Contente
O coelho selvagem europeu é uma das últimas espécies de animais domesticados. O coelho tornou-se animal de estimação há cerca de 1500 anos. Graças à capacidade do coelho de se reproduzir precocemente e à rápida mudança de gerações, o homem foi capaz de selecionar animais para novos personagens, às vezes aparecendo no curso de mutações inevitáveis.
Na natureza, os animais com características que interferem na sobrevivência são eliminados pela seleção natural. Uma pessoa pode preservar tal característica em uma população de animais domésticos se a característica for útil na atividade econômica humana. E às vezes é apenas um capricho.
Como resultado da seleção artificial, a única espécie indefinida de coelho selvagem europeu deu à luz todas as raças de coelhos domésticos que existem no mundo hoje.
Você pode comparar o coelho selvagem à direita com o doméstico.
Mesmo um pequeno coelho doméstico tem 2 a 3 vezes o tamanho de um coelho selvagem. A exceção são os coelhos em miniatura, que podem ser menores que seu ancestral selvagem. Mas os coelhos em miniatura não têm valor econômico. Estes são animais de estimação.
Se você não precisa de um animal de estimação, mas de um coelho para obter carne, pele ou penugem, então você precisa decidir a raça.
Como o conceito de "as melhores raças de coelhos" é muito relativo, seremos determinados pelos parâmetros. Se precisarmos de coelhos para obter lã de qualidade, então o melhor com certeza será coelho angorá... Se precisarmos de um couro grande, precisamos escolher uma das raças gigantes. Para obter carne rapidamente, você precisa escolher entre as raças de frangos de corte modernas.
Gostaria, se possível, de combinar tudo e ao mesmo tempo ter o mínimo de incômodo na montagem de uma coelheira - é preciso dar uma olhada mais de perto nas raças domésticas, criadas tendo em conta o clima.
Portanto, para começar, seria melhor considerar as raças de coelhos criadas na URSS.
Raças de coelho criadas na União Soviética
Dada a certa confusão na Internet com imagens de raças de coelhos, especialmente o coelho marrom-preto sofre com isso, é melhor descrever essas raças de coelhos com fotografias, visto que, aparentemente, poucas pessoas já sabem o que é uma raposa-marrom-preta , em "honra" que foi batizada com a raça de um coelho preto-marrom, e é constantemente usada como um exemplo de uma foto do coelho preto flamejante inglês.
A propósito, o negro ígneo tem uma cor muito eficaz e esta raça também vale a pena ser considerada do ponto de vista da criação em pátio privado. Mas depois.
Os coelhos na URSS foram criados levando em consideração as condições climáticas. As raças soviéticas incluem:
- gigantes brancos e cinzentos, descendentes de raças europeias gigantes com o sangue de animais resistentes locais, mas exangues;
- a chinchila soviética, que também foi obrigada a melhorar com os coelhos locais, já que a chinchila europeia não estava adaptada ao clima russo;
- Marder soviético, produto do cruzamento de raças soviéticas já criadas com coelhos mestiços de cor azul;
- o coelho de prata, descendente do Champagne francês com o influxo de sangue local;
- Montanhoso russo ou Himalaia, cuja origem é realmente obscura;
- castanho-negro, esquecido imerecido, embora seja uma das melhores raças criadas na URSS.
Todas as raças soviéticas têm uma direção de carne e pele, sendo universais.
Gigante cinza
Esta raça tem origem no coelho gigante mais famoso da Europa - o coelho Flanders. Depois de flandra trazido para a Rússia, descobriu-se que ele não suportava as geadas russas. Para eliminar esse problema, flandres foram cruzados com coelhos locais, que estão bem adaptados ao clima russo.
A raça foi oficialmente registrada em 1952. Com alguma variação na coloração do gigante cinza, todos eles carregam o gene agouti selvagem, provavelmente herdado de animais não consanguíneos. A cor do gigante cinza assemelha-se mais a uma lebre com uma tonalidade cinza ou avermelhada.
Uma característica distintiva do gigante também são as orelhas quando vistas de frente. Eles devem ser retos e formar um V latino
O comprimento dos gigantes cinzentos é de 65 cm. O peso é de até 7,5 kg. Mas normalmente o peso médio dos coelhos é de 5 kg, para coelhos de 6 kg.
As vantagens da raça incluem o rápido crescimento de animais jovens. Aos 4 meses, os coelhos jovens já pesam 2,5 - 3 kg. Os gigantes cinzentos são mais resistentes a doenças do que seus ancestrais caprichosos - Flandres.
Das desvantagens, a baixa qualidade da pele é notada. O pelo do gigante cinza não é grosso. Mas a pele é impressionante em tamanho - um terço de um metro quadrado.
Gigante branco
A pele de um branco puro é altamente valorizada na indústria de peles, pois pode ser tingida da cor que você quiser. Ao mesmo tempo, é desejável que a própria pele seja maior, uma vez que é mais fácil trabalhar com uma grande pele ao costurar produtos de pele.
A partir das exigências dos peleteiros, os albinos passaram a ser selecionados entre os coelhos flamengos. Ao importar flandres branco para a Rússia em 1927, os criadores se depararam com o problema dos flandres amantes do calor.
Embora o coelho branco de Flandres tenha aparecido antes do cinza, mas trabalho na raça Gigante branco começou muito mais tarde. E o gigante cinza "tardio" e o coelho da raça chinchila francesa puderam participar de sua formação. Se o gigante cinza como raça foi registrado em meados do século 20, o trabalho sobre o gigante branco foi feito até o colapso da URSS.
Para melhorar a resistência, o tamanho do gigante branco foi "sacrificado". É menor do que cinza, embora não muito. O peso do gigante branco varia de 4,3 a 6,1. Peso médio - 5 kg. Comprimento do corpo 60 cm com busto de 40 cm.
O gigante branco é fértil, o coelho tem 7 a 10 coelhos na ninhada. As rainhas desta raça raramente comem ou atropelam os jovens. Os coelhos ganham peso bem, atingindo 2,5 - 3,5 kg aos 4 meses.
As peles do gigante branco são procuradas na indústria, embora sejam inferiores às peles da chinchila soviética. Já a chinchila é cinza, o que limita o uso de suas peles.
Das deficiências nos gigantes brancos, nota-se uma pubescência fraca das patas, razão pela qual podem desenvolver pododermatite quando mantidas em um piso gradeado.
Chinchila soviética
A chinchila soviética foi criada usando um cruzamento reprodutivo entre chinchilas francesas e a raça gigante branca. Além do cruzamento, houve uma seleção rigorosa dos coelhos em termos de tamanho, adaptabilidade às condições climáticas russas e maturidade precoce.
A chinchila soviética resultante é a maior de todas as raças soviéticas. O comprimento do corpo da chinchila soviética é de 70 cm, a circunferência torácica média é de 40 cm e o peso é de 6 a 7 kg. Aos 4 meses, os chinchilados soviéticos pesam 3,2 - 4,6 kg.
A cor dos coelhos desta raça, como todas as cutias, é cinza zona.
A pele da chinchila soviética é de alta qualidade. Existe apenas uma raça para a qual a chinchila é inferior em densidade de pelo. Este é um coelho marrom-escuro.
A chinchila soviética é uma raça versátil e de altíssima qualidade que oferece excelente pelo e carne saborosa.
Marder Soviético
Eles foram criados cruzando chinchilas soviéticas com arminho russo e mais infusão de sangue de coelhos azuis armênios exangues. O resultado é um animal com uma pele totalmente única, muito apreciada pela indústria de peles. A cor do coelho lembra a cor da marta, que lhe deu o nome. "Marder" é uma marta.
O marder tem uma bela pele marrom suave. A gama de cores varia do castanho escuro ao castanho claro. Devido à qualidade da pele, o marder soviético tem perspectivas muito brilhantes para criar esses coelhos para as necessidades da indústria de peles.
O próprio coelho é de tamanho médio. Seu peso chega a 5 kg. Mas ele cresce lentamente, por isso não pode ser considerado carne. Nesse caso, a carne é um subproduto.
Infelizmente, o marder soviético é termofílico e inadequado para reprodução nas regiões do norte da Rússia.
Coelho prateado
Uma das situações em que uma nova raça foi criada sem a adição de outro sangue, exclusivamente por seleção. A raça de coelho pai é um coelho francês Champagne. Ele foi retirado da região de Poltava pelo método de seleção dos indivíduos maiores. No processo de criação, o prateado, antes pouco perceptível, aumentou e a resistência da raça às condições climáticas melhorou.
Eles criam um coelho de prata não apenas por causa de uma bela pele. Esta raça distingue-se pela maturidade precoce e produz uma carne saborosa.
