Contente
Os pombos Takla são pombos decorativos que voam alto e são classificados como pombos do abate. A característica "matança" de muitas pessoas que não estão familiarizadas com as complexidades da criação de pombos pode ser enganosa, mas o nome não tem nada a ver com criar pássaros para abate ou participar de lutas de pombos. "Fighting" - emitindo batalha, batendo suas asas durante o jogo. Os pássaros, ao subirem, dão cambalhotas repetidas sobre a cabeça e ao mesmo tempo batem as asas com força.
História dos pombos turcos
A Turquia é o principal criadouro da raça, ao mesmo tempo que atua como fornecedor de aves para outros países. Foram os turcos que criaram os pombos Takla há mil anos.
Os progenitores de representantes de raça pura da raça Takla chegaram ao território da Turquia moderna vindos da China, as terras nas quais agora está localizado o Cazaquistão e das estepes da Mongólia. Aconteceu no século XI, como resultado da migração das tribos seljúcidas. Os pássaros cambaleantes que os nômades trouxeram atraíram a atenção do sultão turco. Logo o palácio do governante da Turquia, onde curiosidades eram reunidas, era habitado por esses pássaros exóticos com pernas e topos "fofinhos" e, depois do Sultão, a tradição de criar pombos foi retomada por seus súditos. Com o tempo, o padrão da raça Takla foi desenvolvido. Logo as espécies se dividem em variedades, diferindo entre si no tipo de plumagem ("topetes", "sobrancelhas", "botas" nas pernas) e na cor. No entanto, os indivíduos brancos ainda são considerados os pombos de referência da raça turca Takla.
As raças de pombos lutadores russos em épocas diferentes originaram-se do Takla turco. As primeiras espécies começaram a aparecer depois que essas aves foram trazidas para a Rússia pelos cossacos Kuban como troféus estrangeiros.
Características dos pombos Takla turcos
Os pombos Takla turcos são representados por um grande número de cores e variedades. Eles se distinguem por suas habilidades de vôo: resistência, jogo, singularidade de desenho e combate. Eles são pássaros treináveis e inteligentes, com excelente memória e excelentes habilidades topográficas. Eles não estão perdidos e, se isso acontecer, os pombos poderão encontrar facilmente o caminho de volta para casa.
As características da raça Takla incluem altas demandas de cuidados e a necessidade de treinamento regular. Se você não lida com pássaros, eles começam a ser preguiçosos, ganham peso e se transformam em pombos domésticos comuns. Os pintinhos começam a treinar desde as primeiras semanas de vida - é assim que as habilidades genéticas podem ser reveladas e consolidadas.
Características de voo
Todos os naipes de pombos Takla têm méritos, que incluem uma descrição de seu voo com o jogo:
- A altura do poste é de 18-22 m.
- O voo dos pombos Takla pode durar de manhã até o final do dia, cerca de 8 a 10 horas. As pombas brancas mostram o vôo mais longo possível.
- Durante o jogo, os pássaros entram no mastro não uma, mas várias vezes seguidas.
- Os ciclos de batalha são repetidos em intervalos de 2 a 5 horas.
- Durante uma luta, os pombos turcos têm a capacidade de retornar à posição inicial várias vezes seguidas.
- Os melhores representantes da raça Takla são capazes de um jogo de aterrissagem durante o verão - os pombos em um determinado momento pairam no ar a um ângulo de 90 ° C e abaixam a cabeça, e as pernas estendidas para frente, como se quisessem terra.
- Os pássaros dão cambalhotas a cada 60-90 cm, combinando-os com um elevador, quando os pombos jogam o corpo para cima.
- Alguns representantes da raça turca conseguem travar uma luta de parafusos, durante a qual rodam o corpo em círculo, elevando-se ao céu como numa espiral.
A velocidade com que os pombos Takla vão para a batalha difere de uma espécie para outra. Além disso, os pássaros mostram habilidades de luta de maneiras diferentes - alguns revelam seu potencial em um mês, enquanto outros pombos treinam por vários anos.
Ternos de pombo takla
Existem várias classificações dessas aves. Os naipes de pombos Takla e suas variedades são classificados de acordo com o nome da região onde foram criados:
- Miro;
- Eflaton;
- Sivash;
- Boz;
- Sabuni.
De acordo com suas características externas, os grupos de pombos Takla são diferenciados:
- topete;
- nariz com os pés;
- duas pernas;
- bigode;
- cabeça lisa.
