Contente
Os pombos pavões há muito conquistaram o respeito entre os criadores de pombos. Os pavões são nomeados devido à plumagem chique da cauda que o pombo segura na vertical, como um pavão. As pontas das penas lembram um leque que adorna uma pomba.
A história dos pombos pavões
Hoje, poucas pessoas se lembram que os pombos-pavão têm um nome diferente - trombetas. Esse nome não pegou, já que o nome "pavões" reflete totalmente as peculiaridades da aparência do pombo.
Este pombo é nativo da Índia. Pela primeira vez, os pombos-pavão foram mencionados no século XVI. Durante esse período, a cauda da ave recebeu mais atenção do que o físico. Os criadores modernos estão preocupados com a postura e a posição da cabeça dos pombos pavões.
Na Europa, o pombo-pavão apareceu pela primeira vez na Inglaterra, já que a Índia naquela época era uma colônia inglesa. Assim, a raça foi finalmente formada na Inglaterra. No início, os pavões eram divididos em 2 tipos: escocês e inglês. Os pavões ingleses tinham cauda larga, de constituição um tanto grosseira, já que os criadores tinham a plumagem de cauda prioritária. Além de uma cauda rica, os pavões escoceses tinham uma postura real e graça.
Os pombos domésticos pavões não perderam sua popularidade e fascinam com a beleza dos inúmeros fãs da raça.
Características dos pombos pavão
Os pombos pavão são apreciados pelos criadores pela sua facilidade de manutenção e cuidado. Mesmo um amador novato vai lidar com a criação de aves. Além disso, os pavões se dão bem com outras raças de pombos.
O pombo pavão é uma raça com certos padrões que não mudam há mais de um século. As principais características da raça:
- cabeça jogada para trás quase até a cauda superior, de tamanho pequeno, sem topete e tufo;
- a forma curva do pescoço do pombo;
- o corpo do pavão é arredondado;
- bico delgado com bico estreito, comprimento médio;
- a tonalidade do bico e das pálpebras nos pavões é a mesma;
- a cor da pupila depende da cor da plumagem do pombo, as argolas dos olhos são finas;
- peito de pavão em forma de bola, direcionado para cima;
- as costas são curtas;
- as pernas são desprovidas de penas, muito espaçadas, as pernas são vermelhas brilhantes;
- a plumagem dos pavões é densa, dura;
- as asas são bem coladas ao corpo, as penas de vôo tocam as pontas;
- o tamanho dos pavões é diferente (indivíduos em miniatura são mais valiosos);
- cauda de pombo de plumagem densa, localizada verticalmente, as penas inferiores tocam o solo, a forma é arredondada;
- cauda superior desenvolvida.
Existem até 50 penas na cauda da raça de pombo pavão. O número depende de sua espessura e largura. O padrão da raça é o pombo pavão branco, mas várias outras cores são permitidas.
Pavões com pescoço grosso ou longo, cabeça grande e corpo não desenvolvido são submetidos ao abate.
Pombos voam pavões
Como a maioria das raças de pombos decorativos, os pavões voam mal e com extrema relutância.Hoje é um pássaro aviário. Mas os criadores de pombos experientes sabem que os pombos precisam voar todos os dias. Isso permite que você os mantenha em forma. O vôo de um pombo pavão é irregular e não tem a graça que as raças de pombos voadoras possuem. No momento da escalada, eles batem suas asas ruidosamente, podem dar várias cambalhotas sobre suas cabeças, como seus progenitores, os cambalhotas.
Acontece que os pavões são soprados por uma corrente de ar. Isso se deve ao vento da cauda e das abas, bem como ao pequeno peso do pombo. A altura que os pavões podem subir é de 100 m. A duração do vôo chega a 90 minutos, e a distância máxima de vôo é de 100 km.
Assim, os pombos pavão podem circular acima do pombal, embora de forma muito estranha. Eles voam longas distâncias apenas quando necessário.
Variedades de pombos pavão
Existem várias subespécies de pombos pavão. Todos eles diferem uns dos outros apenas na cor da plumagem, o resto das características da raça são semelhantes. Os mais comuns são os pavões brancos como a neve.