Os coelhos prateados nascem pretos, às vezes cinzentos. Prateado gradualmente começa a aparecer após um mês de vida, e em uma certa ordem: nariz, cauda, barriga; cabeça, costas, tórax, orelhas. Essa mudança de cor em uma determinada ordem indica a raça pura do animal. Finalmente, os animais mudam de cor em 4 meses.
Nesse caso, de dois pais da mesma tonalidade, a prole ficará mais clara. Ao criar, você deve tentar escolher um casal de forma que um dos pais seja mais escuro que o outro. O coelho traz 8-9 coelhos.
Os esquilos prateados se assemelham aos esquilos siberianos não apenas na cor, mas também no temperamento. São animais engraçados e animados que se acostumam rapidamente com o pessoal de serviço.
Seu peso médio hoje é de 4,5 kg. O máximo é 6,6 kg. Aos 4 meses, os jovens já pesam 4 kg. O peso de abate aos 4 meses é de 60%, ligeiramente abaixo do peso de abate das raças de frangos de corte.
Embora as peles sejam valorizadas por sua pubescência, a densidade da pele é inferior à da chinchila soviética e do coelho marrom-escuro.
Arminho russo
É o ancestral do frango coelho da califórnia, que é semelhante ao arminho, de modo que são facilmente confundidos. O arminho russo também é chamado de Himalaia.
O arminho é originário exatamente do Himalaia. Mais tarde, a raça veio para a Inglaterra, onde finalmente ganhou a forma de arminho. O nome da raça foi dado pela semelhança de cor com a de um arminho.
Parte da população trazida para a Rússia, em processo de reprodução, cresceu e adquiriu uma série de qualidades específicas, o que deu motivo para denominar a parte russa da população de coelho arminho russo.
Para aumentar o peso corporal, os arminhos derramaram o sangue de um gigante branco. Como resultado, o peso corporal aumentou e a qualidade da pele se deteriorou, enquanto o arminho ficou famoso por sua boa pele. O trabalho posterior de criação teve como objetivo devolver a qualidade da pele ao arminho russo.
Neste momento, o peso médio do arminho russo é de 3,8 kg. Comprimento do corpo 51 cm.
O coelho dá à luz 8 crias, que nascem totalmente brancas, adquirindo uma cor característica apenas aos 8 meses.
Deliciosas carnes tenras e excelente pêlo espesso, de qualidade praticamente incomparável no mundo, são obtidas do arminho russo.
Preto amarronzado
Uma raça imerecida e esquecida e já rara. Mas em vão.O coelho marrom-escuro é quase ideal para as condições da Rússia. Decidiram retirar a raça nos anos quarenta do século XX, quando o pelo de uma raposa marrom-escura estava na moda. Ao mesmo tempo, iniciou-se o trabalho com uma raça de coelhos, cuja cor poderia copiar completamente a raposa marrom-escura.
Uma pessoa inexperiente certamente confundirá um coelho marrom-escuro com um prateado. É provavelmente por isso que a descrição de preto e marrom geralmente não coincide com a fotografia anexada. E com a descrição correta do naipe do coelho marrom-escuro da foto, dá para ver um animal de costas pretas e barriga vermelha. Eles são dois coelhos diferentes. Preto e vermelho - um nativo da Inglaterra e é chamado de preto-fogo, sua descrição está abaixo.
Mas a raça prateada não possui o véu que distingue a pele de uma raposa marrom-preta e cuja aparência foi alcançada em um coelho marrom-preto. Embora o preto-marrom tenha sido criado usando o mesmo champanhe e a mesma raça de prata inglesa.
Em 1948, o pardo-preto foi reconhecido como uma raça com as seguintes características:
- comprimento médio do corpo 60 cm;
- perímetro torácico médio 30 cm;
- peso médio 5 kg. Crescimento jovem aos 8 meses 3,5 - 4 kg;
A cor principal dos coelhos de raça pura é o preto-castanho.
Para a Rússia, a raça parda é boa porque é muito despretensiosa. Embora o frango californiano esteja à frente do preto-marrom em crescimento e produção letal de carne, ele é muito mais caprichoso e não é capaz de suportar as geadas russas.
Existem dois tipos na raça. Um carrega o gene da prata. O segundo deve ser preto puro, mas quando visto de ângulos diferentes, o pelo deve se tornar claro ou marrom - para brincar. Esta qualidade é muito apreciada pelos peleteiros.
Infelizmente, após o colapso da União Soviética, a raça quase se perdeu. Mas seria possível costurar casacos de pele de carneiro "raposa".
Coelho de fogo negro
Uma raça de couro desenvolvida na Inglaterra. Não sai muita carne, é um subproduto. E o peso vivo do animal é de 1,8 - 2,7 kg. Mas a pele original é usada para costurar acessórios e roupas. O padrão da American Rabbit Breeders Association oferece 4 opções de cores para esta raça. Quais são as cores do coelho de fogo negro podem ser vistas abaixo.
O preto.
Chocolate.
Roxo.
Azul
Nos coelhos, a diferença de cor é muito perceptível quando estão próximos.
Ryzhina está presente em todas as variantes de cores.
Devido à cor original e à natureza dócil deste coelho hoje, é mais frequentemente criado como animal de estimação, e não como uma raça de pele.
Raças de carne
As raças de frangos de corte de coelhos na Rússia hoje são representadas principalmente pela raça californiana e três variedades da raça neozelandesa.
São coelhos de tamanho médio, que se distinguem pelo rápido ganho de peso, maturidade precoce e boa pele.
Variações da raça de coelho da Nova Zelândia, foto
Borboleta
A raça moderna teve origem na Alemanha, embora também exista uma espécie de borboleta anã.
A raça também leva os nomes de Strokach e German Motley Giant. Strokach é uma faixa escura contínua que percorre toda a crista da borboleta.
As manchas borboleta vêm em três cores: preto, azul e chocolate ou havana.
O preto.
Azul.
Havana.
Uma borboleta é um grande animal. Comprimento do corpo 66 cm, peso de um adulto a partir de 6 kg. Crescimento jovem aos 3,5 meses - 2,7 kg. Eles crescem um pouco mais devagar do que os coelhos de corte.
O rendimento da carne de abate é bastante baixo, inferior ao da carne de prata - 55%. A borboleta também tem um bom pêlo.
Raças Downy
Além de carne e peles, lã para fio pode ser obtida de algumas raças. Durante o período da muda, esses animais são literalmente despojados dos calvos, recolhendo a lã que cai.
Branco felpudo
Na penugem branca, a quantidade de penugem na lã é de 84 a 92%, e de 8 a 16%. De um animal adulto, você pode coletar 350 - 450 g de penugem. E se você tentar alimentá-lo com alta qualidade, então todos os 600g.
O peso dos adultos da penugem branca é pequeno, cerca de 4 kg.
A penugem branca não tolera muito bem o calor. Em temperaturas acima de 28 °, ele pode morrer por insolação. Para coelhos felpudos, foram desenvolvidas gaiolas especiais, adequadas para manter os animais em qualquer época do ano.
É melhor pentear os coelhos com uma capa impermeável para não os assustar com o procedimento de depenagem.
Angorá felpudo
A raça é nativa da Turquia e é pai do White Down. Angora é criado para obter penugem deles. Outros produtos, por exemplo, carne, também podem ser obtidos a partir deles, o peso dos representantes da raça é de 4 kg. Mas isso não é lucrativo. A carne custa o mesmo ou mais barata que a carne de frango, e você não conseguirá mais penugem de um animal abatido.
A lã é retirada do angorá a cada 3 meses, obtendo-se até 200 g de lã com um corte de cabelo ou depilação.
Ao criar para uma tribo, os animais ficam com o máximo de pelos. A penugem é removida do resto dos animais jovens duas vezes e abatida para a carne.
Existem 6 variedades da raça Angora Down:
- inglês;
- Francês;
- Alemão;
- gigante;
- cetim;
- branco (e colorido).
Infelizmente, com o desenvolvimento da produção de materiais artificiais, a importância da penugem de coelho para a indústria começou a diminuir. Pode muito bem ser que logo os coelhos felpudos só possam ser vistos no zoológico.
Conclusão
Qual raça de coelhos escolher para reprodução em uma fazenda subsidiária precisará ser decidida pelo criador. Mas se você não quer problemas desnecessários com a construção de uma coelheira quente e a busca da ração necessária, é melhor levar uma raça doméstica que já foi criada para atender às necessidades da economia nacional da URSS, onde francamente, os animais não eram mimados com rações de alta qualidade.