Não existe um padrão de referência único para pombos Takla em termos de características externas, porém, na hora de escolher uma ave, a cor e o tipo de plumagem não importam. A ênfase aqui está no desenho de vôo e resistência, e o melhor desempenho é observado em pombos turcos brancos. Eles são considerados um espécime da raça.
As características comuns incluem plumagem espessa nas pernas. Os turcos Takla têm "botas" perceptíveis, mas se forem exuberantes, isso afeta suas habilidades de vôo. Os turcos Takla têm um físico leve: têm um corpo esguio e elegante, um peito moderadamente desenvolvido e uma cabeça pequena.
A cor dos pássaros é representada por uma ampla gama de cores: há pombos Takla brancos, pretos, vermelhos, bronze, azulados, cinza-acinzentados e variegados. Separadamente, pássaros e cores variadas se distinguem, em que a cabeça e a cauda são mais claras do que a cor principal das penas.
Uma breve descrição das variedades populares de Takla com fotos de flores típicas dessas espécies de pombos é apresentada a seguir.
Mardin
Mardin é a maior subespécie de vôo baixo da raça Takla. Os Mardins têm uma cor cinza, mas existem pombos pretos e pretos e brancos. O jogo dos pássaros foi descrito como muito pitoresco. Os criadores profissionais comparam os pombos Mardin com os turmans ingleses.
Urfa
Urfa - amarelo-amarelado ou marrom com uma tonalidade azulada que às vezes se transforma em preto. Existem pombos com "cintos". Uma cor rara é o cinza azulado. As qualidades de vôo do subtipo Urfa não são diferentes da maioria das outras espécies de Takla.
Sivash
Sivash difere na aparência por um topete pronunciado na cabeça e uma cauda branca. Os anos são caracterizados por uma duração mais curta, mas os pássaros batem com mais frequência e com mais força durante a caça.
Ancara
Ancara é uma miniatura de Takla. A cor é diferente: prata, cinza, amarelo, branco, preto, marrom e esfumaçado. O jogo é padrão.
Antalya
Antalya é outra variedade em miniatura de pombos turcos lutadores, junto com Ancara. Eles se distinguem por sua preferência por voos individuais, embora as raças lutadoras sejam gregárias.
Diyarbakir
Diyarbakir é considerado uma variedade decorativa de pombos turcos. Eles se distinguem por sua forma arredondada e atarracada. A cor dos pombos é muito diferente.
Malatya
Malatya é composto principalmente de pombos heterogêneos. Não há espécimes com plumagem monocromática entre Malatya. As qualidades de luta dos pombos são excelentes, no jogo os pássaros usam as patas, além das asas.
Konya
O jogo de Konya é caracterizado por cambalhotas únicas, o jogo da coluna não é típico deles. Pela aparência, a variedade se distingue pelo pequeno tamanho do bico.
Trabzon
Pombos marrom-acinzentados, geralmente topete.A preferência é dada a indivíduos com um ponto claro no peito. O vôo dos pombos turcos Trabzon é circular.
Mavi
Pombos Takla Mavi nas principais cores claras: cinza, ocre, branco, cinza. Os pombos Mavi costumam ter listras nas asas.
Miro
Em vôo, os pombos turcos Takla Miro não se destacam, mas sua cor é bastante notável. São principalmente aves de cor escura, mas há indivíduos com dorso e asas cinzentas, pescoço com tonalidade esverdeada e peito ocre.
Mantendo pombos Takla
Os pombos turcos da raça Takla são criaturas muito gentis e caprichosas. É importante lembrar disso antes de comprar pássaros, pois cuidar deles exige muito tempo e esforço.
Os pombos Takla exigem muito da estrutura da gaiola, da dieta e dos padrões sanitários. Além disso, os representantes da raça devem ser treinados regularmente, se possível, sem perder uma única aula, caso contrário os pombos rapidamente ficarão preguiçosos e perderão suas habilidades.
Requisitos primários
Para que as aves tenham condições ideais de desenvolvimento, você precisa cumprir os requisitos:
- Os pombos takla não podem ser mantidos com outras raças. Além disso, essas aves não são mantidas juntas com indivíduos homogêneos que possuem características genéricas distintas. Em outras palavras, pombos turcos bloqueados e pombos de cabeça lisa devem ser mantidos isolados uns dos outros, a fim de evitar cruzamentos acidentais.
