Contente
Um problema sério em quase todas as cidades do mundo são os grandes bandos de pombos azuis, dos quais é difícil se livrar. Inicialmente, esta espécie de ave sinantrópica aninhava nas rochas. Após o surgimento das cidades, os pássaros decidiram que as casas com sótãos, varandas e galpões de proteção não eram inferiores às rochas e, em alguns aspectos, até superiores. Hoje é quase impossível livrar-se dos pombos que decidem transformar as pedras em casas geminadas. Na cidade, o pombo tem de tudo: locais para nidificação e lixões para obtenção de alimento. Mas os pombos são vizinhos perigosos, que é melhor admirar à distância, e não na sua própria varanda.
Métodos de controle de pombos
Os pombos-das-rochas foram domesticados há muitos milênios. Os pombos selvagens ainda vivem aqui e ali na natureza. Urban - os descendentes dos segundos pombos domésticos selvagens. Os pássaros urbanos diferem de seus ancestrais apenas em uma ampla variedade de cores e na total falta de medo dos humanos. Este último já se tornou um problema para as próprias pessoas.
Pombos desprovidos de medo constroem ninhos em sacadas, adoram sentar em toldos de sacadas. Com a taxa metabólica de pássaros, janelas, grades de varanda, roupas secas rapidamente se tornam salpicadas de excrementos de pássaros.
Mas mesmo isso não é a pior coisa. Os pombos, como todas as aves, transmitem doenças perigosas para os humanos:
- salmonelose;
- listeriose;
- psitacose;
- tularemia;
- campilobacteriose;
- toxoplasmose;
- pseudotuberculose;
- Doença de Newcastle;
- criptococose.
Algumas dessas doenças não são causadas por vírus ou bactérias, mas por parasitas protozoários. A infecção por parasitas ocorre mesmo sem contato direto com pombos. Os insetos geralmente vivem nos ninhos dos pássaros nas varandas. Os insetos são chamados de pombos, pássaros ou galinhas, a essência não muda.
Enquanto houver donos no ninho, os insetos ficam na cama e se alimentam do sangue de pássaros adultos ou filhotes. Mas os pombos crescem, os pássaros saem do ninho e o inseto rasteja para dentro do apartamento em busca de comida. Se os pombos estiverem infestados com protozoários, os insetos transmitirão os parasitas aos humanos. Como os percevejos são cosmopolitas, eles ficarão felizes em se instalar em um apartamento. O percevejo prefere pássaros com alta temperatura corporal, pois encontra presas por radiação infravermelha. Na ausência de um pássaro ao alcance, o inseto é capaz de se alimentar de sangue humano. Aqueles que lidaram com esses sugadores de sangue sabem como é difícil se livrar dos percevejos.
Neste contexto, o pouso de pombos no peitoril da janela no início da manhã parece uma ninharia. O arrulhar do macho carinhoso e o barulho das garras no parapeito da janela só não permitem que você durma.
Você pode tentar se livrar da vizinhança desagradável com a ajuda de um repelente de pássaros. Muitos assustadores já foram inventados. Os assustadores de pombo são:
- visual;
- som;
- barreiras mecânicas;
- repelentes, isto é, repelindo o cheiro;
- letal, como última linha de defesa.
Dos letais, os mais fáceis de manusear são os venenos. Eles permitem que você se livre dos pombos por um tempo. Mas usar venenos é indesejável devido ao fato de que ninguém pode prever onde o pombo morrerá. Se a ave morre na viseira da varanda ou em um vão inacessível ao dono do apartamento, vários dias de "gozo" do cheiro cadavérico são proporcionados não só aos moradores do apartamento, mas também aos seus vizinhos. Eliminar pássaros usando outros métodos letais pode ser uma violação das leis que protegem os animais da crueldade. Sem consequências, você só pode usar repelentes de pássaros.
Recursos visuais
Em teoria, eles deveriam inspirar medo nos pombos pela própria aparência. Essas ferramentas incluem:
- fitas reflexivas;
- hastes de metal brilhantes suspensas livremente no telhado da varanda;
- moinhos de vento com espelhos;
- balões cheios de hélio com olhos pintados;
- animais empalhados ou modelos de aves de rapina;
- gato.
O gato se refere a meios visuais indiretamente. Na primeira vez, vendo-a pelo vidro, os pombos ficarão assustados. Então eles vão descobrir e parar de ter medo. Se o gato for caçador e do meio visual ao material, corre-se o risco de perder o animal. Muitos gatos caem de varandas tentando pegar pombos.
A eficácia dos assustadores de luz
Os escarificadores leves estão entre os mais eficazes depois das barreiras mecânicas. Os pássaros têm medo de movimentos incompreensíveis e do brilho do sol repentino. Scarers de luz são vendidos na forma de tiras reflexivas, uma fileira de discos ou simplesmente hastes polidas brilhantes. Mesmo com vento fraco, todos esses objetos balançam e emitem raios de sol.
Desvantagens:
- rapidamente fica coberto de poeira;
- inútil em tempo nublado ou calmo;
- só pode ser suspenso de cima para baixo.
As exceções são as fitas, que podem ser esticadas horizontalmente em qualquer altura. Ou corte em pedaços e faça um análogo de uma cortina com eles. Por um tempo, os pombos terão medo de sentar no visor da varanda. Mas não será possível se livrar completamente dos pássaros "superiores" com a ajuda de espantadores de luz. Os pombos descobrirão rapidamente que o objeto assustador está abaixo e não sobe no telhado.
Um assustador balão visual com padrões de olhos pode ajudá-lo a se livrar dos pombos em seu telhado melhor do que os refletores de luz. A sua eficácia não depende da força do vento ou da presença do sol. Mas bolas desbotadas periodicamente precisarão ser substituídas por novas.
Um moinho de vento com espelhos brilha ao sol e, ao ser girado, produz um som que afugenta os pombos. Combinar a função de luz e som efetivamente ajuda a se livrar dos pássaros. Mas com tempo calmo, é inútil.
Não vale a pena gastar dinheiro com bichos de pelúcia e modelos de aves de rapina, inclusive o “corvo”. De acordo com avaliações de pessoas que testaram esse remédio, os pombos reconhecem quase que instantaneamente uma farsa. Além disso, na natureza, as presas não têm medo de um predador bem alimentado. Desconfiam do caçador e são excelentes na leitura da linguagem corporal. Os pombos empalhados estacionários logo começam a ser percebidos como uma decoração da varanda.
Assustadores de som
Usado em aeroportos para se livrar dos pássaros na pista. Mas, no comércio varejista, não existem tais repelentes poderosos. Aparelhos ultrassônicos domésticos, que podem ser comprados em lojas, deveriam teoricamente assustar pombos e, ao mesmo tempo, gatos, cachorros, ratos e outros animais. Mas os compradores reclamam da completa falta de efeito desses dispositivos.
Outra versão do dispositivo de som são os pingentes chineses que já foram na moda. Ao vento, esses tubos finos produzem um som melódico, mais agradável do que o ruído de um moinho de vento. A desvantagem é que esse som é bastante silencioso e dificilmente será possível se livrar dos pássaros no dossel da varanda. Mas eles definitivamente não vão sentar no parapeito.
Barreiras
O método mecânico permite que você se livre de pombos sentados no parapeito das janelas e no parapeito da varanda, mas tal paliçada não parece muito esteticamente agradável. No entanto, as vantagens das barreiras superam as desvantagens.
A barreira parece uma fita plástica. Por um lado, é coberto com um adesivo, por outro, é equipado com uma paliçada de pontas de plástico. Cole-o em superfícies horizontais. Às vezes, você pode encontrar uma modificação de tal barreira, fixada com parafusos.
Antes de comprar uma barreira, você precisará medir o comprimento da superfície a ser protegida.
A versão química da barreira repete a velha maneira russa de proteger fortalezas de madeira no inverno. Em vez de água, os peitoris e grades das janelas são lubrificados com compostos que tornam a superfície horizontal muito escorregadia. Desta forma, você pode se livrar de todos os pombos que ocuparam a varanda. Mas a viseira da varanda é inconveniente de manusear.
O manual indica a duração da composição e as proporções necessárias.
Repelentes
Os pombos não são insetos, mas também podem se assustar com o cheiro de especiarias. Os pássaros podem não gostar de odores fortes. É certo que eles não vão gostar se você espalhar as especiarias diretamente no ninho. Mas livrar-se dos convidados na grade será mais difícil. O principal problema é que as especiarias não ficarão muito tempo em superfícies estreitas. Eles devem ser de alguma forma "consertados". Você pode colar e aplicar no corrimão.
Depois da chuva, a varanda com "repelentes" ficará muito suja, dificilmente você conseguirá se livrar dos pássaros.
Como fazer espantalhos de pássaros "faça você mesmo"
Os repelentes visuais podem ser feitos de LEDs antigos. Sua superfície, a partir da qual as informações são lidas por um laser, brilha quase tanto quanto uma fita reflexiva. É necessário apenas levar em consideração que os discos de laser são mais pesados do que as fitas reflexivas. Ao construir guirlandas de discos, você não precisa sobrecarregar um produto. Os discos devem balançar livremente com o vento.