A cor dos pavões é bastante variada: do branco puro à cor caramelo. Há indivíduos de tonalidade acinzentada, há representantes da raça com plumagem de várias cores. Os pombos pavão pretos parecem muito solenes. Existem vários tipos de pavões em pombos: americano, europeu, indiano, russo. A principal diferença é o naipe.
As cores da plumagem dos pombos-pavão são diversas. Os mais comuns são:
- Branco - sem impurezas, olhos castanhos, bico, garras bege;
- o preto - com tonalidade esverdeada, olhos laranja, anéis oculares, garras, bico preto;
- azul - suculenta, cor cinza-azulada, tonalidade iridescente no pescoço e no peito, listras pretas nas asas e cauda, a cauda deve coincidir com os escudos, os anéis dos olhos, bico, garras pretas;
- prata - tem tonalidades claras, pescoço, garganta de brilho iridescente e prateado, listras nas asas e cauda de cor marrom, olhos laranja ou perolados;
- vermelho - pombos de pavões de cor vermelha, geralmente sem impurezas, pescoço e garganta com brilho metálico, olhos perolados, bico, garras, argolas de areia;
- amarelo - um pombo pavão de cor amarelo ouro, com um brilho prateado no pescoço e na garganta, olhos laranja, bico, garras bege;
- amêndoa - brilha com dourado, manchas marrons passam ao longo da plumagem, penas de vôo e cauda em manchas brancas e pretas;
- Castanho - pavões cor de chocolate, olhos laranja, bico, garras rosa;
- na caixa - o padrão da plumagem é composto por tons claros e escuros, a letra "t" é visível na asa, a cor dos olhos, anéis, garras depende da plumagem.
Também entre os criadores estão as cores populares: azul com pó, prata com pó, azul escuro e pombos pavões de mármore.
Todas as cores dos pombos pavões podem ser vistas na foto.
Pombos pavão
Os "americanos" têm seios em forma de bola, uma cabeça pequena. Do lado de fora, pode parecer que eles não têm costas e pescoço. A cabeça está localizada entre o peito e a cauda. A plumagem é de uma cor: marrom, amarelo, branco.
Pavões pombos indianos
O menor de todos os pavões. Esta é sua principal diferença em relação a outros padrões. O seio não se destaca muito. A cor é monocromática. O mais impressionante é a cor do pássaro com plumagem bege.
Pombos-pavão tipo europeu
Os "europeus" não são tão inchados, mais elegantes do que os pavões americanos. O pescoço é bem visível, tem uma forte curvatura, costas pequenas. Cor da plumagem, na maioria das vezes escura, matizada.
Pombos pavões russos
Quanto aos pavões russos, eles diferem de outros padrões em seu físico maior. Eles têm um pescoço bem definido, tórax maciço. A cor da plumagem é variada.
Pombos da fita pavões
Eles são caracterizados por uma borda de tonalidade contrastante no final da cauda ou no meio. A cor do corpo e das asas é monocromática.
Pombos peludos pavões
O "destaque" desses pavões são as penas densas em membros bastante curtos. O comprimento das penas pode ser superior a 10 cm. Às vezes, há esporas nas patas das aves (até 5 cm).
Pombos pavões gordinhos
Na nuca dos pavões da testa, existem pequenas penas em relevo. Os mais valiosos são os pássaros com um topete grande e fofo.
Pombos pavões-de-cauda-vermelha
Lindos pássaros com corpo e asas monocromáticos. A cor da cauda é sempre vermelha, cereja ou tijolo.
Pombos pavões-de-cauda-preta
A cor do corpo e das asas costuma ser branca e brilhante. A cor da cauda é preta, cor saturada.
Pombos-pavão reprodutores
Os verdadeiros conhecedores da raça estão bem cientes de que criar pombos pavões em casa é um trabalho bastante problemático. A pomba-pavão é uma ave prolífica. Os pais incubam e alimentam cuidadosamente todos os seus filhos. O criador deve cortar 5 penas de cada lado da cauda da fêmea no início da temporada de acasalamento. Caso contrário, isso se tornará um obstáculo para o acasalamento bem-sucedido.
Normalmente, a puberdade começa aos 5 meses de idade. Se você deseja obter um pombo com certos dados, você precisa formar pares. Indivíduos com as características corretas de corpo e cauda, bem como forte imunidade, estão envolvidos no trabalho de criação. O físico de uma fêmea de pavão deve ser de peso médio. Indivíduos superalimentados freqüentemente produzem ovos não fertilizados. As pombas magras não são galinhas criativas conscienciosas. Eles preferem deixar o ninho em busca de alimento. Atenção deve ser dada à cor da plumagem. É melhor pegar pombos pavão da mesma cor. Se isso não for possível, você deve escolher um pombo branco. No final das contas, a cor escura vai dominar. No processo de trabalho, constantemente apanhando pares, será possível obter um pombo pavão branco com uma asa cinza ou preta. Assim, ao formar pares, você precisa entender qual resultado você precisa alcançar.
Em seguida, os indivíduos selecionados são colocados em gaiolas espaçosas e previamente desinfetadas. O comprimento desejado da gaiola é de 70 cm, a altura e a profundidade de 50 * 50 cm. Dentro de cada gaiola, o feno é colocado, a partir do qual o par de pombos dos pais construirá um ninho. Poucos dias após o acasalamento, a pomba pavão fêmea começa a botar ovos. Normalmente, uma embreagem consiste em 2-3 ovos. Os ovos amadurecem em 19-20 dias.
Recomendações na compra de pombos de cria
Ao comprar produtores, é necessário estudar e verificar o pedigree dos pombos pavões. A seleção deve ser feita no período primavera-outono, quando a ave está com aspecto de espetáculo. É imprescindível verificar a saúde do pombo: preste atenção na plumagem, nos olhos do pássaro. Você pode bater levemente na gaiola - um pombo saudável reagirá imediatamente. Um vídeo de pombos pavão pode ser visto abaixo.
Período de incubação
Depois que os ovos aparecem no ninho, o processo de incubação começa. Uma jovem pomba pavão pode ter apenas um ovo por ninhada. Isso é considerado a norma. A principal tarefa do criador de pombos neste momento é não perturbar o casal no ninho mais uma vez. No entanto, nos dias 10-12, você precisa verificar os ovos na embreagem para fertilização. Para fazer isso, cada ovo é cuidadosamente visto na luz. O embrião está formado por esta altura e estará claramente visível. O procedimento também pode ser realizado usando um dispositivo especial - um ovoscópio.
Alimentando filhotes
Os pombos pavões são considerados pais cuidadosos e impecáveis, mas o criador precisa estar preparado para tudo. Portanto, o casal dos pais deve ser colocado sob controle, porque um filhote de pombo pavão pode viver sem comida por apenas algumas horas.Inicialmente, a pomba alimenta os filhotes com leite de bócio e, se não o fizer em 2 horas, terá que alimentá-los artificialmente. Para preparar a mistura, você precisa misturar o leite morno com a gema fervida amassada. Você pode alimentar com uma pipeta. Alimentos mais complexos começam a ser fornecidos a partir de um mês de idade.
Como alimentar pombos pavões
Os pombos pavões devem ser alimentados de acordo com as suas necessidades funcionais, época do ano e idade. Como o sistema digestivo dos pombos é fraco, além disso, eles têm um bico pequeno, é muito difícil para eles comer alimentos grandes (milho, leguminosas). Portanto, recomenda-se dar misturas de cereais na forma triturada.
No inverno, os pombos devem receber ração enriquecida com alimentos altamente calóricos. Não é recomendado adicionar grandes quantidades de ração protéica. As leguminosas desse período são totalmente excluídas da dieta alimentar. As melhores proporções são 60% cevada e 40% trigo. A rápida digestão dos alimentos é uma ameaça à saúde e à vida dos pombos, pois os pavões que ficam inativos durante a estação fria podem morrer, especialmente em quartos sem aquecimento. Portanto, no inverno, é necessário alimentar os pássaros o suficiente.
A ração de verão deve consistir em alimentos de fácil digestão na proporção de 30-40 g por ave. Certifique-se de incluir alimentos verdes e suculentos.
A partir de meados de fevereiro, começa o período de acasalamento dos pavões. É necessário enriquecer a dieta dos pombos com ração protéica. Eles não devem ser mais do que 20% da dieta total. Ao mesmo tempo, é importante introduzir até 10% de sementes oleaginosas (linho, girassol, cânhamo). Isso proporcionará uma boa alvenaria.
A dieta de reprodução começa em março. Vitaminas, minerais e aminoácidos são adicionados à fórmula para alimentação. Essa dieta alimentar garantirá um bom desempenho reprodutivo e uma criação bem-sucedida dos pintinhos. As misturas alimentares devem ser compostas de trigo, sementes de linho, sementes de girassol, fermento, milheto e aveia. Criadores experientes adicionam vitamina E e iodeto de potássio.
Para os amadores que treinam pavões por anos circulares, é preciso pensar na ração alimentar. A partir de abril, quando os criadores de pombos deixam os pássaros voar, os carboidratos são adicionados à mistura da ração para obter energia. Mas, ao mesmo tempo, os componentes não devem tornar o vôo mais pesado. Normalmente, os pombos durante o cio são alimentados com leguminosas, trigo, milho painço e aveia.
O período da muda em pombos pavões é um processo bioquímico complexo, e não apenas uma mudança de penas. Ocorre no final do verão - início do outono e requer a adição de componentes proteicos à dieta. Caso contrário, a qualidade da plumagem se deteriora significativamente, a imunidade da ave diminui e a mudança de penas se estenderá até o inverno.
Regras de alimentação de pombo pavão
Dicas para uma boa alimentação de criadores de pombos experientes:
- a ração deve ser dada em quantidade que a ave ingira completamente, sem deixar resíduos;
- se você precisa saber se um pombo está comendo o suficiente, você pode tocar em seu bócio - ele deve estar cheio de comida, mas não cheio;
- geralmente os pombos são alimentados no verão 3 vezes ao dia em pequenas doses, no inverno - duas vezes;
- quando a comida aparece, as pombas dos pavões voam, abrindo as asas - isso indica que não estão superalimentadas;
- todos os dias, sem falta, todos os bebedouros, comedouros e bebedouros são limpos de ração e lavados.
Deve-se lembrar que os pombos-pavão são aves com músculos fracos e sistema digestivo. A taxa de alimentação não deve ser superior a 45%.
Como cuidar de pombos pavões
O principal cuidado dos pombos-pavão em casa é a limpeza diária do recinto: é necessário remover os excrementos, limpar os comedouros dos restos de comida e lavar bem os bebedouros. Uma desinfecção completa do recinto geralmente é realizada uma vez por ano antes do acasalamento. Para isso, as aves são retiradas do recinto durante a limpeza, as paredes e o piso são tratados com um agente de limpeza com adição de cloro. Após a limpeza, você precisa ventilar o ambiente.
Requisito de aviário e pombal
É melhor manter os pombos-pavão em um recinto espaçoso, cercado com uma rede, com um número suficiente de poleiros, livre acesso à água e um tanque de banho. Ao organizar uma sala para pássaros, você precisa partir do número de indivíduos: um casal de pombos deve ter pelo menos 1 sq. m. É desejável que o aviário fosse dobrável. Isso permitirá uma limpeza e desinfecção rápida e oportuna.
O local de instalação do aviário é escolhido ao ar livre. Você pode instalá-lo em um celeiro, especialmente no inverno. Mas as pombas do pavão se sentem muito melhor sob o céu aberto e o sol. Em condições climáticas desfavoráveis, o aviário é coberto com ardósia ou outro material. Para o inverno, os pavões são realocados para condições mais quentes. Um galpão espaçoso pode muito bem surgir. Você pode usar madeira compensada ou placa fina para construir gaiolas em um celeiro.
Os principais requisitos para manter pavões estão relacionados à umidade no aviário e às condições de temperatura. No inverno, a temperatura não deve ser inferior a +10 graus, na estação quente, não superior a +25 graus. No período outono-inverno, lâmpadas infravermelhas devem ser instaladas. Eles aquecem bem a sala e não secam o ar. Além disso, a cor vermelha quente tem um efeito positivo no sistema nervoso das aves. Quanto ao nível de umidade, então seu indicador não deve ser superior a 70%. Caso contrário, os pombos começam a desenvolver ativamente doenças fúngicas.
Conclusão
Os pombos pavões são pássaros lindos e únicos com uma história interessante. Esta é uma das primeiras raças de pombos domesticados pelo homem. É esta raça que partilha os momentos mais importantes da vida das pessoas: participam em cerimónias de casamento e são uma maravilhosa personificação do mundo.