Contente
As manchas que aparecem em uma vaca após a inseminação podem ser completamente inofensivas do ponto de vista das doenças. Mas muitas vezes isso é um sinal de endometrite ou aborto precoce.
Por que uma vaca tem sangramento após a inseminação?
Para determinar corretamente a causa, o momento do aparecimento de manchas na vaca após a cobertura deve ser levado em consideração. Ao caçar normalmente, o muco pode ser visto na vulva no útero antes da ovulação. Embora nem sempre. Às vezes, fluxos de muco aparecem apenas no dia em que o óvulo é liberado. Da mesma forma, pode haver ou não marcas de sangue na vulva. Além disso, a probabilidade é como na conhecida anedota sobre um dinossauro - 50%. Tudo depende da quantidade de hormônios no corpo da vaca e da força de seus capilares no revestimento uterino.
Às vezes, o sangramento de uma vaca aparece após a inseminação artificial. Isso não é um problema se o inseminador apenas coçar levemente o colo do útero.
Portanto, manchas podem aparecer por vários motivos:
- "Foi ao mar";
- capilares estouram;
- dano à membrana mucosa durante o acasalamento ou inseminação artificial;
- aborto espontâneo precoce;
- endometrite.
Este último é uma consequência de um parto anterior malsucedido. Antes de inseminar tal indivíduo novamente, ele deve ser tratado.
O sangramento em uma vaca é perigoso após a inseminação?
O aparecimento de sangue não é perigoso, desde que não seja muito. Mas há um recurso interessante aqui. Todas as vacas são divididas em 2 tipos:
- não há sangramento se a vaca andou e fertilizou;
- eles existem independentemente do sucesso da inseminação.
No primeiro tipo de animais, após a fertilização bem-sucedida, o muco transparente ou amarelado é secretado. Ela indica que o óvulo está ancorado no útero.
Mas como o dono geralmente não olha sob a cauda do útero a cada minuto, uma pequena quantidade de sangue pode passar despercebida. Além disso, nem todo mundo perceberá a pequena linha vermelha no muco para secreção com sangue. E, de fato, é isso.
O segundo tipo terá sangue em qualquer caso e, na época de seu aparecimento, pode-se até dizer como a inseminação poderia ter sido bem-sucedida.
Em vacas "sangrentas", essa secreção aparece 2 a 3 dias após a caça, independentemente da fertilização. Mas se a inseminação foi realizada na hora certa, muco sanguinolento aparecerá no 2º dia após o procedimento. A probabilidade de gravidez é máxima.
O aparecimento de muco com sangue no dia ou antes da inseminação significa que as datas foram perdidas. O óvulo está velho. A gravidez é possível, mas o embrião provavelmente será fraco e inviável. A fecundação nesta fase freqüentemente resulta em aborto precoce.
Muco sanguinolento no 3º dia após o trabalho do inseminador significa que o procedimento foi realizado muito cedo. Tal como acontece com a fertilização retardada, a probabilidade de gravidez é baixa.
O único caso em que o aparecimento de sangue no muco é perigoso é após alguns dias. O sucesso da fertilização é geralmente determinado por exame retal 3 semanas após o cio. A aparência de manchas em uma vaca prenhe significa um aborto espontâneo.
O aborto pode ser um sinal de uma condição médica séria. Portanto, com um aborto precoce, é melhor convidar um veterinário e examinar o animal.
O que fazer se uma vaca borrar após a inseminação
Normalmente, com sangue após a inseminação, nada precisa ser feito. Freqüentemente, isso é apenas um dano devido ao trabalho duro de uma pessoa. Embora devamos ter em mente que são precisamente essas pequenas feridas dos capilares que são as portas abertas para infecções sexualmente transmissíveis. Se o tempo de inseminação estiver atrasado, o procedimento deverá ser repetido no próximo ciclo.
Ações preventivas
A prevenção especial não é necessária se não for para prevenir o aborto precoce. Exceto pelos abundantes. Uma grande quantidade de sangue significa que não há cálcio ou vitamina D suficientes no corpo do útero. A prevenção consiste em repor esses elementos e revisar a dieta no sentido de aumentar as substâncias necessárias.
Conclusão
Em uma vaca, após a inseminação, nem sempre ocorre manchas e as razões para sua aparência são diferentes. Independentemente do tipo a que um indivíduo em particular pertença, um teste de gravidez deve sempre ser realizado 3-4 semanas após a fertilização pretendida.