- Takla turco - pombos dolorosos. Se pelo menos um indivíduo for infectado com alguma coisa, a doença pode se espalhar rapidamente e se espalhar para outros pombos. Para evitar que isso aconteça, a ave doente é isolada ao primeiro sinal de mal-estar.
- O aviário é mantido limpo e arrumado. Os poleiros são polidos constantemente para remoção de fezes, o chão e as seções também são limpos regularmente, 2 vezes por semana. Uma vez por mês, o aviário é completamente desinfetado com uma solução de permanganato de potássio e cal apagada.
- O treinamento é um pré-requisito para o desenvolvimento de raças de combate. Os pássaros não são permitidos em chuva forte ou nevoeiro, mas esta é a única exceção. As aulas não precisam ser perdidas.
- O aviário deve ser leve e espaçoso, e o equipamento para trabalhar com pombos deve ser limpo.
- No inverno, o pombal deve estar quente, no verão deve ser fresco. Os melhores materiais para construir um pombal são madeira ou tijolo. Por dentro, é forrado com protetores sólidos e massa. As superfícies devem estar livres de nós e grandes rachaduras.
Lugar de contenção
Para a criação da raça Takla, é construída uma gaiola ou aviário espaçoso, que é colocado na rua ou em um quarto se as aves forem criadas em um apartamento. Takla não mantém pombos turcos na varanda.
O tamanho do recinto é calculado com base no tamanho do bando: para cada ave há pelo menos 50 cm² de área útil e 1,5 m3 de área aérea. Isso dará aos pombos espaço suficiente para realizar as manobras mais simples. Se você mantiver os pássaros em ambientes fechados, eles começarão a se comportar lentamente e ficarão oprimidos. Além disso, em áreas lotadas, a probabilidade de um surto de doenças aumenta - as aves contaminam rapidamente os espaços confinados.
As células separadas das caixas de madeira são colocadas no aviário. Seus tamanhos são calculados de forma que os pombos caibam inteiramente dentro. Além disso, um poleiro é preso a cada seção, caso contrário, será inconveniente para as aves se sentarem nas celas.
Além disso, um entalhe é anexado à gaiola se estiver localizado na rua. É uma moldura retangular estofada com malha no topo. O entalhe é fixado com o lado aberto às hastes do aviário, e o outro - à janela de saída. Existem dois tipos de furo para rosca: uma seção e duas seções.
Alimentando pombos Takla
A dieta dos pombos turcos depende do tamanho do bico de uma espécie particular de Takla:
- curto - até 15 mm de comprimento;
- médio - de 15 a 25 mm;
- longo - 25 mm ou mais.
Isso é importante porque limita a capacidade fisiológica das aves de consumir alimentos diferentes. As raças com bico curto têm dificuldade em lidar com grãos grandes ou safras como ervilhas sem corte adicional. Pelo contrário, os pombos Takla de bico longo têm dificuldade em bicar pequenos grãos. As aves com um tamanho de bico médio estão na melhor posição - elas praticamente não têm dificuldades ao comer alimentos diferentes.
A dieta recomendada para Takla de faturamento curto é assim:
- milho em uma casca;
- trigo triturado;
- Vika;
- lentilhas pequenas;
- cevada triturada;
- pequenas variedades de ervilhas;
- sementes de cânhamo;
- sementes de linhaça.
A composição da mistura de alimentação para Takla de faturamento longo inclui:
- cevada;
- trigo;
- feijões;
- ervilhas;
- feijões;
- milho;
- sementes de linhaça;
- sementes de cânhamo.
Além disso, as aves são alimentadas com ração suculenta e a água do bebedouro é refrescada regularmente.
As aves são alimentadas de acordo com um dos seguintes esquemas:
- O alimentador é enchido gradualmente, adicionando o aditivo à medida que é consumido. Se não for fornecida uma mistura de ração, mas as safras individuais forem colocadas no comedouro, elas começam com aveia, cevada e trigo com painço, então ervilhas, feijão ou milho vêm, e termina a alimentação com sementes de plantas oleaginosas. A vantagem de tal esquema de alimentação é que ele economiza ração: os pássaros não carregam os restos pela gaiola e nada permanece na tigela.
- Uma quantidade pré-pesada de ração é despejada no alimentador de acordo com todos os padrões. As sobras após a alimentação são descartadas. Este método economiza tempo para o criador, pois ele não precisa monitorar como a ave está se alimentando e adicionando novas porções, mas afeta o custo da ração não utilizada. Além disso, é muito difícil perceber se um indivíduo recusa alimentos, o que pode ser o primeiro sinal de doença. É com esse algoritmo de entrega de alimentos que você pode visualizar o início da doença.
