Pombos lutadores uzbeques: vídeo, variedades, reprodução

Os pombos uzbeques há muito conquistaram a simpatia de criadores de todo o mundo. Era uma vez no território do moderno Uzbequistão, que era considerado uma espécie de oásis, onde viviam grupos étnicos, muitos dos quais se dedicavam à criação de pombos. A experiência e as habilidades dos criadores foram transmitidas de geração em geração, e hoje os pombos uzbeques são a inveja de muitos amantes dessas aves.

História dos pombos uzbeques

Os pombos uzbeques são aves com uma história única. É verdade que nem toda a história de sua criação se refletiu em forma de documentário. A informação que sobreviveu até hoje são as memórias de criadores de pombos sobre o surgimento de uma determinada raça. Além disso, muitos criadores não mantinham registros do trabalho de criação, mas transmitiam oralmente o conhecimento aos filhos e netos. Portanto, muitas informações são distorcidas ou completamente perdidas.

Os pombos-lutadores do Uzbequistão sempre foram populares nos países da Ásia Central. Apesar dos conflitos constantes, a população civil estava ativamente engajada na criação de pombos, na troca e na compra de pássaros.

Um dos criadores de pombos de Tashkent, NN Danilov, escreve que, no século XVIII, os pombos eram trazidos para as vizinhanças da cidade, que eram muito diferentes das raças usuais em seu bico encurtado e abundante plumagem em suas patas. Os amantes de pássaros de Samarcanda, Tashkent e Bukhara mostraram interesse nesta espécie também por seu jogo incomum durante o vôo. Já no século XIX, os pombos de bico curto eram reconhecidos por todos os criadores. Além disso, os criadores de pombos do emir desempenharam um papel significativo no aprimoramento da espécie. Eles descreveram o padrão da raça, realizaram um trabalho de seleção em termos de propriedades de voo e brincadeira. Depois que o pombo uzbeque veio para a Rússia (Território de Krasnodar), ele foi acasalado com turmans e gaivotas, como resultado o pombo peludo de bico curto "Armavir" apareceu.

Interessante é o trabalho dos criadores de pombos de Tashkent para melhorar a raça do pombo-chubed em duas direções: lutas e decorativas. Como resultado, a qualidade e o desempenho exterior foram melhorados e o pombo voador de duas caneluras Tashkent foi obtido. E para a obtenção de uma raça decorativa, foram realizados cruzamentos com outras espécies e obtidos mestiços na primeira geração. Além disso, uma raça de exibição foi obtida com uma aparência aprimorada: o formato e decoração da cabeça, plumagem incomum das pernas.

Os primeiros padrões das raças decorativas e de abate do Uzbequistão foram adotados em 1969 em Tashkent. Paralelamente, foi organizado um clube de criadores de pombos amadores. A aprovação das normas foi necessária para o reconhecimento internacional da nova espécie uzbeque. Os destaques dos padrões descritos anteriormente não mudaram hoje.

Em 1978, os criadores de Tashkent decidiram chamar todos os pombos de dois dedos, sem dentes, dentes do nariz e topete de uzbeques de pernas desgrenhadas. A característica unificadora para eles é a presença de rica plumagem em suas patas (shags, esporas) e uma cor comum do corpo e asas para eles.

Características dos pombos do Uzbequistão

Os indivíduos são subdivididos de acordo com padrões aceitos em todo o mundo.Eles se dividem em vôo e exibição, por seu exterior e por pertencerem a uma determinada raça.

A principal característica pela qual os pombos uzbeques são tão amados em todo o mundo é sua disposição alegre e brincalhona. Quase todos os tipos de pombos no Uzbequistão pertencem ao grupo de "luta" pelos sons que emitem durante o vôo. Nem todos os pássaros são capazes de decolar com tanta beleza, girando no ar, batendo as asas.

Os amantes são atraídos pela plumagem incomum nas patas dos pássaros como um sinal de nascimento nobre e uma variedade de topetes na cabeça. A cor dos pombos uzbeques também é diversa. É subdividido em cor, variegado e cinto. As cores de plumagem mais comuns são preto, vermelho, cinza, marrom. Também há roxo e amarelo.

Padrões de raça:

  • corpo cerca de 30-38 cm;
  • a cor corresponde a uma certa subespécie;
  • cabeça com parte frontal inclinada;
  • a presença de um topete;
  • bico é curto, engrossado;
  • plumagem nas patas de pelo menos 10 cm.

Pombos uzbeques são mostrados na foto.

Os pombos uzbeques são muito exigentes em termos de manutenção. Até o momento, poucos de seus representantes permaneceram. Na maioria das vezes, eles são mantidos em aviários, razão pela qual os pássaros perdem suas qualidades de vôo.

Pombos uzbeques lutadores

Além da trilha sonora incomum do vôo, os pássaros são capazes de voar durante muito tempo, embora sejam bastante altos. A plumagem tem cerca de 10.000 penas individuais. Cada um tem sua função específica: alguns servem de decoração para um pássaro, outros permitem uma variedade de movimentos durante o vôo, o resto emite os próprios sons no ar, por isso os pássaros são chamados de luta.

O arranjo especial de penas permite que pousem no solo em grande velocidade. Ornitólogos calcularam que os pássaros podem rolar até 20 vezes antes de pousar.

O exterior pode variar dependendo da subespécie. Por exemplo, os pássaros podem ter ou não mechas, o comprimento do pescoço, o bico e o peso corporal podem ser diferentes.

O líder absoluto entre os pombos desta espécie é o Tasman uzbeque. Freqüentemente, eles podem ser encontrados em vários eventos, pois se prestam bem ao treinamento e têm uma aparência muito impressionante durante as apresentações.

A raça não é agrícola. O objetivo é deliciar os conhecedores da vida selvagem e criadores de pombos. Afinal, um grande pensamento criativo se esconde por trás da graça e da beleza desses pássaros.

Pombos decorativos uzbeques

Tentando dar aos pássaros o máximo de graça e beleza possível, os criadores uzbeques realizaram muitos eventos antes que o mundo visse a renovação da raça. Todos os ancestrais de pombos, gaivotas e turmans participaram da criação de pombos decorativos uzbeques.

Os pombos decorativos uzbeques são uma raça de exibição. Os participantes recebem notas em um sistema de 100 pontos de acordo com os padrões externos estabelecidos.

Hoje, a maioria dos pombos uzbeques tem um bico branco como a neve. Porém, em algumas raças existe um bico e tonalidades mais escuras. Tem uma ligeira deflexão, um ajuste baixo. Às vezes, deve corresponder à cor da plumagem. A cera está firmemente presa à cabeça.

O tamanho do indivíduo é médio. Os representantes de qualquer raça podem ser chamados de compactos e delgados. O corpo é ligeiramente alongado. A cauda e o dorso formam, por assim dizer, uma única linha. As penas se ajustam perfeitamente à pele delicada e branca.

A cabeça é redonda, os olhos são expressivos. Eles têm um tom diferente da íris: cinza, preto, madrepérola. A pele das pálpebras é branca.

Nas patas existem os chamados cosmas - penas longas, que são uma característica distintiva dos pombos uzbeques. As esporas devem ser combinadas com tranças.

A cauda possui 12 longas penas. Pode haver manchas e listras nas asas e na cauda.

Luta de pombos uzbeques

Os pombos uzbeques toleram bem as altas temperaturas e podem subir até o céu sob o sol.

Seu vôo é lindo e único. Os pássaros são capazes de dar várias cambalhotas durante o vôo, ao mesmo tempo em que emitem sons que lembram cliques. Este som é ouvido de longe.Eles ganham altura de até 20 metros, fazem um grande círculo, pairam no ar, dão cambalhotas e sobem novamente alguns metros na vertical.

Algumas espécies, em ascensão, podem girar com um saca-rolhas em torno de seu eixo. Este tipo de pombos-lutadores é designado por pombos-parafuso. Acontece que durante as cambalhotas eles perdem o controle e morrem, colidindo com telhados ou árvores. Criadores experientes às vezes aparam as penas da cauda dos pombos para evitar tragédias.

Parece muito bom pendurar pedras mortas em vôo. Durante isso, os pássaros giram lentamente e batem as asas ruidosamente.

Outro tipo de vôo dos pombos uzbeques é o vôo da fita. O tombamento da ave é realizado sem decolagem vertical e sem flutuação. Mas muitos criadores rejeitam os pombos que voam dessa maneira.

Aves com giro incompleto de 360 ​​° ou, inversamente, com giro grande, estão sujeitos ao abate, bem como indivíduos que perdem o estalo de suas asas ao girar, ou batem as asas, mas sem girar.

Variedades de pombos uzbeques

O número exato de subespécies criadas por criadores é desconhecido. Isso porque os amadores, competindo entre si, recebem novas raças, mas não documentam o processo.

Anteriormente, a partir do século 15, a reprodução estava disponível apenas para pessoas ricas. Eles organizavam competições regularmente, onde o pombo que conseguia se manter no ar por mais tempo que os outros vencia. Assim, tanto naquela época quanto agora, raças diferentes são valorizadas por suas qualidades de vôo, manobras no ar, bater de asas e duração do vôo. Entre as espécies mais famosas que conquistaram a simpatia em todo o mundo estão o topete, o desdentado, o de dois dedos, as pernas desgrenhadas e o bico curto.

Comente! A duração do voo dos pombos-lutadores uzbeques pode ser de 15 a 16 horas!

Além disso, eles são subdivididos de acordo com seus padrões de terno e plumagem.

Pombos uzbeques de dois lábios

Eles são a raça mais original do Uzbequistão. Foi criado no início do século XX. Os ancestrais da raça são algumas espécies persas, pássaros turcos e chineses. Eles foram cruzados com os locais de cobrança curta. Os padrões dos pombos de duas cabeças do Uzbequistão foram adotados em 1990, complementados com características de vôo em 2002.

Aparência de indivíduos com dois dedos:

  • a cabeça é larga, a parte frontal é redonda, a cera está inchada;
  • bico miniatura, largo, com ligeira deflexão, branco;
  • a cor da íris do olho depende da cor do pássaro;
  • o topete frontal tem a forma de uma rosa, pode ser encaracolado;
  • o topete posterior parece uma coroa, passa para a crina;
  • pernas peludas crescem em 3 camadas, cobrindo os dedos dos pés e metatarso, seu comprimento é de cerca de 10 cm;
  • as esporas fundem-se com a plumagem das pernas e passam para a medula.

A cor das aves desta raça é branca ou multicolorida, caracterizada pela uniformidade de cores. O vôo de dois gordinhos é julgado pela duração, altura, volume da batalha e truques. Normalmente eles voam a uma altitude média, permanecem no céu por várias horas e caem em um poste na decolagem.

Você pode assistir ao vôo dos pombos de dois dedos do Uzbequistão no vídeo.

Espécimes únicos de pombos uzbeques de S.A. Gitalova são apresentados aqui.

Pessoas que mantiveram suas qualidades de vôo e não perderam sua bela aparência são especialmente apreciadas.

Pombos uzbeques gordinhos

Os pombos gordinhos uzbeques têm outro nome - chelkari. Seu segundo nome vem do topete na parte de trás da cabeça, cujo comprimento chega a 2 cm.

Muitas vezes, antes das exposições, este topete é penteado para mostrar que pertence à raça. Por conta disso, o topete tem um visual um tanto ousado.

Para pombos com topete da direção da exposição, existem requisitos mais rigorosos para a aparência e a forma do tufo na parte de trás da cabeça. Para pássaros voadores, os requisitos para o exterior são menos rigorosos, mas ainda tem uma certa influência nas competições.

Pombos uzbeques de nariz naso

Os na- tocubos são caracterizados pela presença de topete no bico e cera. Ao mesmo tempo, o bico curto esconde-se por trás da plumagem abundante. Acontece que o bico e os olhos estão completamente fechados.Pelos padrões da raça, o bico deve se projetar ligeiramente das penas.

Os pombos com ponta do nariz são os representantes mais caros de todos os pombos do Uzbequistão.

Pombos uzbeques sem bochecha

Esta espécie é caracterizada pela ausência de topete. As penas da cabeça e do corpo dos representantes desta raça são lisas, sem arrepiar.

Um ligeiro desvio do padrão, ou seja, a presença de 2-3 penas levantadas na parte de trás da cabeça, é um sinal de impureza da ave. Esses estão sujeitos à rejeição.

Eles têm uma cabeça pequena e um pescoço encurtado, longas tranças nas pernas, como outros pombos no Uzbequistão.

Pombos uzbeques de bico curto

Essa variedade tem um bico que não deve ter mais de 8 mm de tamanho, caso contrário, não será mais considerada de bico curto. Os criadores de pombos possuem uma grade especial de tamanhos de conformidade, onde os padrões são indicados. Segundo ele, a pertença da ave a esta espécie está determinada. Freqüentemente, o bico desta espécie se assemelha ao bico de um papagaio.

Esta raça é considerada mais decorativa. Especialmente apreciados são os de bico curto com dois topetes de formato regular.

Pombos peludos uzbeques

Uzbeque de pernas peludas - um grupo de raças que faz parte da luta. Os representantes diferem entre si pela cor da plumagem.

Padrões de raça:

  • o corpo é ligeiramente alongado, de tamanho médio;
  • a plumagem é densa;
  • a cabeça é arredondada, pode ser decorada com topete, barba, bigode;
  • os olhos são redondos, cinza, pretos ou prateados, dependendo da cor da plumagem;
  • bico é curto, grosso;
  • o seio é plano;
  • o dorso é reto, alinhado com a cauda;
  • asas de comprimento médio, fechando-se sobre a cauda;
  • na seção da cauda há 12 penas da cauda;
  • os membros são curtos, cobertos de penas, cujo comprimento é de cerca de 16 cm;
  • esporas (penas de falcão) de até 6 cm de comprimento, fundem-se com a plumagem das pernas;
  • o vôo está alto.

As raças mais famosas do grupo de pombos peludos uzbeques são Chinny, Chelkari, Malla, Avlaki, Ruyan, Udy, Gulbadam e pombos brancos.

Nomes de pombas por cor

Os pombos uzbeques têm uma gama muito diversificada de cores: branco, vermelho, mármore, cinza, marrom. Cada um tem um nome em uzbeque. Por exemplo, bege é malla, amarelo é novato, cinza é udy, branco com peito vermelho é uma armadilha.

Pombos da mesma cor são criados, mas após a primeira ou segunda muda, os indivíduos adquirem uma cor inerente a uma determinada raça.

Pombos uzbeques são chinny

Chinns podem brincar no céu, "puxar o mastro". A cor das penas é branca. Penas amarelas e vermelhas podem ser encontradas na cabeça e no pescoço. Às vezes, essas penas variadas estão no peito. Eles têm o corpo encurtado, as pernas são baixas e bem franjadas. A cabeça é pequena, na parte de trás da cabeça existe um topete largo, acima do bico há um par de penas ligeiramente curvas. Olhos de pérola.

Existem variedades dentro da raça. Por exemplo, os pombos uzbeques são trap-chinny, novatt-chinny, kyzyl-chinny, karapat-chinny. Todos eles diferem na cor da plumagem. Por suas cores incomuns, às vezes são chamados de pombos uzbeques gulbadam (flor de amêndoa).

Pombos malla

Malla - pombos com listras pretas na asa. Produzido pelo cruzamento de molhos e biys de diferentes cores. Eles são raças decorativas de pombos. Sua peculiaridade é mudar a cor das penas dependendo da estação. No verão eles são mais claros, no inverno eles escurecem.

O corpo do mull é esguio, o peito é largo. Pernas com fechaduras abundantes. O comprimento do bico é de 4 a 5 cm e estão divididos em okmalla (cor bege), kyzyl-malla (chocolate com tonalidade cereja), cara-malla (cor castanha).

Pombos uzbeques avlaki

Avlaki são pássaros brancos. Desde o nascimento, eles não mudam de cor. As asas têm cores variadas.

Tipos de avlaks: savzy-avlak (branco com um cinto nas laterais), kyzyl-avlak (branco, as penas nas asas são vermelhas), kuran-avlak (branco com penas vermelho-acinzentadas).

Pombos uzbeques Termez

Origem - a cidade de Termez (Uzbequistão). Daí o nome do pássaro. Tamanho médio, construção sólida. A cor é preto carvão, há vermelho e malla. Chubatians são encontrados ocasionalmente. Lokhma de 5 a 10 cm. Em vôo pode ser de até 2 horas com um jogo muito forte.

Pombos uzbeques ruyany

Existem duas variedades: diretamente ruyan (cor vermelha ígnea da plumagem), kara-ruyan (marrom-avermelhado, tons pretos nas penas).

Criação de pombos uzbeques

A criação é uma ocupação antiga e nobre. Para alguns criadores é um negócio, para outros é um assunto da alma.

Não há requisitos especiais de criação. No entanto, é necessário fornecer cuidados adequados, alimentação, acomodação, para estabelecer a função reprodutiva, a fim de obter descendentes completos no futuro.

Você deve começar com a disposição do pombal. Deve estar quente, sem correntes de ar e bem protegido de gatos. Você também precisa de espaço e luz.

Importante! A temperatura exigida no pombal no verão é de cerca de 20 ° С, no inverno não é inferior a 5 ° С.

É necessário limpar todos os dias, uma vez por mês para ser desinfetado. Bebedores e banhos devem ter apenas água limpa.

A dieta deve conter cevada (40%), milheto (30%), milheto (10%), verduras (10%). É suposto alimentar-se 2 vezes por dia no inverno e 3 vezes no verão.

O processo de criação ocorre na primavera. A fêmea faz uma embreagem de 2 ovos em intervalos de um dia. A incubação dura cerca de um mês. O instinto maternal é bem desenvolvido nos pombos, por isso o criador só precisa vigiar a fêmea todos os dias.

Misturas de grãos finamente picados são introduzidas na dieta dos pintinhos nascidos em tempo hábil. Também realizam a administração profilática de antibióticos, vacinam e tratam contra parasitas.

Conclusão

Os pombos uzbeques são uma das aves em cativeiro mais bonitas e elegantes do mundo. Sua graça, cores incomuns e variadas atraem a atenção de observadores de pássaros, criadores de pombos e apenas amadores. Todas as raças se distinguem por seu caráter ousado, energia incomum em vôo. Qualquer especialista, mesmo de longe, é capaz de distingui-los de outras espécies.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção