Contente
O pombo-coroado (Goura) pertence à família dos pombos, que inclui 3 espécies. Externamente, as espécies de pombos são semelhantes, diferem apenas em áreas. Esta espécie foi descrita em 1819 pelo entomologista inglês James Francis Stevens.
Descrição do pombo coroado
O pombo-coroado é uma das aves mais belas e vibrantes do mundo, o que difere significativamente de seu parente mais próximo, a pomba-comum.
Em primeiro lugar, o pombo-coroado chama a atenção com um tufo inusitado, que consiste em penas com borlas na ponta, muito semelhante a um leque de aberturas. A cor é brilhante, dependendo do tipo de pombo: pode ser roxo, castanho, azul ou azul claro. A cauda é composta por 15-18 penas de cauda longa, larga, bastante longa, arredondada na extremidade. O corpo do pombo-coroa tem a forma de um trapézio, ligeiramente alongado, coberto por penas curtas. O pescoço é fino, gracioso, a cabeça esférica, pequena. Os olhos são vermelhos, as pupilas são cor de bronze. As asas de um pombo são enormes, fortes, cobertas de penas. Sua cor é ligeiramente mais escura do que no corpo. A envergadura é de cerca de 40 cm. Em vôo, ouve-se o barulho de asas poderosas. Os pés são escamosos, com dedos curtos e garras. O bico de um pombo tem forma piramidal, tem a ponta romba, bastante forte.
Características do pombo coroado:
- a aparência do homem e da mulher não difere muito;
- difere de seu parente a pomba da rocha em seu grande tamanho (lembra um peru);
- a expectativa de vida dos pombos é de cerca de 20 anos (em cativeiro com cuidados adequados até 15 anos);
- ave não migratória;
- em seu habitat natural, o pombo voa pouco e isto é dado a ele com bastante dificuldade;
- cria um par para a vida.
O pombo recebeu o nome da Rainha Vitória devido ao seu brasão real. As primeiras aves do pombo-coroado surgiram na Europa no início de 1900 e foram instaladas no Zoológico de Rotterdam.
Habitat
A pátria do pombo coroado é considerada a Nova Guiné e as ilhas mais próximas a ela - Biak, Yapen, Vaigeo, Seram, Salavati. A população nesses locais é de cerca de 10 mil indivíduos. Algumas espécies vivem na Austrália, por isso às vezes é chamada de pombo australiano.
Os pombos coroados vivem em pequenos grupos estritamente em um determinado território, cujos limites não são violados. Eles habitam áreas pantanosas, várzeas de rios e lugares secos. Muitas vezes, os pombos podem ser encontrados perto de fazendas onde não há escassez de alimentos.
Variedades
Na natureza, existem 3 tipos de pombos coroados:
- blue-crested;
- em forma de leque;
- de peito castanho.
O pombo de crista azul tem uma característica brilhante que o distingue das outras duas espécies - uma crista azul, sem borlas triangulares nas pontas das penas. Além disso, é a maior espécie. Seu peso chega a 3 kg, sua altura é de cerca de 80 cm. Habita apenas a parte sul da Nova Guiné.
O leque é considerado o representante mais brilhante do pombo-coroado. Ele chama a atenção com seu topete, que lembra um leque. A cor é marrom-avermelhada. O peso do pombo é de cerca de 2,5 kg, a altura chega a 75 cm. De todas as espécies, é a mais rara, pois está sujeita ao extermínio por caçadores furtivos. Habita a periferia ao norte da Nova Guiné.
O pombo-coroa-de-peito-castanho é o mais pequeno: pesa até 2 kg, tem cerca de 70 cm de altura e tem peito castanho (castanho). A crista é azul, sem borlas triangulares. Vive na parte central da Nova Guiné.
Estilo de vida
O pombo-coroado na maioria das vezes se move ao longo do solo em busca de comida, tentando não subir alto.Ele se move ao longo dos galhos das árvores com a ajuda de suas patas. Freqüentemente se senta balançando em uma videira. Esses pombos voam apenas quando é necessário mudar para outro habitat. Quando surge um perigo, os pombos voam até os galhos mais baixos das árvores próximas, permanecendo ali por muito tempo, estalando a cauda, transmitindo sinais de perigo a seus companheiros.
Em estoque, os pombos coroados têm muitos sons diferentes, cada um deles com seu próprio significado especial: um som para atrair uma fêmea, um som gutural para indicar os limites de seu território, um grito de guerra de um macho, um sinal de alarme.
Embora esta ave não tenha inimigos na natureza, devido à sua natureza ingênua, muitas vezes torna-se vítima de predadores ou caçadores furtivos. Os pombos não são tímidos, calmos em relação a uma pessoa. Eles podem aceitar guloseimas e até mesmo permitir que sejam apanhados.
Os pombos coroados são diurnos. Normalmente, eles estão empenhados em construir um ninho, em busca de comida. Os casais tentam arranjar tempo um para o outro. Os pombos jovens vivem em grupos com os mais velhos, estando sob a sua supervisão.
Comida
Basicamente, os pombos coroados preferem alimentos vegetais: frutas, sementes, bagas, nozes. Eles podem colher frutas que estão sob as árvores no chão. Ao mesmo tempo, os pombos não arranham a cobertura de terra com as patas, o que é completamente atípico para os pássaros da família dos pombos.
Ocasionalmente, eles podem se banquetear com caracóis, insetos, larvas, que são encontrados sob a casca das árvores.
Como todos os pássaros, os pombos-coroados adoram verduras frescas. Às vezes, eles invadem campos com novos brotos.
Tendo esgotado completamente as reservas de alimentos em um território, um bando de pombos-coroados muda-se para outra área, mais rica em recursos alimentares.
Quando mantidos em cativeiro (zoológicos, viveiros, pombais particulares), a dieta dos pombos consiste em misturas de grãos: milho, trigo, arroz e assim por diante. Eles gostam de comer sementes de girassol, ervilhas, milho, soja.
Eles também são alimentados com gema de frango cozida, queijo cottage fresco com pouca gordura e cenouras. A proteína animal é importante para o desenvolvimento adequado dos pombos, por isso, às vezes, eles recebem carne cozida.
Reprodução
Os pombos coroados são monogâmicos. Eles criam um casal para a vida toda e, se um dos parceiros morre, o segundo, com maior probabilidade, fica sozinho. Antes do acasalamento, os pombos escolhem cuidadosamente os parceiros por meio de jogos de acasalamento, que acontecem estritamente no território do rebanho. Os machos durante a época de acasalamento se comportam de forma um tanto agressiva: eles inflam seus seios, batem as asas ruidosamente, mas, como regra, não vem para brigas - essas aves são bastante pacíficas.
O ritual de escolha de um companheiro para pombos coroados é o seguinte. Os machos jovens, emitindo sons especiais, atraem as fêmeas, contornando o território de seu rebanho. As fêmeas dos pombos, voando sobre eles e ouvindo o canto dos machos, encontram o mais adequado e descem ao chão próximo.
Além disso, tendo já formado um par, os pombos coroados escolhem juntos um lugar para um futuro ninho. Antes de equipá-lo, eles apenas o incubam por algum tempo, querendo mostrar às demais aves do rebanho o local do futuro lar. Só depois disso ocorre o processo de acasalamento, e então o casal começa a construir o ninho. É interessante que a fêmea está ocupada com o arranjo, e o macho obtém material adequado para o ninho.
Os pombos-coroados fazem os seus ninhos muito altos (6-10 m), apesar de não gostarem de altura. Imediatamente após o término da construção, a fêmea põe ovos. Na maioria das vezes em uma única amostra, mas em alguns casos, dependendo da subespécie, 2-3 ovos. Todo o processo de incubação, do qual ambos os pais participam, leva cerca de um mês. A mulher senta-se à noite e o pai da família durante o dia. Eles saem do ninho apenas para buscar comida, às vezes voam pelo território, mostrando que está ocupado. Nesse período, os futuros pais cuidam, cuidam um do outro, ficam juntos e tratam o companheiro com guloseimas.
No momento em que aparecem os filhotes, a pomba está sempre no ninho, então o macho tem que buscar comida para dois. Na primeira semana de vida dos filhotes, a mãe os alimenta com comida regurgitada e digerida de seu estômago. Quando a fêmea está ausente por um curto período de tempo, o pai as alimenta da mesma forma. Para os pais, este é um período bastante difícil. É preciso proteger os bebês de cair do ninho, alimentá-los, fiscalizar o território com mais frequência, alertando para possíveis perigos. Um mês depois, os filhotes fazem a primeira plumagem, tentam voar, conseguem sua própria comida. Por cerca de mais 2 anos, pombos jovens estão sob os cuidados de seus pais, que vivem nas proximidades.
Mantendo-se em cativeiro
Para manter em cativeiro, os pombos coroados podem ser adquiridos em viveiros especializados. Esse prazer é muito caro. Este pássaro requer custos econômicos e trabalhistas.
É preciso lembrar que o pombo-coroado é uma ave tropical. É necessário construir um aviário espaçoso e criar condições confortáveis de detenção. O aviário deve ser fechado para evitar correntes de ar, mudanças de temperatura, umidade excessiva no ambiente. Na estação fria, será necessário aquecimento elétrico, mantendo a umidade constante.
Para um par de pombos coroados, vale a pena equipar um local isolado para um ninho, pendurando-o o mais alto possível. Normalmente, para os pombos na sala, eles colocam um nó alto e ramificado e fornecem-lhes o material de construção necessário para organizar o ninho. Tudo no aviário deve se parecer com o habitat natural dos pássaros - florestas tropicais.
Nem todos os amantes de pombos conseguem mantê-los, mas com uma abordagem competente, se todas as condições forem criadas, os pássaros podem viver e até procriar em cativeiro.
Conclusão
O pombo-coroado é uma das raras espécies da família dos pombos na natureza, mas é mais comumente encontrado em cativeiro. Ele está incluído na "Lista Vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. A captura para o cativeiro, assim como a caça, é estritamente proibida e punível por lei. Mas por causa da plumagem brilhante, os caçadores furtivos continuam a caçar esses pássaros. Como resultado, a população de pombos-coroados, apesar de todas as leis, está diminuindo rapidamente.