Alimentadores automáticos para alimentar Takla turco nunca devem ser usados. A raça é propensa a comer demais, eles têm um senso de saciedade pouco desenvolvido. O comedouro está sempre cheio de comida. Como resultado, os pombos ganham peso rapidamente, tornam-se preguiçosos e logo perdem suas qualidades de vôo. Este alimento é mais adequado para manter raças de corte que precisam ganhar peso rapidamente.
Ao criar raças de briga, a alimentação é estritamente de acordo com a programação e a frequência da alimentação depende da época do ano.
No verão e na primavera, os pombos Takla são alimentados 3 vezes ao dia:
- às 6 da manhã;
- ao meio-dia;
- às 20h.
No inverno e no outono, o número de refeições é reduzido em até 2 vezes:
- às 8 da manhã;
- às 17h.
A taxa de alimentação diária para o turco Takla é de 30-40 g no inverno e 50 g no verão.
Pombos reprodutores da raça turca Takla
Antes de prosseguir com a criação de Takla, eles equipam um local de nidificação e uma caixa de vapor. Dimensões da caixa: 80 x 50 x 40 cm. Após o acasalamento, é transformada em caixa-ninho - para isso, são colocados 2 ninhos com diâmetro de 25 cm e laterais de 8 cm de altura no interior.
Durante 1,5-2 meses a partir do início da estação de reprodução, o bando é sentado de acordo com o sexo - isso é feito para que as aves ganhem força antes do acasalamento.
A reprodução de raças domésticas ocorre de duas maneiras:
- Natural (aleatório), em que os pombos escolhem seu próprio par - o macho escolhe a fêmea e ela atende ou ignora seu namoro. A adesão a este método de reprodução começa mais cedo, a porcentagem de eclodibilidade é maior quando comparada com a reprodução artificial.
- Artificial (obrigatório) - criação baseada na seleção de um casal pelo criador de acordo com sua aparência ou capacidade de voar.As desvantagens desse método são que os pombos mais tarde começam a botar ovos, a fertilidade é menor e os machos se comportam de forma agressiva. A vantagem da reprodução forçada é a melhor qualidade da prole.
Durante a época de reprodução, o macho e a fêmea são colocados em uma caixa de vapor. Se o acasalamento ocorreu pode ser determinado pelo comportamento dos pássaros após serem soltos na natureza. Se o macho cobriu a pomba, eles se tornam inseparáveis e seguem um ao outro. Nesse caso, o material para a construção do ninho é colocado no aviário: folhas secas, palha, pequenos galhos, fios de lã. O macho vai coletar material, a fêmea vai começar a construir o ninho.
2 semanas após o acasalamento, a pomba põe o primeiro ovo, e isso geralmente acontece de manhã cedo ou antes do meio-dia. Em uma ninhada não há mais do que dois ovos, em pombos jovens - um. Peso do ovo 20 g.
O par de pombos incuba os ovos em turnos, e o macho o faz principalmente pela manhã, no resto do tempo a fêmea fica no ninho.
O período de incubação dura em média 19-20 dias, mas se o tempo estiver quente, esse tempo é reduzido para 17 dias. Um filhote nasce 10 horas após a quebra da ponta romba do ovo. Se após esse tempo o filhote não conseguir sair da casca, ele precisa de ajuda.
O filhote pesa 8-12 G. Enquanto seca, os pais o aquecem com o calor de seus corpos. Após 2-3 horas, o leitão está apto a comer.
Pombos takla na Rússia
Na Rússia, existem poucos centros de criação especializados para pombos Takla turcos. Claro que também existem criadores amadores, mas neste caso existe o risco de fraude. Basicamente, os criadores dos territórios de Krasnodar e Stavropol estão envolvidos na criação da raça Takla.
Conclusão
Os pombos Takla são uma raça popular de pombos-lutadores turcos e um dos primeiros. Todas as espécies russas de pássaros lutadores se originaram dele. Não existe uma descrição única do exterior para esta raça, uma vez que a aparência das aves é muito diferente dependendo da subespécie: há pombos Takla “topetes”, “sobrancelhas”, “bigodes”. Eles também são variados em cores. A principal diferença entre Takla e outras espécies é seu padrão de voo e resistência únicos.
Você pode aprender mais sobre os pombos-lutadores turcos Takla no vídeo: