre não podem ser usados como cama.
Em teoria, também pode ser utilizada serradura, mas a desvantagem deste material é que é fácil de rasgar e espalhar pelas laterais. Como resultado, o coelho ficará no chão. Embora a absorção da serragem seja melhor do que a do feno ou da palha. Tipos mistos de cama são freqüentemente usados, espalhando serragem e feno por cima.
Características de alimentação de gigantes
Os gigantes são menos exigentes com a comida do que seus ancestrais, os coelhos de Flandres. Flandres precisa de uma quantidade relativamente grande de concentrados para repor a energia de um corpo grande. Os gigantes não precisam de tanta alimentação de grãos, mas recebem feno nutritivo de qualidade. Os melhores tipos de feno são:
- Timóteo;
- pé de galo;
- alfafa.
Alfalfa contém uma alta porcentagem de proteínas e caroteno. Não é muito adequado para animais durante o período de descanso, mas muito bom para coelhos durante a lactação.
No inverno, além do feno, os coelhos podem receber galhos de árvores e patas de abetos. Os galhos não são muito bons para nutrição, pois são alimentos muito grosseiros que podem entupir os intestinos. Mas o coelho range os dentes muito bem sobre eles, evitando a doença da dacriocistite.
Como concentrados, os animais recebem:
- cevada;
- aveia;
- trigo;
- Milho moído;
- grânulos prontos para coelhos.
A última opção é a melhor. Esses grânulos não incham no estômago nem obstruem os intestinos. Mas os animais devem sempre ter água em seus bebedouros.
Além dos alimentos volumosos e concentrados, os alimentos suculentos são incluídos na dieta dos coelhos. Mas, ao contrário da opinião de que "quanto mais, melhor", alimentos suculentos devem ser dados com cuidado. Na verdade, os coelhos podem viver facilmente com um feno e ração completa.
O popular mito da cenoura nada mais é do que um mito. As cenouras são dadas aos coelhos com muito cuidado devido à grande quantidade de açúcares. Pode começar a fermentar no estômago do animal. Também tente não dar folhas de repolho frescas.Eles também são muito suculentos e tendem a fermentar. Nesse caso, as folhas de couve-rábano podem ser alimentadas sem medo.
A grama fresca é ensinada gradualmente. Caso não seja possível, são administrados somente após secagem à sombra. O orvalho e a grama molhada após a chuva não são fornecidos. Embora existam pessoas radicais que afirmam que está tudo bem. Mas não são seus coelhos que vão morrer.
Silagem de boa qualidade pode ser produzida no inverno. Esta silagem tem cheiro de chucrute. Se a silagem tiver um odor azedo ou pútrido desagradável, não deve ser administrada.
Gigantes de reprodução
Os gigantes são coelhos de maturação tardia e devem nascer após 8 meses.
Os coelhos de gigantes se distinguem pela boa fertilidade herdada de ancestrais ucranianos. Eles geralmente trazem de 7 a 8 bebês por okrol. Na verdade, mais coelhos não são muito bons para criar, pois a coelha pode não ter leite suficiente. Ao nascer, o coelho gigante pesa 81 G. A dinâmica de crescimento desta raça é bastante elevada. Aos 10 meses, o gigante já deve pesar cerca de 5 kg.
Antes do okrol, a coelha faz um ninho no licor mãe, puxando a penugem de si mesma. O aparecimento de penugem é sinal de um okrol iminente. Muitas pessoas aconselham não incomodar o coelho durante uma semana após o nascimento. Mas se os gigantes moram na rua e suas bebidas-mãe são aquecidas, então uma situação pode ser como a do vídeo.
Inspeção no terceiro dia após a limpeza da prole morta
No vídeo, porém, não gigantes, mas californianos, e a menina simultaneamente resolve o problema do que fazer com uma ninhada muito grande, mas a essência não muda.
Se possível, não deixe mais de 8 coelhos embaixo do coelho.
Avaliações dos proprietários da raça de coelho gigante cinzento
Conclusão
O gigante cinza é uma boa raça para iniciantes que querem se aventurar na criação de coelhos, mas não querem investir muito no arranjo inicial da coelha. Um gigante cinza pode se contentar em até mesmo ficar em uma sala comum, mas neste caso, em uma luta entre coelhos, as peles quase certamente sofrerão.