Dos assustadores de som, 2 opções são possíveis: um "tarahtelka" de uma garrafa plástica de 5 litros ou um análogo de um produto chinês feito de garfos e facas, como no vídeo:
Um repelente de garrafas é usado com mais frequência em chalés de verão. Você também pode colocá-lo na varanda. Se o apartamento for no último andar, com a ajuda de um moinho de vento existe a chance de se livrar dos pombos do telhado. Se você queimar uma "engrenagem" no pescoço e adicionar uma catraca, o moinho de vento fará um estalo bastante desagradável, assustando os pássaros. Ao usar esse repelente, há chances ao mesmo tempo de se livrar dos vizinhos.
Existem várias outras opções para barreiras mecânicas feitas à mão:
- a lixa mais grossa;
- buracos de vedação onde os pombos podem se aninhar;
- linha de pesca sobre a grade;
- armadilhas de fita adesiva.
É melhor colar lixa em peitoris de janela pouco usados. A lixa dura é desagradável para os pombos, mas nas grades da varanda esse papel atrapalha os próprios donos.
É melhor esticar a linha acima da grade da varanda a uma altura de 3-5 cm da superfície. A linha de pesca vai livrar os pombos, pois os pássaros não conseguirão pousar corretamente na grade. Para o dono da varanda, a linha de pesca vai interferir menos que a lixa.
Você pode se livrar de um casal de pombos destruindo sistematicamente seu ninho ou tapando buracos nos quais os pássaros decidam se instalar. O desejo por pequenas cavernas permaneceu nos pombos urbanos de seus parentes selvagens.
As fitas adesivas usadas para proteção contra roedores também mantêm as aves afastadas. Mas esse método está mais perto do letal. A cola é muito viscosa, ficará nas patas do pombo solto. Como resultado, o pássaro ficará preso em outro lugar e morrerá de sede e fome. Embora seja possível livrar-se do pombo desta forma. Para pássaros menores, a cola é mortal. O passarinho ficará exausto rapidamente, cairá na cola e morrerá.
As desvantagens dessa cola, além do resultado letal para os pássaros, são a limpeza rápida do pó ao ar livre. Essa armadilha de poeira perderá rapidamente suas propriedades.
Armadilhas
As mais famosas e difundidas são as armadilhas. Pode ser feito de linha de pesca. Mas o dispositivo da armadilha requer alguma habilidade. Deve-se lembrar que na armadilha o pássaro sufocará ou permanecerá vivo até que o dono da varanda apareça. Neste último caso, o caçador terá que matar o próprio pombo.É difícil livrar-se do rebanho dessa maneira: apenas um indivíduo é pego na armadilha. Os demais vivem como antes ou aprendem uma lição e param de cair na armadilha.
Em vez de uma armadilha, você pode usar uma gaiola projetada para capturar pássaros. Neste caso, o pombo ficará definitivamente sentado até que o dono do apartamento volte para casa.
Uma maneira de se livrar de um bando de pombos é fazer uma armadilha com uma caixa longa, estreita e funda. Não está claro apenas como consertar essa estrutura na varanda e onde colocar o rebanho capturado. Basta levar os pombos “para longe de casa” e não pode ser solto. Os pássaros vão voltar. Nem todos podem dar os próximos passos óbvios.
Mas se alguém puder, basta fazer uma calha funda com 50 cm de altura, 20 cm de largura e o mais comprido possível. Quanto mais longo for o pára-quedas, mais pombos cairão de uma vez. O grão é despejado no fundo da rampa e espera-se que os pombos voem para bicar. A essência da armadilha é que, para a decolagem, o pássaro deve abrir as asas, e a largura da rampa impedirá o pombo de fazer isso. O pombo também não será capaz de se virar. Largura menor que o comprimento do corpo em pombos. Resta apenas tirar os pombos da armadilha, um de cada vez.
Conclusão
Livrar-se dos pombos não é fácil. O ideal é que o número de pombos seja controlado pelos serviços municipais para prevenir a ocorrência de epidemias. Eles fazem isso com a ajuda de venenos. Com as tendências atuais em bem-estar animal, os moradores de prédios de apartamentos ficam sozinhos com o problema dos pombos urbanos. Barreiras pontiagudas realmente "assustam" os pássaros. Mas, para realmente se livrar dos pombos, os assustadores devem ser fornecidos por todos os vizinhos. Caso contrário, os pombos ainda causarão transtornos.